segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pupilos do jardim zoológico de Kiev morrem em virtude da corrupção: Voz da Rússia

2.12.2012, 12:45, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
flamingo, animais, zoológico, Ucrânia
© Flickr.com/Also known as Schisma/сс-by-nc-sa 3.0

Escândalo no jardim zoológico de Kiev: o estabelecimento comprou uma porção raros flamingos chilenos de um empresário privado ucraniano e em lugar deles recebeu outras aves. O contrato foi fechado com o ex-diretor, que foi demitido por lavagem de dinheiro.

Especialistas assinalam que este está longe de ser o primeiro caso desses. Mais do que isto, o jardim zoológico nos últimos tempos tornou-se moeda de troca nos jogos políticos em torno da prefeitura da capital ucraniana.
Em lugar de 12 raros flamingos vermelhos chilenos, os funcionários do zoo receberam 9 flamingos cor-de-rosa comuns, que habitam a Ásia Central e o Norte da África. Pagaram quase 25 mil dólares pelas aves. É pouco provável que consigam recuperar o dinheiro. Por enquanto não se sabe o destino das aves “erradas”. O mais provável é que os flamingos foram trazidos para a Ucrânia de contrabando: nenhuma das aves está marcada com anel, apesar de isto ser feito obrigatoriamente nos viveiros oficiais.
Este caso de compra de animais contrabandeados não é o primeiro do jardim zoológico de Kiev, conta o presidente da organização ucraniana de defesa dos animais SOS, Tamara Tarnavskaia:
"Foi um negócio. No jardim zoológico não pensaram que alguém iria verificar se os flamingos eram vermelhos ou cor-de-rosa. Há dois anos também foi comprado um macaco contrabandeado. Ele morreu muito depressa. Pagaram por ele muito dinheiro e depois da morte durante muito tempo atribuíram a ele ração e remédios caros. Por enquanto não há decisão da promotoria, os flamingos estão de quarentena. Nós supomos que eles foram trazidos da Síria durante operações de combate."
O escândalo estourou tendo por fundo as eleições do prefeito da capital ucraniana, marcadas para a primavera. Há mais de um ano se conduz uma guerra informativa tácita em torno do cargo de prefeito da cidade entre os políticos locais. E a situação calamitosa do jardim zoológico de Kiev, nos últimos dez anos, tornou-se o instrumento preferido dos tecnólogos políticos, na campanha eleitoral. Com a ajuda do jardim zoológico cria-se uma imagem positiva ou negativa do poder em Kiev.
Em virtude dos jogos políticos e das intermináveis maquinações com o orçamento, morrem os animais. Em 2006 o jardim zoológico de Kiev foi excluído da Associação Europeia de zoológicos e aquários, por maus-tratos dos animais. Então morreu uma ursa, ferida na nova jaula, que não recebeu assistência veterinária. Segundo dados dos meios de informação de massas locais, nos últimos cinco anos no jardim zoológico morreram quase a metade dos animais. Ao mesmo tempo desenvolveu-se uma luta também entre homens de negócios desonestos pelo jardim zoológico, assinala o politólogo ucraniano Yuri Ruban:
"O problema do jardim zoológico de Kiev é que ele está no centro de Kiev. O preço desse terreno é muito alto. É claro que existe enorme quantidade de interessados em deslocar os animais para realizar seus projetos. E o segundo problema é a tentativa de transformar o jardim zoológico em empresa comercial. Dizem que lá se realiza o comércio de pele de animais."
Durante a semana deverá surgir um novo diretor do zoo que está entre os cinco piores do mundo. Várias pessoas são candidatas ao cargo vago: funcionários do jardim zoológico de Kiev e chefes de jardins zoológicos regionais. Sendo que cada um promete melhorar as condições de manutenção dos animais. Entretanto os especialistas da Voz da Rússia lembram que somente para a reconstrução dos viveiros serão necessários mais de 5 milhões de euros. E nem o jardim zoológico, nem a administração urbana têm esse dinheiro.

Sem comentários: