Tuesday, May 26, 2015

F. W. de Klerk's speech at the opening of Parliament 2 February 1990

Este recurso é organizado pelo Centro de Nelson Mandela da Memória, mas foi compilado e autoria de Padraig O'Malley. É o produto de quase duas décadas de pesquisa e inclui análises, cronologias, documentos históricos e entrevistas do apartheid e eras pós-apartheid.
Transition (1990 - 1994) - Documentos e Relatórios - 1990
O discurso de FW de Klerk na abertura do Parlamento em 02 de fevereiro de 1990
Sr. Presidente, os membros do Parlamento.

As eleições gerais em Setembro, o sexto de 1989, ele colocou irrevogavelmente país no caminho da mudança drástica. Subjacente a esta é a crescente percepção por um crescente número de sul-africanos que só um acordo negociado entre os líderes representativos de toda a população é capaz de assegurar a paz é duradoura.

A alternativa está crescendo violência, tensão e conflito. Isso é inaceitável e do interesse de ninguém. O bem-estar de todos neste país está intrinsecamente ligada à capacidade dos líderes para chegar a um acordo com o outro em uma nova dispensação. Ninguém pode escapar a esta simples verdade.

Por seu lado, o Governo vai conceder a máxima prioridade ao processo de negociação. O objetivo é um totalmente novo e apenas constitucional dispensação em que cada habitante poderá desfrutar de direitos iguais, tratamento e de oportunidades em todas as esferas de atuação - constitucional, social e econômico.

Espero que este novo Parlamento irá desempenhar um papel construtivo, tanto no prelúdio de negociações e do processo de negociação em si. Gostaria de pedir a todos vocês que se identificam com o objectivo geral de uma nova África do Sul, e que é a esmagadora maioria:

Ø Vamos colocar politicagem de lado quando discutirmos o futuro Durante esta sessão.

Ø Ajude-nos a construir um amplo consenso sobre os fundamentos de uma nova, realista e democrática dispensação.

Ø Vamos trabalhar juntos em um plano que irá livrar o nosso país de suspeita e dirigi-lo longe de dominação e radicalismo de qualquer tipo.

Durante a vigência deste novo Parlamento, teremos de lidar, de cortesia para o outro, com os processos normais da legislação e governo do dia-a-dia, bem como com o processo de negociação e renovação. Neste contexto, desejo antes de lidar com vários assuntos mais estreitamente relacionadas com o processo normal de governo antes de eu virar Especificamente para negociação e questões conexas.

1 Relações Exteriores

O Governo está consciente da parte Importante do mundo em geral tem a desempenhar na realização dos interesses nacionais do nosso país.

Sem contato e cooperação com o resto do mundo não podemos promover o bem-estar ea segurança dos nossos cidadãos. A evolução dinâmica da política internacional criaram novas oportunidades para a África do Sul também. Avanços importantes foram feitas, entre outras coisas, em nossos contatos no exterior, especialmente onde Anteriormente Estes foram impedidos por considerações ideológicas.

Espero que esta tendência será Importante Encorajados pela mudança de clima que está a ter lugar na África do Sul

Para a África do Sul, na verdade, para o mundo inteiro, o ano passado foi um dos mudança e grande reviravolta. Na Europa Oriental e até mesmo a própria União Soviética, a agitação política e econômica avançou em uma maré imparável. Ao mesmo tempo, Pequim sufocada temporariamente com violência brutal o anseio do povo do continente chinês para grande é a minha liberdade.

O ano de 1989 ficará na história como o ano em que o comunismo stalinista expirado.

Estes implicará EVOLUÇÃO imprevisíveis consequências para a Europa, mas também será de OneM decisivo para a África. As indicações são de que os países da Europa Central e Oriental irá receber maior atenção, enquanto ele vai diminuir no caso de África.

O colapso, particularmente do sistema econômico na Europa Oriental, também serve como um aviso para aqueles que insistem em persistir com ele na África. Aqueles que procuram forçar esta falha de um sistema em África do Sul, deve envolver-se em uma revisão total de seu ponto de vista. Deve ser claro para todos que não é a resposta aqui também. A nova situação na Europa de Leste também mostra que a intervenção estrangeira há uma receita para a mudança interna. Ele nunca consegue, independentemente de sua motivação ideológica. A turbulência na Europa Oriental teve lugar sem a participação das grandes potências ou das Nações Unidas.

Os países da África Austral são confrontados com um desafio particular: África do Sul tem agora uma oportunidade para pôr de lado seus conflitos históricos e diferenças ideológicas e elaborar um programador conjunta de reconstrução. Deve ser suficientemente atraentes para garantir que é a região Sul Africano obtém um investimento adequado e os empréstimos a partir dos países industrializados do mundo. A menos que os países da África Austral alcançar a estabilidade e uma abordagem comum para o desenvolvimento económico Rapidamente, eles serão confrontados por nova queda e ruína.

O Governo está preparado para entrar em discussões com outros países da África Austral, com o objetivo de formular um plano de desenvolvimento realista. O Governo acredita que os obstáculos no caminho de uma conferência de estados da África Austral já foi suficientemente removido.

Posturas hostis têm de ser substituídas por outras cooperativas; confronto pelo contato; desengajamento por engate; slogans de debate deliberada.

A temporada da violência é longo. O tempo para a reconstrução ea reconciliação chegou.

Recentemente, tem, de fato, sido invulgarmente resultados positivos em contatos e relações com outros países africanos da África do Sul. Durante as minhas visitas aos países-los eu estava cordialmente recebidos, tanto em privado e em público, pelos presidentes Mobur de Chissano, Houphouet-Boigny eo Kai. Esses líderes são sinceros expressaram sua preocupação com os sérios problemas econômicos em nossa parte do mundo. Eles concordaram que a África do Sul pode e deve desempenhar um papel positivo na cooperação e desenvolvimento regional.

A nossa contribuição positiva para o processo de independência no sul da África Ocidental tem sido reconhecida internacionalmente. Boa fé e confiabilidade da África do Sul como um negociador fez uma contribuição significativa para o sucesso dos eventos. Isto, também, não foi despercebido. Da mesma forma, ele Esforços que contribuam para pôr fim às situações de conflito interno em Moçambique e Angola têm recebido reconhecimento positivo.

Actualmente, o Governo está envolvido em negociações sobre nossas futuras relações com uma Namíbia independente e não há boas razões para que eu não devem existir relações entre os dois países. Namíbia precisa na África do Sul e estamos preparados para desempenhar um papel construtivo.

Mais perto de casa eu pago visitas frutíferos para Venda, Transkei e Cisk de e destinados visitar Bophuthatsw casa em breve. Nos últimos tempos tem havido um debate interessante sobre a futura relação dos Países TBVC com a África do Sul e, especificamente, sobre se eles devem ser re-incorporado-lo em nosso país.

Sem rejeitar essa idéia de lado, deve-se ter em mente que é apenas uma das muitas possibilidades. Estes países são constitucionalmente independente. Qualquer regresso a África do Sul terá de ser tratada, não só por meio de legislação está em seus parlamentos, mas também através de legislação neste Parlamento. Naturalmente, isso terá de ser precedida de negociações e acordos.

2 Direitos Humanos

Algum tempo atrás, o Governo se referiu à questão da protecção dos direitos humanos fundamentais para a Comissão de Direito Sul-Africano. Este draughty no documento de trabalho provisório da Comissão Lei sobre os direitos individuais e das minorias. Ele suscitou interesse público importante.

Estou convencido de que cada indivíduo e organização no país teve ampla oportunidade de apresentar as suas observações à Comissão Lei, livremente expressar críticas e sugestões. Actualmente, a Comissão de Direito está considerando as observações recebidas. Um relatório final está prevista para o decorrer deste ano.

Em vista da importância excepcional do tema dos direitos humanos para o nosso país e todo o seu povo, gostaria de pedir à Comissão a Lei de conceder esta tarefa de alta prioridade.

Toda a questão da protecção dos direitos individuais e das minorias, que inclui direitos coletivos e os direitos dos grupos nacionais, está ainda a ser analisada pela Comissão de Direito. Portanto, seria impróprio do Governo a pronunciar-se sobre os detalhes agora. No entanto, certas questões de princípio surgiram bastante caro e eu gostaria de dedicar algumas observações a elas.

O Governo aceita o princípio do reconhecimento e da protecção dos direitos individuais fundamentais que constituem a base constitucional da maioria das democracias ocidentais. Reconhecemos, também, que a forma mais prática de proteger esses direitos é investido em uma declaração de direitos justiciabl por um sistema judicial independente. No entanto, é claro que um sistema de proteção dos direitos de indivíduos, minorias e entidades nacionais tem para formar um todo bem-arredondado e equilibrado. África do Sul tem sua própria composição nacional do sistema constitucional e ele tem que levar isso em conta. O reconhecimento formal de direitos individuais não significa que os problemas de uma população heterogênea ele vai simplesmente desaparecer. Qualquer nova constituição que ignora esta realidade será ainda impróprio e prejudicial. Naturalmente, a protecção da coletiva, minorias e dos direitos nacionais não podem provocar um desequilíbrio em relação aos direitos individuais. Não é nem a política, nem intenção do seu Governo de que qualquer grupo - em qualquer maneira que venha a ser definido - será favorecido acima ou em relação a qualquer um dos outros.

O Governo está solicitando a Comissão de Direito para realizar uma tarefa ainda mais e apresentar um relatório sobre ele. Esta tarefa está direcionado para a proteção de uma futura Constituição equilibrada dos direitos humanos de todos ou cidadãos, bem como de unidades coletivas, associações, Minorias e nações. Esta investigação também vai servir o objectivo de apoiar as negociações em direção a uma nova Constituição.

Os termos de referência incluem:

Ø a identificação dos principais tipos e modelos de Constituições democráticas que merecem consideração no contexto mencionado acima;

Ø uma análise das maneiras em que os direitos relevantes são protegidas em todos os modelos; e que possível por meio do qual podem ser feitas tais métodos e Constituições para ter sucesso e ser salvaguardados de forma legítima.

3 A pena de morte

A pena de morte tem sido objeto de intensa discussão nos últimos meses. No entanto, o Governo tem vindo a dar sua atenção a esta questão extremamente sensível por algum tempo. Em abril, o 27, de 1989, o senhor Ministro da Justiça indicou que havia mérito nas sugestões para a reforma nesta área. Desde 1988, de fato, o meu antecessor e eu tenho tomado decisões sobre adiamentos, o que levou, em proporção, a um declínio drástico no número de execuções.

Chegámos agora a posição em que somos capazes de fazer propostas concretas para a reforma. Após o Chefe de Justiça foi consultado, e ele, por sua vez havia consultado o Banco, e depois de o Governo tinha anotado as opiniões dos acadêmicos e outros interessados, o Governo decidiu sobre as grandes princípios a seguir a partir de uma variedade de opções disponíveis:

Ø que a reforma neste domínio é indicado;

Ø que a pena de morte como uma opção deve ser limitado a casos extremos de sentença, e através do alargamento discrição judicial Especificamente na imposição da pena; e que um direito automático de recurso ser concedido àqueles sob sentença de morte.

Devem ser adoptadas estas propostas, que devem ter uma influência significativa sobre a aplicação da pena de morte, por um lado, e, por outro, o ombro é assegurar que todos os casos em que uma pessoa foi condenada à morte, virá para a atenção do Divisão de Apelação.

As propostas exigem que toda a gente actualmente a aguardar execução, ser concedido o benefício da abordagem seccional novo. Portanto, todas as execuções foram suspensas e nenhuma execução terá lugar até que o Parlamento tomou uma decisão final sobre as novas propostas. No caso de as propostas serem adoptadas, o caso de cada pessoa envolvida será tratado em accordan acho que com as novas diretrizes. Entretanto, não há execuções tiveram lugar desde 14 de novembro de 1989.

Novos e incompletos casos ainda serão julgados em termos da lei existente. Somente quando a sentença de morte é aplicada, será as novas propostas aplicadas, tal como no caso daqueles que você atualmente aguardando a execução.

A legislação também em causa implica outros princípios relacionados e elucidado que serão anunciados na devida altura pelo Ministro da Justiça. Será agora Formulado em consulta com especialistas e será apresentado ao Parlamento o mais rapidamente possível. Gostaria de exortar a todos para se juntar a nós para lidar com esta questão altamente sensível de uma forma responsável.

4 aspectos sócio-econômicos

A dispensa política e constitucional alterado Implica faróis mais de questões. Ele não pode ser perseguido com sucesso no isolamento de problemas em outras esferas da vida que exigem soluções práticas. A pobreza, o desemprego, a falta de moradia, educação inadequada e formação, o analfabetismo, as necessidades de saúde e vários outros problemas ainda estão no caminho do progresso e da prosperidade e uma melhor qualidade de vida.

A conservação do meio ambiente físico e humano é de OneM cardeal para a qualidade da nossa existência. Para isso, o Governo está a desenvolver uma estratégia com o auxílio de uma investigação por parte do Conselho do Presidente.

Todos esses desafios estão a ser tratados com urgência e de forma abrangente. A capacidade para isso tem de ser criado de forma economicamente responsável. Consequentemente existente estratégias globais e AIMS estão passando por revisão.

Importante emanará de anúncios desta política no domínio sócio-económico pelos ministros responsáveis ​​durante o decorrer da sessão. Uma questão sobre a qual é possível fazer um anúncio concreto, é a lei Separate Amenities Act de 1953. conformidade com o meu discurso perante o Presidente do Conselho no ano passado, eu anuncio que esta lei será revogada durante esta sessão do Parlamento.

O Estado sozinho não pode lidar com todo o avanço social circunstâncias o exigirem. A comunidade em geral e, especialmente, o setor privado, também têm uma grande responsabilidade para com o bem-estar do nosso país e seu povo.

5 A economia

A nova África do Sul só é possível se for amparada por uma economia sólida e em crescimento, com particular ênfase para a criação de emprego. Com vista a isso, o Governo tenha tomado conhecimento aprofundado da conselhos contidos em numerosos relatórios por uma variedade de organismos consultivos. A mensagem central é que a África do Sul, também, terá que fazer uma certa mudanças estruturais para a sua economia, assim como seus principais parceiros comerciais tive que fazer uma década ou mais atrás.

O período de excepcionalmente elevado crescimento econômico experimentado pelo mundo ocidental nos anos sessenta, foi levado a um fim pela crise do petróleo em 1973. As adaptações estruturais drásticas tornou-se um inevitável para esses países, especialmente após a segunda crise do petróleo em 1979, quando os desequilíbrios graves ocorreram As economias deles. Depois sacrifícios consideráveis, aqueles sobre o ajustamento estrutural Programas países que perseverou com eles, de modo que economicamente recuperados longos períodos de elevado crescimento económico ea inflação baixa eram possíveis.

Durante esse período particular, África do Sul foi temporariamente protegido pelo preço do ouro subindo a partir da necessidade de fazer ajustes semelhantes imediatamente. Na verdade, o preço do ouro superior até mesmo trouxe prosperidade com ele por um tempo. A recuperação da economia mundial e da queda no preço do ouro e outros produtos primários, trouxeram com eles as tendências insalubres. Estes incluíram a inflação alta, um sério enfraquecimento na produtividade do capital, a estagnação na capacidade da economia de gerar renda e oportunidades de emprego. Tudo isso feito um ajustamento estrutural da nossa economia drástica inevitável.

Ponto básico do Governo de partida é reduzir o papel do sector público na economia e do setor privado para dar a máxima oportunidade para um desempenho ideal. Neste processo, a preferência deve ser dada para permitir que as forças de mercado e uma estrutura competitiva de som para realizar os ajustamentos necessários.

Naturalmente, aqueles que fazem e implementar a política económica tem uma grande responsabilidade ao mesmo tempo para promover um ambiente propício ao investimento de forma otimizada, criação de emprego e crescimento econômico por meio de appropriati e devidamente política fiscal e monetária coordenada. O Governo continua comprometido com esta abordagem equilibrada e prática.

Por meio de limitar as despesas das instituições paraestatais, privatização, desregulamentação do capital e reduzindo os gastos do governo, o progresso substancial já foi feita no sentido de reduzir o papel das autoridades na economia. Devemos persistir com isso de uma forma bem pensada.

Isso não significa que o Estado vai abandonar o seu papel indispensável no desenvolvimento, especialmente em nossas circunstâncias particulares. Pelo contrário, é intenção do Governo precisa se concentrar em uma parte equitativa da sua capacidade ESTES OBJECTIVOS por meio da determinação meticulosa de Prioridades.

Seguindo o progresso que tem sido feito em outras áreas da economia nos últimos anos, é agora opportuna a dar uma atenção especial para o lado da oferta da economia.

Fatores fundamentais que contribuirão para o sucesso desta reestruturação são:

Ø a redução gradual da inflação para níveis comparáveis ​​aos dos nossos parceiros comerciais principal;

Ø o incentivo à iniciativa pessoal e de poupança;

Ø os subjectio do de todas as decisões econômicas pelas autoridades para medidas financeiras restritivas e disciplina;

Progresso rápido Ø com a reforma do nosso sistema de tributação; e que a promoção das exportações como o impulso para a industrialização e gerar divisas.

Estes e outros ajustes, o que exigirá sacrifícios, tem que ser visto como pré-requisitos para um novo período de crescimento sustentado do emprego produtivo na década de noventa.

O Governo está muito consciente da necessidade de adequada e consistente implementação da sua coordenação das políticas económicas. Por este motivo, o estabelecimento das melhores partes de estruturas e competências necessárias a esta coordenação está sendo dada preferência. Isto aplica-se às várias funções tanto no governo e para a interação entre as autoridades eo sector privado.

Isso obviamente não é a ocasião para me para lidar com maior detalhe com a nossa estratégia econômica total que é com o recente curso da economia.

Vou limitar-me a algumas observações sobre um aspecto específico da política fiscal que tem sido uma fonte de críticas ao governo por algum tempo, ou seja, as despesas do Estado.

O exercício financeiro do Governo só termina dentro de dois meses e vários outros indicadores econômicos de suma importância para o ano civil de 1989 ainda estão sujeitas a aperfeiçoamentos nesta fase. No entanto, várias tendências estão se tornando cada vez mais caro Importante. Sou grato por poder dizer que fomos bem sucedidos a um grau substancial na residência urbana aparentemente a maioria dos nossos objectivos económicos no ano passado.

No que respeita à despesa pública, o orçamento para o exercício em curso será o mais preciso em muitos anos. Os valores financeiros irá mostrar;

Ø As despesas do Governo que está completamente sob controle;

Ø que ele não exerceu qualquer programa de financiamento regular a pressão ascendente significativo sobre as taxas de juros; e que vamos fechar o ano com um superávit, mesmo sem ter a renda da privatização da Iscar em conta.

Sem pretender antecipar orçamento principal deste ano, eu gostaria de enfatizar em que é também nossa intenção de coordenar as políticas fiscal e monetária no próximo ano financeiro de uma forma que nos permitirá alcançar os objectivos que se seguiram - a saber:

Ø que a actual recessão vai assumir a forma de um pouso suave que ajudará a fazer os ajustes o mais fácil possível;

Ø que a nossa economia irá consolidar antes da próxima fase ascendente, de modo que vamos ser capazes de crescer a partir de uma base sólida; e uma que deve persistir com a implementação das adaptações estruturais necessárias no que diz respeito, entre outras coisas, o seguinte: redução da carga fiscal, especialmente sobre os indivíduos; geração sustentado e adequado dos excedentes na conta corrente do balanço de pagamentos; ea reconstrução de nosso ouro e reservas cambiais.

É uma questão de considerabl de seriedade ao Governo, especialmente neste período particular da nossa história, para promover uma economia dinâmica que irá torná-lo possível para um número crescente de pessoas a ser empregado e participação no aumento dos padrões de vida.

6 Negociação

Em conclusão, gostaria de concentrar as atenções sobre o processo de negociação e questões conexas. Nesta fase, estou deliberadamente abster-se de discutir os méritos de várias questões políticas que, sem dúvida, serão debatidas durante as próximas semanas. O foco, agora, tem que cair na negociação.

Praticamente todos os líderes concorda que a negociação é a chave para a reconciliação, a paz e um novo e apenas dispensação. No entanto, inúmeras desculpas para recusar-se a participar são avançados. Algumas das razões que está sendo avançadas são válidos. Os outros são apenas parte de um jogo de xadrez político. E enquanto o jogo de xadrez prossegue, tempo precioso está sendo perdida.

Neste contexto, o Governo durante a minha posse eu empenhada em dar atenção ativa para os obstáculos mais Importante Os no caminho da negociação. Hoje eu sou capaz de anunciar decisões de grande alcance neste contexto.

Eu acredito que thes as decisões que irão moldar uma nova fase em que haverá um movimento longe de medidas que tenham sido encampada como uma justificativa para o confronto e violência. A ênfase tem de se mover, e agora vai seguir em frente, a um debate e discussão de pontos políticos e econômicos de vista, como parte do processo de negociação.

Gostaria de exortar todos os líderes políticos e da comunidade, dentro e fora do Parlamento, para abordar as novas oportunidades que estão a ser criados, de forma construtiva. Não há tempo de sobra para fazer avançar todos os tipos de novas condições que atrasam o processo de negociação.

As medidas que foram decididas, são as seguintes:

Ø A proibição de o Congresso Nacional Africano, o Congresso Pan-africanista, o Partido Comunista Sul-Africano e um número de organizações subsidiária está sendo rescindido.

Pessoas Ø servindo pena de prisão simplesmente porque eram membros de um dos thes Para organizações ou porque cometeram outro crime que era apenas uma ofensa, porque a proibição de uma das organizações estava em vigor, serão identificados e liberados. Os prisioneiros que foram condenados por outros crimes, como assassinato, incêndio criminoso ou o terrorismo não são afectados por esta.

Ø Os meios de comunicação, bem como a educação Regulamentos Regulamentos da emergência estão sendo abolido a totalidade deles.

Ø Os regulamentos de emergência de segurança será alterado para ainda prever um controlo efectivo sobre o material visual referentes a cenas de tumultos.

Ø As restrições em termos dos regulamentos de emergência em 33 organizações estão a ser rescindido. As organizações incluem o seguinte: Educação Crise Comitês Nacionais, o Congresso Nacional dos Estudantes Sul-Africano, Frente Democrática Unida, Cosatu, Die Bevrydingsbeweging Blanka van Suid-Afrika.

Ø As condições de emergência de segurança impostas em termos dos regulamentos que estabelecem as 374 pessoas a sua libertação, estão a ser rescindido e os regulamentos para tais condições que estão a ser abolida em provice.

Ø O período de detenção em termos dos regulamentos de segurança de emergência será limitado a seis meses de agora em diante. Os detentos também adquirem o direito à representação legal e um médico de sua própria escolha.

Estas decisões pelo Conselho de Ministros estão em accordan como com a intenção declarada do Governo para normalizar o processo político na África do Sul sem pôr em causa a manutenção da boa ordem. Eles foram precedidos por aconselhamento completo e unânime por um grupo de funcionários que incluiu membros da comunidade de segurança.

A implementação será imediata e, quando sensor necessário, avisos vai appea está no Diário do Governo a partir de amanhã. As facetas mais importantes do aconselhamento recebido pelo Governo a este respeito, são os seguintes:

Ø Os acontecimentos na União Soviética e na Europa Oriental, a que já referi, enfraquecer a capacidade das organizações que foram fortemente apoiados Anteriormente desses trimestres.

Ø As actividades das organizações a partir do qual as proibições estão agora a ser levantada, não implica o mesmo grau de ameaça à segurança interna INICIALMENTE que exigiu a imposição da proibição.
que a Importante Houve mudanças de ênfase nas demonstrações e pontos de vista dos mais Importante das organizações em causa, que indicam uma nova abordagem e uma preferência por soluções pacíficas.

Ø A Polícia Sul-Africano está convencido de que ele é capaz, nas atuais circunstâncias, para combater a violência e outros crimes perpetrados também por membros de thes Para as organizações e para levar os infratores à justiça sem a ajuda de proibições de Organizações.

Cerca de um assunto que deveria haver nenhuma dúvida. O faz o levantamento da proibição de as ditas organizações não significar no mínimo, a aprovação ou condonatio de de terrorismo ou crimes de violência cometidos sob a bandeira ou o que pode ser perpetrada no futuro. Da mesma forma, não deve ser interpretada como um desvio de Princípios do Governo, entre outras coisas, contra a sua política é a política econômica e aspectos deles são constitucionais. Isso será tratado no debate e negociação.

Ao mesmo tempo, gostaria de salientar que a manutenção da lei e da ordem que não se atreve a ser posta em causa. O Governo não vai abandonar o seu dever neste contexto. A violência a partir de qualquer fonte, vai ser combatido com toda a força disponível. Protesto pacífico não pode se tornar o trampolim para a ilegalidade, violência e intimidação. Nenhum país democrático pode tolerar isso.

Forte ênfase será colocada bem em ainda mais eficaz a aplicação da lei. Prestação adequada de recursos humanos e os meios para a polícia e todos os que estão envolvidos com o cumprimento da lei, será assegurado. Na verdade, o orçamento para o exercício seguinte já começará a dar cumprimento a este.

Eu gostaria de agradecer aos membros de nossas forças de segurança e serviços relacionados para o serviço dedicado de terem prestado à República da África do Sul. Sua dedicação faz reforma possível em um clima estável.

No estado de emergência Fui aconselhado que uma situação de emergência, o que justifica Estas medidas especiais que tenham sido incluídas, ainda existe. Ainda há conflito que se manifesta principalmente no Natal, mas como uma consequência do nacional na luta pelo poder político. Além disso, há indícios de que os radicais ainda estão tentando perturbar as possibilidades de negociação por meio de violência em massa.

É minha intenção de encerrar o estado de emergência completamente, logo que as circunstâncias o justifiquem e eu solicitar a cooperação de todos para este fim. Os responsáveis ​​pela instabilidade e conflito têm de suportar a culpa pela Um estado contínuo de emergência. Nesse meio tempo, o estado de emergência está inibindo apenas o caos ea desordem como aqueles que usam instrumentos políticos. Caso contrário, as regras do jogo sob o estado de emergência são as mesmas para todos.

Neste contexto, o Governo está convencido de que as decisões que eu já anunciados são justificados do ponto de vista da segurança. No entanto, essas decisões são justificadas do ponto de vista político também.

Nosso país e todas as suas pessoas foram envolvidos em conflito, tensão e luta violenta durante décadas. É hora de romper o ciclo de violência e romper a paz ea reconciliação. A maioria silenciosa está ansioso para isso. Os jovens merecem.

Com as medidas que o governo tomou provou sua boa fé ea tabela é colocada para líderes sensatos para começar a falar sobre uma nova dispensação, para chegar a um entendimento por meio do diálogo e discussão.

A agenda está aberta e os objectivos gerais a que estamos aspirantes deve ser aceitável para todos os sul-africanos razoáveis.

Entre outras coisas, esses objectivos incluem uma nova Constituição democrática; franchise universal; nenhuma dominação; igualdade perante um poder judicial independente; A protecção das minorias, bem como dos direitos individuais; liberdade de religião; uma economia sólida baseada nos princípios econômicos comprovados e empresas privadas; Programas dinâmicos dirigida a melhor educação, serviços de saúde, habitação e condições sociais para todos.

Neste contexto o Sr. Nelson Mandela poderia desempenhar um partido Importante. O Governo observou que ele se declarou disposto a contribuir de forma construtiva para o processo político pacífico na África do Sul.

Gostaria de colocá-lo claramente que o Governo tomou uma firme decisão de libertar Nelson Mandela Incondicionalmente. Eu sou sério sobre trazer este assunto à finalidade sem demora. O Governo tomará uma decisão em breve sobre a data de lançamento do sentimento. Infelizmente, mais uma curta passagem do tempo é inevitável.

Normalmente há uma certaine da passagem do tempo entre a decisão de libertação e a libertação efectiva porque as exigências logísticas e administrativos. No caso de Fatores de Mandela na maneira de sentir há libertação imediata, de que circunstâncias e segurança pessoais não estão sentindo o mínimo. Ele não tem sido um preso comum por algum rime. Devido a isso, a sua circumspectio o caso particular requer.

Os anúncios de hoje, em particular, vá para o coração dos líderes negros: o que - também o Sr. Mandela - foram avançando ao longo dos anos como a sua é a razão por ter recorrido à violência. A alegação foi que o Governo não queria falar com eles e que eles foram privados de seu direito à atividade política normal, a proibição de suas organizações.

Sem sofrer violência que jamais foi justificado, eu gostaria de dizer hoje para aqueles que argumentavam desta forma:

Ø O Governo pretende conversar com todos os líderes que buscam a paz.

Ø O levantamento incondicional da proibição sobre a referida lugares Organizações todo mundo está em condições de prosseguir a política livremente.

Ø A justificativa para a violência que sempre foi avançada, não existe mais.

Esses fatos colocar todo mundo na África do Sul antes de um fait accompli. Com base nas inúmeras declarações anteriores já não há qualquer desculpa razoável para a continuação da violência. O tempo para a conversa chegou e quem ainda faz desculpas realmente não querem falar.
Portanto, repito meu convite com maior convicção do que nunca:

Caminhar através da porta aberta, tomar o seu lugar na mesa de negociações em conjunto com o Governo e outros líderes que têm bases de poder Importante Os dentro e fora do Parlamento.

A partir de agora, os pontos políticos de todos de vista será testado contra é o seu realismo, sua vontade sobre seu trabalhabilidade e justiça. O tempo para a negociação chegou.

Para os líderes políticos que sempre resistiram violência eu digo muito obrigado por seus estandes de princípios. Isso inclui todos os líderes dos partidos parlamentares, líderes de organizações e movimentos Importante Os, como o ministro-chefe Buthelezi, todos os outros ministros principais e líderes comunitários urbanos.

Participação e discussão através deles é que fizeram uma contribuição importante para este momento em que o processo de participação política livre é capaz de ser restaurado. Seus lugares no processo de negociação estão garantidos.

A Conclusão

No meu discurso inaugural eu disse o seguinte:

Todas as pessoas razoáveis ​​neste país - de longe a maioria -anxiously aguardar uma mensagem de esperança. É nossa responsabilidade como líderes em todas as esferas para provice em que a mensagem de forma realista, com coragem e convicção. Se falharmos nisso, o caos que se seguiu, o desaparecimento de estabilidade e progresso, vontade para sempre ser usado contra nós.

A história tem empurrado em cima a liderança deste país a tremenda responsabilidade de transformar nosso país afastado de sua direção atual de conflito e confronto. Só nós, os líderes de nossos povos, pode fazê-lo.

Os olhos de governos responsáveis ​​de todo o mundo estão focados em nós. As esperanças de milhões de sul-africanos estão centradas em torno de nós. O futuro da África Austral depende de nós. Não nos atrevemos a vacilar ou falhar.

Este é onde estamos:

Ø Profundamente sob a impressão de nossa responsabilidade.

Ø Humble em face das enormes desafios pela frente.

Ø determinada a avançar na fé e com convicção.

Peço ao Parlamento para me ajudar na estrada à frente. Há muito a ser feito.

Exorto a comunidade internacional a reavaliar sua posição e adotar uma atitude positiva para a evolução dinâmica que está a ter lugar na África do Sul.

Oro para que o Senhor Todo-Poderoso irá orientar e sustentar-nos no nosso curso através das águas unchartered e abençoará seus trabalhos e deliberações.

Sr. Presidente, membros do Parlamento,

Eu agora declaro esta Segunda Sessão do Parlamento Ninth da República da África do Sul para ser devidamente aberto.
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F. W. de Klerk's speech at the opening of Parliament 2 February 1990

Mr Speaker, Members of Parliament.
THE GENERAL ELECTIONS on September the 6th, 1989, placed our country irrevocably on the road of drastic change. Underlying this is the growing realisation by an increasing number of South Africans that only a negotiated understanding among the representative leaders of the entire population is able to ensure lasting peace.
The alternative is growing violence, tension and conflict. That is unacceptable and in nobody's interest. The well-being of all in this country is linked inextricably to the ability of the leaders to come to terms with one another on a new dispensation. No-one can escape this simple truth.
On its part, the Government will accord the process of negotiation the highest priority. The aim is a totally new and just constitutional dispensation in which every inhabitant will enjoy equal rights, treatment and opportunity in every sphere of endeavour - constitutional, social and economic.
I hope that this new Parliament will play a constructive part in both the prelude to negotiations and the negotiating process itself. I wish to ask all of you who identify yourselves with the broad aim of a new South Africa, and that is the overwhelming majority:
Ø     Let us put petty politics aside when we discuss the future during this Session.
Ø     Help us build a broad consensus about the fundamentals of a new, realistic and democratic dispensation.
Ø     Let us work together on a plan that will rid our country of suspicion and steer it away from domination and radicalism of any kind.
During the term of this new Parliament, we shall have to deal, complimentary to one another, with the normal processes of legislation and day-to-day government, as well as with the process of negotiation and renewal. Within this framework I wish to deal first with several matters more closely concerned with the normal process of government before I turn specifically to negotiation and related issues.
1 Foreign relations
The Government is aware of the important part the world at large has to play in the realisation of our country's national interests.
Without contact and co-operation with the rest of the world we cannot promote the well-being and security of our citizens. The dynamic developments in international politics have created new opportunities for South Africa as well. Important advances have been made, among other things, in our contacts abroad, especially where these were precluded previously by ideological considerations.
I hope this trend will be encouraged by the important change of climate that is taking place in South Africa
For South Africa, indeed for the whole world, the past year has been one of change and major upheaval. In Eastern Europe and even the Soviet Union itself, political and economic upheaval surged forward in an unstoppable tide. At the same time, Beijing temporarily smothered with brutal violence the yearning of the people of the Chinese mainland for greater freedom.
The year of 1989 will go down in history as the year in which Stalinist Communism expired.
These developments will entail unpredictable consequences for Europe, but they will also be of decisive importance to Africa. The indications are that the countries of Eastern and Central Europe will receive greater attention, while it will decline in the case of Africa.
The collapse, particularly of the economic system in Eastern Europe, also serves as a warning to those who insist on persisting with it in Africa. Those who seek to force this failure of a system on South Africa, should engage in a total revision of their point of view. It should be clear to all that is not the answer here either. The new situation in Eastern Europe also shows that foreign intervention is no recipe for domestic change. It never succeeds, regardless of its ideological motivation. The upheaval in Eastern Europe took place without the involvement of the Big Powers or of the United Nations.
The countries of Southern Africa are faced with a particular challenge: Southern Africa now has an historical opportunity to set aside its conflicts and ideological differences and draw up a joint programme of reconstruction. It should be sufficiently attractive to ensure that the Southern African region obtains adequate investment and loan capital from the industrial countries of the world. Unless the countries of Southern Africa achieve stability and a common approach to economic development rapidly, they will be faced by further decline and ruin.
The Government is prepared to enter into discussions with other Southern African countries with the aim of formulating a realistic development plan. The Government believes that the obstacles in the way of a conference of Southern African states have now been removed sufficiently.
Hostile postures have to be replaced by co-operative ones; confrontation by contact; disengagement by engagement; slogans by deliberate debate.
The season of violence is over. The time for reconstruction and reconciliation has arrived.
Recently there have, indeed, been unusually positive results in South Africa's contacts and relations with other African states. During my visits to their countries I was received cordially, both in private and in public, by Presidents Moburu, Chissano, Houphouet-Boigny and Kaunda. These leaders expressed their sincere concern about the serious economic problems in our part of the world. They agreed that South Africa could and should play a positive part in regional cooperation and development.
Our positive contribution to the independence process in South West Africa has been recognised internationally. South Africa's good faith and reliability as a negotiator made a significant contribution to the success of the events. This, too, was not unnoticed. Similarly, our efforts to help bring an end to the domestic conflict situations in Mozambique and Angola have received positive acknowledgement.
At present the Government is involved in negotiations concerning our future relations with an independent Namibia and there are no reasons why good relations should not exist between the two countries. Namibia needs South Africa and we are prepared to play a constructive part.
Nearer home I paid fruitful visits to Venda, Transkei and Ciskei and intend visiting Bophuthatswana soon. In recent times there has been an interesting debate about the future relationship of the TBVC countries with South Africa and specifically about whether they should be re-incorporated into our country.
Without rejecting this idea out of hand, it should be borne in mind that it is but one of many possibilities. These countries are constitutionally independent. Any return to South Africa will have to be dealt with, not only by means of legislation in their parliaments, but also through legislation in this Parliament. Naturally this will have to be preceded by talks and agreements.
2 Human rights
Some time ago the Government referred the question of the protection of fundamental human rights to the South African Law Commission. This resulted in the Law Commission's interim working document on individual and minority rights. It elicited substantial public interest.
I am satisfied that every individual and organisation in the country has had ample opportunity to make representations to the Law Commission, express criticism freely and make suggestions. At present, the Law Commission is considering the representations received. A final report is expected in the course of this year.
In view of the exceptional importance of the subject of human rights to our country and all its people, I wish to ask the Law Commission to accord this task high priority.
The whole question of protecting individual and minority rights, which includes collective rights and the rights of national groups, is still under consideration by the Law Commission. Therefore, it would be inappropriate of the Government to express a view on the details now. However, certain matters of principle have emerged fairly dearly and I wish to devote some remarks to them.
The Government accepts the principle of the recognition and protection of the fundamental individual rights which form the constitutional basis of most Western democracies. We acknowledge, too, that the most practical way of protecting those rights is vested in a declaration of rights justiciable by an independent judiciary. However, it is clear that a system for the protection of the rights of individuals, minorities and national entities has to form a well-rounded and balanced whole. South Africa has its own national composition and our constitutional dispensation has to take this into account. The formal recognition of individual rights does not mean that the problems of a heterogeneous population will simply disappear. Any new constitution which disregards this reality will be inappropriate and even harmful. Naturally, the protection of collective, minority and national rights may not bring about an imbalance in respect of individual rights. It is neither the Government's policy nor its intention that any group - in whichever way it may be defined - shall be favoured above or in relation to any of the others.
The Government is requesting the Law Commission to undertake a further task and report on it. This task is directed at the balanced protection in a future constitution of the human rights of all our citizens, as well as of collective units, associations, minorities and nations. This investigation will also serve the purpose of supporting negotiations towards a new constitution.
The terms of reference also include:
Ø     the identification of the main types and models of democratic constitutions which deserve consideration in the aforementioned context;
Ø     an analysis of the ways in which the relevant rights are protected in every model; and o possible methods by means of which such constitutions may be made to succeed and be safeguarded in a legitimate manner.
3 The death penalty
The death penalty has been the subject of intensive discussion in recent months. However, the Government has been giving its attention to this extremely sensitive issue for some time. On April the 27th, 1989, the honourable Minister of Justice indicated that there was merit in suggestions for reform in this area. Since 1988 in fact, my predecessor and I have been taking decisions on reprieves which have led, in proportion, to a drastic decline in executions.
We have now reached the position in which we are able to make concrete proposals for reform. After the Chief Justice was consulted, and he in turn had consulted the Bench, and after the Government had noted the opinions of academics and other interested parties, the Government decided on the following broad principles from a variety of available options:
Ø     that reform in this area is indicated;
Ø     that the death penalty should be limited as an option of sentence to extreme cases, and specifically through broadening judicial discretion in the imposition of sentence; and o that an automatic right of appeal be granted to those under sentence of death.
Should these proposals be adopted, they should have a significant influence on the imposition of death sentences on the one hand, and on the other, should ensure that every case in which a person has been sentenced to death, will come to the attention of the Appellate Division.
The proposals require that everybody currently awaiting execution, be accorded the benefit of the proposed new approach. Therefore, all executions have been suspended and no executions will take place until Parliament has taken a final decision on the new proposals. In the event of the proposals being adopted, the case of every person involved will be dealt with in accordance with the new guidelines. In the meantime, no executions have taken place since November 14th, 1989.
New and uncompleted cases will still be adjudicated in terms of the existing law. Only when the death sentence is imposed, will the new proposals be applied, as in the case of those currently awaiting execution.
The legislation concerned also entails other related principles which will be announced and elucidated in due course by the Minister of Justice. It will now be formulated in consultation with experts and be submitted to Parliament as soon as possible. I wish to urge everybody to join us in dealing with this highly sensitive issue in a responsible manner.
4 Socio-economic aspects
A changed dispensation implies far more than political and constitutional issues. It cannot be pursued successfully in isolation from problems in other spheres of life which demand practical solutions. Poverty, unemployment, housing shortages, inadequate education and training, illiteracy, health needs and numerous other problems still stand in the way of progress and prosperity and an improved quality of life.
The conservation of the physical and human environment is of cardinal importance to the quality of our existence. For this the Government is developing a strategy with the aid of an investigation by the President's Council.
All of these challenges are being dealt with urgently and comprehensively. The capability for this has to be created in an economically accountable manner. Consequently existing strategies and aims are undergoing a comprehensive revision.
From this will emanate important policy announcements in the socio-economic sphere by the responsible Ministers during the course of the session. One matter about which it is possible to make a concrete announcement, is the Separate Amenities Act, 1953. Pursuant to my speech before the President's Council late last year, I announce that this Act will be repealed during this Session of Parliament.
The State cannot possibly deal alone with all of the social advancement our circumstances demand. The community at large, and especially the private sector, also have a major responsibility towards the welfare of our country and its people.
5 The economy
A new South Africa is possible only if it is bolstered by a sound and growing economy, with particular emphasis on the creation of employment. With a view to this, the Government has taken thorough cognisance of the advice contained in numerous reports by a variety of advisory bodies. The central message is that South Africa, too, will have to make certain structural changes to its economy, just as its major trading partners had to do a decade or so ago.
The period of exceptionally high economic growth experienced by the Western world in the sixties, was brought to an end by the oil crisis in 1973. Drastic structural adaptations became inevitable for these countries, especially after the second oil crisis in 1979, when serious imbalances occurred in their economies. After considerable sacrifices, those countries which persevered with their structural adjustment programmes, recovered economically so that lengthy periods of high economic growth and low inflation were possible.
During that particular period, South Africa was protected temporarily by the rising gold price from the necessity of making similar adjustments immediately. In fact, the high gold price even brought prosperity with it for a while. The recovery of the world economy and the decline in the price of gold and other primary products, brought with them unhealthy trends. These included high inflation, a serious weakening in the productivity of capital, stagnation in the economy's ability to generate income and employment opportunities. All of this made a drastic structural adjustment of our economy inevitable.
The Government's basic point of departure is to reduce the role of the public sector in the economy and to give the private sector maximum opportunity for optimal performance. In this process, preference has to be given to allowing the market forces and a sound competitive structure to bring about the necessary adjustments.
Naturally, those who make and implement economic policy have a major responsibility at the same time to promote an environment optimally conducive to investment, job creation and economic growth by means of appropriate and properly co-ordinated fiscal and monetary policy. The Government remains committed to this balanced and practical approach.
By means of restricting capital expenditure in parastatal institutions, privatisation, deregulation and curtailing government expenditure, substantial progress has been made already towards reducing the role of the authorities in the economy. We shall persist with this in a well-considered way.
This does not mean that the State will forsake its indispensable development role, especially in our particular circumstances. On the contrary, it is the precise intention of the Government to concentrate an equitable portion of its capacity on these aims by means of the meticulous determination of priorities.
Following the progress that has been made in other areas of the economy in recent years, it is now opportune to give particular attention to the supply side of the economy.
Fundamental factors which will contribute to the success of this restructuring are:
Ø     the gradual reduction of inflation to levels comparable to those of our principal trading partners;
Ø     the encouragement of personal initiative and savings;
Ø     the subjection of all economic decisions by the authorities to stringent financial measures and discipline;
Ø     rapid progress with the reform of our system of taxation; and o the encouragement of exports as the impetus for industrialisation and earning foreign exchange.
These and other adjustments, which will require sacrifices, have to be seen as prerequisites for a new period of sustained growth in productive employment in the nineties.
The Government is very much aware of the necessity of proper coordination and consistent implementation of its economic policy. For this reason, the establishment of the necessary structures and expertise to ensure this co-ordination is being given preference. This applies both to the various functions within the Government and to the interaction between the authorities and the private sector.
This is obviously not the occasion for me to deal in greater detail with our total economic strategy or with the recent course of the economy.
I shall confine myself to a few specific remarks on one aspect of fiscal policy that has been a source of criticism of the Government for some time, namely State expenditure.
The Government's financial year ends only in two months' time and several other important economic indicators for the 1989 calendar year are still subject to refinements at this stage. Nonetheless, several important trends are becoming increasingly dear. I am grateful to be able to say that we have apparently succeeded to a substantial degree in achieving most of our economic aims in the past year.
In respect of Government expenditure, the budget for the current financial year will be the most accurate in many years. The financial figures will show;
Ø     that Government expenditure is thoroughly under control;
Ø     that our normal financing programme has not exerted any significant upward pressure on rates of interest; and o that we will close the year with a surplus, even without taking the income from the privatisation of Iscor into account.
Without pre-empting this year's main budget, I wish to emphasise that it is also our intention to co-ordinate fiscal and monetary policy in the coming financial year in a way that will enable us to achieve the ensuing goals - namely:
Ø     that the present downturn will take the form of a soft landing which will help to make adjustments as easy as possible;
Ø     that our economy will consolidate before the next upward phase so that we will be able to grow from a sound base; and o that we shall persist with the implementation of the required structural adaptations in respect, among other things, of the following: easing the tax burden, especially on individuals; sustained and adequate generation of surpluses on the current account of the balance of payments; and the reconstruction of our gold and foreign exchange reserves.
It is a matter of considerable seriousness to the Government, especially in this particular period of our history, to promote a dynamic economy which will make it possible for increasing numbers of people to be employed and share in rising standards of living.
6 Negotiation
In conclusion, I wish to focus the spotlight on the process of negotiation and related issues. At this stage I am refraining deliberately from discussing the merits of numerous political questions which undoubtedly will be debated during the next few weeks. The focus, now, has to fall on negotiation.
Practically every leader agrees that negotiation is the key to reconciliation, peace and a new and just dispensation. However, numerous excuses for refusing to take part are advanced. Some of the reasons being advanced are valid. Others are merely part of a political chess game. And while the game of chess proceeds, valuable time is being lost.
Against this background I committed the Government during my inauguration to giving active attention to the most important obstacles in the way of negotiation. Today I am able to announce far-reaching decisions in this connection.
I believe that these decisions will shape a new phase in which there will be a movement away from measures which have been seized upon as a justification for confrontation and violence. The emphasis has to move, and will move now, to a debate and discussion of political and economic points of view as part of the process of negotiation.
I wish to urge every political and community leader, in and outside Parliament, to approach the new opportunities which are being created, constructively. There is no time left for advancing all manner of new conditions that will delay the negotiating process.
The steps that have been decided, are the following:
Ø     The prohibition of the African National Congress, the Pan Africanist Congress, the South African Communist Party and a number of subsidiary organisations is being rescinded.
Ø     People serving prison sentence merely because they were members of one of these organisations or because they committed another offence which was merely an offence because a prohibition on one of the organisations was in force, will be identified and released. Prisoners who have been sentenced for other offences such as murder, terrorism or arson are not affected by this.
Ø     The media emergency regulations as well as the education emergency regulations are being abolished in their entirety.
Ø     The security emergency regulations will be amended to still make provision for effective control over visual material pertaining to scenes of unrest.
Ø     The restrictions in terms of the emergency regulations on 33 organisations are being rescinded. The organisations include the following: National Education Crisis Committees, South African National Student's Congress, United Democratic Front, Cosatu, Die Blanke Bevrydingsbeweging van Suid-Afrika.
Ø     The conditions imposed in terms of the security emergency regulations on 374 people on their release, are being rescinded and the regulations which provide for such conditions are being abolished.
Ø     The period of detention in terms of the security emergency regulations will be limited henceforth to six months. Detainees also acquire the right to legal representation and a medical practitioner of their own choosing.
These decisions by the Cabinet are in accordance with the Government's declared intention to normalise the political process in South Africa without jeopardising the maintenance of good order. They were preceded by thorough and unanimous advice by a group of officials which included members of the security community.
Implementation will be immediate and, where necessary, notices will appear in the Government Gazette from tomorrow. The most important facets of the advice the Government received in this connection, are the following:
Ø     The events in the Soviet Union and Eastern Europe, to which I have referred already, weaken the capability of organisations which were previously supported strongly from those quarters.
Ø     The activities of the organisations from which the prohibitions are now being lifted, no longer entail the same degree of threat to internal security which initially necessitated the imposition of the prohibition.
o There have been important shifts of emphasis in the statements and points of view of the most important of the organisations concerned, which indicate a new approach and a preference for peaceful solutions.

Ø     The South African Police is convinced that it is able, in the present circumstances, to combat violence and other crimes perpetrated also by members of these organisations and to bring offenders to justice without the aid of prohibitions on organisations.
About one matter there should be no doubt. The lifting of the prohibition on the said organisations does not signify in the least the approval or condonation of terrorism or crimes of violence committed under the banner or which may be perpetrated in the future. Equally, it should not be interpreted as a deviation from the Government's principles, among other things, against their economic policy and aspects of their constitutional policy. This will be dealt with in debate and negotiation.
At the same time I wish to emphasise that the maintenance of law and order dares not be jeopardised. The Government will not forsake its duty in this connection. Violence from whichever source, will be fought with all available might. Peaceful protest may not become the springboard for lawlessness, violence and intimidation. No democratic country can tolerate that.
Strong emphasis will be placed as well on even more effective law enforcement. Proper provision of manpower and means for the police and all who are involved with the enforcement of the law, will be ensured. In fact, the budget for the coming financial year will already begin to give effect to this.
I wish to thank the members of our security forces and related services for the dedicated service they have rendered the Republic of South Africa. Their dedication makes reform in a stable climate possible.
On the state of emergency I have been advised that an emergency situation, which justifies these special measures which have been retained, still exists. There is still conflict which is manifesting itself mainly in Natal, but as a consequence of the countrywide political power struggle. In addition, there are indications that radicals are still trying to disrupt the possibilities of negotiation by means of mass violence.
It is my intention to terminate the state of emergency completely as soon as circumstances justify it and I request the co-operation of everybody towards this end. Those responsible for unrest and conflict have to bear the blame for the continuing state of emergency. In the mean time, the state of emergency is inhibiting only those who use chaos and disorder as political instruments. Otherwise the rules of the game under the state of emergency are the same for everybody.
Against this background the Government is convinced that the decisions I have announced are justified from the security point of view. However, these decisions are justified from a political point of view as well.
Our country and all its people have been embroiled in conflict, tension and violent struggle for decades. It is time for us to break out of the cycle of violence and break through to peace and reconciliation. The silent majority is yearning for this. The youth deserve it.
With the steps the Government has taken it has proven its good faith and the table is laid for sensible leaders to begin talking about a new dispensation, to reach an understanding by way of dialogue and discussion.
The agenda is open and the overall aims to which we are aspiring should be acceptable to all reasonable South Africans.
Among other things, those aims include a new, democratic constitution; universal franchise; no domination; equality before an independent judiciary; the protection of minorities as well as of individual rights; freedom of religion; a sound economy based on proven economic principles and private enterprise; dynamic programmes directed at better education, health services, housing and social conditions for all.
In this connection Mr Nelson Mandela could play an important part. The Government has noted that he has declared himself to be willing to make a constructive contribution to the peaceful political process in South Africa.
I wish to put it plainly that the Government has taken a firm decision to release Mr Mandela unconditionally. I am serious about bringing this matter to finality without delay. The Government will take a decision soon on the date of his release. Unfortunately, a further short passage of time is unavoidable.
Normally there is a certain passage of time between the decision to release and the actual release because of logistical and administrative requirements. In the case of Mr Mandela there are factors in the way of his immediate release, of which his personal circumstances and safety are not the least. He has not been an ordinary prisoner for quite some rime. Because of that, his case requires particular circumspection.
Today's announcements, in particular, go to the heart of what Black leaders - also Mr Mandela - have been advancing over the years as their reason for having resorted to violence. The allegation has been that the Government did not wish to talk to them and that they were deprived of their right to normal political activity by the prohibition of their organisations.
Without conceding that violence has ever been justified, I wish to say today to those who argued in this manner:
Ø     The Government wishes to talk to all leaders who seek peace.
Ø     The unconditional lifting of the prohibition on the said organisations places everybody in a position to pursue politics freely.
Ø     The justification for violence which was always advanced, no longer exists.
These facts place everybody in South Africa before a fait accompli. On the basis of numerous previous statements there is no longer any reasonable excuse for the continuation of violence. The time for talking has arrived and whoever still makes excuses does not really wish to talk.
Therefore, I repeat my invitation with greater conviction than ever:
Walk through the open door, take your place at the negotiating table together with the Government and other leaders who have important power bases inside and outside of Parliament.
Henceforth, everybody's political points of view will be tested against their realism, their workability and their fairness. The time for negotiation has arrived.
To those political leaders who have always resisted violence I say thank you for your principled stands. This includes all the leaders of parliamentary parties, leaders of important organisations and movements, such as Chief Minister Buthelezi, all of the other Chief Ministers and urban community leaders.
Through their participation and discussion they have made an important contribution to this moment in which the process of free political participation is able to be restored. Their places in the negotiating process are assured.
Conclusion
In my inaugural address I said the following:
All reasonable people in this country - by far the majority -anxiously await a message of hope. It is our responsibility as leaders in all spheres to provide that message realistically, with courage and conviction. If we fail in that, the ensuing chaos, the demise of stability and progress, will for ever be held against us.
History has thrust upon the leadership of this country the tremendous responsibility to turn our country away from its present direction of conflict and confrontation. Only we, the leaders of our peoples, can do it.
The eyes of responsible governments across the world are focused on us. The hopes of millions of South Africans are centred around us. The future of Southern Africa depends on us. We dare not falter or fail.
This is where we stand:
Ø     Deeply under the impression of our responsibility.
Ø     Humble in the face of the tremendous challenges ahead.
Ø     Determined to move forward in faith and with conviction.
I ask of Parliament to assist me on the road ahead. There is much to be done.
I call on the international community to re-evaluate its position and to adopt a positive attitude towards the dynamic evolution which is taking place in South Africa.
I pray that the Almighty Lord will guide and sustain us on our course through unchartered waters and will bless your labours and deliberations.
Mr Speaker, Members of Parliament,
I now declare this Second Session of the Ninth Parliament of the Republic of South Africa to be duly opened.

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