Um pouco sobre a minha presença online
Iniciei-me na blogosfera em 2002 (tive o primeio e-mail do Yahoo em 1999). Em 2003 fui dos primeiros 100 cidadãos do mundo a testar o Gmail, num programa piloto da Google que oficialmente é lançado em Abril de 2004. Em 2004 abria o meu primeiro blog com a minha conta google. Naquela altura, recordo-me, a maioria dos intelectuais moçambicanos debatia no blog de João Machado da Graça. Mas-Chamba e Nkululeko, de Andre Cristiano José e Forever Pemba eram outros blogs alternativos. Depois a coisa ficou popular: Basilio Muhate (o fundador da maior comunidade de discussão online baseada no e-mail; o Moçambique Online), Book Sambo, Júlio Mutisse, Patricio Langa, Elisio Macamo, Jorge Matine (Chapa 100) criaram os seus blogs e o debate ficou popularizado.
Depois vieram os outros. Naquela altura, ha 12 anos, a penetração da internet estava limitada a cidade capital e um pouco pelos grandes centros urbanos. Havia celulares 3G, mas em número reduzido; quase que o acesso a internet era pelo computador. Enfim, na altura o debate era sério e com respeito.
Com o alargamento da internet, tanto em qualidade como territorialmente, mais pessoas começaram a usá-la e a blogosfera cresceu um pouco por todo país. Lá vieram os "samsung" e "iPhone" com seus aplicativos para revolucionar a blogosfera; o surgimento de Facebook, Twitter, Instagram, abriu espaço para que também, todos pudessem se expressar.
Hoje estamos aqui, todos, num mato que se pretendia cidade das luzes.
Boa sexta-feira.
PS: Vou resgatar o meu passado, mesmo que para tal implique ficar com apenas três amigos; trocar as definições de privacidade para que ninguém mais aceda ao conteúdo do meu pensamento e bloquear os néscios e mal-educados.
Sem comentários:
Enviar um comentário