sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Comunicado de Genebra pode resolver conflito sírio: Voz da Rússia

7.12.2012, 13:31, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Serguei Lavrov, Hillary Clinton, Lakhdar Brahimi
EPA

Peritos da Rússia e dos Estados Unidos terão nos próximos dias consultas com o representante especial do Secretário-Geral da ONU e da Liga Árabe para a Síria, comunicou o chefe do MRE da Rússia, Serguei Lavrov, após um encontro com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o representante especial do Secretário-Geral da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, no quadro da reunião do Conselho dos Ministros das Relações Exteriores dos países da OSCE em Dublin.

“Acordámos que as nossas ações devem assentar no Comunicado de Genebra. Somos unânimes neste sentido com os Estados Unidos e Lakhdar Brahimi. Discutimos a situação atual e chegámos à conclusão de que os participantes do encontro do Grupo de Ação em Genebra podem tentar realizar aquilo que foi acordado em 30 de junho.
A Rússia e os Estados Unidos se dão conta de sua responsabilidade especial pela segurança internacional, aspecto que foi acentuado por Lakhdar Brahimi. Em sua opinião, Moscou e Washington poderiam tentar desempenhar um papel iniciador na busca das vias da realização daquilo que foi acordado em Genebra. Ao mesmo tempo, Brahimi considera que a Rússia e os Estados Unidos possam apoiar suas intenções, tentando ver através do diálogo com o regime e a oposição o que pode ser feito praticamente para realizar os acordos de Genebra.
Entendendo que temos apenas uma probabilidade, e não de cem por cento, acordámos com americanos que os nossos peritos se encontrem nos próximos dias com Brahimi e efetuem um "tempestade de ideias". Tendo na mesa o Comunicado de Genebra e conhecendo a situação na Síria e em torno dela, é necessário simplesmente trocar ideias sobre as possibilidades de aproximarmos da regularização. Trata-se de confirmação das intenções do próprio Lakhdar Brahimi de começar a falar concretamente tanto com o Governo, como com todos os grupos armados da oposição.
Não iria fazer quaisquer prognósticos otimistas, mas considerámos não argumentado renunciar ao pedido do representante especial da ONU e da Liga Árabe. Os americanos ocupam a mesma posição. Nada é predeterminado. Trata-se de uma tentativa de contribuir para a busca das vias da realização dos acordos de Genebra. Vamos ver quais serão os resultados desta tentativa.”
O Comunicado de Genebra foi elaborado no encontro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e de alguns países vizinhos com a Síria, que decorreu em 30 de junho em Genebra. O documento propõe, em particular, a formação de um governo sírio provisório com a participação de todas as partes envolvidas no conflito e a introdução de emendas na Constituição através do diálogo nacional. Moscou apelou reiteradas vezes a que o Comunicado de Genebra do Grupo de Ação para a Síria seja aprovado.

Sem comentários: