quinta-feira, 14 de março de 2013

Que Deus os perdoe

Papa com Papa: Francisco visita Bento XVI depois do gracejo “que Deus os perdoe”
Autor: João Miguel Ribeiro
Quinta-feira, 14 Março 2013 15:27
“Que Deus os perdoe”, disse o novo Papa aos cardeais eleitores, após saber o resultado da eleição. Hoje, Francisco visita o antecessor na cadeira de S. Pedro, o agora Papa emérito Bento VI, em Castel Gandolfo.
O primeiro dia de Francisco como o novo Papa da Igreja Católica Apostólica Românica fica marcado pela visita ao antecessor, Bento XVI. Depois de uma resignação, ao fim de seis séculos, o anterior ocupante da cadeira de S. Pedro vai receber o primeiro sumo pontífice oriundo da Argentina, simbolismo que é reforçado pelo facto dos papas dos últimos 1300 anos terem sido todos europeus.
A estreia do Papa Francisco ficou também assinalada com uma demonstração de humor e humildade. Recuperando a expressão de Jesus na altura da crucificação, o clérigo terá dito aos cardeais eleitores “que Deus vos perdoe”, num gracejo em forma de agradecimento pela confiança.
Na parte da manhã, o novo Papa esteve em oração na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, reservando a tarde para visitar Bento XVI, em Castel Gandolfo. A simplicidade do novo responsável máximo da Igreja Católica ficou patente na forma como chegou à basílica: a comitiva seguiu em apenas dois automóveis, num dos quais estava o secretário particular do anterior Papa, Georg Gänswein, também prefeito da casa pontifical.
Um fotógrafo, citado pela France Press, revelou ainda que Francisco recusou-se a utilizar a viatura reservada ao Papa ontem à noite, tendo regressado à casa de Santa Maria no autocarro onde seguiram outros cardeais.

Sem comentários: