BREAKING NEWS!
Afinal a conversa sobre diálogo e so para inglês ver porque na verdade o "governo" da Frelimo continua estoicamente empenhado no "diálogo bélico" com a Renamo. Com efeito, as forcas armadas da frelimo continuam a se concentrar massivamente na Gorongoza para destruir o lider da Renamo e seus guardas. Ontem dia 5/3/2016 foram despachados a partir de Maputo varios autocarros repletos de militares escoltados por blindados. Dois foram deviados para Mocuba e foram escoltado por 4 blindados e para evitar surpresas decidiram fazer a viagem no período noturno mas a coluna foi duramente atacada no agora "corredor da morte" de Nhamapaza. Houve muita perda de vidas e feridos nos dois machimbombos da Nagy que foram fortemente metralhados. Um dos blindados ficou danificado e foi a muito custo rebocado ate Caia.
DESASTRE DE SATUNGIRA
Parece que o objetivo principal das FDS e a concentração de tropas de infantaria ao redor da Serra de Gorongoza para estar de prontidão a espera do bombardeamento da aviação para assim escalarem rapidamente a Serra para "matar ou capturar" Afonso Dhlakama e seus "homens verdes". Mas a penetracao para o perímetro da Serra esta ser um bico de obra. Ha la uma defesa aparentemente inexpugnável como se viu (outra vez) no principio da manha de hoje dia 6/3/2016 na zona de Culomazi, ha poucos quilômetros de Satungira. O grupo de 160 militares que incluia varias "meninas-soldados" teve que ir a pe porque os motoristas dos autocarros Nagy recusaram se entrar na estrada/picada que leva a Satungira. Por temer surpresas anteriores os militares usaram caminhos alternativos que contornam a via principal. Em outras palavras, andavam pela matas e machambas. Eventualmente as perdizes, que conhecem o terreno como a palma das suas maos, advinharam o iitinerário dos "visitantes" e montaram uma armadilha perto de um rio. O grande grupo foi subitamente atacado a uma curtíssima distância e o que se seguiu foi um verdadeiro massacre. Segundo nossas fontes das FDS, apenas 87 militares com vida e que foram socorridos, grande parte dos quais gravemente feridos. Houve uma grande debandada e ha corpos espalhados pelas redondezas de acordo com fontes das perdizes. Na prática os militares abandonaram tudo no terreno apenas "salvaram o corpo" para citar as palavras das nossas fontes. Um autêntico desastre militar e perda inutil de vidas.
Tudo indica que a frelimo vai insistir na solução militar ate que a sua aviação militar, seu unico e último trunfo, fracasse as suas operaçoes de bombardeamento massivo aos redutos das perdizes. Neste momento tecnicos brasileiros e romenos estao a treinar/capacitar pilotos mocambicanos e a reparar os avioes (mig-21 e tucanos). Nesta nova investida militar, o "governo" da frelimo conta com assistência militar "a socopa" do regime de Robert Mugabe que podera ceder nao so a sua base area de Buffalo Range (perto de Chicualala) mas também podera ajudar com os seus mig-23 estacionados em Hill Torn.
Nao havera diálogo nenhum sem que a frelimo faca mais uma ofensiva apoiada pela aviação de guerra.
Por enquanto a paz e uma miragem.
Unay Cambuma
Sem comentários:
Enviar um comentário