ÚLTIMA HORA# ÚLTIMA HORA# ÚLTIMA HORA
Foi baleado mortalmente, há momentos, o Procurador, Marcelino Vilanculos no município da Matola.
O Procurador que levou três tiros na cabeça tinha em mãos, vários casos de raptos. Tinha por exemplo, o processo de acusação provisória contra o Danish Satar como mandante de raptos.
Notícias em actualização.
MAGISTRADOS: Estava fora do país e, propositadamente, com pouco acesso a informação, mas tenho recebido algumas mensagens e informações sobre o impacto do assassinato do Colega Marcelino Vilanculos. Escrevo emocionado. Não sendo magistrado, ainda que me sinta (solidário), talvez se julgue que não compreendo como se sentem hoje os magistrados (judiciais e do Ministério Público), mas estou perfeitamente consciente do que está morte significa - como outras que sucederam num passado recente. Este não é o momento para desanimar, para atirar a toalha ao chão. Sempre fui crítico da inércia das magistraturas no cumprimento das suas funções porque penso que pode e deve fazer mais e se há algum momento em que a sua força, a sua dignidade deve ser sublinhada, não sei se haveria outro para além deste. A magistratura é uma profissão de risco: decide sobre a vida e o património das pessoas, decide sobre a limitação das suas liberdades e dos seus direitos, por isso todos devemos ser conscientes disso. Temos alternativa? Sim, temos. Vamos desistir? Não. Essa não é uma alternativa que se coloca a cada um de nós, magistrados, advogados, etc. Temos de ir para a frente porque sempre vale a pena, valerá a pena, lutar por justiça. É evidente que alguns de nós ficarão pelo caminho - como ficou o Juiz Sílica e o Procurador Vilanculos e tantos outros - mas a alternativa que nós temos é continuar em frente. Não podemos desistir. Não podem desistir. Se os magistrados desistirem, o nosso Estado acaba, porque acaba a sua última muralha, a sua última defesa. A Luta Continua.
Decio Sitoe Sitoe Sitoe A justiça continua!
Gosto · Responder · 6 h
Anchura Delfina É comparada a vida do profissional de direito a do militar. A luta continua
Gosto · Responder · 6 h
Alberto Pawandiwa Eu acho que este caso não terá um destino diferente. Veja, Ilustre Bastonário, que o modus operandi é o mesmo desde o malogrado Dr. Nkutumula até ao caso mais recente. fica-se com a percepção de que se está perante o mesmo mandante.
Gosto · Responder · 3 · 6 h · Editado
António Boene O exercício da profissão de magistrado e de advogado, está prenhe de riscos. Desistir? Nem pensar porque senão o povo desiste de viver e aí, acabou-se Estado.
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Helder Mahumane Em Moçambique só se exclarecem crimes de baixo escalão como furtos qualificados e outros por aí. Este tipi de crime me parece ter donos e os donos são tão graúdos que ninguém os pode tocar, como disse o Tomás desistir não a luta continua
Gosto · Responder · 5 h
D'Bohlen Dieter Isso deviam falar na Radio e tv. ..nao aki no facebook. ..organizem um debate publico aberto ...se realmente estao sensivel ao assunto destas matancas
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Alberto Pawandiwa Assassinato em Maputo - PRM sem pistas
Assassinato na Beira - PRM sem pistas
Assassinato em Nampula - PRM sem pistas
Assassinato em Tete - PRM sem pistas
Roubo de galinhas em Gaza - PRM deteve 5 indivíduos pertencente à quadrilha que roubava galinhas, os restantes 3 membros da quadrilha, a PRM garante que já tem pistas para os localizar e em breve estarão detidos!
Gosto · Responder · 7 · 5 h
Leonor Mulima Leo Não se deve desistir realmente, se nao ficamos sem a nação... E o povo precisa da justiça.
Talvez numa primeira fase criar-se formas de manter a segurança dos procuradores e outros que decidem a vida das pessoas.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Ilkizeh Carter Mcalister Não só dos procuradores mas dos cidadãos em geral porque hj são procuradores , advogados , juízes , jornalistas mas e amanhã ?? Qualquer um ...
Ernesto Raúl Timbe Um dos grandes desafios impostos ao Estado Mocambicano é a tendencia do crime organizado. Esse tipo de crime é diferente de outros pois os que o perpetuam, tem um lider, sao estruturados e organizados e por fim dizer que estes lutam para cumprir uma agenda e acreditem meus compatriotas, se isto continuar assim, o nivel de crime organizado pode crescer bruscamente. Uma das sugestoes que tenho, nao para a solucao, mas sim para se tentar "hipoteticamente" achar os envolvidos seria: 1 - Tentar se fazer uma ligacao entre o malogrado Silica e Vilanculo, neste caso tentar se buscar os processos "comuns" sob seu jugo e daí penso que pode-se chegar a uma ligacao, afinal das contas eles eram magistrados e que os casos na sua posse pode ter um que é comum. Meus sentimentos aos Magistrados e a família no geral que perderam um grande quadro e homem.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Manuel De Adelaide Esteira O estado tem muito a fazer na defesa de lida com criminosos
Gosto · Responder · 4 h
Manuel De Adelaide Esteira Ps: de quem lida com criminosos
Gosto · Responder · 4 h
D'Bohlen Dieter Esse estado ou governo ki tanto se referem e composto Por criminosos......
Gosto · Responder · 3 h
Alberto Massangaia A luta continua!
Gosto · Responder · 3 h
Caldêncio Luis Mate Caluma Infelizmente esta é uma triste realidade, que assola a toda classe dos magistrados etc, mas nem com isso, o limite é Céu e a luta continua.
Bem haja os administradores da justiça no nosso glorioso país.
Gosto · Responder · 2 h
Celso Timana Continua!
Gosto · Responder · 2 h
Adamo Abdala Penso eu que a PIC e a Procuradoria devem ser independentes do poder político. Só assim a justiça pode funcionar neste país.
Gosto · Responder · 1 h
Adamo Abdala Nunca desistam de lutar, a luta continua.
Gosto · Responder · 1 h
Adamo Abdala A luta continua
Gosto · Responder · 1 h
Rosa Anjos Quital se os juízes usa-se e tivessem escolta afim de se proteger a integridade dos mesmos. Se os mídias censuram a cara dos delinquentes tinha que se fazer o mesmo com os juízes e advogados.t
2 comentários:
Este foi Guebuza e é ele que está criar confusão em todo pais.
Solução disso, é matar ele mesmo.
O nosso pais esta cada vez mais violento e reprimido, ou pode ser que sempre tenha sido assim so que hoje com acesso a informacao podemos ver o que acontece. Paz a sua alma, desejo que se esclareca o sucedido sem vicios e manipulacoes de informacao.
Enviar um comentário