O governo de Moçambique encomendou três veículos aéreos não-tripulados Schiebel Camcopter de descolagem e aterragem vertical para utilização nos navios de patrulha oceânica Ocean Eagle 43, noticiou a página electrónica Mer et Marine.
Os três navios foram entregues este mês, depois de terem sido encomendados em Setembro de 2013 ao abrigo de um contracto de 200 milhões de dólares com a empresa francesa de construção naval Constructions Mécaniques de Normandie (CMN), que incluía três interceptores HSI 32 e 24 navios para a pesca de atum.
Os três Camcopter S-100 foram encomendados à empresa austríaca Schiebel, que procedeu a alguns testes de voo em Cherbourg, norte de França, que serão retomados em Moçambique devido a restrições legais relativamente à utilização deste tipo de veículos em território francês.
O fabricante dos aparelhos afirma que os mesmos podem operar tanto de dia como de noite, em condições meteorológicas adversas, a uma distância máxima do operador de 200 quilómetros, tanto no mar como em terra.
Os Ocean Eagle 43 têm 43,6 metros de comprimento, atingem uma velocidade máxima de 30 nós e uma dispõem de uma autonomia de 3000 milhas a 20 nós.
Fonte: Macauhub/MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário