ABERTURA DA V SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ CENTRAL: Presidente Nyusi plagiou o Hino Nacional da Mulher Moçambicana.
Não quis acreditar quando li no ponto 37 e 38 do discurso
37. A FRELIMO já traçou a política do Povo que está a ser vivida e difundida, noite e dia.
38. Nós, a FRELIMO, olhamos com firmeza, na certeza da vitória.
As passagens acima são citações taxativas sem paráfrase ou atribuição autoral ao Hino da Mulher Moçambicana, património histórico do povo moçambicano. Podem ouvir a partir do minuto 1:57 do video que aqui partilho, ou mesmo consultar a versão escrito do mesmo hino.https://goo.gl/HDPhvm
Isto é plágio. Revela falta com a integridade intelectual.
Mas ainda mais. O seu discurso enceta de forma titubiante uma ruptura com as nateriores duas presidências da Frelimo e do país.
No parágrafo 30 pode se ler:
"30. Queremos reviver os sonhos de Mondlane, de Samora, de Marcelino dos Santos, de Feliciano Gundana, de Pascoal Mucumbi, de Lopes Tembe, de Gilberto Betuel Matavele e outros tantos, uns aqui presentes, sem com isso excluirmos os que aqui não citamos"
Durante a campanha este Presidente dizia que queria construir o quarto andar, para continuar com os sonhos de Samora, Chissano, Guebuza e (ele, o quarto). Como Presidente da Frelimo, sempre se assumiu como continuador dos ideias de Mondlane, Samora, Chissano e Guebuza. Daí o lema "O MESMO IDEAL". Hoje, já se assume continuar de todos menos os ausentes claramente identificados.
UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE NÃO CONHECE O TRABALHO DE CADA UM
No parágrafo 12 o Presidente diz:
"12. O Partido Frelimo condena veemente os assassinatos bárbaros de José Manuel, membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, na cidade da Beira e de Marcelino Vilanculos, Procurador da República, nesta cidade da Matola e encoraja as FDS a continuar a procurar o rápido esclarecimento destes actos macabros".
Senhor Presidente, quem investiga crimes não são as forças da defesa e segurança. São autoridades judiciárias, nomeadamente PIC, PGR e os tribunais. As forças de defesa e segurança são para isso mesmo: defesa e segurança.
E por fim, uma bomba de mentira
"16. No Centro do País, em zonas bem localizadas, o Povo vive o terror e medo causado pelos homens armados da Renamo.
17. Atacam viaturas, invadem machambas, perseguem líderes comunitários e dirigentes do nosso Partido, a nível da base.
18. Estes cenários calamitosos e criminosos, apesar do nosso bom nível da resposta, continuam a provocar sofrimento e perda de vidas humanas e de bens".
Para começar, o país todo está em guerra. E depois,a resposta do governo não é boa. É má. Ontem mesmo declarou o ALERTA VERMELHO INSTITUCIONAL.
Senhor Presidente, bom trabalho ai. Traga-nos a PAZ.
Aceda o discurso do PR com minhas notas aqui: https://goo.gl/THUw44
PS: Vai desculpar-me mano Carlos Candeado e demais, o resultado da sondagem só amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário