Alberto Chipande, combatente da luta de libertação nacional disse hoje, sexta-feira, em Maputo, que o líder da Renamo, Afonso Dlhakama, precisa de ser “domesticado”, porque o país está em paz e que somente ele está a semear o medo no povo.
Segundo Chipande, existem boas recordações do dia 25 de Setembro de 1964 e Moçambique está a conhecer um desenvolvimento assinalável. “A Luta Armada trouxe-nos liberdade e democracia”,disse Chipande, condenando veemente as intenções de Dlhakama da criação das chamadas autarquias provinciais nas regiões Centro e Norte do país.
“Dlhakama tem criação de galinha? Porque para criar Regiões Autónomas primeiro tem que criar patos e galinhas para saber como se governa um país”, disse o veterano da luta armada de forma humorística.
E acrescentou: “veja só, o dia de hoje está a decorrer muito bem. Há manifestações por todo lado das pessoas a quererem paz, outros através de artigos nos jornais e querem só um líder para governar. Dlhakama quer a guerra contra quem? Contra o povo? O país está em paz e só ele é que tem problema. Não se engane, porque a África do Sul, Zimbabwe, Portugal e Estados Unidos de América, não lhe vão receber. Ele é um de nós e temos que nos acostumar a ficar com ele, criá-lo e domesticá-lo até que a natureza lhe toma conta”.
Idnórcio Muchanga
Sem comentários:
Enviar um comentário