sexta-feira, 17 de abril de 2015

CONFRONTOS MILITARES EM GUIJA POEM EM PERIGO A PAZ EM MOÇAMBIQUE

1 hr · Edited · 

* FDS preparam se para empregar aviação militar no âmbito da "Operação Indefinite"

A situação e tensa em Guija. Vive se um verdadeiro ambiente de guerra. O longo e intenso combate de ontem e a presença de grande número de forcas governamentais no local criaram um ambiente de insegurança total e os populares sobretudo de Nalazi, Nhamboze, etc estao em fuga. A situação e tao desesperadora que uma cabeça de vaca e vendida ao preco de tangerinas.
Indo concretamente a longa escaramuça de ontem tudo comecou quando as FDS .montaram uma nova posição militar no interior das matas próximo dos redutos das perdizes, de onde disparavam constante e indiscriminadamente fogo de artilharia contra os homens da Renamo e alguns obuses atingiam as povoações remotas. 
Na manha de ontem o "festival de artilharia" foi particularmente intenso o que obrigou as perdizes. a encetar uma operação para desmantelar aquela posição militar por sinal pesadamente defendida com armas de grande calibre com destaque para antiaéreas, metralhadoras e morteiros pesados, B10 etc.
As FDS resistiram estoicamente por 3 horas mas acabaram nao suportando a forte pressão das perdizes que haviam cercado por completo a base das FDS. Durante alguns instantes as perdizes simularam que se retiraram de um dos flancos e as FDS tentaram aproveitar q brecha para romperem o cerco mas foram surprendidos com fogo intenso a curta distância e o massacre foi inevitável e houveram sérias debandadas tendo sido capturado um militar que se perdeu na confusão. As perdizes recolheram todo o armamento e regressar aos seus redutos.

Mas hoje de manha as FDS voltaram a fustigar os redutos das perdizes com artilharia de longo alcance e foram ouvidos rugidos característicos de cacas bombardeiris mig-21 que entraram em Moçambique através de espaço aéreo de Chicualacuala vindo do aeródromo militar de Bufallo Range em Chiredzi, Zimbábue que fica junto a fronteira. Outras informações indicam que os Migs sao de Moçambique e foram estrategicamente colocados na terra de Mugabe para operar furtivamente sem despertar atenção (se tivesem que voar da Beira ou Chimoio seriam notados e denunciados). Os Migs estao no zimbábue no âmbito da.grande operação conjunta em preparação denominada "Indefinite" em que. farao parte forcas especiais moçambicanas, Zimbábueanas e tropas especiais mercenárias sul africanas. 
Segundo as informações que dispomos, as perdizes afirmam que qualquer ataque de aviação desencadeara uma resposta militar de larga escala e bloqueio imediato.do tráfego rodoviário na estrada nacional número um a partir da ponte sobre o rio Save e/ou rio changane.
Nao se compreende porque as FDS se batem em Guija se as perdizes ja estao em massa na provincia de Maputo? Ou por outra, qual e a diferenca entre os guerrilheiros estacionados em Guija com os que estão em Mabote ou Sussundenga? Outras coisas...
Like · Comment · 

Sem comentários: