06/04/2015 - 15:27
Professor catedrático de História Medieval e autor de várias obras de referência sobre o infante D. Pedro e a batalha de Alfarrobeira, Humberto Baquero Moreno dirigiu o Arquivo Nacional Torre do Tombo e o Arquivo Distrital do Porto.
O historiador Humberto Baquero Moreno morreu este domingo no Porto, aos 80 anos, informou a Academia Portuguesa de História.
Especialista na baixa Idade Média, autor de uma tese de doutoramento sobre a batalha de Alfarrobeira e de vários outros trabalhos relacionados com o infante D. Pedro e a sua época, Baquero Moreno dirigiu o Arquivo Nacional Torre do Tombo no final dos anos 80 e foi por duas vezes director do Arquivo Distrital do Porto.
Autor de mais de uma dezena de livros e de centenas de artigos, o historiador, que se aposentara no ano 2000, foi durante décadas professor catedrático de História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), para onde veio após o 25 de Abril de 1974, tendo leccionado antes na Universidade de Lourenço Marques.
Nascido em Lisboa em 1934, estudou no Instituto Espanhol e licenciou-se depois em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1961. Durante dois anos deu aulas no Liceu Camões, tendo sido contratado no final de 1963 como professor assistente nos Estudos Gerais Universitários de Moçambique, embrião da Universidade de Lourenço Marques, onde permaneceria até à descolonização.
Em paralelo com a sua docência na FLUP, foi também professor, a partir de 1986, na Universidade Portucalense, onde ocupou vários cargos de direcção.
O seu velório realiza-se esta segunda-feira na igreja de N. S. da Boavista (Foco), no Porto, e o funeral está marcado para terça-feira, às 14h15. A missa será celebrada na mesma igreja e o corpo será depois cremado numa cerimónia privada.
Sem comentários:
Enviar um comentário