Hoje estive ausente mas reparo que andou por aqui aqui um debate quente provocado pelos propaganndistas de turno Imtiaz Vala e Sun Tzu Xingamuka! Independentemente do tema esses propagandistas fintam sempre as postagens e puxam para o que mais gostam, insinuaçoes sobre o MDM e Manuel de Araujo! Evidentemente que esse tipo de propaganda sem provas, so engana os mais distraidos que em nome da fideladidade ao Partidao nao ousam questionar nada! No meio da acusaçao baixa incentivada pelo G 40, alguem tentou saber a posiçao de Manuel de Araujo? Nada, a intençao é mesmo manipular, distorcer e achincalhar, mesmo sem provas.
O Manuel de Araujo escreveu o seguinte no mural de um amigo, por sinal amigo esse que é simpatizante da Frelimo:
"Tirando o respeito que tenho pelo meu irmao Eduardo White, gostaria de saber onde se formaram os que elaboraram a noticia! Fui docente de lingua portuguesa e sei o que e uma noticia! Fiquei surpreso nao so com o titulo mas tambem com o direito a capa! Li o artigo e ri-me ate nao poder mais! Alias, tenho que agradecer ao fotografo, pelo retrato do 'puto mais fofo'! E ignorancia demais para o corpo redatorial de um pasquim que se pretende veiculo de informacao credivel! Nao sei sinceramente se vale a pena engajar-me em dialogo com gente daquele nivel pseudo-jornalistico! Mas o meu dever de docente tem as vezes falado mais alto! No lugar de condenar, temos a obrigacao de ensinar a quem nao sabe, de dar pao a quem tem fome e de dar roupa a que vive na nudez etica e intelectual, pois como dizia Jesus Cristo 'Pai, perdoe-lhes que nao sabem o que dizem, ou fazem ...! Sera possivel que o corpo editorial do Publico nao conheca as regras basicas da elaboracao de uma noticia? Sera possivel que nao saibam que uma noticia deve ter um lead onde se respondem as quatro questoes essenciais? Desviei dinheiro? Donde? Diz o Nuvunga do MDM, contactou o MDM para saber quanto dinheiro por acaso o MDM deu para a campanha? Investigou para saber as regras estabelecidas pelo MDM para as municipais? Tera consultado no minikoba Lei Eleitoral para se aperceber que a que a eleicao a presidente de municipio e do individuo, devendo tal individuo apresentat uma lista uninominal e que essa lista pode ser apoiada por um grupo de cidadaos, por uma associacao ou por um partido!? Escolas de Jornalismo precisam-se! Com este artigo perdeu o Mano Nuvunga, perdeu o pasquim que representa, perdeu o jornalismo mocambicano, mas ganharam os docentes e discentes de jornalismo pois tem uma. Obra prima de 'como nao fazer uma noticia'! Agradeco pela foto e a onde nacional e internacional de solidariedade que o artigo gerou, incluindo de membros seniores do partido que pretende engraxar! Um abraco patriotico e sem magoas, MA"
Esses propagandistas mal intencionados nao se lembram que muitos frelimistas patriotas jamais irao pactuar com bixarias: Eis o que um escreveu:
"Muito embora seja uma noticia veiculada pelo jornal aonde colaboro e pelo qual nutro respeito, também o tenho pelo Manuel Araújo. Mesmo que bastas vezes possamos ter divergido nas nossas questões políticas, mais ou menos macérrimas, poucas ou muito acaloradas, sempre o fizemos na base do respeito mutuo e pela camaradagem que se preza numa amizade que vai para além das nossas cores partidárias. Não conheço esse lado corrupto do Manuel Araujo, o de desvio de fundos, talvez outros com mais fundos mas aonde somos todos de igual ou maior ou menor modo. Os fundos das calcas, ou das cuecas, ou das calcinhas. De modo que, sendo o amigo que é, cabe-lhe a ele o silencio, se tiver a sua consciência limpa como creio que tem, e ao Partido dele pronunciar-se ou não sobre o assunto. Diria o mesmo se acontecesse com algum membro do partido com o qual simpatizo e esse membro me merecesse a confiança e o respeito que o Manuel me merece. Negócios de Partido e seus filiados ninguém mete a colher para não ser mau ajuizado.
Um abraço Manuel e espero que tudo se esclareça a bem de tudo. E já agora e só para te chatear, o meu A LUTA CONTINUA E VIVA A FRELIMO"
Um abraço Manuel e espero que tudo se esclareça a bem de tudo. E já agora e só para te chatear, o meu A LUTA CONTINUA E VIVA A FRELIMO"
Eis o que escreveu o mais conhecido intelectual moçambicano, conhecido como simpatizante da Frelimo Frelimo Mocambique:
"Atenção, texto CURTO!
Araújo extorquiu dinheiro na Zambézia, ou: como discutir em Moz.
Escreveu um jornal. Li o artigo em questão e não encontrei no seu conteúdo sustento para título tão bombástico. Só encontrei subsídios para o debate “Made in Mozambique”. Aparentemente, o edil de Quelimane pediu doações para a sua campanha eleitoral e indicou as suas contas privadas. Extorquir? Quem assina a carta em que ele faz esse pedido é o chefe do gabinete da campanha, não é o próprio edil, logo, a probabilidade de ele “desviar” dinheiro no sentido mesmo de “desviar” é remota. Claro, o seu partido devia estar melhor organizado do que isso, mas o caso, francamente falando, não é caso. Só que isso não impede que haja discussão previsivelmente calorosa. Em Moz.
Três posições:
O “crítico”: Não andamos a dizer que eles são mauzinhos? Está aí a prova!
O “defensor”: Isso é invenção do G-40; a Frel também faz, e pior porque com fundos públicos.
O “neutro”: Estou tão decepcionado com eles. Afinal são todos mesma coisa...
O “defensor”: Isso é invenção do G-40; a Frel também faz, e pior porque com fundos públicos.
O “neutro”: Estou tão decepcionado com eles. Afinal são todos mesma coisa...
Aliás, quatro posições:
Eu: Alô! É sério isto?"
Aos referidos propagandistas e aos que os apoiam eu deixo um apelo: sejam serios nos debates, o que estao a fazer so os desacredita! Falei!
Sem comentários:
Enviar um comentário