quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MADAGASCAR ASSOLADA PELA PESTE BUBÔNICA


Classifique este item
(0 votos)
Madagascar assolada pela peste bubônicaA preste bubônica dá-se na transmissão de ratos para humanos
A população de Madagascar, país situado ao largo da costa de Moçambique da qual está separado pelo canal de Moçambique, está em alerta com um surto de peste negra. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no último ano, mais de 119 casos foram confirmados, sendo que desses, 40 mortes foram registadas. As autoridades locais temem que os números aumentem em pouco tempo. Em 2013, foram registados 783 casos no mundo todo, com 126 mortes contabilizadas.
Margaret Chan, directora geral da OMS, afirma que a praga é causada pela bactéria Yersina pestis, encontrada em ratos e transmitida pelas pulgas.
Enchentes recentes deslocaram milhares de pessoas e um número inimaginável de ratos, o que levou a peste a alastrar-se”, disse Chan.
De acordo com a OMS, o surto que começou em novembro de 2014 tem dimensões assustadoras. A organização informa que as pulgas que transmitem a doença de ratos para humanos desenvolveram resistência ao insecticida.
A peste bubônica é uma doença do século 14, que matou cerca de 50 milhões de pessoas. A infecção dá-se na transmissão de ratos para humanos, por meio da mordida de uma pulga infectada. A doença poderá ser ainda mais grave caso a bactéria chegue ao pulmão. A doença pode ser transmitida de humano para humano por meio de tosse e inalação da bactéria.
De acordo com a OMS, a peste negra pode ser tratada com sucesso se diagnosticada precocemente. Se não tratada, pode matar entre 30% e 40% dos infectados. Já a pneumônica tem maiores riscos, segundo a OMS, o paciente pode morrer 24 horas após contrair a doença.
Modificado em 

Sem comentários: