terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A indústria dos raptos e a vontade de não fazer nada



Os raptos estão ai de volta. A nova temporada começou logo que a euforia coletiva das festas do fim ano deu lugar ao corre corre frenético dos dias. A nova temporada não traz, no entanto, novidades. O modus operandis se reproduz na mesma narrativa macabra de gun point, cativeiro e resgates milionários. A podridão se repete incólume e envolve todo o cenário do nosso quotidiano. Mas a imagem mais saliente do enredo eh a de uma Policia de braços cruzados… um cruzar de braços cúmplice. Segundo minhas fontes na Policia, a corporação tem condições para, se não evitar os raptos, desmantelar a gangues. O ano passado, a Policia foi equipada com tecnologia de rastreio de comunicação usada noutros cantos do mundo para combater o crime. A engenhoca não faz escutas de telefone mas permite captar as ligações entre os vários intervenientes e a sua localização. A partir do momento em que o raptor começa a exigir um resgate ‘a família de uma vitima, a Policia pode se colocar no seu encalco. Mas essas maquinetas não estao a ser usadas pois eh conveniente que se reproduza uma imagem de falta de meios. Essa imagem esconde, na verdade, uma outra mais aterradora: dentro da Policia há quem esteja a enriquecer com os raptos. No ano passado, quando o antigo PGR Augusto Paulino se preparava para desmascarar essa rede, ele notou que a sujeira chegava ate ao pescoço do nosso Estado. Agora que temos novo Governo e novo Ministro do Interior, talvez se faca alguma coisa. Mas, dizem-me, tem de se ir com calma (eu acho que calma eh perversa e permite que esses ladroes de corpos e almas continuem a extorquir dinheiro alheio). Em todo o caso, qualquer que seja a solução, Filipe Nyusi tem de nomear já um novo Comandante Geral da Policia. O Khalau não serve e como o seu padrinho partiu, Nyusi tem de agir já. Este será o primeiro passo para se desmantelar os tentáculos la dentro. Disseram-me que o Jose Pacheco, quando era Ministro do Interior, tentou fazer isso. Mas as aranhas regressaram e aninharam-se bem entrelaçadas.
Gosto ·  · 
  • 243 pessoas gostam disto.
  • Maria Margarida Chaves Marques Tens toda a razão e meio mundo sabe disto. Infelizmente ...
    8/2 às 12:27 · Gosto · 1
  • Eusebio Jose Verdade esses crimes em todo mundo tem conexacao com gente q bem conhece a casa q os combante, tem orientacoes de como agir qdo agir...
    8/2 às 12:29 · Gosto · 1
  • Belmira Fernanda Manjate Muzila Infelizmente voltamos a este cenário triste.
    8/2 às 12:32 · Gosto · 1
  • António Tiua Cá entre nós eu penso que o Khalau já esta com os dias contados. Já la se foram os tempos em que a "boca" do Comandate Geral assustava os bandidos. Na verdade por mais critica que esteja a ineficácia da policia tenho notado que na lingua do Senhor Comandate Geral está lá estapada a expressao "Estamos a trabalhar"... Creio o Chefe de Estado ainda esta ocupado com o assunto lider da Renamo depois ele olha para policia..
    8/2 às 12:34 · Gosto · 2
  • João Carlos Trindade Estás certo, Marcelo. Só não sei se "a sujeira chegava [SÓ] até ao pescoço do nosso Estado"... Talvez chegasse mesmo ao cocuruto.
  • Celestino Matsinhe Os raptos ainda existem porque ainda não há vontade de que deixem de existir.
    8/2 às 12:41 · Gosto · 1
  • Santos F. Chitsungo Nao ha equipamento que valha, se nao houver vontade e cometimento genuinos, meu caro. E a falta de vontade, foi bem patente quando em epoca de recrudescimento do crime, e este tipo de crime particularmente, foi reafirmada a confiança neste comandante geral. Ai se esfumaram quaisquer duvidas para quem ainda as tivesse.
    8/2 às 12:41 · Gosto · 2
  • Marcelo Mosse Joao Carlos Trindade eu so nao quis ser tao severo
    8/2 às 12:45 · Gosto · 4
  • Guilherme Mussane Marcelo, acho que há coisas muito mais sérias e profundas a ter em em conta na tentativa de explicar a pacividade e a inoperância na solução do casos dos raptos e outros crimes. Será possivel acabar ou diminuir estes males com um executivo que nega a colaboração de outras corporações na investigação destes crimes? No México, no Brasil, em Portugal e em muitos outros países rapto já não é crime para manchete de jornal. Porque é que o nosso executivo não pede a colaboração desses países para resolver este penoso problema, pelo menos a nível de formação e apetrecho tecnológico.. A ineficácia da polícia é, somente, a face mais visivel de um sistema que não funciona ou não quer funcionar. Pode-se demitir Kalau e trazer outro qualquer, mas se não haver mudança no ADN do sistema nada irá acontecer.
    8/2 às 12:58 · Editado · Gosto · 9
  • Marcelo Mosse O sistema esta de facto uma podridao...A PGR tinha iniciado no ano passado uma colaboracao com a PJ Portuguesa. A PJ tinha montado um gabinete e umas maquinas na PGR e em poucos dias a PGR de Paulino ja tinha todo o escantilhao dos raptos tracado, ligacoes identificada, lugares destapados.Mas, quando a coorporacao, soube alguem foi "denunciar"ao Presidente Guebuza que o Juiz Paulino estava a promover uma colaboracoa com a PJ a revelia da PRM. E tudo ficou na mesma.
  • Marcelo Mosse E atencao...essa foi uma oferta de Portugal porque haviam raptado um cidadao portugues....que foi em poucos dias solto na Macia porque a rede ja havia sido identificada.
    8/2 às 13:11 · Gosto · 7
  • Yomimi Mimi Como vão querer a ajuda de outros países se eles mesmo se beneficiam? Afinal o estado esta até ao pescoço envolvido com isto. Quantos já houveram e até agora não houve resolução. O que é feito do polícia que foi identificado pela vítima? Enfim coisas do nosso país.
    8/2 às 13:17 · Gosto · 1
  • Ana Aventina Sitoe Triste situação que vivemos. Eu acho que como tentativa de solucionar o problema, podia se associar a ideia de Marcelo Mosse que refere a nomeação de um novo Comandante Geral da Polícia com a de Guilherme referente a pedido de colaboração ou intercâmbio com os outros países que sejam exemplo em matéria de segurança. Cansa-mo-nos de mesmices; sente-se que a nossa polícia está fragilizada desde os gestores do topo até a base; Está na hora de implementar mudanças para melhor, nomear pessoas com base nas competências,pois, nem sempre as pessoas confiadas são competentes.
    8/2 às 13:22 · Gosto · 1
  • Alexandre Barroso Rafael É importante perceber que não há vontade política para acabar com os raptos porque muitos camaradas saem à ganhar! Se o partido estiver interessado faria uma pressão a todo os níveis e creio que algum resultado teríamos! Repare que em nenhum momento o partido no poder veio a público repudiar esse acto...será que pelo facto de a maior parte não fazer parte dos moçambicanos de primeira faz com que se distanciam dos actos?! Coisa de vergonha
    8/2 às 13:31 · Gosto · 1
  • Damiao Cumbane O PGR Augusto Paulino ensaiou um combate estruturado aos raptos só que, antes de arrancar com a actividade o Augusto Paulino deu conta de que estava sozinho nessa jornada. Toda a estrutura que deveria dar corpo a esse combate estava mergulhada atè as cuecas com os raptos. O resultado foi o que se viu. Augusto Paulino inventou um motivo para sair daquele cargo com vida. No seu lugar foi designada uma PGR que, para aquela missäo, parece-me uma verdadeira freira. Pior ainda quando reparo os que a acompanham. A revoluçäo deve envolver o Mint e a PGR e porque näo o GCCC. O Judiciário também precisa de sacudidela.
    8/2 às 13:32 · Gosto · 5
  • Marques Abdala Alguem tem que fazer algo
  • Filipe Ribas Vamos raciocinar assim: Qual a estrutura sicietária das empresas cujos donos foram os primeiros sequestrados? Que alterações sofreram depois?

    Por que um grande grupo empresarial foi alienado no ultimo semestre do ano passado?
    De alguns milhões pagos em dinheiro vivo e aqui dentro, como nunca ninguém foi surpreendido com massa na mão?
    Por que não há mandantes?
    8/2 às 13:34 · Gosto · 4
  • Luis Nhachote Como certa vez disse o Carlos Cardoso (o teu editor Marcelo Mosse) "em Moçambique só falta chover de baixo para cima" 


    A tese Cardosiana do gangsterismo de Estado é cada vez mais actual...
    8/2 às 13:58 · Editado · Gosto · 6
  • Sergio Alegre Eu acho que se devia exigir um determinado nivel academico para se poder ingressar na policia......e um salario razoavel para os agentes. ....é preciso incentivar
    8/2 às 13:51 · Gosto · 2
  • Filipe Ribas Luis Nhachote, tu, melhor que ninguém, podes responder as minhas questōes. Há um trabalho teu que deves revisitar para dizer o que sabes e não está lá, talvez pq não vinha a propósito
    8/2 às 13:54 · Gosto · 2
  • Jorge Ferreira Nhacote,não será de baixo para cima?
    8/2 às 13:56 · Gosto · 1
  • Luis Nhachote É sim Jorge Ferreira, deixa me corrigir e obrigado pela observação
    8/2 às 13:57 · Gosto · 1
  • Lucas Arnaldo Mazive Sergio Vieira disse bem na grande entrevista.tudo começa no topo,então os subordinados so podem seguir.
    8/2 às 14:01 · Gosto · 2
  • Heleno Bombe Incapacidade
  • Jorge Ferreira O Partido Frelimo,tem nesta matéria a oportunidade de não perder de facto as próximas Eleiçoes.Eu,nomeava agora,o Muchanga para Ministro do Interior.
    8/2 às 14:04 · Gosto · 2
  • Filipe Ribas Resta dizer que Khálau inspira muita comiseração. Há momentos em que parece estar a brincar e outros em que assusta verdadeiramente, como se o perigo fosse ele mesmo. O poema sobre esta figura seria pateticamente lúgubre e lugubremente patético.
    8/2 às 14:13 · Gosto · 6
  • Jorge Ferreira Se Samora fosse vivo,isto já estava resolvido(aliás,se calhar nem aconteceria)e o sr Kalau seria soldado raso.
    8/2 às 14:16 · Gosto · 2
  • Helder Vieira Carmona Haja vontade e coragem..
    8/2 às 14:16 · Gosto · 1
  • Jorge Ferreira Não há,sr Hélder.
    8/2 às 14:17 · Gosto · 1
  • Raúl Salomão Jamisse Hehehehe mina nzo duummm nzi navela nzi thlela nzi txuwukisa" tou calado a cobiçar e a ver" lembra o garimpo de ouro na América Latina face a inoperância do Estado os garimpeiros pagam propinas às milícias locais (grupos criminosos) para serem protegidos. ... não comendo com quem devia a melhor forma de partilhar com os "demais" é raptando e pedir a parte "deles" só que para o nosso caso não é a milícia não...não sabemos quem são
    8/2 às 14:22 · Editado · Gosto · 3
  • Felismino Santos Santos Assim vai o governo dos camaradas que muitos puxa-sacos defendem; sera que estao comprometidos em combater esse mal?
    8/2 às 14:38 · Gosto · 2
  • Alfredo Macuácua Diz-se que dentro da corporação há quem tira "dividendos" com este business. ..
    8/2 às 15:25 · Gosto · 3
  • Affonso Guerreiro Eu sempre digo:

    Näo há negócio ilícito que a polícia desconheça. Aí está!
    8/2 às 15:26 · Gosto · 2
  • Jorge Ferreira Por muito menos,houve fuzilamentos,no nosso País.
    8/2 às 15:29 · Gosto · 2
  • Jorge Ferreira Bem investigado com seriedade,chega-se á fonte.Basta haver vontade.
    8/2 às 15:31 · Gosto · 2
  • Joao Mazivila Antonio Basta olhar que vais ver que o BAXINHO é o chefe e patrao deste crime apadrinhado pelos patos que nao querem perder o poder do sistema.Pf
    8/2 às 15:38 · Gosto · 1
  • Joao Mazivila Antonio Desde que os Americanos cercaram-lhe comecou com estes negocios de tirar dos adversarios dos negocios
    8/2 às 15:41 · Gosto · 1
  • Wilson Assumane Há gato. Os resgates são milionários e nenhuma vítima decretou falência
    8/2 às 16:33 · Gosto · 2
  • Julio Lacitela Vamos copiosamente pedir ao cão que largue o osso
    8/2 às 16:49 · Gosto · 2
  • Jasmin Rodrigues Este senhor Nao e nem capaz de controlar o peso dele....vai poder controlar a criminalidade?????
    8/2 às 18:08 · Gosto · 6
  • Nkuyengany Produções O Khalau é um "Guindza"!
    8/2 às 18:13 · Gosto · 4
  • Sofia Max Isto ta demais. Wilson Assumane,apos sairem do cativeiro,eles saiem do pais. Quem ta ca é so o barao da droga apos o rapto
    8/2 às 18:30 · Gosto · 1
  • Carlos Serra Marcelo Mosse, 100% de acordo, precisamos de um novo Comandante Geral, mas também de novas chefias intermédias, e porque não, de uma nova Polícia. Mas do que o plano formal, tem que haver uma reforma profunda de sistema e modelo. A Polícia deve preocupar-se cada vez mais em resgatar a imagem há muito perdida, de se posicionar na sociedade do lado dos cidadãos e de estar ao serviço de um Estado que queremos de Direito.
    8/2 às 19:23 · Gosto · 9
  • Claudino Goodyfry Por acaso alguém sabe por onde anda este o Sr. Kalau?
    8/2 às 19:34 · Gosto · 1
  • Maria Helena Franco Machavane concordo plenamente que o comandante geral nem conseguiu dar o que tnha e por isso isto esta um caos..... vamos mesmo mudar o guardaroupa por completo afinal o dono já se foi....... que se faça valer o não clientelismo......
    8/2 às 19:46 · Gosto · 1
  • Joao Valentim Nhampossa Solicitamos há muito a exoneração de Khalau ao ex-PR com fundamentos sólidos que evidenciam com dados concretos os inúmeros fracassos do El comandante, mas o PR como resposta reconduziu o homem a mais um mandato e disse que a nossa polícia não tem problema, está a fazer o seu trabalho e nós temos que trabalhar. de lá pra cá os dados sobre o fracasso de Khalau tiveram tendência crescente acompanhado da arrogância que o caracteriza...Será que Nyusi vai conseguir ser razoável neste assunto?
    8/2 às 20:11 · Gosto · 3
  • Maria Do Carmo Manjate Eu nao sei porque ainda nao demitiram Kalau do cargo de conandante geral da policia!
    8/2 às 20:54 · Gosto · 2
  • Elísio de Sousa 1 + 2 + 3 + 4 = 10

    2 + 1 + 3 + 4 = 10
    4 + 2 + 3 + 1 = 10...Ver mais
    8/2 às 21:41 · Gosto · 7
  • Lionel Magul Entendi ilustre Elisio de Sousa.

    Assim como entendo que mesmo que mudem de Comandante-Geral, nao sera a solucao no meu entender tem a ver com a purificacao total e completa, quica incluindo com melhores condicoes de trabalho para todo o quadro da PRM.
    Esclarecer crimes sem meios, nao e tarefa facil.
    O Estado tem de apostar na Policia...
    8/2 às 22:06 · Gosto · 3
  • Jasmin Rodrigues O estado Entretanto prefere investir em meios de punicao ao cidadao comum. Alguem me pode dizer Quando foi a ultima vez k se investiu na aquisicao de viaturas novas a policia? Ou computadores? Maquinas de fotografar? Maquinas de peritagem/testagem que devem ser usadas no trabalho diario da policia na manutencao da ordem? Quando foi o ultimo Investimento nesta area? Mas Entretanto e se mal me falha a memoria ainda o ano passado arranjou se mais maquinas de controle de velocidade!! Como diz a Graca machel...e preciso definir prioridades!! O que Obviamente me diz que a seguranca do cidadao nao e prioridade....a prioridade da Policia e punir e extorquir o cidadao comum!!!! Como se ja Nao basta seem os nossos impostos e taxas....
    8/2 às 22:16 · Gosto · 3
  • Jasmin Rodrigues E entre comermos ATUM todos os Dias e termos seguranca prefiro ter seguranca!! Mas 800milhoes de dolares foram Investidos num projecto que Nao em vai beneficiar em nada....de que adianta investir -se tanto dinheiro na pesca de ATUM nu. Pais inseguro? Comandado pela mafia?kkkkkk e so procurar sar a para nos cocarmos....pois nao tarda muito teremos os pequenos "Empresarios" do ATUM a serem raptados!!! Kkkkkkkk
    8/2 às 22:20 · Gosto · 3
  • Lazaro Filimone Pene Talvez se comece a pensar na segurança na optica do cidadão comum.
  • Aquino Silvestre Algo pelo menos ficou descortinado, há ovos podres no favo...
  • Beatriz Das Dores Laisse esse comadante deve ser demitido e muito arogante fala porcamente nao tem competencia pra ser comadante nem ser policia
  • Americo Jose Mangane isto nao constitue noviadade, digo uma vez mais enquanto for a frelimo no poder ainda vamos assistir apocalipse.
  • Saguate Sussundenga Junior Por favor vamos fazer alguma coisa khalau tem que ir descansar noutras paragens
  • Marcelo Mosse O Presidente Nyusi reuniu-se com o Comando Geral da Policia na semana passado. Dizem me que a saida de Khalau depende dalgumas condicionantes, dentre as quais o fim da crise com a Renamo. Ele eh visto pelo regime como um comandante que consegue "impor alguma autoridade". Parece que satisfaz o regime.
    Ontem às 9:37 · Editado · Gosto · 6
  • Lazaro Filimone Pene Que coisa feia. Ate que os raptos ocorram em todas localidades do Pais. A frel nao tem bússola para limitar o erro de orientação. Que se desconecte do resto q nao cabe no seu barco.
  • Mario Bento Vasco O sucesso dos raptores indicia mesmo cumplicidade da Polícia. Lamentável.
  • Mauro Jesus Jasmin Rodrigues a polícia semestralmente tem novas viaturas e de luxo, o grande problema é a manutenção. Quanto a outro material não posso comentar por enquanto. Agora Marcelo Mosse esse "regime" que o acha capaz de impor alguma autoridade, está bem de cabeça mesmo? Foi com ele que começaram os raptos, engomadores, agudizou-se as mortes sumárias contra a polícia. Vamos abrir a abcesso, ele é afilhado do Guebuza. Ponto final! Muito obrigado e com licença!
  • Jasmin Rodrigues Mauro jesus... O sr vive neste planeta?? Sincersmente!! A policia tem viaturas e de luxo semestralmente?!?!??? E onde estao as mesmas?!? E as antigas?!? Em que esquadras?!! E qual o nr de viaturas?!!? Desculpe me k lhe diga acho k fala com conhecimento de causa... Mas de papel e nao do k acontece exactamente no terreno!!!! Ja precisou alguma vez de policia e ser dito k nao ha meios de transaporte!!!???? E como justifica k isso aconteca?!? E ja agora como acha k se tem capacidade para conprar viaturas e ainda por cima de luxo mas tenha se um problema de MANUTENCAO?!! Como?!???
  • Mauro Jesus Jasmin Rodrigues infelizmente é o que acontece. Lhe digo com segurança a polícia tem actualmente aquisição 2014 Hunday's, KIA's, Ford ranger's Nissan hardbord's. Alguns Mahindras, Nissan almeira's e primeira's

    e aquelas sucatas que não tem 18 meses Nissan hardbord. Agora se eu pudesse te responder para onde é que são "deitados" depois disso juro que te diria mas pelos vistos vão para um ferro-velho indicado como saco azul. A falta de manutenção é intencional para acelerar a declaração de obsoleto e logo pimba
  • Oweni Esmael Laice Nhavoto, leia isso é altamente interessante ....!!!
  • Victor Mambo Podemos nomear outro comandante mas enquanto não eliminarmos o sistema nada mudará. Precisamos de ter polícias dos polícias. Temos que ter a investigação interna forte capaz de desmantelar as redes. Acredito que existem homens fortemente comprometidos em cumprir o dever, proteger o cidadão.
  • Affonso Guerreiro Mauro Jesus, por favor.

    Para além de a polícia, de forma recorrente, dizer ao cidadäo que se faz à esquadra qte näo tem efectivo ou näo tem viatura, temos uma polícia que ainda copia documentos criminais ou de investigaçäo, à mäo.
    E as esquadras que têm computadores, os policiais näo manjam de informática - näo sabem usar e têm medo de PC.
    Nem quero mencionar sobre as cabanas em que (a)tra(pa)balham.
    Um insulto à dignidade dos agentes e do povo.
  • Mauro Jesus Já reparou o efectivo que se faz em cada rua das cidades a noite? Roads bock sem pés nem cabeça. Carros de alta cilindrada com PT, PP CAMARARIA, acho que agentes da pic devem estar lá
  • Affonso Guerreiro Ah, está olhando só para Maputo meu caro. Na cidade! O resto...
  • Affonso Guerreiro Entäo, comete um erro grave.
  • Mauro Jesus Não estou a te perceber
  • Bibi Calene Era bom que algum membro do governo visse o que o povo publica e tomasse uma atitude pk esta dar mta raiva ver a cara do nojo com que o comandante da PRM fala dos problemas do crime no país pior é que a procuradoria geral da República desdobra se quando o assunto é uma suposta "violação sexual" entretanto assegurar que seja garantida o cumprimento integral da lei parece utopia. ....país desgraçado esse moçambique. ..mas tbm vejam bem como o poder é distribuído onde o padrinho nomeia o afilhado pra garantir a segurança do país e que país 

    de onde vem as armas que sustentam uma determinada empresa de segurança em que o proprietário é filho de......
    Mas compreende se pois enquanto o sistema político e de governo de Moçambique centrar se na figura do presidente da república onde ele nomeia e exonera o Procurador Geral da República, Presidente do Conselho Constitucional, Presidente do Tribunal Supremo, Presidente do do Tribunal Administrativo. ....nunca teremos um verdadeiro estado de direito.....
    14 h · Editado · Gosto · 1
  • Bhambo Wa Murowe Precisamos de uma policia cientifica. Uma policia q usa meios cientificos para combater o crime organizado. A actual parece q ainda ñ é. Eis o desafio do novo ministro do interior. Cientificação da policia.
    5 h · Gosto · 1
  • Sonhar não paga imposto. Criar um partido com um e unico objetivo melhor a verdadeira condição do povo conseguindo aglomerar os seguintes quadros nacionais. Carlos Nuno Castel-BrancoEgidio VazLazaro MabundaBorges NhamirreDino FoiBeatKeepa TrackRecordsEricino de Salema, Noe Nhatumbo. Adelson Rafael. Tenho máximo certeza que o povo esclarecido apoiaria este projecto.
    Gosto ·  · 
    • 4 pessoas gostam disto.
    • Carlos Nuno Castel-Branco Syriza moçambicano? Acho que alguns dessa lista iam lutar entre si. Não basta estarem juntos contra um "algo comum", mas é preciso que a crítica e as perspectivas sejam consistentes umas com as outras, mesmo que sejam diferentes. Mas é absolutamente verdade que é preciso mobilizar os melhores quadros nacionais para a política activa - sejam os dessa lista ou de outra lista qualquer.
      26 min · Gosto · 1
    • Manuel Mageta Taque Quero concordar com o Carlos Nuno Castel-Branco, mas se antes das diferenças conseguisse fazer perceber que o bem comum é o fundamental neste momento é trazer o bem estar ao povo. Seria fundamental, sei que onde há muitos cérebros as opiniões divergem, mas o bem comum vence.
      14 min · Editado · Gosto · 1
    • Eugenio Mabunda Estás a começar mal meu irmão, fazendo constar da sua lista indíviduos que nada entendem de política.
    • Lazaro Mabunda A guerra começa comigo. Quero escolher o cargo a ocupar, o circulo eleitor pelo qual irei concorrer ao parlamento e ser o cabeça de lista. Heleleeeeee...Esse partido estaria condenado a morte à nascença.
      6 min · Gosto
    • David Nhassengo Eu seria o grande opositor desse partido

1 comentário:

Unknown disse...

Pork os membros do governo nao sao raptados sera k eles n tem dinhero ou pork n se pode mexer os mas velhos