A partida parece um trabalho de jornalismo investigativo. Se olhar no antetítulo, nota que afinal, trata-se se uma "entrevista". Coloco entrevista em aspas porque ela está cheia de algumas incongruências, principalmente em relação à formação do tal "agente".
Ora, apesar de o conteúdo ser preocupante, aos investigadores e jornalistas impoem-se-lhes a disciplina de verificação; ou seja, até que as alegações patentes sejam verificadas pelo método investigativo, esta "grande" colaboração não passa de meras declarações acusatórias e desabafo.
Atenção, não estou a dizer que seja mentira ou imaginação, até que pode. Estou é apelar ao bom senso, para que meras opiniões não sejam elevadas ao estatuto de "descobertas investigativas" ou verdades.
Bom sábado
PS: lembro-me de uma rubrica no jornal Verdade, "Pergunte a Tina" para onde os leitores poderiam fazer qualquer pergunta relativa a saúde sexual e reprodutiva.
Seria interessante também sugerir um "Pergunte ao Unay Cambuma" para assuntos militares "do terreno".
"Olá Tina, não consigo ter sucesso no namoro, o que faço?"
Comments
Mestre Jojo Pipocas Pipocas a venda ........Quem quer ? Senta aqui cliente vamos ler os coments .kkkkkk
Matias Lucas Vinte Pensei que eu era o único que havia notado isso. Outras coisas isso. Eu não acho verdade até que me provem o contrario. Bom sábadoEgidio.
Yaqub Sibindy Há quem pergunta, de que lado Sibindy se posiciona?
Frelimo ou Renamo?
Sibindy responde :
O Persiguido Exilado Regime!
Sibindy está posicionado junto das vítimas das balas disparadas entre o Governo da Frelimo e à Renamo!
Pois nós acreditamos que às balas deviam ser disparadas contra um exército estrangeiro que por ventura estaria a invadir às fronteiras do Estado moçambicano!
Nós acreditamos que o diferendo político entre à Renamo e o Governo, devia ser ultrapassado à partir da mesa de diálogo político e pacífico, tal qual foi nos tempos mais difíceis das negociações de 1992!
Não entendemos qual é a diferença entre à Frelimo tolerante de Joaquim Chissano e a actual Frelimo da tripla Armando Guebuza, Chipande e Nyusi, que sem consultar à opinião pública sobre o fim da "paciência" deles, decidiram pelo regresso das armas para aniquilar à Renamo via militar!
Nós não achamos inteligente essa estratégia militar, pois se não vencer de novo esta guerra à Frelimo vai estar muito banalizada e fragilizada publicamente para continuar à frente dos destinos da Pátria moçambicana!
E não fica bem para o país alcançar à Paz apartir duma victória militar de uma das partes!
É por essa razão que nós o Partido Inteligente de Moçambique - PIMO e, PEC/MT, encontramo-nos distanciados do ângulo do governo e da Renamo!
ESTAMOS NO ÂNGULO DAQUELES QUE NÃO ACREDITAM NA GUERRA COMO DIÁLOGO POLÍTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE!
Queremos um acordo de PAZ, fruto duma reconciliação e perdão mútuo sobre às mágoas do passado e não um acordo de sobrevivência política por não ter conseguido de novo uma vitória militar contra Dlhakama e o seu partido!
Manasseis Nhachungue E nessa de "Olá Tina, não consigo ter sucesso no amor", a ter que pedirmos préstimos do Cambuma em assuntos militares no terreno, como poderíamos lhe dirigir?
Ex: Alô Cambuma(...........................................) o que faço?
Egidio Vaz Concordava com a noticia se as alegacoes fossem confirmadas. Ou seja, depois destas alegações, teria que existir se calhar, um texto em que o SAVANA endossasse o conteudo das revelações e afirmando claramente que pôde verificar a verdade das alegações. É o básico para qualquer processo de investigação.
Veja que o governo, depois de reportagens da STV teve que expedir uma equipa para "verificar" as alegações. Funciona assim.
Atenção, não digo que seja mentira. Até porque também não verifiquei. Só digo que da forma como está, pode servir alguns interesses políticos. Não necessariamente o público.
Vassili Vassiliev Hummmm...sei. E que tal se o incompetente procurador que investiga o caso Cistac fizesse o mesmo? Ou estava a espera de ler uma coisa destas? https://www.youtube.com/watch?v=lUjOdjdH8Uk Vou ate mais longe. Que tal um POST a apelar a investigacao independente e internacional a estes esquadroes que invadem a nossa vida desde a morte de Carlos Cardoso?
José de Matos Egidio Vaz, so uma perguntinha: essa tal equipa do Governo, que se desloca protegida por homens da UIR fortemente armados (para intimidarem ?), e que ate ja tinha feito algumas declaraçoes antes de compilar o relatorio, mostra que foi "investigar " alguma coisa ou branquear o que ja foi noticiado por organizaçoes e jornalistas crediveis ?
José de Matos Quem estava la, Egidio? Eu so posso ter opiniao se estiver la ? nao estive na investigaçao do Governo, por isso nao vou acreditar, é assim que deve ser?
Egidio Vaz José de Matos É que está a convidar-me para um debate sobre factos. Quero ter a certeza. A equipa do governo foi lá para veriguar as tais atrocidades. Ora, se tinha que ir fardada ou não, acompanhada ou não, este é um debate a parte. Que foi, lá foi.
José de Matos Egidio Vaz, vamos ao contexto! Um dos elementos da Comissao ja falou dando a ideia de que as FADM nao fazem mal ao Povo! Um olhar sobre a comunicaçao social frelimizada revela que esta tudo preparado para negarem o que aconteceu! Eu nao sou profeta mas nao tenho duvidas sobre o veredicto do relatorio! Podiamos usar o exemplo se fosse uma Comissao multisectional, multipartidaria, etc. desse modo, nao é exemplo nenhum! Eu meniconei apenas que sao acompanhados nas investigaçoes por forças ( e nao estou a dizer que é errado, devem ser protegidos), alegadamente envolvidos nos abusos!
Eusebio Jose Estranho seria a equipa do governo que as suas unidades sao acusadas viesse ao piblico dizer que as FDM estao a atacar a populacao, um acusado que investiga a si mesmo hum!!
Vassili Vassiliev E muito simples. Estou certo que se for uma difamacao contra as "forcas de defesa e seguranca" a PGR nao deixara de mover um PROCESSO aos jornais SAVANA e Jornal @Verdadecomo fez no caso Castel-Branco. E ou nao e? PAGO PARA VER!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aurélio Simao Ha quen acredita que é possível vencer a Renamo via armas? Esso foi a pergunta do Eusebio A. P. Gwembe esteve em Nampula em julho
Ussene Muacona nao so para vassili vassiliev, para todo mundo ficaria espantado se............. kkkkkkkkkk..... egidio vaz!!!!!
Ernesto Nhaule O nosso maior problema em Moz é que as pessoas nunca dão a cara e o nome...quem é esse tal agente? fala de comandantes, quem são os tais? Mas prontos, não ha fumo sem fogo!
Erasmmo DelReis Andas muito atento aos meus comentários caro Vassili! Nem queria me dar o trabalho de pronunciar- me sobre essas idiotices que vcs escrevem mas tinha que faze-lo. É uma velha táctica conhecida.... mas ñ deixa de ser repugnante
Egidio Vaz Nao so isso man Dino Foi. O tipo diz que iniciou a sua CARREIRA na Catembe. Pelo que saiba, CARREIRA de um fuzileiro naval nao inicia na escola. Inicia-se depois da formação, quando, depois de formado é enquadrado em unidades militares. Em Maputo, a base naval está alí no cais para Catembe. Ali sim, estão soldados da marinha em cumprimento do seu serviço.
Dois, normalmente a Presidencia da República possui sua unidade militar. A FIR apenas acompanha. O SSR-serviço de segurança de responsaveis guardenecem os tais repsonsaveis e suas casas. Ele ficava aonde?
Terceiro, se estivessemos em Paz, os nossos jovens aprenderiam que todo estado possui esquadroes de combate para aniquilar inimigos. A segurança do Estado nao se mede apenas pelo numero de combates. Também pode se medir pelos atentados que pode e consegue prevenir e desmantelar.
Para terminar, sobre os opositores, este é um conceito interssante.
Bacela: Não é novidade dizer se esteve ou nao no ataque a Dhlakama. Há um que morreu.
Egidio Vaz Veja a entrevista aqui: http://goo.gl/0jXq9D
Alfredo Macuácua Li a entrevista e, a autoridade policial a que pertence este, tem "todos dados" para descobrir o "traidor"... ele fala do seu percurso de formação militar, quartel da Catembe e quejandos... operações em que participou... mas prontos, o homem desabafou!
Egidio Vaz Não ha nada de substancial que possa nos levar ao tipo. Distorceu propositadamente a informação. A informação transcrita é irrastreavel. Lamentavelmente
Dino Foi Obrigado Alfredo Macuácua. P1, P2..,ahhhhhhh mano Américo Matavele vai lá buscar o homem. Kikikik
Dercio Machava Catembe forma grandes soldados.. este tipo conseguio sair ileso em todas operaçoes é um policia de top este.
Imtiaz Vala Ridiculo como a especulacao,protagonismo apoderou-se de certos orgaos de comumicacao social.Perdeu-se a vergonha na cara e marginalizou-se o Quarto Poder!Banalidades!!!!!
Maldonado Pedro So achei estranho o fato de que as forças governamentais trabalhar com líderes comunitários, uma vez que estes estão sendo vítima de uma forte perseguição, o policial esqueceu se de dizer que as casas queimadas em tete são cabanas que albergavam homens armados da renamo e mais uma questão:como alguém pode viver em paz com outro alguém que lhe obriga a vender seus animais a 100,00.
Lasti Zaix por favor me esclareça isso.
José de Matos Maldonado, casa ou palhota faz diferença ? Albergar homens da Renamo é crime ? Justifica atrocidades ?
Maldonado Pedro Jose de Matos
Eu disse cabana não palhota
Albergar homens armados(bandidos) da renamo é crime
Quais atrocidades?
Sem comentários:
Enviar um comentário