quinta-feira, 3 de abril de 2014

Digitalização de tv e rádio nas mãos da Startimes

Digitalização de tv e rádio nas mãos da Startimes

Da esquerda à direita: Valentina Guebuza, PCA da Startimes Mozambique, ao lado do ex-ministro da Ciência e Tecnologia; PCA da Startimes Technology da China e ex-embaixador da China
Televisão digital.

A Startimes da China vai implementar o projecto através da sua subsidiária em Moçambique, resultado de uma parceria com a Focus 21. À frente da Focus 21 está a filha do Chefe de Estado
O governo moçambicano entregou, esta terça-feira, o projecto de implementação do Sistema de Radiodifusão Digital em Moçambique ao grupo Startimes Softwear Technology da China.
A companhia vai operacionalizar o projecto através da sua subsidiária em Moçambique, resultado de uma parceria com a Focus 21. A Focus 21, uma holding da família do presidente da República, Armando Guebuza, controla 15% da referida subsidiária, designada Startimes Mozambique. É nessa qualidade que Valentina Guebuza, filha do Chefe de Estado, é presidente do Conselho de Administração da empresa com registo em Moçambique.
Na fotografia ao lado, Valentina Guebuza aparece no lançamento da primeira loja da Startimes Mozambique, na cidade de Maputo, em Abril de 2011, onde afirmou que a empresa de que é gestora arrancara com a implementação da televisão digital no país.
Para além de servir de elo com a empresa-mãe na China, a Startimes Mozambique vai fazer parte do consórcio responsável pela gestão da infra-estrutura, que irá garantir o funcionamento da rádio e televisão digital.
Tal consórcio será constituído ainda pela Televisão de Moçambique, Rádio Moçambique e Telecomunicações de Moçambique, estando excluídos da gestão entidades privadas do sector.
A escolha do concessionário do projecto, avaliado em 300 milhões de dólares, foi com base numa adjudicação directa, sem recurso a concurso público nem auscultação à Assembleia da República.
O acordo que chancela a entrega do projecto foi rubricado pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, e pelo presidente do Conselho de Administração Startimes Softwear Technology da China, Pang Xingxing, que garantiram que, a partir de Junho de 2015, o sistema analógico vai passar para a história.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

Anónimo disse...

Este Pais vai de mal a pior! E quando houver mudancas politicas no Pais (cedo ou tarde havera!) esta gente que cometeu atropelos durante sua governacao pensa que ficara sempre impune?! A ver vamos

Sempre zangado