sexta-feira, 29 de março de 2013

O COMBATE DE MACEQUECE(Vol. I e II), por João de Azevedo Coutinho(1935)

 

Combmac01_Capa1 I
Os sucessos do Chire ocorridos em fins de 1889 e nos princípios de 1890 e em que pela força das circuns­tâncias tomei uma parte activa, primeiro às ordens de Serpa Pinto e depois como Governador Militar do Chire e comandante da coluna operando na região, provocaram o «Ultimatum» da Inglatera, em 11 de janeiro de 1890.
A alma da Nação foi rudemente atingida por esse acto injusto e violento, passando-se então em Portugal momentos de fremente e apaixonada exaltação.
Junto do Governo da Grã-Bretanha, havia sido por parte dos homens das minas da África do Sul, de aven­tureiros e principalmente por parte dos missionários--mercantes escosseses, de Blantyre e do Niassa, apre­sentado um protesto que foi a determinante de tal vio­lência, contra justificados actos nossos, praticados no exercício da nossa soberania, já antiga e bem demons­trada.
Negociado o tratado de Agosto de 1890 que não foi assinado, e que provocou novas manifestações de indi­gnação em Portugal, o sequente «Modus Vivendi» con­duziu a acontecimentos ponderosos no Mutassa, em Manica e Macequece, os quais, embora fôssemos nós os ofen­didos, levantaram celeuma em Inglaterra, e sobretudo nos meios mineiros, políticos, missionários e interessados ou dirigentes da British South Africa C.°.
Não faltaram diatribes na imprensa nem ameaças, al­vitrando os exaltados que fosse uma esquadra à Beira tirar desforra e castigar os insultos...
Ali foi realmente a esquadra, mas, em nenhuma ocasião, houve referência sequer aos casos ocorridos, e os oficiais da marinha real inglesa, com aquela cortezia que caracteriza os oficiais britânicos, marcaram, pelas deferências havidas para com as autoridades portuguesas, uma posição que só lhes atraiu consideração e simpatia, extensiva de resto aos cônsules britânicos da Província, pela sua atitude leal e digna.
O governo inglês devia, certamente, reconhecer no seu foro íntimo a nossa correcção e a nossa justiça e vira-se, certamente, constrangido pelas reclamações de ambiciosos que tudo sacrificavam à sua cobiça e ao pró­prio interesse.
........
Conheça aqui um pouco da história da África Austral e de como portugueses e naturais da colónia defenderam a soberania de Portugal, construindo e consolidando aquilo que é o Moçambique de hoje, em especial, contra a ambição inglesa de alargar as suas colónias até ao Índico.
- O COMBATE DE MACEQUECE - Vol. I http://www.malhanga.com/flipbook/macequece1/
- O COMBATE DE MACEQUECE - Vol. II http://www.malhanga.com/flipbook/macequece2

1 comentário:

Anónimo disse...

Eaгlier, the web deѕignerѕ accustomеԁ to make designs in table foгm which wаs not fully web compаtiblе.
Large numbеr of service provides you the option οf
getting the best seгvice. Careful thеrapy cοmbined wіth а combіnatіon οf therapies can alleviate
PSD ѕymptoms and help mother stay іn shapе to havе a
safе and healthy natuгal birth.
Ϲhecking the past wοrk of the serviсe provideг іѕ another effective way of
identifуing the bеst service. Dry and stуle thе hair
aѕ you normally would (althοugh you will get fewer frizzes іf
you let thе hаir сuticle dry naturаlly instead of using heat).

Αnd lastly, thesе authorities wіll maκе certаin that the total
intеrnet site is compatible with the rest of
the variеties of web bгоwserѕ.


Here is my ρage ... slicing psd