quarta-feira, 30 de abril de 2014

Chegará um momento em que o governo dirá basta”

Chegará um momento em que o governo dirá basta”
Ouvir com webReader


Chissano sobre as conversações com a Renamo
Joaquim Chissano diz que vai chegar um momento em que o governo “não vai dar mais espaço às exigências absurdas” da Renamo
O antigo presidente, Joaquim Chissano, lamenta o facto de a Renamo insistir no uso da via das armas, matando inocentes e destruindo bens privados, como forma de forçar o Governo a ceder aquilo que em eleições democráticas não consegue.
Chissano falava numa entrevista conjunta concedida, em Lisboa, à AIM, Agência Lusa e ao Diário de Notícias, à margem da conferência de dois dias com o tema “A ditadura portuguesa – porque durou, porque acabou”, que terminou, quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, capital portuguesa.
Questionado sobre o ponto de situação da tensão militar no distrito da Gorongosa, o ex-Presidente da República admitiu a hipótese de Afonso Dhlakama ter alguma possibilidade de criar certa instabilidade nas populações, mas não a capacidade de levar a cabo uma guerra.
Chissano defendeu a importância de manter a estabilidade política e a democracia no país, sublinhando que a própria Renamo “já entendeu que é melhor participar em eleições”, numa altura em que os moçambicanos elegeram o combate à pobreza como principal desafio.
Num claro desafio ao Governo, Afonso Dhlakama ameaçou impedir as eleições gerais (legislativas e presidenciais) de 15 de Outubro deste ano, caso o seu partido (Renamo) não participe no escrutínio, numa entrevista divulgada, esta quarta-feira, pelo Jornal “Canal de Moçambique”.
Trata-se da primeira entrevista de Afonso Dhlakama nos últimos três meses, depois de ter falado a órgãos de comunicação social moçambicanos e estrangeiros, algures a partir da serra da Gorongosa, onde se refugiou em Outubro de 2013, quando foi desalojado da sua base de Santungira pelo exército moçambicano.
O PAÍS – 29.04.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

Chissano e' um idiota que passa a vida a dizer baboseiras quando lhe convem para engraxar o Guebuza! Estaria mais certo se disse que chegara uma altura que o POVO dira "BASTA!" As macacadas da bandida Frelimo e varrer a eles todos incluido o proprio Chissano bandido!