terça-feira, 15 de abril de 2014

RENAMO - EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE

Por Sibyl W. Cline(1989)

Renamo_defesademocracia_capa

Considerações Preliminares
Com a publicação do livro «EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE»», da autoria de Sibyl W. Cline, mais não se pretendeu do que contribuir para um amplo esclarecimento da opinião pública portuguesa sobre as diferentes perspectivas existentes no que se refere à presente situação polí­tica moçambicana.
O que se tem vindo a publicar dando a conhecer a perspectiva do Governo e do partido único, i.e., da Frelimo não permite, só por si, dar uma ideia objec­tiva e isenta sobre a realidade de um país que atra­vessa uma grave crise económico-social, agravada pela guerra civil que, há mais de treze anos, dilacera uma comunidade martirizada.
Pouco ou nada se tem dado a conhecer sobre a perspectiva dos movimentos oposicionistas moçam­bicanos e, muito em particular, sobre a Renamo.
Para quem considera fundamental o acesso a uma informação plural, bem como a livre confronta­ção de ideias, jamais faria sentido privar a opinião pública de uma parte essencial da informação neces­sária à formulação de juízos de valor norteados pela preocupação da busca de uma sempre maior objecti­vidade de análise.
Daí que a publicação de «EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE»» se apresente, em meu entender, como uma contribuição positiva.
Na certeza de que só confrontando as mais dife­rentes perspectivas, sem subterfúgios, se criarão as condições propiciadoras do diálogo entre as partes envolvidas no conflito moçambicano, pré-condição da obtenção da paz, sem a qual não haverá desenvol­vimento económico e social.
Como não ficaria bem com a minha própria
consciência se não aproveitasse a presente oportuni­dade para salientar que, em meu entender, jamais poderá haver um autêntico desenvolvimento econó­mico e_so_cJ4l e uma verdadeira melhoria das condi­ções de vida da população moçambicana sem liber­dade e sem democracia.
A liberdade e o desenvolvimento são indissociá­veis.
Na hora que atravessamos, tudo indica começarem a existir boas perspectivas de paz: os encontros entre a RENAMO e a FRELIMO em Roma, no mês de Julho, constituíram um prenúncio positivo.
Deste modo, sou dos que encaram com optimis­mo o futuro de um país de grandes potencialidades que, até agora, tem sido votado por muitos ao es­quecimento e condenado ao sofrimento ditado por uma guerra injusta.e desgastante.
António Rebelo de Sousa
NOTA: MOÇAMBIQUE PARA TODOS muito em breve publicará esta obra na sua totalidade, para um melhor conhecimento da História de Moçambique.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Comments

1
Francisco Moises said in reply to Josefa Magwendere...
Parece me que voce vê as coisas no parametro de eleiçoes honestas, justas, transparentes e democraticas, uma hipotese que se pode descartar para Moçambique enquanto a Frelimo recorrera a batotas eleitrorais e ao uso da força bruta. Queira acreditar ou nao, neste momento é a Renamo que comanda admiraçao de muita gente por ser a unica força que tem o poderio fisico de disciplinar e indireitar a brutalidade fisica da Frelimo.
Como é que voce vê a honestidade enquanto a poucos meses a Frelimo usou a sua FIR massiva e brutalmente nas chamadas eleiçoes autarquicas? E concordo consigo no ponto que diz que o maior inimigo da Renamo é a propria Renamo e o maior inimigo da Frelimo é a propria Frelimo.
A Frelimo sera o proximo governo outra nao por popularidade mais por força e batotas eleictorais.

2
Josefa Magwendere said...
Interessante. Ha muitas probabilidades de a Frelimo passar a oposicao em Mocambique e ocupar a actual posicao da Renamo como segundo maior partido da oposicao e a Renamo ocupar a posicao transitoria do MDM, enquanto este pula naturalmente para o topo. O maior adversario da Renamo eh a Renamo, o maior adversario da Frelimo eh a Frelimo e juntos apoiam e reforcam o posicionamento do MDM. No proximo Parlamento teremos: 140(MDM); 80(Frelimo) e 30 Renamo. Este o novo mapeamento politico, quer acreditem ou nao, o 15 de Outubro vai trazer muitas novidades.
3
Umbhalane said...
CANDIDATO NATURAL
Há dias escrevi um prognóstico muito arriscado, dizendo que Daviz Simango seria o candidato NATURAL do MDM – o que passados escassos dias se verificou.
Quererá isso dizer que Simango é o dono, o caudilho, o ditador do MDM,
ou o candidato melhor posicionado para representar o MDM nas eleições que se avizinham?
Se escrever que o José (IN)Seguro é o candidato natural do PS (Portugal), quererá significar que é o dono do PS?
Candidato natural é aquele que se destaca de todos os restantes, sem margem para quaisquer dúvidas, para os devidos efeitos do partido, mormente os próximos actos eleitorais.
Afonso Dhlakama é o nosso líder natural.
Neste momento É, sem margem para quaisquer dúvidas, e de muito longe, o melhor posicionado junto do Povo Moçambicano em termos gerais, nomeadamente a sua enorme notoriedade, respeito e grande reconhecimento.
É o nosso líder.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
4
FM said in reply to Francisco Moises...
Eu quero esse livro :-)
Quero ter informações do maior número possível de pontos de vista diferentes, para analisar cruzando o que dizem uns e outros, ganhar distanciamento de todos e formar o meu ponto de vista / argumento, para outros depois juntarem mais esse ponto de vista e cruzarem tudo de novo, de preferência encontrando provas documentais a provar que eu esteja errado :-)
5
Francisco Moises said in reply to José Carlos Cruz...
Nao vou comentar no muito do que disse visto que ja toquei quase em todos os pontos que o senhor analisou aqui nao sa mesma maneira como o senhor, mas ja o fiz.
SOMENTE PARA FELICITA-LO POR TER DITO QUE PENSA QUE DHLAKAMA NAO É DIRIGENTE NATURAL. UMA ASSERÇAO DESTE TIPO QUE DIFERE DA VISAO DO BISSOPO VINDO DUM OUTRO MEMBRO DA RENAMO É MUITO SIGNIFICANTE.
OBVIAMENTE, VOCES DA RENAMO NAO QUEREM SER CONSIDERADOS COMO OBJECTOS DE RISO E DE RIDICULO POR CAUSA DUM PENSAMANENTO QUE DESCREVE O DHLAKAMA COMO DIRIGENTE NATURAL. PENSO QUE CABEÇAS PENSANTES DEVEM SE DISTINGUIR, CUSTE QUE CUSTAR, MESMO SE PODEM PROVOCAR A IRA DO DHLAKAMA E DOS LAMBEBOTAS EM SEU REDOR.
6
Francisco Moises said in reply to FM...
Obrigado por factos sobre a vida do Bob Mackenzie. Conhecia alguns destes. Se ele se bateu pela Rodesia, a Rodesia que inicialmente apoiou a Renamo, Mackenzie nao pode ser acusado de ter sido agente dos Zimbabweanos do Robert Mugabe. Parece-me, digo parece-me (parece eu ter lido isto algures), que ele participou naquela operaçao de queimar tanques de gasolina na Beira.
Ele era um inimigo do governo do Mugabe e nao podia ter sido agentes dos zimbabweanos. Pode ter sido isto a confusao do Dhlakama. Rodesia foi de Ian Smith enquanto que Zimbabwe é do Robert Mugabe. Com isto nao quero dizer que Dhlakama devia forçosamente aceita-lo.
Que tambem seja bem entendido que so dei factos que conheço e nao queiro de modo algum ser entendido que esteja a dizer a Gil para nao publicar o livro. Sou da opiniao que os leitores, pesquisadores historicos e politicos terao muita coisa aprender deste livrinho.
7
Francisco Moises said in reply to Kodjaiwamue...
Penso que Kodjaiwamue fez muito esforço para justificar porque Dhlakama foi e tem que ser o dirigente da Renamo, custe que custar. Duvido bastante que ele Dhlakama foi e é dirigente da Renamo visto que as pessoas gostam muito dele, como o senhor diz. Ele fez tudo por tudo para que nao houvesse e faz tudo por tudo para que nao haja uma alternativa a ele na Renamo.
O que o senhor diz em defença da vitalisaçao do Dhlakama no seu poder na cadeira da Renamo, o mesmo se diria dos ditadores que permaneceram nos poderes até as suas incapacitaçôes fisicas ou mortes naturais ou assassinios tais como Josef Staline, Adolf Hitler, Salazar, Mao tse-Tung, Banda, Idi Amin, Mobutu Sese Seku Kuku Ngbendu wa Zabanga, François Duvalier, Agostinho Neto, Francisco Macias Nguema e tantos outros ditadores dos tempos modernos.
Dhlakama como aqueles outros ditadores permanece no poder da Renamo depois de 35 anos visto que nao permitiu que outros os substituissem e considera a Renamo como propriedade pessoal. E nunca mesmo lhe passou na cabeça que pode se demitir.
Obviamente, concordo, apesar do meu desagrado pela ditadura do Dhlakama, que agora, nesta hora de confusao, nao seja o tempo de substitui-lo. Mas se os homens com ele nas matas pensam que deve ser subsituido visto que ultrapassou o seu tempo de estar na cadeira presidencial da Renamo, entao esta seria a sua opçao e nao a minha, mas pelo menso que nao o matem como tem sido praticas terceiro-mundistas.
Se ainda o mantem na cadeira é visto que nao tem cultura de mudança de liderança e isto é forte pena. Mais que nao tragam estas tendencias frelimistas que ele trouxe a Renamo da Frelimo para os moçambicanos que se batem para o direito de poderem mudar os seus dirigentes.
Parece-me que voce e eu vemos as coisas muito diferentemente. Eu militei na Frelimo e tentamos mudar a liderança de Mondlane em 1968 depois deste estar no poder por 6 anos visto que achamos que ele nao respondia as exigencias do tempo e nao era democratico.
Depois passei a viver no exterior e num dos pais mais democraticos que existam sobre a face da terra onde os dirigentes civis e politicos sempre eleitos transparentemente em eleiçoes que ninguem jamais contesta a niveis partidarios, municipais, provinciais, estais ou nacionais e onde estes mesmos lideres nao tem poderes prepotentes que os lideres da Frelimo tem ou que o Dhlakama tem na Renamo.
Ha duas semanas atras, alguem na BBC World TV estava a dizer que o Canada era mais democratico do que os Estados Unidos da América.
Nas eleiçoes civis, provinciais, estatais ou nacionas, voce nunca podera ver policia ou soldados do exercito em qualquer parte de votaçao.
A prepotencia dos lideres da Frelimo ou do Dhlakama pode ser coisas normais para si e alguns outros visto que nunca realmente conheceram a democracia como na qual vivo. Diga a alguem algures em paises democraticos e mesmo em paises nao democraticos como Moçambique que alguem que ficou no poder por 35 anos como o Dhlakama o faz na sua Renamo esta a comportar-se normalmente ou democraticamente. O senhor tera muitos problemas em ser percebido.
Foi algumas duas semanas atras que a Primeira Ministra da provincia de Alberta neste pais se demitiou primeiro por ter sido acusada de ter usado 40,000 dolares dos contribuites para despesas pessoas e para ir a Africa do Sul para o enterro do Mandela. Admitiu esto acto e prometeu reimbursar a importancia. Demitiu-se tambem por causa de certos comportamentos dos seus colegas no partido conservador na provincia.
Muito interessante que o senhor pensa que eu tenha algo de pessoal contra o Dhlakama. Nao senhor! Falei neste blog muito mais depreciadamente do Mondlane, do Samora Machel, do Chissano que apelidei de tsotsi e assassino e do Guebuza doq eu do Dhlakama, e no entanto o senhor nao diz que eu tenho algo de pessoal contra aqueles quatro individuos da Frelimo visto que pensa que posso condena-los e nao fazer o mesmo ao Dhlakama visto que o senhor o apoia.
Quando digo que a Frelimo foi encostada na parede pela Renamo durante a guerra civil nao devia de modo algum significar que eu deva aplaudir a liderança vitalicia do Dhlakama. Eu mais do que voce sempre defendi a causa da luta da Renamo enquanto estando muito critico da liderança do Dhlakama.
Nao tenho nehum interesse pela politica de Moçambique. Tentei estar nela no passado e basta. Passo a fazer outras coisas.
Labute pela verdadeira democracia e nao pela eternisaçao de individuos nos poderes municipais, partidarios e nacionais. O seu apoio dum individuo que fala da democracia e faz tudo ao contrario prejudica a causa da luta pela liberdade e da democracia em Moçambique.
Seja um verdadeiro lutador pela liberdade.
8
José Carlos Cruz said in reply to Kodjaiwamue...
Se o consenso é que Dhlakama perdeu as eleições de 1994, 1999, 2004 e 2009 em processos livres, justos e transparentes, será incómodo defendê-lo como líder da Renamo até hoje.
A questão fundamental que se coloca é que ele ganhou as eleições, tendo a Frelimo manipulado os resultados para se manter no poder.
Então o que fazer nesta situação? Mudar o candidato porque ganha sempre em votos mas que perde pela força e pela fraude?
Eu não concordo com o termo "candidato natural" porque classifica Dhlakama como o dono da Renamo, o que não é verdade.
Mas, pelo ponto de vista psicológico, penso que ele deve ser o candidato, porque é obrigação lutar-se pela reposição da justiça e a legalidade.
Com efeito, a Renamo luta constantemente pela justiça e a legalidade. Mesmo agora, por exemplo, em todas as mesas de recenseamento no País está presente um agente da PRM, o que é ilegal.
O objectivo da Frelimo é claramente mostrar aos eleitores que domina as assembleias de voto, que detém a força, que pode agir fora das normas e das leis para impor a sua vontade.
Desta maneira qualquer pessoa, que sonhe ver uma mudança no governo, apercebe-se logo que votar é uma perda de tempo. A Frelimo é ainda quem manda, e as leis de nada servem porque ninguém obedece.
Se as forças de segurança não forem tiradas das mesas de voto e afastadas para fora do perímetro de raio de 300 metros como manda a lei, a abstenção vai aumentar cada vez mais, o que beneficia a Frelimo, porque pode encher as urnas à vontade, sem oposição.
A Renamo ainda tem muito que fazer para impor a lei nos processos eleitorais - e em toda a actividade pública, se conseguir tomar o poder.
9
FM said...
Sandy Alexander Sloop era norte americano da United Press International, o qual se suspeitava ser agente da CIA, diz quem diz que sabe :-)
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/06/adelino_serras_.html
10
FM said in reply to Francisco Moises...
Bob Mackenzie foi capitão das Rhodesian SAS (C Squadron 22), e trabalhou diretamente com a Renamo, nomeadamente numa situação de libertação de reféns, onde esta força de mercenários era especialista. Colaborou também com a Unita. A quando da criação do Zimbabwe, passou a integrar forças Sul Africanas.
Em casamento anterior, Sibyl foi casada com Stefan Halper que esteve envolvido na questão "Irão-Contras".
Com fortes ligações à CIA, neste período da história onde os paises africanos serviam de tabuleiro e os seus lideres de peões para a guerra fria, é dificil (ou então bastante fácil) adivinhar o porque da hostilidade de Dhlakama, mesmo perante as aparentes boas intenções. Devia de estar escaldado ... digo eu ... mas sou um simples tuga que pouco percebe disto ;-)
11
Umbhalane said in reply to Kodjaiwamue...
Continua assertivo na continuação.

"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
12
Kodjaiwamue said in reply to nito alves...
E qual e problema de querer as doces fatias do bolo? Ou so alguns tem o direito desse tal doce bolo? Acho que esta a fazer um equivoco grave entre dirigir o pais e dirigir um partido a distancia e grande.
Os partidos são formados para alcançarem o poder a nível do estado por vias democrática depois disso podem considerar objectivo alcançado, antes disso o objectivo não esta alcançado e portanto a luta continua unidos em torno do mesmo ideal e dos mesmos símbolos.
Dhlakama e um dos principais símbolos da luta neste momento.
Se vocês ficam nervosos por saber que o líder da Renamo Continua o General Dhlakama e porque sabem que ai vão ter que baixar a bolinha ou de contrario nem falariam alto desse assunto para não tirar a forca do pescoço da Renamo.
Bom... se for Moçambicano ou se no mínimo gosta dos Moçambicanos lute para o bem de todos sem procurar diabolizar a ninguém.
Mandela ficou Líder do ANC ate chegar ao poder e isto não foi coincidência.
Todos os partidos no mundo tem seus pontos de união para alguns os pontos são representados por grupos mas para outros os pontos são representados por pessoas cada caso e um caso.
Não estou a tentar convencer-lhe a mudar de ideias só gostaria que entendesse que não somos todos uns distraído para brincarmos com coisas serias.
Mudar as pessoas por si não significa estar a praticar a democracia muito menos estar a mudar por mudar ou por imitação.
A Swazilândia já mudou varias vezes de Monarcas para si o que significa isso, que a Swazilândia e um pais Democrático?
Quando o império montado em Moçambique acabar ai voltamos a conversar, agora não e tempo para andar a brincar as alternâncias futeis
13
Free Lancer said in reply to nito alves...
Caro Ilustre nito alves!
voce tem em demasia o habito de "meter todos no mesmo saco". Todo e qualquer que comentem de forma diferente, logo lhe atribue como se fosse membro ou simpatizante da Renamo....
Lamento muito...
14
Free lancer said in reply to Kodjaiwamue...
Nao tiro nem acrescento uma virgula.
15
Umbhalane said in reply to Kodjaiwamue...
ASSERTIVO.
Consabidamente assertivo.

"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"

O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
16
nito alves said in reply to nito alves...
Ps!..Mas,nao sao voces que, nos anos 80 criticavam a Frelimo de estar a diriger o País por tanto longo??..Nao sao voces?...E ,hoje,sobre o Afonso arranjam desculpas e razoes???...Senhores,sejam coerentes com o Povo Moçambicano...Nao brinquem ou nao pensem que sejamos estupidos...Os factos falam por si mesmos...Sabe-se o que querem o Afonso e a Renamo:
-As doces "fatias do Bolo"
17
nito alves said in reply to Kodjaiwamue...
...Que me perdoe,mas vou tentar responder um pouco em nome do Dr.Francisco:
-O Dr.Moises nao tem a nada contra o Afonso...Milhoes e milhoes de Moçambicanos pensam como o Dr.Moises-Faça um inquerito(genuino-sem tendencias ideologicas) 35 anos nao bastam??...O Sr.diz e quote:
"Acho que não preciso lembrar aqui que os estatutos do partido não limitam o tempo de liderança"........Entao esse Partido nao sabe o significado da Democracia...A Frelimo tem razao:Voces naos sao democratas..ou fingem de ser!
Ps...que eu saiba o Dr.Moises nao tem nenhum interesse economico ou politico-mas,sim ele quer vos ajudar..mais uma vez,voces nao querem ouvi-lo...coitadinho de voces...Voces estao perdidos politicamente
18
Kodjaiwamue said...
Caro Francisco
Depois de ter lido vários comentários seus neste blog fico impressionado com o conhecimento que tem sobre a historia recente de Moçambique, infelizmente da mesma forma que fico impressionado pela positiva também fico impressionado pela negativa.
Pela positiva porque acho que pessoas com o conhecimento que sr. tem são um tesouro para a nossa historia.
Pela negativa porque acho que não esta a contribuir devidamente para a educação dos Moçambicanos.
Da para perceber sem muito esforço que o Sr. tem uma aversão pelo líder da Renamo e quanto a mim esta aversão so pode ser motivada por algo de muito pessoal, alias cada vez que leio seus comentários fico mais claro nisso.
Sinceramente acho que por esta aversão que o sr. sente esta a fazer um juízo deturpado da situação a ponto de estar a incorrer a contradições na logica dos seus raciocínios.
Acho também que pode estar correr o risco de estar a subestimar a inteligência dos Moçambicanos, sim , porque Dhlakama para se manter na liderança da Renamo este tempo não há de ser por meros princípios ditatórias dele, de certeza que ele tem apoio de muitas pessoas deste pais.
Ele sobreviveu a varias situações de liquidação e para isso contou sempre com a proteção das pessoas.
Pela experiencia que tem e acredito que também seja inteligente o suficiente para saber identificar quem e seu amigo e quem e seu inimigo.
Lembrar apenas que Moçambique teve um presidente que morreu em acidente, assassinado ou não a sua morte levantou um debate que ate hoje não tem desfecho, não se sabe se houve uma conspiração interna ou se foi uma encomenda do exterior, portanto o que quero dizer e que quando um individuo dirige pessoas que não gostam dele não dura tanto tempo assim.
A Luta iniciada pela Renamo tinha e continua a ter objectivos, alguns já alcançados e outros por alcançar e portanto enquanto não se chegar a meta não há que dispensar pecas no xadrez.
Eu dizia que o sr. se contradiz, pelo menos em termos de raciocínio, o sr. sabe melhor que ninguém que o regime instalado em mocambique não cede apenas por causa de democracia de papel, formalismos vazios, este regime para ceder tem que ser pressionado a serio, pisar os calos. Muitos compatriotas nossos desapareceram e outros tiveram que exilaram-se para não serem mortos por revindicarem direitos humanos, alias eu li algures em seus comentários que a Frelimo se cedeu no actual dialogo porque foi encostado a parede. O que não consigo ou descnsigo,pedindo por emprestado o termo de Umbalane, e como e que acha que a Renamo esta em condições de dispensar a contribuição de Dhlakama nesta altura do campeonato?
So a experiencia dele e um factor de motivação, coesão do grupo e inspiração, e verdade que ele não e insubstituível nem pode ser porque ele também e humano mas convenhamos ele ainda e o melhor de entre os melhores pelo menos para dirigir a luta rumo ao alcance dos objectivo.
Acho que não preciso lembrar aqui que os estatutos do partido não limitam o tempo de liderança.
A respeito da Ditadura ou Democracia para mim estes termos são subjetivos.
Um pais que tem muitos partidos mas apenas dois se alternam no poder tem Democracia ou Ditadura? Uma monarquia como o da Swazilândia onde todos se unem voluntariamente em torno de uma figura tem ditadura ou Democracia? Um pais onde se realizam eleições mas só ganha aquele que e mais forte em termos de forca das armas,tem acesso a manipulação de resultados eleitorais tem Democracia ou Ditadura?
O mundo já e governado com uma ditadura
Nos estamos aqui sabemos melhor como se vive aqui em Moçambique, mesmo sem guerra das armas nos estamos sempre em guerra das almas.
19
nito alves said in reply to Francisco Moises...
....Que receba todos os insultos mas, continue a ajudar-nos a compreender esta grande Decepçao da Renamo (e da Frelimo)...Ja, nos fins dos anos 80 com os Evos,Paulos Oliveiras,Lopeses,etc,etc etc em Lisboa ja se sentia esta falta de politica seria e clara da Renamo....A ala militar da Renamo era,e "é"forte mas a politica foi e continua a ser sempre fraca.....e ainda continuam a afirmar de que o Afonso é o lider natural...assim dizia a Frelimo sobre o Samora...que palhaçada estupida e infantil....
20
Francisco Moises said in reply to nito alves...
Penso que a Sibyl Cline ficou muito impressionada pela força militar da Renamo e idealizou que aquilo que via representava na verdade a cara politica da Renamo. Podia ter sido, mas tudo depende dos lideres. A Renamo nunca teve a liderança que pudesse praticar a liberdade.

Como na Frelimo, Mondlane, que tinha uma grande educaçao e que vivera na America por doze anos nao era estranho aos principios da democracia, embora America nao seja sempre o melhor exemplo da democracia.
Se a Frelimo tivesse uma politica pela democracia e tivesse indoctrinado os seus membros em principios democraticos e nao com "Citaçoes do Presidente Mao tse-Tung, o pequeno livro vermelho de asnerias totalitarias de Mao Tse-Tung que cada guerrilheiro era dado em Nachingwea e nao tivesse praticado crimes contra a humanidade e tivesse apregoado principions de tolerancia e respeito por direitos humanos, a Frelimo nao teria se tornado em organisaçao criminosa, assassina e genocidaria em que se tornou.
A Renamo nasceu do odio dos crimes da Frelimo, mas sem na verdade uma politica de alternaçao politica e ideologica e sem o esclarecimento sobre principios democraticos na Renamo. Dhlakama queria que toda atençao estivesse virada e concentrada nele como um deusinho. Nunca e jamais pode haver a liberdade com um culto de personalidade. E Dhlakama tem a mentalidade dum régulo africano -- respeitado, temido, mandante e intolerante.
Daqui que o Bissopo diz que Dhlakama é o candidato natural. Com este tipo de declaraçao, muito poucos intelectuais e academicos podem respeitar a Renamo. Bissopo nao pode falar nenhma outra linguagem politica de liberdades visto que sempre viveu e praticou a adoraçao do Dhlakama.
Nao vivo para satisfazer a seja quem seja. E falarei sempre de acordo com a minha conscicencia.
21
Mbwititi said...
Que se publique já neste blog esta obra. Estou muito curioso, sr. Gil. Aliás, confesso que estou mesmo ansioso em ler esta obra. Força, sr. Gil.
22
nito alves said in reply to nito alves...
Ps!
..RENAMO - EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE, de Sibyl W. Cline(1989)
....Eu diria: Renamo-Em defesa da Ditadura em Moçambique...Olhemos os factos, e nada de demagogias futeis!
23
nito alves said...
Caro Dr.Moises,
Nao ha duvidas que o Sr.seja dos poucos que sabe bem sobre a Frelimo e a Renamo...consigo aprende-se tanto...Sinceros agradecimentos.
Sem contrair a sua analise sobre Bob Mackenzie,simplesmente gostaria de acrescentar que ele(o Bob)era um Mercenario....
O Sr.afirma,quote:
"O que me enjoa é depois ouvir estes homens falarem da democracia"...O Sr.em poucas palavras disse tudo!
Os nossos "amigos" simpatizantes do Afonso e da Renamo nao percebem ou nao querem perceber de que, um País nao pode falar de Democracia SE,os partidos Politicos e seus lideres nao forem democratas e transparantes....O que está em jogo é a transparencia e a democracia dos Partidos....Analizem bem as conversaçoes de que estao a decorrer em Maputo,entre a Frelimo e a Renamo..Uma simples tentativa de a Frelimo e a Renamo de se "apoderarem" de Moçambique e dos Moçambicanos...Ao longo prazo,a Renamo vai perder...
Ps!...Quanto ao nosso Bob Mackenzie(capitao das forças especiais sul-africanas)tinha ligaçoes estreitas com a inteligencia militar sul-africana-Este criminosos matou tantos negros...Houve zunszuns, que tambem estivesse nas "maos" dos ingleses...enfim,homem sujo,envolvido em actividades sujas
24
Francisco Moises said in reply to Francisco Moises...
Bob Mackenzie, o amante ou marido da Sibyl Cline, treinou tropas da Bosnia durante a guerra da Bosnia entre serbos bosniacos e o governo da Bosnia nos Balcoes.
Aventureiro por natureza, Mackenzie veio a morrer na Serra Leoa onde lutou ao lado dum dos grops bélicos durante a guerra civil naquele pais da Africa ocidenal.
25
Francisco Moises said...
Tive o livro da Sibyl W. Cline, uma amricana, e li-o na sua inteiridade em 1989. Ela propria mo enviou dos Estados Unidos. Na minha opiniao, o livrinho, curto com muitas fotografias, foi talvez a melhor obra que uma estrangeira tivesse feito. E lhe fiz esta apreciaçao por escrito.
Depois desta boa obra, Sibyl Cline queria e tentou regressar as zonas da Renamo e Dhlakama nunca se interessou por ela e tambem nunca agradeceu lhe pela boa obra. Nao me admiro. É comportamento ingrato tipico e classico do Dhlakama.
E depois ela ficou muito amarga e começou a ter reservas sobre o Dhlakama quando falava comigo pelo telefone. O meu embarraço era total. Queria lhe dizer o que eu pensava sobre Dhlakama, mas nao sabia como fazê-lo visto que tinha muitas coisas negativas sobre o chefe da Renamo e da sua camarilha de lambebotas em Gorongosa que lhe diziam que "Gorongosa sabe tudo" e que nao tinha nada a prender de quem quer que fosse.
Infelizmente, o comportamento da Renamo em relaçao a ela foi o mesmo em relaçao a um britanico que fez o primeiro filme de combate em que Dhlakama participou. Quando o britanico tentou regressar para fazer mais cobertura, Dhlakama nao o admitiu que que tinha apanahdo informaçao de que o senhor Sloop, penso que este seja o nome, era um agente dos zimbabweanos, embora quando o Sloop fez o seu filme nao havia ainda o Zimbabwe.
Dhlakama e a sua camarilha mostravam desinteresse total, senao mesmo comportamento hostil, aos poucos que tentaram fazer o melhor para apresentar uma imagem positiva sobre a Renamo quando o resto do mundo se deixava levar pela propaganda da Frelimo que a imprensa esquerdista no Ocidente repetia.
Foi na verdade a partir deste comportamento e dos seus lambebotas em Gorongosa ou dos infiltrados da Frelimo que lhe diziam que os poucos que escreviam a favor da Renamo eram agentes da Frelimo e dos Zimbabweanos.
E eu pensei: se fosse com a Frelimo, estas pessoas nao so seriam encorajadas para fazer a propaganda a favor dela, mas até ela os subornaria.
Do meu novo lugar, eu falava com a Sibyl W. Cline e fiquei convencida de que a Renamo sob Afonso Dhlakama era a sua propria pior inimiga no campo de informaçao e propaganda e que tentar ajudar a Renamo era uma pura perda de tempo visto que Dhlakama nao comprendia o valor de propaganda.
Eu tambem falei com o pai da Sibyl Cline que tinha uma organisaçao que promovia actividades contra o Comunismo nos Estados Unidos.
Sibyl Cline teve uma criança com um americano de nome Bob Mackenzie que vi no Malawi. Nao acredito que se tivesse casado com ele.
Bob Mackenzie tinha lutado no Vietname e queria ajudar treinar os homens da Renamo, mas Dhlakama nao quiz. Quando ele e outros que queriam ir fazer cobertura sobre a Renamo, Dhlakama deu lhes para sairem do Chire onde estavam visto que Dhlakama tinha sido "informado de que eles eram agentes zimbabweanos," de acordo com o proprio Dhlakama falando a mim.
Pensei: quem me dera se ele Dhlakama me tivesse pedido as minhas opinioes. Obviamente, Dhlakama nao quiz saber o que eu pensava e aprendi a ser muito cuidadoso com ditadores depois das minhas experiencias com os ditadores da liderança da Frelimo nos anos de 1960s e com os colonialistas portugueses que nao queriam saber nada de nos e nos tratavam como escravos.
Tal é o senhor Afonso Dhlakama, um homem que se deixa manipular por lambebotas e que nao gosta de alguem que lhe diga a verdade e o que pensa e sente. Se alguem se atreve a lhe dizer a verdade, os seus lambebotas logo lhe dizem: "esta a ver a Vossa Excelencia, o (Chico) ou (Antonio) pensa que a Vossa excelencia é bruto. Se nao cuidar bem, ele vai lhe arancar a presidencia."
O que me enjoa é depois ouvir estes homens falarem da democracia.

Sem comentários: