sexta-feira, 11 de abril de 2014

BOINAS VERMELHAS SOFREM GRANDE CATÁSTROFE EM SATUNGIRA/VUNDUZI

 



¤ Abatidos dois oficiais
Na passada terça-feira, 8/4/14, postamos aqui sobre uma emboscada em Mucodza e Tazaronda, onde as Fadm sofreram baixas. Parece que as Fadm decidiram fazer uma retaliação e enviaram ontem para região de Satungira uma companhia de tropas (100 homens) especiais boinas vermelhas que veio da beira ou Chimoio.
A companhia juntou se a um outro grupo de tropas regulares estacionados em Gorongosa e avançaram espavoridos para Satungira. Diz-se que os boinas gabavam-se que queriam demonstrar aos guerrilheiros que eles eram os verdadeiros comandos porque os outros militares dão mimos ao guerrilheiros.
Quando as tropas ultrapassam a ponteca do rio Madzimatchena, na prática a 3 ou 5 km de Vunduzi caíram numa pesada emboscada. Grande parte das tropas que se juntaram em Gorongosa fugiram para as matas logo que ouviram o primeiro tiro por terem tido experiencias nas derrotas anteriores e os boinas tentaram exibir o seu alto grau de treino e foram em grande parte aniquilados e o remanescente fugiu em debandada.
Não temos os números de mortos mas podem superar largamente 40 porque a derrota foi total e o ataque a curta distancia. Dois comandantes, presumivelmente um major e coronel tombaram no terreno. Os oficiais viajavam nos jipes. As perdizes recolheram as armas e retiraram se. Há relatos de deserção de todo grupo dos boinas remanescentes.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=ts

Comments

1
Gwenjere Jr. said...
Por detraz destes acontecimentos (a continua escaramussas)no teatro de operacoes, esta o interesse de ganhos economico-financeiros dos soldados de altas patentes da Frelimo (Governo) que estao nos gabinetes. Pois em tempo de guerrar, ha muito dreino de cash para as suas algibeiras. do que em tempo de Paz, onde ficam esquecidos...

Sem comentários: