segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Gruta de Dhlakama


"DHL está numa gruta, na serra da Gorongosa, diz o jornal Publico, na sua edição de hoje? Com fotos ilustrando seguranças da Renamo protegendo, de facto, a boca de uma gruta. Há quem não acredite que ele nao esteja a viver momentos terrives...que, onde está, goza de vida de lorde e, por isso, comunica com quem quiser cá em Maputo, privilegiadamente com jornalistas. Ha quem nao acredite nas fotos..será um dos lados dessa guerra da propoganda?

Não sei ate onde vai a resistência de Dhlakama no epicentro da Gorongosa mas quando vi as fotos recordei-me dos últimos dias de Gaddafi e da gruta articial de Saddam Hussein. Se o diálogo não é accionado ate hoje, das duas uma: ou o Governo crê que DHL não vai resistir por muito mais tempo ou aquela tirada de Dom Jaime sobre os tambores de todo o pais que podem ser tocados ao mesmo tempo mas ninguém ouve foi mesmo genial, tragicamente genial."


Não acredite em tudo o que se publica na net. Em forma de notícia ou imagem ou seja lá o que fôr. Procure não ser mais um analfabeto digital. Para tal, vire e revire a notícia ou a imagem para aferir da sua autenticidade. Nunca na história da comunicação se utilizou tanto os números e as imagens para manipular os incautos. E no nosso caso os manipuladores estão claramente a ganhar terreno. Infelizmente.

A imagem acima, publicada num jornal da praça, é um dos muitos exemplos que espelham até onde a propaganda enganosa pode chegar. A isto se chama FRAUDE.
Nota: Esta fotomontagem - não passa disso - ilustra a notícia segundo a qual Dhlakama está a viver numa gruta na Gorongosa.
Foto de Edmundo Galiza Matos.
O jornal Publico publicou uma foto de uma gruta que é alegadamente o refugio de Dhlakama na Gorongosa, é obvio que se é uma fotomontagem! O que leva este jornal ligado à Frelimo a desinformar e mentir ?
Foto de José de Matos.
Comments
Eusébio A. P. Gwembe Acho que a pergunta que devia ser feita é se há ou não uma gruta do líder? O foco sobre a foto é tentar desviar-se do essencial.
Abel Zico kkkkkkkkkkkk...José de Matos, o que mais me indigna 'e que profissionais respeitaveis como Marcelo Mosse tambem publicou isso no seu mural do facebook tentando fazer uma comparacao veridica com os ultimos passos de resistencia de Muhamar Kadafi e Sadam Hussein...Dam, essa montagem ate meu menino de 9 anitos faz, pelo que nem precisa ser profissional de fotografia para reconhecer que 'e uma grande mentira. Isso tem um objectivo claro, tirar as pessoas do foco dos PROINDICUS E EMATUNS e mais nada...
GostoResponder137 min
José de Matos Fotomontagem, esse é o foco! Logo, mentira e desinforma1ao deliberada, Eusébio A. P. Gwembe! Sendo um jornal da Frelimo, podemos especular sobre os motivos!
Eusébio A. P. Gwembe O foco é a gruta, José de Matos. Motivo? Pode ser que as coordenadas estejam já bem guardadas esperando que a boa vontade do líder o faça sair da respectiva gruta. O Jornal pode estar a prestar bom serviço ao Sr. Afonso.
José de Matos Abel Zico, s sendo que a fotomontagem é evidente so precisamos de perceber os motivos!
José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, o foco é a fotomontagem e a deliberada manipulaçao! Essa imagem foi manipulada, a gtuta nem é em mo1ambique!
Eusébio A. P. Gwembe Isso de fotomontagem todos sabemos, mesmo os donos do Jornal. Agora, tem matéria para desmentir a sua existência mesmo que seja noutro tipo de formato, José de Matos?
Abel Zico Eusébio A. P. Gwembe nao vem com pode ser...Estamos a falar de factos e o facto aqui 'e a foto, uma foto mal e estupidamente montada com objectivos propagandisticos. Essa foto nao tem nada serio para discutir, senao a palhacada que levou a monta-la. Se fosse alguma coordenada, por questoes estrategica a FDS da frelimo nao deixaria que fosse publicada, visto que despertaria a atencao da RENAMO.
José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, tudo ali é mentira com um certo proposito! nem todos estammos distraidos!
Aurélio Bull Gza Quem tirou a foto da gruta?
Eusébio A. P. Gwembe Ninguém, nem José de Matos nem Abel Zicoconsegue trazer factos palpáveis para desmentir o facto «a gruta» e não a foto. Quantas notícias andam com fotos fora do contexto? A revelação é a gruta real e não a foto que acompanha a notícia. Compreendo o esforço titánico para desviar-nos do foco. Há ou não uma gruta? É isso que deve ser o «foco».
Sic Spirou de facto tambem penso que o jornalista apenas quis ilustrar a situacao descrita com essa montagem.... penso que deviam ter dito isso pra nao se desviar o assunto.. estao a discutir a foto e nao o facto descrito. eishh
José de Matos Sic Spirou , qual o facto descrito1 Swe nao ha gruta nao ha noticia!
Eusébio A. P. Gwembe Com que base José de Matos afirma que não há gruta? Será que a ausência da foto real invalida a sua existência? Outras coisas, bro
José de Matos Com que base podemos acredditar que ha grutas ? Sem gruta nao ha noticia! Simples1
Eusébio A. P. Gwembe Com base nos fundamentos que aparecem na notícia. Pode ser que José esteja a julgar o livro pela capa. Leu a notícia?
Chande Puna Que gruta Eusébio A. P. Gwembe, se conheces a gruta o se sabes sobre a gruta, denuncia. Não nos venham aqui gastar tempo com propagandas como se fossemos crianças
Chande Puna É esta a gruta a que te referes Eusébio A. P. Gwembe?
José de Matos Esrta a noticia ali em baixo! La diz que a grurta é real e que os guardas estao a proteger! MENTIRA!
Eusébio A. P. Gwembe A mim pouco interessa a fotografia. Interessa-me a notícia de que o homem está a viver numa gruta. Não me interessa o tamanho, nem os guardas, mas os argumentos da fonte. Tragam-me a notícia toda, Chande Puna
José de Matos A noticia é baseada numa imagem manipulada! Nao havendo gruta nao ha noticia!

A intençao é bem clara; Dhlakama esta a passar muito mal sem necessidade, coitado dele, o melhor é desistir do mato e vir para a cidade!
Aurélio Bull Gza Quem poderia tirar uma foto na gruta do Dhlakama? Jornalista do jornal público?
José de Matos Eis a postagem , para evitar malabarismos linguisticos;
"DHL está numa gruta, na serra da Gorongosa, diz o jornal Publico, na sua edição de hoje? Com fotos ilustrando seguranças da Renamo protegendo, de facto, a boca de uma gruta. Há quem não acredite que ele nao esteja a viver momentos terrives...que, onde está, goza de vida de lorde e, por isso, comunica com quem quiser cá em Maputo, privilegiadamente com jornalistas. Ha quem nao acredite nas fotos..será um dos lados dessa guerra da propoganda?
Não sei ate onde vai a resistência de Dhlakama no epicentro da Gorongosa mas quando vi as fotos recordei-me dos últimos dias de Gaddafi e da gruta articial de Saddam Hussein. Se o diálogo não é accionado ate hoje, das duas uma: ou o Governo crê que DHL não vai resistir por muito mais tempo ou aquela tirada de Dom Jaime sobre os tambores de todo o pais que podem ser tocados ao mesmo tempo mas ninguém ouve foi mesmo genial, tragicamente genial."

Chande Puna Sem gruta não há noticia. Este jornal só faz propaganda e não é confiável. Semana passada denunciei a deturpação de uma noticia e esta semana repetem a manipulação
Eusébio A. P. Gwembe Mas isso que posta é a sua base para discutir o assunto e desmentir a notícia, José de Matos? Traz a peça toda do Jornal. Só assim podemos estar em condições para montar o puzzle
José de Matos Eusébio A. P. Gwembe e outros, aceitem que nem todos estao distraidos, evitamos perder tempo as voltinhas!
Domingos Gundana Brincando com a realidade, outras coisas pha!
Eusébio A. P. Gwembe Isso é bom. Ao menos o homem vai mudar de lugar para novas grutas.

José Norberto Carrilho Obrigado pela informação, Edmundo.

Apesar de ser leigo em matéria de fotografia, também me parece que seriam realmente necessários focos de luz intensa incidindo sobre os dois homens, da cabeça aos pés, para que estes pudessem ficar tão nítidos como estão na imagem já que o fotógrafo os tem-nos a contra-luz.

Abraço.
GostoResponder49 min
José Norberto Carrilho "Os tem" e não "os tem-nos"...
GostoResponder6 min
Sancho Alfredo Estamos de olhos abertos, esse sítio nao existe, conheço bem a serra de Gorongosa, até melhor que alguns selvagens.
GostoResponder4 min
Chande Puna Pior ainda quando essa falsidade se muda pra jornais
Egidio Vaz adicionou 3 fotos novas.
4 h
Trabalho antiético. Comparem as fotos, a original está disponível online. A outra é Photoshop. É demais assim.

Mostrar mais reações
Comments
Francisco Junior kkkkkkkkkkkkk... pegaste o jornal.
Gosto14 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Não é possível! A propósito hoje é dia do jornalista nem?
Gosto44 h
Tome Mutombo Jornaleco
Gosto14 h
Osvaldo Ossumane Amade então o líder ja esta nas mãos das FDS.
Gosto4 h
Augusto Mate *Comparem
Gosto14 h
Agostinho Augusto Kkkkk. Incopetência total e absoluta. Eu pessoalmente prefiro ver o Consultant Marcelo Mosse abraçar melhores projectos e se afastar desse jornal, pois Marcelo Mosse eh uma pessoa íntegra, com ética e respeito perante milhares de pessoas.
Gosto64 h
Marcelo Mosse Nao tenho responsabilidades editoriais, que fique claro.
Gosto104 h
Adelson Rafael Mano Marcelo Mosse por mais que não tenhas responsabilidade editorial corres o risco de manchar seu bom nome. Diz o ditado "Quem com porcos se mistura, farelos come"
Gosto234 h
Amilcar Banze Certo.
Gosto4 h
Marcelo Mosse Percebido mermão...
Gosto33 h
Jaime Guambe "Mermão "Mosse, "nós " podemos pagar para ler teus post's. Não precisas de estar associado ao Público! Na edicção passada só o Público não sabia que as fotos de armamento que circularam nas redes sociais não tinham nada a ver com Malawi, RENAMO e Moçambique!
Gosto12 hEditado
Muhamad Yassine O público quer mostrar trabalho a custa de erros crassos, não posso dizer lhe para se afastar desse jornal, pois não tenho essa legitimidade. Amigo podes até ajudar ao público a investigar melhor
Gosto4 min
Nelson Vidro Kkkkkkk. Quem não conseguiu ver que houve mau trabalho de fotoshop deve ter areia nos olhos.
Gosto54 h
Saló Miambo Photoshop *
Gosto1 h
Ido Alfred Jornalismo e jornalísticos venderam o papel enriqueceram de nós... Um dia Deus vai fazer justiça.
Gosto44 h
Virgilio Chande Kkkkkkkkkkkkk
Gosto4 h
Nelson Vidro Que jornal é esse?
Gosto14 h
Joaquim Joao Correia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gosto4 h
Hugo Firmino Sendo essa uma foto feita com muito Back Light, (aquela em que a luz de fundo é mais forte que a luz que incide sobre o objecto) a imagem dos homens da Renamo deveria ser no mínimo escura, mas não. Aqui vemos fotos bem nítidas, como se tivessemos holofotes diante dos fardados ai. Tal como se vê na imagem original. Não precisa ser inteligente para perceber esta farsa.
Gosto124 hEditado
Egidio Vaz Ilustre Hugo, quando é o Diabo a comandar, dificilmente sai perfeito.
Gosto1 h
Hugo Firmino Pois é. Bem verdade
Gosto1 h
Gosto4 h
Saide Malunda Malunda Deixo para os politicos. Eu me afasto totalmente dessas montagens. Isso é MOZ, meu país.
Gosto4 h
Augusto Mate A luminosidade e a proporção são disconcertantes. Jornaleiros; jornaleco.
Gosto4 h
Ndhaneta Mozambique Grande farsa de um jornal de quinta categoria
Gosto4 h
Idalino Uache Por Isso k nao leio esses jornalecos de baixo de cajueiro
Gosto4 h
Joe Camilo Esse jornal Devemos transformar em papel hengienico nao esse tipo d jornalismo q queremos. Fecham o jornal pasam a vender credito honestamente
Gosto14 h
Nando Ramos Kkkkkk
Gosto4 h
Delio Ernesto Massingue São esses que transformam o Jornalismo numa profissão Nobre.
Gosto14 h
Egidio Vaz Kkkk
Gosto4 h
Mario Tique Montagem muito mal conseguida, nem com uma ilusao visual seria possivel perceber que a camada dos 2 militares estao com a tonalidade, contraste, brilho e saturacao completamente diferente da imagem de fundo, nao se preocuparam com sombreamento para parecer p mesmo ambiente a clonagem para retirar aquelas figuras tambem esta mal conseguida porque denotam se partes repetidas do rochedo
Gosto14 h
Nelo Txuma a jumenta k pariu uma zebra!no comment
Gosto4 h
Pedro Cristovao Mawai Jr. Uma das desvantagens de nao se ter nada pra FAZER, é que nao se pode DESCANSAR.
Gosto13 h
Gosto3 h
DellaCerda Langa Hehehehe
Gosto3 h
Mario Tique Capa de jornal i lustrada com photoshop amador. So em moz.
Gosto3 h
António Janne Tony Jm Isso é que se chama "coisas de cabeça dele"😎
Gosto13 h
Galdinos Maparage Hhahhaahahahahha mamainepano Egidio Vaz
Gosto3 h
Enio Jorge Malema Parabens ilustre por desmascarar este jornal da quinta
Gosto3 h
Franque Rui Franque Merece cadeia o editor deste jornal, roubaram o nosso dinheiro,,, poxa
Gosto3 h
Escorpiao Nduza Como se chama esse jornal
Gosto3 h
Fernando Josué Pedro Piamanhazo.
Gosto3 h
Ernesto Albino Que jornal é esse meu caro @Egidio Vaz ?
Gosto13 h
Egidio Vaz É um jornal público
Gosto13 h
António Mutombo RIP Jose Manuel.
Gosto3 h
Abel Zico Te falei Tomo Valeriano que essa gruta está em Goiania, Brasil. Isso não é jornalismo, é brincadeira....
Gosto13 h
Tomo Valeriano Brincadeiras para crianças
Gosto2 h
Fernanda Palmira Guambe Kakakakakakakakakakkakak morri d vez.
Gosto3 h
Stelio Jeree Kakaka... parabéns a toda classe dos jornalistas... e precisando dum bom Photoshop contactem Romanos Jose , muito talentoso este jovem
Gosto3 h
Paulo Carlos Nazare Nazare Cadê responsabilidade, profissionalismo na carreira?,E qual devia ser a medida aplicar aos burlões?
Gosto2 h
Augusto Gildo Buanaissa Não precisava trazer a original para perceber que a outra é montagem. Que conhece fotografia, percebe na hora.
Gosto2 h
Filha Jojoch Esse jornal ,nao tem nenhum prestígio, mesmo os jornalistas, deviam ser punidos por, não estarem a honrar a classe, em ki a verdade e a investigação, e preciso..bburrrros
Gosto2 h
Mansur Bazilio manparas estes tipos pah.pior é qeu roubam os míseros meticais dos leitores
Gosto2 h
Sofia Oliveira Mas esse photoshop está tão mal feito que eu faria melhor 
Gosto12 h
Zarito Mutana Kkkkkk
Gosto2 h
Joao Saia Esse jornal e o publico,nao canalmoz.
Gosto2 h
Chande Puna Jornal da Frelimo
Gosto22 h
Sua Magestade Armando Zucula Jr. Se eu disser tudo que me vai a alma por conta disso!!!
Provavelmente irei preso!
Sendo assim, direi apenas que esse papel higiénico com aparência de jornal, é uma #nódoa na história do jornalismo nacional.
E mais não disse.
Gosto2 h
Ismael Chutumia Palhaços
Gosto2 h
Max Lee Os famosos jornais imparciais....kakakaaa, melhor pra mim seria não ter informação que ser mentido.
Gosto1 h
Jorge Matavel É preciso muita atenção porque este pensamento parece real
Gosto71 h
Egidio Vaz Data, kkkk
Gosto1 h
Octavio Queface Bronze Hahahahahahahahahaha!!! Fechou o dia.
Gosto1 h
Teixeira Teté da Silva Piamanhazo só.
Gosto1 h
Álvaro Xerinda Se já o localizaram porquê não busca-lo?
Gosto11 h
Egidio Vaz Kkkk, normalmente fotos como estas sao acompanhadas do grande trofeu. Mas desta vez tiveram que inventar uma gruta.
Gosto1 h
Esmeraldo Track Péssima qualidade de jornalismo( jornalistas de meia tigela) "ai estão evidências"
Gosto1 h
Victor Vasco Sitoe Vivas Ai está uma das tacticas da média.
Dobie Ralph Coitado, gente sem escrúpulo se vende com tão pouco. Estudei jornalismo, digo-vos isto é uma pouca vergonha. Lamentável
Jofre Mevassi Amigo, concordo plenamente consigo, a fotografia é a mesma, Jornalismo vendido, aldrabões.
Gosto6 min
Alfiado Zunguza Quanta mentira nao anda a ser propalada por ai?

2 comentários:

Unknown disse...

Na Beira, Distrito de Dondo no posto Administrativo de Mafambisse na Area de Açucareira de Moçambique, a policia envade e vandalize vendedores de combustivel.
Os vendedores compram na bomba de abastecimento e vão revender nos mercados para txopelistas. Os vendedores são os que não trabalham, vivem nas casas de aluguer e tem familias.
Agora como sustentar a familia?
Este governo está maluco disse um dos vendedores que fugio e está com familia de baixa naquele local de conflito.

Unknown disse...

Esperemos tarde ou cedo a verdade vira ao público.