quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Polícia de Luanda ameaça jornalistas estrangeiros e abafa nova manifestação

 
Ouvir com webReader

O protesto antigovernamental marcado para esta quinta-feira em Luanda contra “as injustiças sociais“ do executivo do Presidente Eduardo dos Santos foi dispersado pela polícia angolana, já depois de membros daquela força terem ameaçado recorrer à força para obrigar quatro jornalistas estrangeiros a abandonar o local. Foram detidos sete dos manifestantes que integravam a ação promovida pelo autodenominado Movimento Revolucionário Angolano em vésperas da capital receber (com Namibe, sul do país) o 41.º Mundial de Hóquei em Patins. As autoridades justificam as detenções com “tentativas de tumulto”.

Leia tudo em http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=681770&tm=7&layout=121&visual=49

Mais de metade da população moçambicana é pobre

Ouvir com webReader
Carmelita_namashulua1A MINISTRA da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, afirmou esta manhã no distrito de Jangamo, em Inhambane, que 54,7 por cento da população moçambicana vive abaixo da linha da pobreza. A governante falava na abertura da terceira reunião nacional de desenvolvimento rural.

Carmelita Namashulua explicou que o fenómeno da pobreza faz-se sentir com maior intensidade nas zonas rurais, onde afecta 55,3 da população.
Aquele encontro, que movimenta vários quadros do Ministério de Administração Estatal, alguns administradores distritais, quadros seniores dos ministérios ligados ao desenvolvimento das comunidades no país, parceiros de cooperação, tem como lema “promovendo negócios inclusivos, impulsionando a produção e a produtividade”, estando previsto o seu encerramento para o próximo sábado.
NOTÍCIAS – 19.09.2013

NO AEROPORTO QUENIANO VINDO DE MAPUTO

Ouvir com webReader
Vietnamita detido por tráfico de cornos de rinoceronte
As autoridades quenianas detiveram esta semana, terça-feira no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairobi, um cidadão vietnamita na posse de cinco cornos de rinoceronte e que acabava de desembarcar de um voo proveniente de Maputo, capital moçambicana. Le Manh Cuong, 29 anos, foi detido quando se encontrava em trânsito na posse de cornos de rinoceronte pesando 20,1 quilos, no meio de retalhos de um colchão como forma de tentar esconder a sua carga ilegal. As autoridades quenianas, citadas pela imprensa local, afirmam que o traficante embarcou em Maputo num avião das Linhas Aéreas Quenianas e foi detido quando se preparava para embarcar num voo das Linhas Aéreas do Qatar, com destino a Doha, de onde tencionava viajar para Hong Kong. Nos últimos anos, Moçambique tornou-se num dos pontos de trânsito preferidos para o tráfico internacional de cornos de rinoceronte. As autoridades quenianas acreditam que os cornos poderão ter sido extraídos de animais abatidos ilegalmente por caçadores furtivos no interior do Parque Nacional de Kruger, na vizinha Africa do Sul.
DIÁRIO DO PAÍS – 19.09.2013

Mswati III apresenta 14ª esposa

Ouvir com webReader
Rei-MswatiO REI da Suazilândia, Mswati III, escolheu a sua 14ª esposa, que é finalista de um concurso de beleza e 27 anos mais nova que ele anunciou, terça-feira, o palácio real.

A escolhida é Sindiswa Dlamini, de 18 anos, que se formou no ano passado numa instituição religiosa privada e foi finalista do Miss Património Cultural 2013-2014.
“Eu posso confirmar que o rei apresentou à nação sua nova Lipovela” (palavra que significa noiva em suázi), disse à AFP Timothy Mtetwa, governador do palácio real de Ludzidzini.
O casamento formal de Sindiswa com o rei será consumado quando ela ficar grávida, segundo dita a tradição.
Continue reading "Mswati III apresenta 14ª esposa" »

Bamako em festa para a posse “popular” de IBK

Ouvir com webReader
VÁRIOS dirigentes africanos e o presidente francês, François Hollande, assistem hoje, em Bamako, a uma cerimónia "festiva" que marcará o início formal do mandato do novo presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta (IBK), que tem pela frente inúmeros desafios, após 18 meses de crise político-militar.
IBK já prestou juramento a 04 de Setembro, mas a primeira tomada de posse teve um carácter jurídico local, tendo, porém, decidido convocar nova cerimónia já com a presença da comunidade internacional.
É assim que hoje Bamako recebe a presença de quase todos os chefes de Estado dos países oeste-africanos, e também da França, François Hollande, do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e da presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, e várias outras altas individualidades africanas e mundiais.
Continue reading "Bamako em festa para a posse “popular” de IBK" »

Bissau sob ameaça de convulsões sociais

Ouvir com webReader
A GUINÉ-BISSAU precisa de começar a pagar 10,7 milhões de euros de ordenados em atraso nos sectores públicos da Educação e Saúde para evitar “convulsões sociais”, alertou ontem Huco Monteiro, coordenador da comissão estratégica do país.
Segundo escreve a Agência Lusa, a medida é uma das prioridades da proposta de Plano de Urgência para a Guiné-Bissau, entregue na última semana pela Comissão Nacional de Planeamento e Coordenação Estratégica ao Governo e que aguarda aprovação.
Entretanto, o documento foi ontem apresentado ao Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, e ao representante especial das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Ramos-Horta.
As dívidas e atrasos nos salários “podem servir de motivo de convulsões sociais nos sectores da Educação e Saúde”, alertou Huco Monteiro no final do encontro no Palácio Presidencial, em Bissau.
“As aulas devem começar dentro de um mês e ainda não temos dinheiro: estamos a dever cerca de sete bilhões de francos CFA (10,7 milhões de euros)”, referentes a “salários em atraso na Saúde e Educação”, referiu, baseado em dados apurados pelo Governo de transição.
Continue reading "Bissau sob ameaça de convulsões sociais" »

Governo renova vontade do diálogo com a Renamo

Ouvir com webReader
A DELEGAÇAO do Governo mandatada para o diálogo politico com a Renamo manifestou-se disponível para prosseguir com as negociações com os representantes daquele partido da oposição às 9.00 horas da próxima segunda-feira, no Centro Internacional de Conferências Joqauim Chissano, na capital do país.
Trata-se de mais uma ronda sobre a qual se mantém, uma vez mais, a expectativa geral de se obterem consensos entre as partes sobre as diversas matérias levadas à mesa do debate, desde que começou o diálogo há pouco mais de quatro meses.


NOTÍCIAS - 19.09.2013

Thabo Mbeki visita Moçambique para discutir lavagem de dinheiro e crimes transnacionais

Ouvir com webReader
MBEKI_19X09X625X230Thabo Mbeki vem a Maputo e deverá se reunir com Armando Guebuza


Antigo Chefe de Estado da África do Sul
O antigo líder vai reunir-se com Armando Guebuza e representantes da sociedade civil para tratar dos efeitos desses movimentos ilegais de dinheiro
O ex-presidente da vizinha África do Sul, Thambo Mbeki, efectua a partir de hoje uma visita de trabalho a Moçambique para, dentre vários assuntos, debater a problemática do branqueamento de capitais e outros crimes que abalam o continente africano.
Segundo escreve a Rádio ONU no seu sítio de internet, nesta quinta (19) e sexta-feiras (20) o ex-presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, vai participar de diversos encontros em Moçam­bique para tratar dos efeitos dos movimentos financeiros ilícitos que ocorrem no continente.
Facilitados por cerca de 60 paraísos fiscais, essas movimen­tações incluem transacções comerciais ilegais, actividades criminosas sobre preços, evasão fiscal e falsas declarações.
Continue reading "Thabo Mbeki visita Moçambique para discutir lavagem de dinheiro e crimes transnacionais" »

Antigos estadistas africanos concluem relatório sobre diferendo entre Malawi e Tanzania

Ouvir com webReader
Moçambique continua atento ao conflito fronteiriço no lago Niassa
A equipa de mediação, che­fiada pelo antigo presidente de Moçambique, Joaquim Chissa­no, apresentou aos dois governos as propostas de solução da crise fronteiriça durante encontros havidos em Lilongwe e Dar-es­-Salam.
Malawi e Tanzania deverão res­ponder dentro de três semanas às propostas do fórum dos antigos Chefes de Estado africanos sobre a resolução do diferendo frontei­riço entre os dois países em torno do Lago Niassa, informou o cor­respondente da Rádio Moçambi­que em Blantyre.
Os mediadores entregaram ainda o relatório preliminar do seu trabalho aos Chefes de Esta­do do Malawi e da Tanzania, os quais deverão examinar cuidado­samente o seu conteúdo e respon­der dentro de três semanas.
Continue reading "Antigos estadistas africanos concluem relatório sobre diferendo entre Malawi e Tanzania" »

Dhlakama cria nova equipa para debater defesa e segurança com Governo

Ouvir com webReader
DLHAKAMA_19X09X625X230Tensão política


·     Dhlakama quer que a sua nova equipa prepare o encontro com o PR e defende que um dos principais pontos da agenda é a partidarização das forças de segurança e defesa

·     A comissão será dirigida pelo antigo secretário-geral da Renamo, Momad Ossufo, actualmente à frente do Departamento de Segurança do partido
O presidente da Rena­mo, Afonso Dhlakama, criou, esta semana, uma comissão composta por seis an­tigos guerrilheiros e um jurista para discutir com o Governo assuntos ligados à defesa e segu­rança.
Dhlakama quer que a sua nova equipa prepare o encontro entre si e o Presidente da República, Armando Guebuza, defendendo que um dos principais pontos da agenda é a partidarização das forças de segurança e defesa.
A comissão será dirigida pelo antigo secretário-geral da Rena­mo, Momad Ossufo, actualmen­te à frente do Departamento de Segurança do partido.
Continue reading "Dhlakama cria nova equipa para debater defesa e segurança com Governo" »

Relutância e recusa de aceitar paridade escondem planos sinistros

Ouvir com webReader
CANAL DE OPINIÃO por Noé Nhantumbo
- Expurgar a “mão externa” entorpecente é a tarefa principal…
Temos problemas que poderiam já há muito ter sido resolvidos na esfera do pacote eleitoral em discussão entre o governo da Frelimo e a Renamo. Uma estratégia erigida no adiamento de tomada de decisões vinculativas e pertinentes, ao sabor de uma agenda de manutenção do poder pela Frelimo enraizou-se e quando menos se esperava o “furúnculo rebentou”.
De uma maneira insidiosa e persistente tem sido norma das diferentes lideranças da Frelimo escreverem a história de Moçambique conforme lhes aprouve.
A situação actual deve ser considerada produto da mascarada de democracia instalada com o beneplácito de parceiros internacionais poderosos que foram fundamentais e instrumentais para que o AGP de Roma fosse assinado.
Precisa de ser encontrada a sensatez básica de reconhecer que a CNE sempre foi um plano inclinado a favor da Frelimo.
Continue reading "Relutância e recusa de aceitar paridade escondem planos sinistros" »

18/09/2013

Karamba Diaby poderá ser o primeiro deputado negro do Parlamento alemão

Ouvir com webReader
Karamba_diabyKaramba Diaby, 51 anos, tem dupla nacionalidade - senegalesa e alemã - e nas próximas eleições na Alemanha deverá ser eleito deputado. Diaby surge em terceiro lugar na lista dos sociais-democratas (SPD) no estado da Saxónia-Anhalt, e tem a eleição praticamente garantida, tendo em conta sondagens e eleições anteriores.


"Sei que há muitas esperanças depoistadas em mim", contou numa entrevista ao jornal português Público. Diaby explicou à publicação lusa que a sua actividade partidária começou há pouco tempo, em 2008. No entanto, o interesse e a participação na política já vêm do tempo em que vivia no Senegal. Na juventude já era activista.
Nasceu em Marsassoum, mas foi em Dacar, cidade onde estudou, que o activismo político começou a despontar. Foi através desta actividade que ganhou uma bolsa de estudos, que lhe valeu, em 1985, a passagem para a Alemanha (na altura República Democrática Alemã), onde viria a estudar química.
Continue reading "Karamba Diaby poderá ser o primeiro deputado negro do Parlamento alemão" »

Angola: Polícia nega perseguir muçulmanos

Ouvir com webReader

Comunidade diz que vai queixar-se a instâncias internacionais

A polícia angolana negou enfaticamente haver qualquer ordem para a destruição de centros de culto muçulmano.
Contudo um porta-voz da comunidade islâmica disse que “o governo” continua a destruir mesquitas no país e que uma queixa vai ser apresentada a instituições internacionais e de outros países.
Ouça aqui
O porta-voz da Polícia Nacional, subcomissão Aristófanes do Santos, disse desconhecer qualquer ordem expressa para o encerramento das respeitavas mesquitas.
“Eu posso afirmar claramente que não há qualquer perseguição, ou seja, a polícia não recebeu qualquer orientação no sentido de cada com esta ou aquela religião, porque se não eu teria conhecimento,” disse.
“Não me parece muito correcto dizer que a polícia por orientações governamentais esteja acabar com as mesquitas ou qualquer outra seita religiosa” acrescentou.
Aristófanes do Santos, aconselhou aquela comunidade a escrever para o Ministério da Justiça para se queixar das acções.

Continue reading "Angola: Polícia nega perseguir muçulmanos " »

O projecto Tete - Macuze e a queda de Zucula

Ouvir com webReader
Quando os interesses partidários estão acima de tudo
- O milionário projecto foi adjudicado aos tailandeses da Italian-Thai Development Public Company Limited, em detrimento do consórcio SPI/Patel Engeneering, e segundo informações de fontes seguras, este terá sido o principal “pecado” do antigo Ministro dos Transportes e Comunicações
Dois dias depois da queda de Paulo Zucula do cargo deMinistro dos Transportes e Comunicações, começam a transparecer asprincipais razões por detrás da decisão do Presidente da República, Armando Guebuza, para a remodelação daquele pelouro, quando estamos a um ano do fim do mandato do actual governo.
Segundo fontes bem colocadas, a queda de Zucula está ligada à adjudicação do milionário projecto de desenvolvimento do projecto TeteMacuze, que compreende a construção de uma linha férrea e um porto para mais uma alternativa ao escoamento do carvão de Moatize, e não só.
Continue reading "O projecto Tete - Macuze e a queda de Zucula" »

CARTA ABERTA AOS LIBERTADORES DA PÁTRIA, por Maria Alice Mabota

Ouvir com webReader
Em carta aberta aos libertadores da pátria, Alice Mabota, levanta questionamentos importantes que carecem de resposta. Um deles é: "Vocês todos respondam-me, por favor, quem foi verdadeiramente o combatente Armando Emilio Guebuza?
Sabem porquê? Samora deixou o país destruído pela guerra, mas tinha moral, ética, identidade e espírito de unidade nacional. Dizia que lutava pela unidade de todos mesmo... que tivesse sido em teoria; ele procurava reflectir a moral do seu povo e ninguém imaginava que o actual presidente estava metido em negócios. Sabem, no meu tempo, filha de uma prostituta subia para o altar de véu e grinalda.
JOAQUIM CHISSANO saiu do poder e deixou os cidadãos com alguma moral e esperança. Que me lembre não deixou muita gente tão descontente como estão os cidadãos hoje, sem esperança, sem moral, sem dignidade onde cada um só pensa em roubar para ser rico. Nunca ouvi o povo tão revoltado e sem esperança como está agora." Vejam o anexo da carta aberta com o título: "Quem me pode responder estas inquietações?"

Eis a carta: CARTA ABERTA AOS LIBERTADORES DA PÁTRIA -I
Quem me pode responder estas inquietações?
Por: Maria Alice Mabota
Sr. Director!
Peço à V. Excia para que aceite o meu pedido de publicação desta carta no jornal que sabiamente dirige.
Continue reading "CARTA ABERTA AOS LIBERTADORES DA PÁTRIA, por Maria Alice Mabota" »

Sem comentários: