quarta-feira, 7 de outubro de 2015

GOVERNO DE MAPUTO, Governo de Moçambique?

Uma cidade com um investimento que supera o que é investido em três províncias do centro e norte.
Ps: A ponte Maputo Katembe. A estrada circular de Maputo. Águas da Região de Maputo. Empresa Maputo -Sul. Distritos urbanos com estatuto de Um distrito com direito de Sete Milhões. Num círculo que nem 10 mil pessoas têm como residentes onde tem mas empresas. Gabinetes que tal população. Cidade com estatuto de província. Isto é um desprezo total de um povo que a maioria está no centro e norte. Só a província de Nampula equivale a todas as providências do sul do save em densidade populacional. Lamento mas é meu partido e meu governo. 





31 mins · 



GOVERNO DE MAPUTO, Governo de Moçambique?

você descobre que é cidadão da segunda mediante o tipo de resposta, a sua qualidade e a velocidade com que as suas preocupações são respondidas.

Entre Maputo e Catembe ou Maputo Inhaca, quando o transporte marítimo avaria, os ministros levantam-se e eles próprios se posicionam-se na dianteira em busca da solução.

A crise dos transportes públicos na cidade de Maputo e Matola foi responsável por afundar a imagem pública do governo de Guebuza.

Ora, o que os maputenses e matolenses não sabem é que um pouco por todo país o dito "My Love" é novidade; "sinal de "desenvolvimento", que aumentou e melhorou a conectividade dos distritos às cidades capitais. Os tais carros acabam de chegar e só agora é que as pessoas podem viajar de carro regularmente.

Quelimane, a sétima maior cidade do país (e a quarta cidade politicamente mais importante) acaba de ter o serviço do transporte urbano há menos de um ano.

O pão subiu e o "governo anda a rasca, "fugindo de perguntas de jornalistas e do "povo". Na verdade, o "pão" não é alimento primário ao nível nacional, muito menos urbano. Mandioca, batata de polpa alaranjada ou batata-doce são entre os alimentos mais consumidos de manhã em todo país. O pão subiu e quem vai fazer barulho será Maputo e Matola. Este é um problema local que está sendo apresentado como um assunto nacional.

A "energia" e água andam avariadas em Maputo e Matola e tal foi motivo para dirigentes de topo aparecerem na TVM para prestarem esclarecimento. Mas Nampula e grande parte da zona centro andou às escuras em fevereiro-abril, mas tal situação apenas serviu para alimentar os serviços noticiosos da STV. Os meus irmãos de Xai-xai e Gaza no geral querem energia. Gaza é provavelmente a província menos iluminada do país.

o "pombe" de Chitima que matou mais de cem pessoas ainda não se conhecem os resultados e o único detido ilegalmente já se encontra liberto em casa. recentemente, 35 NADOS MORTOS foram acidentalmente parar numa lixeira e vejam com que urgência e rapidez chegou o desfecho!

A caça aos albinos no norte já matou quase vinte pessoas. Mais de 40 pessoas foram detidas em conexão com o crime e cinco já confessaram. Apreciem a "velocidade com que a comissão interministerial" está a tratar o assunto? Só o Khalau é que anda pela terra natal. E os resultados? Agora "recordem-se" da forma como grupos de bandidos como G20 agitou as hostes policiais e o governo! Até ministro que agora é Governador de Manica envolveu-se.

PORÉM…daqui a cinco anos, voltarão em caravanas pelo "Moçambique profundo" postando selfies em Facebook, em busca de votos...para satisfazer os problemas de Maputo.

A minha conclusão é esta: às vezes fazemos dos problemas de maputo, problemas nacionais. Mas mais grave ainda é ter um governo padrasto, que não se esforça em servir o seu povo de forma igual. Já que está difícil distribuir a riqueza, vamos então distribuir o sofrimento de forma equitativa…pelo menos da pobreza que vier do governo.

PS: E se alguém quiser saber porquê os jornais e serviços noticiosos dos chamados “telejornais” não granjeiam audiência desejada no centro e norte, ou porque há pouca publicidade vinda do centro e norte do país, a resposta está ai: as pessoas estão pouco se importando com notícias locais da capital. As pessoas querem suas vozes nos jornais, e outros boletins noticiosos de relevo. 
Ou este país é composto por “Maputenses” e o “resto” ou parem de brincar a Unidade Nacional ou descentralizem cada vez mais o país para que cada região faça seus planos e sirva seu povo. 
Planificam furos de água em Maputo com recurso a GPS e depois descobrem que é sobre o teto de uma palhota que estavam sonhando com bomba da água.

Já começa a cansar o estatuto de cidadão da segunda.


Manuel Armando Maleve Boa observacao

Adrian Magoo Vania Tovela Dércio Tsandzana a crisinha de agua e luz em Maputo é muito pequena para ser "chatisse" nacional.


Vania Tovela Hahahahahahahahahaha...
Só posso rir, e nem estou em Maputo pra formar uma opinião

Dércio Tsandzana Crisinha...sei meu amigo.


Helio Filemone Inguane Dividir para melhor reinar só que conhece a matemática consegue perceber. Na política isso da medo. Pois, parece que está a amputar um "braço" do poder. Nthla

Francisco Pacheco Chigogoro Dr Egídio Vaz também a velocidade que eles levam em resolver a situação de conflitos armados quando atinge a zona sul principalmente no rio save


Egidio Vaz Exactamente, hehehehehe

Francisco Marronco Este post fala de Moçambique real, o que vivemos dia a dia, parece me que o ilustre Inácio Fernando não vive neste país, ou então és um dos G40 mas invisível.

Huntelais Adelino Vinho Não vejo nada de divisionisto nesta premissa meu caro Inacio Fernando....S

Inacio Fernando meu caro. O governo trata todas as situações da mesma forma. Não ha tratamento de segunda nem terceria. Pode ser que pelo facto de o governo central estar sediado em Maputo lhe dê essa impressao. Nas provincias, os governadores tem desempenhado um papel importante na busca de soluções para os problemas existentes. A não ser que o ilustre Egidio queira ver movimentação de ministros nas provincias mesmo que a dimensão das situações não se justifique. Quando tivemos cheias e consequentemente a falta de energia na zona norte, o Governo central esteve la. Idem para a situação das pontes na zambezia. O governo, quer central, quer provincial trabalham de forma articulada. Portanto, nao me parece que esta questão tenha sido abordada no entorno da sua justeza. Obrigado

Egidio Vaz Hahahahahahahaha. Todo mundo viu e vê

Inacio Fernando não saudamos smile emoticon

Nelson Badaga Badaga Claro Que Existe Tratamento de 2, 3,4, ate de 5 so não vê Quem Não Quer. Ate me das uma raiva se tivesses perto te mordia

Inacio Fernando esse espirito de violencia não é tipico de moçambicanos

Inacio Fernando moçambicanos genuinos

Cleto Goncalves Voce Inacio Fernando parece k estás apoiando ate o ridículo... tenho vergonha de certos compatriotas
Egidio Vazapenas falou a verdade e prontos

Dércio Tsandzana Mas, não sei se o Egidio Vaz reparou de forma atenta, mas, há-de perceber que parece que o dito Maputo está igualmente a deriva em termos de governação, ontem fiz um publicação a falar desse aspecto em que referia a inexistência ou quase demissão do Município de Maputo das suas actividades.

Eduardo Domingos Ainda nao vou comentar teus posts Egidio Vaz apenas vou le-los.


Egidio Vaz Basta ler. Basta isto

Eduardo Domingos Nao basta ler pois para algum sitio keres levar os teus leitores.


Efraimo Neves Concordo em quase 80% do que aqui foi arrolado, mas tenho que ressalvar que a província de Gaza é das províncias mais iluminadas do país, vivo em Gaza e já passei dos seguintes distritos : Chibuto, Chokwe, Bilene, Xai-xai cidade e distrito, Manjacaze, ou seja toda zona sul da província e estes distritos estão iluminados até as localidades e bairros de zonas muito recônditos. E quando faço paralelismo com a província de Inhambane (minha terra natal ) noto que temos uma distância de noite para o dia, ou seja apenas as pequenas localidades que estão ao longo da EN 1 é que estão iluminados

Egidio Vaz Eu não duvido. Mas se tiver em conta a extensão territorial e não em termos de localidades

Nacer Choy Uma cidade com um investimento que supera o que é investido em três províncias do centro e norte. 

Ps: A ponte Maputo Katembe. A estrada circular de Maputo. Águas da Região de Maputo. Empresa Maputo -Sul. Distritos urbanos com estatuto de Um distrito com direito de Sete Milhões. Num círculo que nem 10 mil pessoas têm como residentes onde tem mas empresas. Gabinetes que tal população. Cidade com estatuto de província. Isto é um desprezo total de um povo que a maioria está no centro e norte. Só a província de Nampula equivale a todas as providências do sul do save em densidade populacional. Lamento mas é meu partido e meu governo. 

"MP= Maputo Provincia 
"MC =Maputo Cidade

Egidio Vaz Fenomenal!

Manuel Bila Egidio Vaz cheira-me a odio aos Maputenses, mas esquece que Maputo de hoje alberga quase todos os cidadaos nacionais de Revuma ao Maputo e de Zumbo ao Indico maputo de hoje e uma maniatura de todo Mocambique.

    • Egidio Vaz Bila, que seja o ódio e dai? Se não chorar pelos outros, por mim, ninguém o fará.See Translation
      LikeReply18 mins
    • Nairinho Mabote o teu discurso de superioridade e' lamentavel. Nas outras provincias nao existem maputenses?

      PS: sou de Maputo
      See Translation
      LikeReply17 mins
    • Egidio Vaz Respondi nos seus termos porque não quis saber porque escrevi isso. Me acusou de odiar os maputenses. Eu digo que Moçambique todo se sente odiado por Maputo. Porque lhe rouba a sua sorteSee Translation
      LikeReply16 mins
    • Mauro Mop Não foi para o tribalismo que se fez essa publicação. Não são os cidadãos de Maputo e Matola o alvo da crítica, mas sim o governo.See Translation
      LikeReply2 mins
    • Jose Goncalves Nassabe Caro Manuel Bila, a questão não é o ódio, é a realidade. Se ele vive em Maputo que ódio ele poderia ter com os manutenções. Apenas ele fez uma simples comparação entre cidadão residente em Maputo e o residente em mecanhelas, quelimane, nampula face a rápida resposta dada a preocupação de cada um é aí tirou conclusões, conclusão esta que considera com o da maioria. E senhor Bila é que está equivocado na sua análise.See Translation

Inacio Fernando O Presidente da República Unida da Tanzania Jakaya Kikwete inicia, esta quinta-feira, uma visita de Estado a Moçambique.
A visita do Presidente Kikwete tem como objectivo avaliar, aprofundar e consolidar as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois governos e países.
Nesta deslocação, Kikwete vai fazer-se acompanhar pela esposa Salma Kikwete e por uma delegação de alto nível do governo da Tanzânia. De entre várias actividades, Kikwete vai participar na deposição de uma coroa de flores, na Praça dos Heróis moçambicanos e manterá encontro com o estadista moçambicano Filipe Nyusi.
Em paralelo, vai decorrer o encontro das primeiras damas de Moçambique e da Tanzânia e visita à um Centro de Saúde ligado às actividades de rastreio e despiste do cancro, no âmbito do mês do combate ao cancro.

Abinelto Bié Politicamente Maputo é um monopólio, até aqui concordo consigo, meu caro Egídio Vaz. Mas até que ponto essa monopolização é benéfica para o povo maputense? Julgo que tal monopolização se reflete apenas para os fazedores da política activa, porque se repararmos, meu caro, veremos que a chamada capital do país é um dos rostos da pobreza urbana.

Ntsua Obus Neuara Sempre Maputo e Matola, Maputo e Matola.

O País é uma autêntica comédia. Todo o resto do país está para servir Maputo e Matola.

Em Nampula está sendo extraída areia pesada no Distrito de Moma. Todavia, o Distrito nem uma ATM possui, a estrada Moma-Cidade de Nampula é uma autêntica lastima (já se reclama da estrada há anos). Este é problema deles aqueles provincianos porque o Governo está preocupado com as circulares.

Sem comentários: