sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Raparigas britânicas voaram para a Turquia e poderão juntar-se ao Estado Islâmico


 | Hoje às 15:24
Três adolescentes britânicas viajaram sozinhas de Londres PARA Istambul, na Turquia, na última terça-feira, e as autoridades temem que estejam a tentar entrar na Síria para se juntarem ao Estado Islâmico e se tornarem noivas jiadistas.
 
DR
Três britânicas voaram sozinhas PARA a Turquia
Shamina Beghum, de 15 anos, Kadiza Sultana, de 16 anos, e uma terceira rapariga, de 15 anos, cuja identificação não foi revelada a pedido da família, entraram num voo da Turkish Airlines, no aeroporto de Gatwick, em Londres, sem o conhecimento dos pais. As três amigas frequentam a mesma escola e são amigas chegadas, revelou a polícia inglesa, que teme que as raparigas se tornemnoivas jiadistas na Síria.
As três britânicas do Leste de Londres foram vistas, pela última vez, na terça-feira de manhã, depois de se despedirem da família usando uma desculpa credível para estarem fora de casa todo o dia, revela o jornal britânico "Independent".
Richard Walton, Comandante da Unidade de Contra-terrorismo da Polícia Metropolitana, revelou que as autoridades "estão extremamente preocupadas com a segurança das raparigas" e pede que quem tiver informações sobre o seu paradeiro fale com a polícia. Os meios de comunicação turcos estão a ser utilizados pelas autoridades britânicas para tentar estabelecer contacto com as meninas, fazendo com que regressem a casa.
"Estamos preocupados com o número de raparigas e mulheres jovens que já viajaram ou mostraram intenção de viajar PARA a zona da Síria controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico", disse ainda Richard Walton, salientando que é um local muito perigoso e onde a possibilidade de escolher regressar a casa lhes é retirada. A melhor possibilidade de recuperar Shamina, Kadiz e a terceira adolescente britânica é conseguir encontrá-las ainda na Turquia, considera a Scotland Yard.
As três raparigas são de nacionalidade britânica, falam inglês com sotaque londrino e bengalês, revela a polícia.

Sem comentários: