sábado, 26 de abril de 2014

Impasse perigoso

Impasse perigoso
A situação de grave, e extremamente perigoso, impasse em que nos
encontramos é, na minha opinião, resultado de decisões erradas que
foram sendo tomadas com base numa arrogância irresponsável.
Durante muito tempo, a Renamo, através de Afonso Dhlakama, andou a dizer que as coisas não podiam continuar como estavam, que os Acordos de Roma tinham sido espezinhados e que a sua paciência estava a chegar ao fim. No entanto, ninguém lhe ligou nenhuma e tudo continuou na mesma.
A certa altura, num encontro da direcção da Renamo, em Quelimane, há quase três anos, os militares daquele partido decidiram que o tempo das palavrinhas mansas do seu dirigente tinha acabado e passaram a falar grosso. Isto é, começaram a ameaçar com o regresso à luta armada.
Muitos de nós nos apercebemos do alto risco que essa mudança implicava e alertámos para a necessidade de negociações sérias, entre o Governo e a Renamo, para afastar o fantasma da guerra. Mas ninguém nos ligou nenhuma. E o diálogo que foi iniciado foi tudo menos sério. Como dizem os brasileiros aquilo era conversa para o boi dormir de pé.
Nada das reivindicações da Renamo era possível, tudo era inconstitucional ou ia contra o sagrado princípio da separação de poderes.
E o impasse ia continuando, semana após semana.
Mais tarde descobrimos que o Governo andava por aí, nos mercados de armamento, a comprar material de guerra, muito dele em segunda mão, para resolver o problema da Renamo por via militar.
Só que, entretanto, a situação se tinha azedado completamente e o chumbo quente tinha começado a voar no centro do país, vertendo sangue moçambicano.
Talvez nessa altura ainda tivesse sido possível uma negociação séria. Dhlakama estava em local conhecido, Satunjira, e teria sido fácil conversar com ele.
Mas alguém terá convencido o nosso visionário e clarividente Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança de que a solução militar ainda era possível. E ele ordenou o ataque a Satunjira.
A partir daí foi aquilo a que assistimos. Combates uns a seguir aos outros, sempre com a sensação de que tinham sido ganhos pela Renamo. Os homens desse movimento começaram a aparecer em Nampula, em Inhambane e em Tete. Alguém falou, inclusivamente, da Província de Maputo. E isto foi, claramente, um aviso de que a guerra poderia ser alargada a todo o país.
E o Governo percebeu que não tinha forças para enfrentar essa ameaça se ela se viesse a concretizar. Isto é, em termos militares, a Renamo
ficou numa posição de força.
É quando começamos a ver o Governo a recuar, em passo de corrida, na frente das negociações. Tudo o que, antes, era completamente impossível passou, agora, a ser possível e desejável. O pacote eleitoral foi aprovado
numa festa e tudo parecia correr no melhor dos mundos.
Só que os principais argumentos da Renamo são os seus homens armados. Sem eles as suas reivindicações ainda hoje estariam a ser respondidas com a habitual arrogância. Portanto, ela está a exigir uma alteração profunda nas Forças de Defesa e Segurança que lhe garanta que, desarmados os seus homens, não irá ser perseguida e desbaratada militarmente. Em resumo, se o Governo tivesse encarado este problema com seriedade, há mais de dois anos, procurando chegar a acordos políticos muito semelhantes ao pacote eleitoral agora aprovado, não estaria a negociar, neste momento, com uma faca encostada ao pescoço
e o risco de um súbito agravar da situação militar.
Além de que, principalmente, não teriam morrido, ou ficado feridos, uns milhares de moçambicanos e não nos arriscávamos a que isso vá continuar a acontecer. Se é que não se agrava mais.
Machado da Graça, Savana, 18/04/14
Like ·
  • Aderito Bernardo Junior O gov sempre soube dos problemas e os ignorou como se dos efeitos dessa ignorancia nao interessasse a nenhum Moz. Agora renamo deve optar por coligar se a outros partidos e fazer um marcha frente.o mdm deve parar de apoiar a frelimo no parlamento mesmo k ixo nao tenha efeito pela maioria esmagadora da frelimo.
  • Leonel Chisseve Esta e a verdade dita duma maneira mais simples para ser entendida pelos cepticos que continuam a promover a guerra usando o sangue derramado por homens e mulheres que por terem jurado a bandeira estao a ser forcados a defenderem interesses anti-democraticos
  • Abdullah Abou-Shakur O governo (na pessoa do PR) pouco se importa e apostou as vidas dos moçambicanos num típico jogo de lotaria. Ou tudo ou nada, numa clara evidência q nao se importou e nem se importa com o povo q muito diz "amar".
    A arrogância e hipocrisia que marcam se
    us discursos lhe sao peculiares típico de um dirigente que usa o povo e o Estado para tudo, menos em prol do bem estar do povo... povo que jurou proteger acima de todos as circunstâncias e interesses, pela Constituição de que é o garante.
  • Ana Frei O pior que o sangue derramado nao afecta a nenhum familiar dos mandantes da guerra, por isso a preocupacao de terminar a guerra e de menos....

Sem comentários: