quarta-feira, 9 de abril de 2014

Jornalistas noruegueses: sanções contra Dmitri Kiselev contrariam liberdade de expressão

 

dmitri kiselev, sanções, proibição, união europeia, Barents Press International, Amund Trellevik, liberdade de expressão

O diretor-geral da agência internacional de informação Rossiya Segodnya, Dmitri Kiselev, não poderá participar do encontro anual da comunidade jornalista da Região de Barents (Europa do Norte).

A União Europeia incluiu o nome do conhecido telejornalista na lista dos russos não autorizados a entrar ou a permanecer no território da UE.
Dmitri Kiselev é o único jornalista no mundo em relação ao qual foram introduzidas sanções políticas pessoais. A filial norueguesa da agência Barents Press lamentou profundamente a proibição da entrada de Kiselev na Noruega.
Amund Trellevik, membro da direção da filial norueguesa da Barents Press, que havia convidado anteriormente Dmitri Kiselev a participar da reunião anual de jornalistas da Rússia, Noruega, Finlândia e Suécia, a decorrer no fim deste mês na cidade de Kirkenes, no litoral ártico, disse por telefone de Murmansk à agência Rossiya Segodnya:
– Convidamos ele pela primeira vez no outono passado para participar do encontro anual da organização jornalista internacional Barents Press International. Dmitri Kiselev é conhecido jornalista russo, admira a Noruega e estudava norueguês ainda na universidade. Ele já visitou várias vezes a Noruega, conhece muitos jornalistas noruegueses e estava também na Região de Barents. Gostaríamos de convidá-lo a participar neste encontro anual, para discutir diferentes temas, e transmitimos o convite muitos meses antes da crise da Crimeia.
Atualmente, ele está proibido de entrar na Noruega. Kiselev é o único jornalista sujeito a sanções políticas. O que, a seu ver, isso poderia significar?
– Quanto sei, ele foi incluído na lista de pessoas em relação às quais foram introduzidas sanções na concessão de vistos. A Noruega não faz parte da União Europeia, mas entramos na zona Schengen. Ouvi falar que Dmitri Kiselev não solicitou um visto norueguês. Como entendo, o visto dele ainda não foi recusado.
Mas será recusado, se solicitar?
– Não duvido que acontecerá assim.
Como reage à proibição do jornalista Dmitri Kiselev de entrar na União Europeia por causas políticas?
– Consideramos que isso não resolve a situação e por isso não apoiamos a recusa de conceder o visto ao sr. Kiselev.
Concorda que tal viola a liberdade de expressão?
– Sim, isso é uma violação da liberdade de expressão, porque o sr. Kisselev não poderá participar do nosso encontro anual e intervir, no mínimo, perante uma centena de jornalistas da Região de Barents, assim como da Rússia.
Sabemos que Dmitri Kiselev é uma figura bastante contraditória tanto na Rússia, como na Europa. Esta foi uma das causas pelas quais o convidamos ao encontro. Acreditamos que a proibição de expressar livremente seus pontos de vista não seja uma saída da semelhante crise. A crise da Crimeia e a crise entre o Ocidente e a Rússia serão uns dos principais temas da conferência. Por isso gostaríamos muito de que o sr. Kiselev participe do nosso encontro.

Sem comentários: