segunda-feira, 14 de abril de 2014

Empresário com ligações ao partido Frelimo detido em conexão com raptos em Moçambique

?????. Nao sei o que comentar
Moçambique Maputo Manish Cantilal empresário rapto sequestro
verdade.co.mz|By DGA
Like · ·
  • 4 people like this.
  • 7 hrs · Like · 3
  • Manuel J. P. Sumbana Sábado á noite Manish Cantilal, respondendo a um post de Kamal Badru no grupo SOU MOÇAMBICANO(A) respondeu dizendo que estava em liberdade e prometendo dar mais explicações.
    7 hrs · Like · 3
  • Amina Momade o que?!?!?!?!?!?!?
    7 hrs · Like · 2
  • Arsenia Fonseca Porque nao estou SURPRESA??? meu banimento no grupo SOU MOÇAMBICANO, foi em parte a uma briga minha e do Sr Manish por me ter chamado de Pobre,e eu estar sempre a criticar o Gov por nao ter onde cair morta,ANTES POBRE DO QUE ACUMULAR RIQUEZA POR ILICITOS.
    7 hrs · Like · 4
  • José de Matos "Detido comerciante Indiciado de raptos

    MANISH Cantilal, proprietário de uma loja de revenda de crédito localizado no bairro do Alto Maé, cidade de Maputo, foi detido sábado, indiciado de ser um dos mandantes de uma série de raptos de concidadãos de origem asiática com interesses empresariais na capital.
    Segundo fonte oficial da Polícia, que nos facultou esta informação, o indiciado é apontado como tendo ordenado o sequestro de quatro pessoas, aos quais exigiu avultadas somas de dinheiro para a sua libertação.
    A detenção de Cantilal seguiu-se à emissão do mandado de captura emitido pela juíza de instrução do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a pedido do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) que há algum tempo vinha investigando o comerciante.
    Findas as investigações e encontradas matérias comprovativas do seu envolvimento em quatro raptos, o SISE solicitou ao tribunal que emitisse o mandado de captura, o que ocorreu no sábado.
    Não foram avançados mais detalhes sobre a detenção do comerciante Manish Cantilal, proprietário de uma loja de revenda de crédito e discos mesmo defronte do Hotel Moçambicano, no bairro do Alto-Maé.
    Ao que nos afiançaram as nossas fontes, nos últimos tempos o detido levava uma vida faustosa, tanto assim é que há sensivelmente 20 dias contraiu casamento num luxuoso complexo hoteleiro da capital.
    Entretanto, um cidadão português foi sequestrado sexta-feira, na cidade da Matola por homens armados até aqui em parte incerta. Este rapto acontece depois de um outro reportado semana finda, envolvendo uma menor em Chimoio, onde os sequestradores solicitaram e receberam 100 mil meticais para libertaram a vítima.

    Noticias
    7 hrs · Like · 3
  • José de Matos De qualquer modo, devemos ter em conta o principio de presunçao de inocencia! Vamos acompanhar!
    7 hrs · Like · 2
  • Avelino Namarrocolo Helelele..!???????????
  • Arsenia Fonseca Acredito,que seja pura verdade,conheço pessoalmente,diria ate que o vi enriquecer ,e mesmo tendo " Amizades VIP na Frelimo,ele era um intocavêl na cidade,respeitado pelos outros comerciantes,mais tbm acho que nao ficará mt tempo preso.
  • Rui Cabral helaala…. esta bonito isto!
    7 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Vao ser apanhados todos eles, custe o que custar e mesmo que sejam depois soltos, no final serao apanhados e prevalecera a justica!
    6 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Que assim seja. Estava a ficar ridiculo.
    6 hrs · Like · 2
  • Aziza Throne Nao sei. Nao acredito mto na tal eficacia. J'a erraram mtas vezes e ainda nao troxeram ninguem que seja tubarao dos raptos. Como tem ligacoes com a Frelimo se calhar sai amanha ou depois e pronto. Mais um processo arquivado e os raptos continuam. Pensem nisso colegas
    6 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque O mais ridiculo eh que se faz um trabalho aturado, prendem-se os sequestradores, os mesmos sao entregues a quem deve julga-los, passam os prazos da prisao preventiva e finalmente pagam caucao e saem em liberdade condicional, sem haver nenhum mecanismo para o seu controlo de modo a evitar-se que os mesmos continuem a sequestrar.
    6 hrs · Like · 1
  • Rui Cabral Ja houve detencoes e mortes antes e o problema persiste, ver para querer Jeremias Luis Chauque! Ver para querer!
    6 hrs · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Não vejo nesta materia informativa nenhuma palavra se quer que indique a ligaçoes(como o título refere) do suposto sequestrador com o partido FRILIMO. Infelizmente que neste pais ja se faz um jornalismo infantil. Jornalismo de calunias
  • José de Matos Ai é, Aurélio Bull Guebuza? Vem no Noticias, ok?
  • Aziza Throne mas nao 'e mentira que ele tem ligacoes. 'E public e ele 'e defensor ferrenho. Nada de mal nisso
    6 hrs · Like · 1
  • Rui Cabral ha para ai fotos dele com os grandes do partido, a ligacao dele com o partido é um facto mais do que conhecido.
    6 hrs · Edited · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Jose de Matos, se tambem leste toda a materia no post, podes citar um paragro que mostre a tal ligaçao?
  • Jeremias Luis Chauque Cabral, fez-se um trabalho muito aturado para se minimizar o problema dos sequestros. No ano passado chegamos a ter 4 sequestros por semana, este ano foram desmantelados entre 4 a 5 grupos e na pratica sentimos que o problema ja nao eh tao recorrente como era no ano passado. Todavia, ha que realcar que um dos grupos mais perigosos saiu da cadeia no mes passado, sob pagamento de fianca e estes dois casos que se verificaram esta semana representam o reinicio dos sequestros, depois de tres meses de total calmia. Teremos novidades nos proximos dias, regista isso porque depois te vou recordar!!!
  • Jeremias Luis Chauque Cabral, fez-se um trabalho muito aturado para se minimizar o problema dos sequestros. No ano passado chegamos a ter 4 sequestros por semana, este ano foram desmantelados entre 4 a 5 grupos e na pratica sentimos que o problema ja nao eh tao recorrente como era no ano passado. Todavia, ha que realcar que um dos grupos mais perigosos saiu da cadeia no mes passado, sob pagamento de fianca e estes dois casos que se verificaram esta semana representam o reinicio dos sequestros, depois de tres meses de total calmia. Teremos novidades nos proximos dias, regista isso porque depois te vou recordar!!!
  • José de Matos Porque tenho de te provar alguma coisa, Aurélio Bull Guebuza? Vem isso em todos os jornais e nao é segredo a ligacao do Manish com a Frelimo! Queres mesmo disputa o que, Aurelio?
    6 hrs · Edited · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Nas fotos, eles aparecem com grandes do partido ou aparecem apenas como pessoas? Temos que saber distinguir isso.
  • Rui Cabral Forca Jeremias Luis Chauque! que assim seja! Mas eu quero ver para querer. E se defacto esta questao for resolvida serei o primeiro a elogiar o vosso trabalho, fica aqui a minha promessa, e se isso acontecer podes-me cobrar isso.
  • José de Matos "Manish Cantilal, jovem empresário com estreitas ligações ao partido Frelimo"

    Aurélio Bull Guebuza, penso que ainda nao é muito importante esse pormenor, so seria importante se ele for considerado culpado, mas podes negar isto?

    "Manish Cantilal, jovem empresário com estreitas ligações ao partido Frelimo".
    6 hrs · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Posso nao negar, mas porquê que tiveram que meter a FRELIMO nisso? Ela é que o protege? Ela é que o insetiva? Ou o empresário neste pais nao tem outras ligaçoes familiares, amigaveis, comerciais, etc com outros a nao ser a FRELIMO?
  • Rui Cabral E outra questao, para mim como cidadao pouco me importa se a policia prende e depois os tribunais soltam, o que me interessa a mim e a grande maioria dos mocambicnaos é que o problema chegue a um fim e mais nada. E o resto sao conversas para adormecer bois.
  • José de Matos Porque me perguntas entao isso a mim, Aurélio Bull Guebuza/?
  • Manuel J. P. Sumbana Aurélio Bull Guebuza. O jornal Notícias é do Estado e pró-Frelimo e é quem noticia. O Partido Frelimo nâo se pronunciou. O Manish exactamente como tu faz apologia do Partido aqui no Facebook. É meu amigo e temos muitos amigos comuns aqui no Facebook. Onde está o teu problema?
    5 hrs · Like · 3
  • Aziza Throne O aurelio se calhar quer desviar a aten'cao. Ou entao deve s'o querer um pequeno bate boca
    5 hrs · Like · 2
  • Aurélio Bull Guebuza Eu pergunto à tados que alimentam esta tese de ligaçao, ate ao autor do texto em debate. Todavia na pergunta nao aparece o nome Jose de Matos para que aches que perticularizei a mesma
  • Aziza Throne Epa aurelio. Hofje estas duro hein?
    5 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque So para clarificar o meu ponto Cabral, acabar com este crime ou com qualquer outro nao eh de todp possivel, mas a resposta adequada aos crimes esta sim tem que ser dada e esta a produzir resultados desejadas. Aquele sentimento de impunidade tem que deixar de existir na nossa sociedade!
    5 hrs · Edited · Like · 4
  • Aziza Throne Mas queria que passamos para outro ponto. Que axam se ele sair amanha e continuar as suas actividades como se nada tivesse acontecido, ou se continuar a fotografarse, trabalhar na sua loja e no seu partido, viajar etc Que tal. O que axam
    5 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana E além do Partido Frelimo e alguns seus membros, não conheço outras ligações do Manish nem familiares, profissionais nem sociais. Só o posso resumidamente definir como meu amigo virtual empresário que até já viajou em missoes empresarias para o exterior integrado em Comitivas do PR.
    5 hrs · Like · 3
  • Aurélio Bull Guebuza Aziza Throne, nao estou duro e muito menos para bate boca. Apenas quero compreender a lógica dos assuntos em debate antes de eu dar razao ao governo por propôr uma lei que condene os autores e actores das calúnias sem fundamento que passam nas redes sociais.
  • Arsenia Fonseca Aziza,é o que vai acontecer,vai por um Advogado Barra,daqueles que ganham mesmo antes do julgamento,vai deixar arrefecer um pouco e ai volta a rotina,não fosse este Moçambique ser um grande Pais de Faz de Conta.e tome atençao nao duvido nada que nos processem por Calúnia e Difamação.
    5 hrs · Like · 1
  • José de Matos Aurélio Bull Guebuza, fica focado no tema!

    "Jose de Matos, se tambem leste toda a materia no post, podes citar um paragro que mostre a tal ligaçao?"
    5 hrs · Like · 2
  • Aziza Throne Aurélio Bull Guebuza. Nota apenas postei um artigo. Nao saiu da minha maao. E a discussao nao esta em torno das ligacoes dele, mas o facto de estar preso. E pq nao as suas ligacoes. Nos todos sabemos quem 'e que fez e uem 'e que faz? Isso at'e 'e o lema.
    5 hrs · Like · 2
  • Aurélio Bull Guebuza Fiz esta questao depois de me notificares à ler o Noticias. Mas na minha ultima questao nao ti mencionei, alias, generalizei
  • Aziza Throne Eu j'a coloquei uma ali em cima que ninguem responde. Aurélio Bull Guebuza. Axarias estranho se depois desta historia ele saisse amanha ou depois e continuasse as suas actividades e viajens?
    5 hrs · Like · 2
  • Aurélio Bull Guebuza Aziza Throne, entao para ti a FRELIMO é que fez um empresário sequestrador, é isso?
  • Rui Cabral Jeremias Luis Chauque, eu estou a perceber onde estas a querer chegar, mas nestes casos nao podemos olhar para o sistema judicial separadamente da policia. Isso para mim é uma tentaiva de passar a bola para o outro lado do campo. E isso nao cola pois o problema permanece. E se de facto a policia esta a trabalhar de uma forma efectiva como tu afirmas, deveriam preparar os processos de tal forma ja a contar com esta "deficiencia" dos tribunais. Ai sim, a policia estaria a resolver o problema.
    5 hrs · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Nao tenho que achar estranho ou nao, pois a justiça é que sabe do concreto se existe materias sufucientes para o manter preso ou nao. Agora, se nao haver as tais materias e ela(a justica) o libertar, ai é que voce ha-de achar estranho
    5 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Nâo Aurélio. Mas a Frelimo admite muitos criminosos no seu seio. Mohammed Bashir Sulemane (MBS), Anîbal dos Santos, Junior (Anibalzinho), etc. são até hoje membros do Partido Frelimo e ainda não foram expulsos.
    5 hrs · Like · 3
  • Aziza Throne Nao disse isso Aurelio. Tem na minha fraze de que a frelimo 'e que fez e que faz empresarios sequestradores? Nao. Mas ainda nao respondeste a minha quest~ao. Axarias estranho que saisse amanha ou depois ?
    5 hrs · Like · 2
  • Aurélio Bull Guebuza Cada um responde pelos seus actos. E tanto na FRELIMO como num outro qualquer partido ninguem é expulso se o que faz/fez nao tiver um impacto negativo directo com ela.
    5 hrs · Like · 1
  • Rui Cabral Isto é como um jogo de ping-pong, a policia diz que faz a sua parte e que os tribunais nao, e depois os tribunais dizem que fazem a sua parte e a policia nao. E os criminosos continuam impunes. De modo que nao estou a perceber quando afirmas que o sentimento de impunidade vai deixar de existir na nossa sociedade Jeremias Luis Chauque.
  • Aurélio Bull Guebuza Ja ti respondi Aziza
    5 hrs · Like · 1
  • Canuma S. Canuma no comment....!
  • Aziza Throne nao respondeste aorelio. Mas pergunto mais uma vez. Axarias estranho se ele saisse amanha e continuasse a vida normal? Se nao queizeres responder a esta tdo bem.
  • Aurélio Bull Guebuza Nao tenho que achar ou nao achar. A justiça está fazendo o seu trabalho. Todavia, se nao haver materias sufucientes e ela(a justiça) o libertar, tu Aziza Throne é que acharás estranho
    5 hrs · Like · 1
  • Aziza Throne pq nao acretido na justice mocambicana. Ele ate pode nao nao estar implicado, mas nao acredito no nosso judiciario. Simplemente. Tal como eu mtos outros tbem. Mas respondeste e isso 'e que interessa. Agora ja sei o teu ponto de vist. Cheers
  • Aurélio Bull Guebuza Entao a pergunta deverias fazer para ti mesma e nao para mim. Nao achas Aziza, ou querias que eu compactuasse com a tua ideia?
  • Manuel J. P. Sumbana Aurélio Bull Guebuza. Ja ouviste falar de Código de Conduta do Partido Frelimo? Jà leste os Estatutos do Partido Frelimo?
    5 hrs · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Meu caro, nasci e cresci na FRELIMO, conheço quase tudo concernente a ela. Entendo que ao mencionarem a FRELIMO nesta noticia, simplesmente pretendem denegrir a imagem dela.
  • Manuel J. P. Sumbana Aurélio. O noticias, que é pro-FRELIMO (toda a direcçâo é de menbros com maior pero e idade que tu) está a denegrir o Partido ao dizer que o Manish Cantilal é empresârio membro do Partido?
    4 hrs · Like · 1
  • Ismael Cassamo Gocaldas Foi um milagre terem prendido um empresario do partidao,pk ond existe dedo dos frelos e dificil d estncar
  • Marcelo Machava Fala Aziza nao tenha medo. Se tribunal normal falhar temos a certeza q Deus vai acertar
    3 hrs · Like · 1
  • Aziza Throne Claro, eu pus a pergunta para os outros para saber se sou a unica a pensar da mesma maneira. Que o Judiciario nao tem credibilidade. Todos sabem. At'e quem 'e da frelimo. Sabe que tem um PGR no bolso, que nao muge nem tuge nas mais grosseiras violacoes
  • Lindo A. Mondlane O q nao entendo que vem isso de com ligaçoes ao partido......que significa isso?, em principio cada um é responsavel dos seus actos..é isso que se chama jornalixo...ademais onde esta a presunçao de inocencia?
    1 hr · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Lindo A. Mondlane, quase que me crucificaram quando colequei a mesma questão. Tambem nao entendo nem tão pouco.
    48 mins · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane é que em principio nao esta provado que a suposta actividade ilicita, tenha alguma relaçao com nenhum partido..o facto de ser simpatizante de algum partido (todos temos as nossas simpatias), nao implica automaticamente involucrar o partidos das suas simpatias com as conductas individuais...tsc
  • Lindo A. Mondlane a mesma coisa..empresario de origem indiana...e isso que tem que ver?..porque nao dizem tambem empresario de origem bantu ou khoisan?..acho que aqui a raça e origem nao tem nada que ver..estamos a tornar um pais ruim, aspero e desagradavel, por culpa de alguns que nao se sabe onde estudaram o jornalismo...
  • Lindo A. Mondlane é que nao tem que ver Antonio A. S. Kawaria, se tens algum problema legal ai na suecia,..procede que titulem: cidado com ligaçoes do .......(mdm suponho)...teve problemas com as autoridades suecas?...ora essa. os problemas que tenhas, que tem que ver com as suas inclnaçoes ideologicas?
  • Manuel J. P. Sumbana Lindo. Qual é o problema? A Frelimo nos anos 70 thnha o que se chamava 'purificaçáo de Fileiras'. Claro que, embora me parecesse ser algo nobre por causa da critica e auto-crítica, acabou descarrilando num processo nojento de caça às bruxas que quase a levou à destruiçâo. Mas havia um perfil do milijante e um código de conduta que norteava o comportamento básico dos seus membror e havia critérios de admissâo para membros muito claros. Hoje vemos este partido, cheio de gente de conduta mais do que duvidosa a manter-se como militante e a influenciar as mais importantes decisñes graças ao tamanho do bolso. E ela tem de arcar com estes embaraços. Eu não sei se o Manish é ou não culpado. Mas foi detido apôs uma investigação aturada do SISE e não foi um jornal anti-Frelimo que anunciou estes factos. E este jornal falou da sua associaçæo com o Partido.
    30 mins · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane ligacoes políticas e com o poder sao muito diferentes ao que queres comparar ao menos que nao estejas a procura de defender. Podemos questionar o nível de ligacso partido no poder, mas nao dispensar esse factor. A questao é se a pessoa nao usa ou usou influencia do poder para a prática do crime
    27 mins · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane isso é outra coisa amigo Manuel J. P. Sumbana, se ele tem algum cargo lá ja pode dimitir, mas o facto de ser simpatizante do partido, nao liga as suas supostas actividades ilegais automaticamente com o partido....eu tenho minhas simpatias, mas se um dia roubo no supermercado, e a policia me apanha, procede utular: "lindo cidadao com ligaçoes do partido ecologista foi apanhado a roubar no supermercado"..é assim mesmo?..procede que digam..cidadao negro foi apanhado a roubar no supermercado?..que tem que ver uma coisa com outra?..a nao ser que o delito esteja directamente relacionado com a relaçao com o partido
  • Lindo A. Mondlane isso é outra coisa amigo Antonio A. S. Kawaria...se o crime tem alguma ligaçao com a sua ideologia, ou o delito beneficiava ao partido ou os dividendos beneficiavam ao partido...nao me vais dizer que na cadeia nao ha nenhum ladrao de galinhas simpatizante da renamo? ou da frelimo?..ou os deliquentes sao automaticamente ideologicamente neutros?...
  • Aurélio Bull Guebuza Antonio A. S. Kawaria, quer dizer que o empresario usou as suas influencias políticas para sequestar?
    23 mins · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Este senhor, Lindo, financia o partido pelo que sei e gira em altas esferas. Nâo é um simpatizante ou um militante que só paga as quotas devidas.
    19 mins · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Aurélio Bull Guebuza lei o meu texto. E porque estás engajado nisso? Estás nas mesmas condic~oes? Em Mocambique ninguém há muito disso, sim.
  • Manuel J. P. Sumbana Aurélio, nâo é isso. Mas que partilhava parte do que ganhava com o Partido.
    17 mins · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane em todo caso ante todo, se deveria pautar pela presunçao de inocencia..nao custa nada esperar um pouco, que se aclare..e se resulta que é inocente?....e lem disso, se assim fosse, haveria que felicitar as autoridades..ja que sempre nos queixamos de que estas nunca fazem nada...
  • Manuel J. P. Sumbana Lindo, pergunta ao SISE e ao Noticias. Talvez nunca tenham ouvido falar de presunção de inocência.
    12 mins · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, e daí devemos ficar indiferentes?
    12 mins · Like · 1
  • Aurélio Bull Guebuza Li, mas volto a fazer a mesma questão para todos incluindo a autora do poste: -(...) empresario com ligaçoes ao partido FRELIMO... Será que os supostos sequestros beneficiavam directamente à este partido?
    10 mins · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Bull e se não beneficiava?

8 comentários:

Anónimo disse...

Ai e??????

Anónimo disse...

Ponham esses monhés nos calabouços!!!! Chamar outros de pobres???? É pobre, mas anda na rua de cabeça erguida, e este monhé, usa 2 diferentes nomes porquê? O filme está queimado?????? Grandes vidas, grandes gastos, agora vais saborear o gosto de viver desonestamente. Monhé, usa a cabeça e não o bolso.

Anónimo disse...

Este monhé quer viver grandes vidas e sair impune, sair em alta da jogada governamental? O nosso governo, é como a máfia, monhé que entra na bolada, é explorado o seu taco, usado e abusado, e para sair do grupo, ou sai preso ou sai morto. Agradece por ires preso.

Anónimo disse...

É muito bom ter politicos corruptos, os lucros nos ditos businesses sao maiores, uma sopinha aqui, uma sopinha ali, uma viagem para a esposa do sr. Deputado gratuita, um Range Rover 0 km, para a esposa do tal ministro, e assim vem os grandes lucros, enfim MAPUTADAS.

Anónimo disse...

O Samora Machel tinha poderes ocultos, já previa a corrupção pessoal, dos seus camaradas, bem que ele dizia: Os meus camaradas, não podem aceitar garrafas de whisky, como presentes, pois isso é suborno! Grande Samora Machel!!!!!

Anónimo disse...

Ouve, você vai chamar monhés a sua mãe! Seu ignorante, iletrado.

Anónimo disse...

Vocês monhês andam a sujar o nome do nosso moçambique, este levava grandes vidas, viagens de helicoptero, agora esta detido por raptos, o outro vende capulanas, e tem 20 lojas e um centro comercial, o outro criava patos e hoje é bilionário, o meu pai criou cabritos e nunca viu 100 mil mts a sua frente, estes tipos devem ter bons curandeiros!!! Awena!

Anónimo disse...

O seu pai se calhar era apoiante da Renamo, é por isso que nunca subiu na vida, certamente subir, só de escadas.