domingo, 15 de fevereiro de 2015

A SENHORA GOVERNADORA NÃO CONHECE A PROVÍNCIA DE GAZA. Está a tactear.

5 h · Editado · 
A SENHORA GOVERNADORA PROVOU QUE TRINTA DIAS DEPOIS DA SUA INVESTIDURA, AINDA NÃO CONEHCE A PROVÍNCIA DE GAZA. Está a tactear.
A senhora doutora Stela da Graça Magalhães Pinto Novo, governadora de Gaza, decidiu dar uma “grande entrevista”, que mereceu capa ao jornal Domingo. As fotos falam por si.
Eu não gostei da entrevista pelas seguintes razões:

1-Enquadramento impróprio: a senhora Governadora e sua assessoria entenderam mal o momento apropriado para dar a entrevista com tais conteúdos.
Esta entrevista não vem por acaso. A senhora governadora Stela é das únicas cuja recepção foi áspera e violenta pelo público. O fórum das ONGs de Gaza mandou-lhe umas bocas. As fotografias mal associadas aterraram a autoestima da dirigente. Na verdade, era necessário mudar esta situação, dando a conhecer o lado positivo, competente e sério da senhora Governadora. Não admire pois que as palavras-chave de “seriedade, entrega ao trabalho, colaboração e enfoque aos resultados” acompanham a governadora “desde a infância”, tempos de estudante e na vida profissional da ilustre e por isso, uma constante e colocada a força em toda extensão do texto.
Porém, a senhora governadora e sua assessoria (do Jornal Domingo) interpretaram mal as três teorias sobre as quais se basearam para dar esta entrevista com o objectivo de alterar a opinião pública.
Priming: É o condicionamento implícito da memória em que a exposição a um estímulo influencia a resposta a um outro estímulo. A teoria do “priming” afirma que as imagens da mídia estimulam pensamentos relacionados nas mentes dos membros da audiência. A teoria baseia-se no pressuposto de que as pessoas não têm conhecimento elaborado sobre questões políticas e não levam em conta tudo o que elas sabem aquando da tomada de decisões ou avaliações políticas – elas consideraram o que mais facilmente lhe vem à mente. Assim, chamando atenção para alguns aspectos em detrimento de outros, a mídia pode ajudar a definir os termos pelos quais os cidadãos deveriam julgar os políticos. Foi justamente o que aconteceu. A expectativa do jornal Domingo e da Governadora é que com esta entrevista a opinião do povo vá alterar-se favoravelmente.
Framing: A teoria sugere que a forma como algo é apresentada ao público (chamado "frame") influencia as escolhas que as pessoas fazem sobre como processar essa informação. Assim, o jornal Domingo ao ter decidido enquadrar a entrevista no lado social, familiar e no CV da Senhora Governadora, espera que os cidadãos avaliem positivamente tanto quem a nomeou como a ela própria e aguardem dela maiores surpresas na sua governação. Na verdade, tratou-se de dizer “olhem, eu sou formada, tenho educação bastante e experiência para liderar os processos de desenvolvimento de Gaza”. Tudo aquilo que pensam sobre mim, não corresponde a verdade. Eis aqui a minha vida, meu percurso e minha experiência. Avaliem-me na base disto. E não na base do que vocês viram ou ouviram”.
Rebuttal ou Refutação: é uma forma de evidência que é apresentada para contradizer ou anular outras evidências que tenham sido apresentadas por uma parte adversária. Assim, às percepções de uma Stela “criança, inexperiente, ingénua; de alguém que gosta de selfies e do Facebook, aqui apresenta-se uma senhora Stela, casada, mãe de família e responsável.
ONDE FALHARAM
Está claro que esta entrevista é uma encomenda. E como tal, está a força e mal colocada na agenda da mídia. Destoa toda edição do jornal Domingo de hoje. Não basta ser qualquer órgão de informação. Escolher o médium apropriado e o momento certo são entre os factores determinantes para o sucesso.
a) A matéria da entrevista dava muito bem para revistas cor-de-rosa. Digamos, revistas como Chama, Ideal, Ídolo, Viva (TV Cabo), MozCeleb são entre as opções mais razoáveis. Lá sim, tem espaço as fofocas, os mal-entendidos e tudo o que é irrelevante para a política.
b) Se quisesse, a senhora Governadora poderia ir a um programa Talk-Show, para falar da sua vida, sua infância e da sua família. A TVM, TIM (Muthiana) ou STV (Programa de Celso Domingos), TV Miramar (Atracções) são entre as opções.
O que estou a dizer aqui é que o jornal Domingo e a governadora escolheram o espaço errado para responder a fofoca. Os fofoqueiros não lêem o jornal Domingo. Quem lê o jornal Domingo são pessoas cultas, politicamente engajadas, interessadas em assuntos públicos e políticos: governadores, ministros, o Presidente da República, deputados da AR, altos funcionários públicos, políticos da oposição, membros cultos da Frelimo, investigadores, universitários e jornalistas, são entre as audiências do Jornal domingo. ELES IRÃO FICAR MUITO DECEPCIONADOS COM ESTA ENTREVISTA SENHORA GOVERNADORA porque não era o que se esperava a estas alturas do campeonato. É sobre isso que vou falar no ponto seguinte.
2-Timing inapropriado. A governadora sabe que está a viver os seus primeiros cem dias de governação. Como tal e como todos, esperávamos da senhora governadora que desse as primeiras impressões sobre a província que governa há sensivelmente um mês.
Não é todos os dias que se dá grandes entrevistas e se faz manchete no Jornal Domingo. Trinta dias depois, a senhora Governadora deveria já ter aproveitado o ensejo para PROVAR ao seu público que tem o entendimento necessário para governar a província; já identificou aspectos concretos sobre os quais irá concentrar-se dentro dos 100 dias e logo a seguir; já sabe o que vai mal na província e o que vai bem; já sabe quanto tempo precisaria para resolver problemas pontuais, etc. Portanto, É ISTO QUE DEVERIA FALAR PARA PROVAR E DESMENTIR OS PRECONCEITOS levantados aquando da sua nomeação. E não apresentar o seu CV e suas convicções em jornal líder de audiências como o Domingo. Na verdade, com esta grande entrevista, A SENHORA GOVERNADORA PROVOU QUE TRINTA DIAS DEPOIS DA SUA INVESTIDURA, AINDA NÃO CONEHCE A PROVÍNCIA DE GAZA, NÃO SABE EXACTAMENTE DE ONDE COMEÇAR MUITO MENOS ENTENDE O ALCANCE DOS VALORES QUE DIZ ORIENTAR O SEU TRABALHO. A senhora Governadora Stela está ainda a tactear.
Para não parecer invejoso, vou dar-lhe exemplos de quem já sabe o que vai fazer:
Carlos Mesquisa, ministro dos transportes e comunicações: entre os resultados dos seus primeiros 100 dias, estão os autocarros comprados para Xai-Xai, Inhambane, Chimoio, Tete, Quelimane, Nampula, Nacala, Pemba e Lichinga. Ele num espaço de 4 minutos de TV, já disse o que devemos esperar dele e o que não devemos esperar dele. Por exemplo, ele disse para não esperarmos pelo fim da crise dos transportes, mas está a trabalhar para minimiza-la.

Helena Taipo, mulher igual, sabe o que está a fazer e o que vai fazer. Não precisou de uma grande entrevista para percebermos que as prioridades dela nos próximos 100 dias será o reassentamento pós-cheias e reorganização interna da sua administração, para responder os desafios colocados pelo povo e pelo PR.
Continuaria a dar outros exemplos, desde o Governador da Zambézia, Nampula ou Manica, de onde é natural, que já têm visões completas dos seus 100 dias e uma lista de prioridades. O ministério de obras públicas está emprenhado na reposição da transitabilidade do país inteiro; o da energia na reposição da energia, etc. E você senhora Governadora? Qual é a sua lista de prioridades? Teve três páginas inteiras para falar algo sobre Gaza. Infelizmente não disse nada!
CONCLUSÃO
1.A senhora governadora queria resolver um problema mas acabou expondo-se ao risco de descredito sério. Num jornal em que a agenda foi a reconstrução pós-cheias, a senhora governadora aceitou falar da sua infância e lado social, esquecendo da urgência da sua Governação. A única forma de convencer os gazenses sobre a sua sorte é provando-os que você vai resolver os seus problemas.
2.De certeza que não voltara a ser manchete tão já, a não ser que seja extraordinária. E o meu conselho é que não volte tão já os jornais. Esmere-se em ser notícia pelos resultados.
3.Já que não voltará tão cedo aos jornais (ninguém precisa de si, não tem noticia mesmo), CONCENTRE-SE EM DIVULGAR AS SUAS REALIZAÇÕES no website (www.gaza.gov.mz). Até agora, ele está desactualizado; o governador continua o senhor Raimundo Diomba, apesar de noutra página aparecer seu nome; o seu CV não está online muito menos aos tais papers que diz escrever são alcançáveis!
  • Rosmina Momade, Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro, Arquimedes Dima e 157 outras pessoas gostam disto.
  • Cremildo Maculuve Concordo plenamente Egídio. Mal recebi o jornal domingo nesta manhã liguei ao Senda e lhe disse que a governadora e o jornal entraram no mato. Está claro que é a encomenda. Só que a emenda saiu pior que o soneto
    5 h · 6
  • Manganhe J. Vicente Gostaria que ela pudesse ter a sorte de ler o seu Post. Dr. Egidio Vaz, por que caso contrário ela nunca estará consciente de que a entrevista descredibiliza mais a sua autoridade política e admnistrativa.
    5 h · 5
  • Jose Macuacua Li a entrevista e, de facto, nao diz nada sobre Gaza excepto a xiguinha de cacana que comeu em Manjacaze e as nocoes de changana que diz ja ter. As paginas centrais do Domingo foram uma pessima escolha para quem nada de serio tinha a dizer (como Governador).
    5 h · 1
  • Hélder Thavede Muito bem meu caro.
  • Egidio Vaz Ter meios e acesso aos orgaos de informação não é determinante para o sucesso da governação. É importante que o que se diz tenha devido mérito.
    4 h · Editado · 8
  • Ercílio Fernandes Bechardas Mas quem do "Domingo" (ou de fora dele) é que a convenceu que esta era a altura certa para aparecer a querer polir a imagem e naquele formato?
  • Abdul Remane Ibraimo Algo anda mal com a governadora
  • Avelino Namarrocolo Concordo plenamente consigo caro Egidio Vaz, talvez falte acessoria a altura pra aconselhar a jovem governadora, dirigir/governar uma provincia eh muito diferente de ser chefe de departemento de uma delegacao duma Universidade. Eh preciso vestir o fato macaco, calcar botas ou sapatilhas como se diz em giria e trabalhar seriamente, pra tal eh preciso conhecer a provincia e ter um plano de accao, senao tudo sera dificil.
  • Raúl Salomão Jamisse Este post está completo e ela devia ler todinho para saber que pisou na bola na linguagem dos brasileiros....espero que tenha convencido mesmo os que pretendia atingir com o seu currículo.
  • Eusébio A. P. Gwembe Não será problema das perguntas que se lhe dirigiram?
    4 h · 1
  • Ercílio Fernandes Bechardas Numa "Encomenda", Eusébio A. P. Gwembe, as perguntas (e respostas), são previamente acordas entre o entrevistado e o repórter...
    4 h · 2
  • Xavier Jorge Uamba ora bem a post que da vontade de ler Dr vaz, congratulo imenso seu trabalho ha que tirar licoes, a governadora tem de ler esse post d modo a saber se posicionar e converter esse cenario.
    4 h · 1
  • Jorge Matine Fizeram o mesmo com o antigo PM logo após a sua nomeação.
  • Vitorino José Chimica Essa Governadora não vai ajudar em Nada!! Talvez voltar nas imagens polêmicas 
  • Vitorino José Chimica Gastar manchete pra não falar nada... Governadora de Sofala que não a vi em manchetes ainda, está a revirar toda a província de Sofala... Distrito e até as localidades e essa aí so sabe tirar foto e pousar no jornal. Triste
    4 h · 2
  • Elvino Dias Excelente análise. Obrigado mano Vaz
    4 h · 1
  • Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, a governadora e o entrevistador combinaram no tema. Portanto, entrevistas como estas os interlocutores combinam antes em relação ao tema e ao enquadramento. Não se trata de nenhuma entrevista confrotacionista em que o jornalista assume o papel de contraditório. Pelo que, foi assim mesmo que eles combinaram. Concordo no principio geral onde as perguntas sao determinantes. Mas nao é este o caso.
    4 h · Editado · 2
  • Chamuari Naife Marés negras perseguem a sra. Governadora. Tem de receber críticas de forma aberta se não, não irá suportar, é muita coisa para uma única pessoa. Eu anda acredito no potencial dela, vamos dar tempo ao tempo.
    4 h · 1
  • Antonio Zefanias Egidio Vaz....tudo dito. Stela Pinto Novo, precisava?
    4 h · 2
  • Saka Khulonga saka khulonga mesmo. lavar cara de uma imagem,nao é assim, este jornal pensou ou foi forcado?
  • Julio Lacitela Nao se fala com o cão, fala-se com o dono. Inocente esta governadora....
    4 h · 5
  • Simon B Cossa Cossa Realmente!
  • Yussuf Adam Reconhecer a ignorancia, o nao saber, e uma grande qualidade. As teorias de venda de imagem devem ser testadas com os factos. Numa Provincia como Gaza com tdos os clas que ainda pensam monarquicamente e uma atitude corajosa de dizer que ainda nao conhece, vai aprender, vai investigar...
    4 h · 8
  • Vicente Macuacua Incisivo Egidio Vaz. Ainda não li o jornal Domingo, mas parece boa análise.
    4 h · 1
  • Adelio Bambo Bambo Ha gente k nem devia ter tomado posse este e um exemplo Claro e inequivico
  • Ido Alfred Egidio Vaz a governadora eh doutorada ?
  • Yussuf Adam Os clas reinantes andam muito atarefados....
  • Egidio Vaz Os licenciados em Moçambique, Portugal, Brasil e outros países da CPLP são ou podem ser tratados por doutor, com d minúsculo pelo que é.
    4 h · 5
  • Gabriel DeBarros
  • Ido Alfred
  • Zenaida Machado Egidio Vaz - os licenciados podem ser tratados por dr exactamente porque?
    4 h · 5
  • Wilson Assumane Mas o jornal não podia esperar mais 60 dias?
  • John Guilian Sive Um Analise bem inquadrada EGidio Vaz...
  • Iveth Marlene É difícil ser mulher e ser líder. O descrédito é um pre-conceito que todos tomam como um bastão que empurra a mulher de volta ao "ser nada".
    Deixem a sra tentar limpar a sua imagem e tentar trabalhar. Enquanto não houver resultados positivos ou negativos não há motivos para apontar a governadora de Gaza. Meu amigo Vaz, desafio-lhe a esperar o devido tempo para tecer comentários e enquanto isso deixemos essa "mulher" liderar.
    4 h · 19
  • Carla Anibal Anibal Esse titulo pronta pra servir
    4 h · 2
  • Mauro Dos Santos Silva Alapaaaáaaaaaaaaaaaaaaaá
    4 h · 1
  • Júlio Mutisse Arao Jose Valoi algo se passa ali! Vamos juntar mãos?
  • Carlos Chivambo Me parecem serem vítimas do G40, o entrevistador e a entrevistada
    3 h · 1
  • Egidio Vaz Não sei Zenaida Machado porquê devem ser tratados por dr, com D minúsculo. Mas está lá.
  • Egidio Vaz Iveth Marlene, ela tem tempo para liderar. Talvez pudéssemos discutir o que diz noutra ocasião porque não é isto que estou a dizer aqui
  • Jordao José Você Só me recordou das fotos!
    3 h · Editado · 1
  • Ney Markel Meu senhor eu vejo que o senhor e muito invejoso,deixe a governadora em paz ,aquela entrevista no jornal domingo e exactamente para lavar roupa suja de que a mesma foi victima ela tem 5 (cinco ) anos para mudar Gaza ,ninguem faz e fara nada em 30 dias ,nem um Homem leva 9 meses para ser feito e quanto mais uma provincia.PAZ
    3 h · 1
  • Affonso Guerreiro Kkkkkkkkkkkkkk...
    O público alvo nem lê jornal e os que têm o hábito de ler jornal, têm as capacidades minimamente apuradas para sentir a irrelevância dessa peça. 
    3 h · 1
  • Carlos Chivambo Encomendaram lhes pá tentar lavar a imagem das fotos, poça o G41 mete água
  • Joao Jamal Sobrinho EV!Forca tens como fazer passar as tuas Dicas a Sua Excelência Senhora Governadora da Província de Gaza,uma Consultoria bem elaborada mas de Borla,caso isso produza efeitos poderei ser o teu homem que poderá ir buscando compensações kakakak rsssoso,,,!!!
    3 h · 3
  • Tony Ciprix Egidio Vaz, admiro bastante o teu criticismo à negativa que ultimamamente tens-_nos brindado. Tens toda a certeza de que esta entrevista foi encomendada? Eu tenho minhas dúvidas. Numa dessas vezes vieste aqui desqualificar o novo Nome do antigo ISTEG. Não entrei no debate por causa de conflito de interesses: colaboro com o Reitor, participei da parte do processo de transformacao do ISTEG, fui quem defendeu a proposta no Conselho do Ensino Superior. Ha dias insinuaste com o Muhamad Yassine. Deu no que deu. Hoje vens te insinuar por uma entrevista alegando tratar-se de uma encomenda. Olha, por outro conflito de interesse me abstenho de prolongar. No entanto, levar as pessoas a morrerem abraçadas, como tens feito ultimamente, no minimo é falta de senso de humanidade. Não me leve a mal.
    3 h · 10
  • Chitamef Chiraf Cade as imagens polemicas? Sera k a senhora Governadora falou delas ou era apenas uma fabula.
  • Imerson Lucas Iveth Marlene...penso que estamos a cometer o erro de "generalizar" (em genero) , o caso da sra. governadora. Assim como nem todos "homens" são competentes (em certos assuntos), as mulheres tbm correm esse risco.....acredito que o Egidio Vaz, analisou a sra. como ser humano e não como mulher ou "homen"...
    3 h · 3
  • Penha de Franca tecnicamente, muito bem colocado!
  • Egidio Vaz Professor Tony Ciprix, não lhe levo a mal. Ainda bem que declarou o conflito de interesse nos temas que mencionou. Está pessoalme afectado com o post. Em relação a Muhamad Yassine julgo que já me expliquei a ele pessoalmente e avançamos. Quanto aos outros assuntos, está claro que também não vou comentar. O Professor devia ajudar as pessoas a pensar em cada um dos pontos que julga pertinente desconstruir. Porque todos, sentem dores como o senhor. Esta entrevista não tem mérito nenhum Professor Ciprix pelas razões que mencionei. E foi mesmo uma encomenda. Não estou sozinho nesta convicção. Qualquer jornalista com experiência no jornalismo moçambicano e bem dado nos meandros de relações públicas sabe disto.
    3 h · 3
  • Mbuya Chaves Dezanove Mamparrice mano Egídio Vaz pk este regime não o contrata para assessorar vc é bom nesta área de comunicação,
  • Marcelo Mazivila Justino Com todo respeito deixe a senhora mostrar a sua competência, a não ser que esteja a chamar a dúvida metodica.
  • Flugêncio Carlos Mazuze Questoes que sao a natureza dela do que o nyusi nao conhecia
  • Mateus Francisco Navaia Ido Alfred, fala-se que ela é Mestra.
  • Egidio Vaz Imerson Lucas a Iveth Marlene é feminista e não gosto da sua postura intelectual justamente porque considera toda mulher intocável e impune no que toca à crítica independentemente dos factos. Eu teci comentários em relação as escolhas da senhora governadora é não contra ela. Nem isso podemos fazer mesmo que ela esteja a frente de milhões de moçambicanos?
    3 h · 2
  • Arao Jose Valoi Egidio Vaz, eu fui duramente criticado quando interpretei as primeiras palavras da Governadora. Na ocasião, eu dizia que Gaza ainda não tinha governador. O Júlio Mutisse, o Zacarias Jemisse Matuassa, o Paulo Muthisse que o digam.
    3 h · 1
  • Egidio Vaz Marcelo Mazivila Justino, ela vai. Entende o que critiquei. E é só isso.
  • Manuel J. P. Sumbana Concordo com o Egidio Vaz. Esta peça é um pêssimo trabalho de encomenda. O jornal Domingo podia ter explorado melhor o potencial da governadora, como gestora e intelectual. Ela podia falar das razôes porque aceitou este desafio. Gaza ê uma provincia problemática. E mostrar que conhece os problemas e de que forma espera contribuir para a sua soluçâo seria uma boa forma de se apresentar. 

    Sim, Carla Anibal Anibal. O titulo foi péssima escolha em face de toda a 'suja' polémica levantada à volta dela.
  • Tony Ciprix Acho que fui Clark Egidio Vaz: abstenho-me. Se quiseres discutir algo sério e não intrigas de oposicao comigo, podemos marcar um encontro.
  • Torisio Vasco Ney Markel, sorry ok gostaria de
  • Egidio Vaz E se acha isto de intriga, devia abster de comentar mesmo. E não entrar e sair em acusações Tony Ciprix. Não foi claro nada. Expressou seu desconforto em relação ao que escrevo, principalmente em relação aos seus amigos. A propósito, porque a UniUtivi a.k.a ISTEG não publicita seu novo nome? Para sua informaçãoMuhamad Yassine é ainda meu amigo e estivemos a trocar informações e eu consultei-o em muitos assuntos durante a.semana passada. O Professor pode sim arriscar a ser intriguista na medida em que augura colocar em rota de colisão as amizades.
    3 h · 4
  • Torisio Vasco Ney Markel , sorry ta qual é seu nível académico pha
    3 h · 1
  • Zenaida Machado O problema deste artigo ou análise do (dr) Egidio Vaz, é que foi escrito com emoções a mistura. Não vou dizer o nome das emoções sob pena de cair no mesmo erro dele. Entretanto, achei interessante o tom desta frase:
    "Já que não voltará tão cedo aos jornais (ninguém precisa de si, não tem noticia mesmo". Ainda estou a tentar perceber o que esconde por detrás... O seu desprezo pela jovem? O seu descontentamento? Uma veia de advinha que sabe de certeza - via bola de cristal - que ela não tem noticias? Por favor, elucide-nos...
    Tambem achei interessante que aconselhe a jovem governadora a ir actualizar o site da província ao invés de dar entrevista aos jornais. Minha pegunta: esses residentes de Gaza não lêm o jornal, mas têm acesso ao website?
    3 h · 13
  • Selenosalimo Joquer gente, a vida é como desenhar sem borracha, aposto que tudo que fazemos depende do tempo, e é com o tempo que as mudam e cada tempo é um tempo,pois este é o tempo em que Dra. Actualmente sra. Governadora de Gaza saiu das trevas e alcançou a luz, agradecia que aguardassem um pouco com os vossos comentários, porque com estes comentários podem abater-lhe psicologicamente e o resultado do trabalho dela sair mal. Logo dirão: nós já contávamos com isso......!
    " Ignorância é fracasso da Sabedoria "
    3 h · 1
  • Egidio Vaz Zenaida Machado, não sei o que você quer. Eu não desprezo nem a desdenho. A missão de qualquer dirigente é resolver problemas. Nyusi disse isso quando questionado sobre as negociações com Dhlakama. Ora, que ela resolva os problemas dos gazenses. E prove que está a altura. Emoções todos temos incluindo a liberdade do tom. Você também tem um TOM que te.é característico. Para terminar, tira lá o dr que anda por aí no teu post. Sinto-me arrepiado. Ainda chegarei lá, PhD de facto.
    3 h · Editado · 9
  • Torisio Vasco Egidio Vaz, sorry ta Tony Ciprix é uma vergonha pra juventude mocambicana ok paz
  • Muhamad Yassine serei sempre teu amigo meu caro.
    3 h · 4
  • Augusto Santos Egidio, se houver uma guerra eu quero estar do lado em que tu estás, não me imagino estar no lado oposto ao teu ou a tua linha de pensamento...
    3 h · 1
  • Egidio Vaz Em relação ao website Zenaida Machado, o Domingo vende menos de 500 cópias em.Toda Gaza enquanto o website é potencialmente acessível a todos e ao nível global. É pensando na audiência que veio a sugestão.
    3 h · 1
  • Zenaida Machado Nao vou tirar nenhum (dr). Nao costumo receber ordens sobre como devo me expressar. Sobre o que eu quero, eh simples... vem formato de perguntas... Eh so responderes. Deixa os fait divers de lado....
    3 h · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz, independentemente de ser encomenda ou não, aqui há mais ataques à entrevistada do que ao entrevistador. Não sou Jornalista, porém, penso que os títulos são da responsabilidade dos Jornais e dos Jornalistas. Na qualidade, que ultrapassa a quantidade das críticas, do seu texto, ao invés de contribuir para devolver a auto-estima da governadora, que pode ser um dos pressupostos para ela conhecer Gaza, há mais elementos para baixar ainda mais a auto-estima dela. Em todo o caso, é ponto de vista. Pessoalmente, pesno que ela devia aparecer mais nestas entrevistas do que se esconder. Que dê mais entrevistas 
    3 h · 4
  • Tony Ciprix Torisio Vasco, não entendi
  • Gilberto Correia Meu caro. Todos sabemos que a opção do Domingo pela Governadora de Gaza tinha como objectivo último a proteção e redenção em relação aos assuntos que a puseram na ribalta. Resta saber se o conseguiu fazer, ou pelo contrário não vai te o efeito contrário....
    2 h · Editado · 3
  • Egidio Vaz É justamente isto Dr Gilberto Correia que tentei explicar COMO este objectivo poderia ser alcançado. A resposta, quanto a mim é NÃO
  • Zenaida Machado Deixa ver se percebi a sua logica de pensamento, tendo em conta estes tres trechos do seu texto:… 
    1) Não basta ser qualquer órgão de informação. Escolher o médium apropriado e o momento certo são entre os factores determinantes para o sucesso.
    2) Os fofoqueiros não lêem o jornal Domingo. Quem lê o jornal Domingo são pessoas cultas, politicamente engajadas, interessadas em assuntos públicos e políticos
    3) CONCENTRE-SE EM DIVULGAR AS SUAS REALIZAÇÕES no website gaza.gov.mz 
    Se ele tivesse dado essa entrevista ao editor do website, e a mesma fosse publicada no website, não haveria problema nenhum? Qual exactamente o problema: é o meio que ela usou ou o conteúdo da entrevista? Eh o facto de ela ter dado a entrevista ou o facto do Jornal ter feito esta reportagem? Quem e o sujeito do seu texto? A governadora ou o jornal Domingo?
    Repare que diz o seguiente: “Até agora, ele está desactualizado; o governador continua o senhor Raimundo Diomba, apesar de noutra página aparecer seu nome; o seu CV não está online muito menos aos tais papers que diz escrever são alcançáveis!”
    Para si, o mais importante no website é a informação sobre o CV da senhora?
    1 h · Editado · 2
  • Tony Ciprix Egidio Vaz, quais meus amigos? Quando reviste as teses e posicoes sobre Guebuza, a minha intervencao foi por causa da amizade com o ex-PR? Fui claro em relacao ao conflito de interesse para me pronunciar. Eu lhe desafio para provares que se trata de um encomenda. Por acaso alguem do jornal Domingo lhe assegurou essa informação?
  • Yaqub Sibindy Para nós os políticos, às críticas de qualquer natureza, construtivas ou ao contrário, constituem um jazigo de lexivél para lavar a nossa imagem e bússola para alcançar às nossas metas! 

    A crítica de Egidio Vaz, permite que o próprio Semanário "domingo" tire alguma lição construtiva, pois não faltou respeito aos operadores deste prestigioso jornal! 

    Para sua Excelência Sra Governadora da Província de Gaza, o EV, não dirigiu alguma palavra perturbadora, senão chamar a atenção sobre a espectativa da opinião pública em relação a sua presença como timoneira da Província!

    EV, está a chamar mais uma vez a atenção que o melhor lexivél para lavar a sua imagem não é perder tempo, numa oportunidade tão rara, de pousar num prestigioso jornal para responder os seus detractores, mas sim aproveitaria essa grande oportunidade para expor à sua cultura de dirigente, numa Província em está a representar o Chefe do Estado! 

    Já cá do meu lado! Os senhores e as Senhoras Governadores e Governadoras: 
    Contactem ao Gabinete eleitoral do Presidente Nyusi para vos fornecer os extractos dos discurso que o Candidato Nyusi prometeu em cada Província, para servir de base do vosso programa dia a dia, afim governarem condignamente às províncias!

    É esse discurso que o povo memorizou, e quer ver os resultados ao longo dos 5 anos da vossa presença à frente dessas provinciais! 

    Diplomas e perfil pessoal dos Governadores, somente interessam ao Nyusi, o povo quer ver os resultados do seu voto!
    2 h · 20
  • Egidio Vaz Professor Tony Ciprix, as encomendas fazem-se por qualquer um interessado em avançar as suas agendas. É trabalho das relações públicas.
  • Zarito Mutana Kkkkkkkkkkkkkkkkkk esta na lama esta senhora.
    2 h · 1
  • Manjate Custodio Esta 'e uma gerra contra dr.Stella desde que foi nomeada. Muitos comentarios sao autenticos manchismos. Muito mau.
    2 h · 5
  • David Comala De directora de delegaçao á governadora? Nao sabia nao! General Gruveta ta vivo!
    2 h · 1
  • Iveth Marlene Imerson Lucas, infelizmente não generalizo. Toda mulher, incluído eu, passa por isso. A sociedade tem suas bases no patriarcado e nem a dita salvação-emancipação, nos salva destas tendências. O ser feminino contribuiu bastante para o ser e nao ser da Governadora. Deixem-na convencer-nos da sua capacidade ou não. Por cá, mais não digo.
    2 h · 6
  • Egidio Vaz Julgo que o senhor Yaqub Sibindy entendeu-me exactamente como gostaria que todos entendessem. Peço perdão aos que entenderam mal. Fui infeliz
    2 h · Editado · 2
  • Tony Ciprix Neste caso quem fez a encomenda?
  • Gilberto Correia A prova que se está a pedir é juridica? Qualquer cidadão minimamente atento aos assuntos nacionais sabe qual a real linha editorial do jornal Domingo e a polémica que rodeou a Governadora em causa. Dai pode presumir com elevadas probabilidades duas coisas: (i) objectivo da entrevista e (ii) como se processou a sua preparação. A questão que surge a seguir é se esta foi a melhor estratégia e o timming certo para produzir o pretendido desagravo. Na verdade eu colocaria mais uma questão, será que o Jornal Domingo seria o mais adequado para produzir o efeito desejado?
    2 h · Editado · 14
  • Manjate Custodio Assino por baixo Iveth Marllenne
  • Xavier Antonio So se for pra servir na passarela.
    Ps: é o pensamento que as fotos me transmitem...
  • Gilberto Correia Iveth Marlene creio que o Egidio Vaz não colocou aqui em causa o mérito da Governadora e nem é isso que o post trata. O Post trata de objectivos da entrevista, implicitamente do órgão escolhido e alguns abordaram o timming. É inquestionável que a Governadora enfrenta um Problema e que e que pode estar a lidar mal com ele a dar entrevistas destas. Pode ter cometido um erro de estratégia neste caso. E se andar de erro em erro na comunicação das suas qualidades, talvez nunca venha a ser reconhecidas.
    2 h · Editado · 8
  • Manjate Custodio Muitos comentarios que desfilam neste post, sao jovens. A quando da sua nomeacao muitos jovens desfilaram a vilepiar a dra.Stella. Jovens e mulheres reclamam espaco na governacao. E agora? Vamos deixar as mulheres jovens conquistar o seu espaco, por favor. De mal ou de bem deviamos ajudar a governar ,pois governra 'e uma arte. Agora digam devia esta naquele lugar
  • Emidio Guila Parece-me que os nossos dirigentes andam mal acessorados. Merecem uma demissão para desencorajar incompetências, fazendo com que os incompetentes abdiquem das aventuras de assumir nobres funções para as quais não possuem habilidades.
    2 h · 3
  • Jorge Ferreira Meu comentário.Governadores,devem ser npmeados para Províncias que conhecem.
    2 h · 2
  • Saide Jacinto Ali Nao vejo nenhuma razao de criticar o elustre Dr E.V nos povos exigimos resultados apenas.,esse nao tempo de falar da vida particular mas sim da vida do povo.
    2 h · 1
  • Salomão T-Bag O que eh conflito de interesse? Sera que o Tony eh governador adjunto?
  • Helder Mestride Infelizmente agravou a situaçao o seu gabinete d imprensa falhou totalmente agora tem d fazer coisas super extraordinarias para ter algum credito como governadora o mais rapido possivel se nao acredito q nao ficara por mto yempo. Boa sorte
  • Cleto Goncalves Well done Egidio Vaz. Parabens.
    Texto bastante claro, forneceste uma acessoria gratuita a ambas partes(jornal vs governadora).
    Cabe a eles percepção POSITIVISTA
    2 h · 1
  • Armando Arao Muchanga Egidio Vaz, este é realmente espirito de camaradagem. Camaradas entendam com ruidos ou nao, o camarada Egidio Vaz, apontou a ferida para poder-se currar. Avante essa atitude camarada Egidio Vaz.
  • Vicente Macuacua Gilberto Correia, ilustre, se já leu o Domingo qual é o seu ponto de vista em relação à entrevista?
  • Livre Pensador Eu tambem nao gostei da entrevista porque imaginava que o Domingo nao fosse da imprensa cor-de-rosa. E mais nada. Agora, facam-me o favor, que "bagagem" tem esta senhora na vida para sair de um obscuro gabinete de uma universidade de ma fama para o cargo de governadora? Parentesco? Beleza? Nao vou falar de inteligencia porque a entrevista mostra muito bem o "pronto-a-servir". Raios parta este pais!
    1 h · 1
  • Joao Jone Chicote Tony Ciprix e Manjante Custodio o articulista nao colocou em casa a capacidade da Governadora, apenas chamou atencao pra aproveitar das linhas do domingo e vender o seu "peixe" governativo. Sobre encomenda jornalistica...nao ha duvidas. O acessor trabalhou, mas trabalhou mal. Leia Relacoes (relacionamento entre a midia e as organizacoes politicas ou do governo). Ou entao, qualquer livro sobre acessoria de imprensa
  • Tarcísio Azevedo "Os fofoqueiros não lêem o jornal Domingo. Quem lê o jornal Domingo são pessoas cultas, politicamente engajadas, interessadas em assuntos públicos e políticos: governadores, ministros, o Presidente da República, deputados da AR, altos funcionários públicos, políticos da oposição, membros cultos da Frelimo, investigadores, universitários e jornalistas, são entre as audiências do Jornal domingo."

    1 h · Editado
  • Paulo Cumbe Li o post e os comentarios.
    o post tem cunho academico em materia de comunicação. bem entendido seria uma mais valia, aprenderiamos com ele.
    ha um habito de levar os assuntos academico para o lado pessoal, isto nao nos constroe.
    quero encorajar o egidio vaz a continuar a trazer estas materias com o tempo a nossa sociedade vai evoluir!
    1 h · 1
  • Xavier Jossias Tualufo Nao engana ninguem essa, a quando da publicacao dos post ninguem disse que ela nao tem formao e sem competencia, esse discurso nao é para ...
  • Bento Saloy Mazuze Vaz tens muita razão sra governadora meteu água. Eu sou de Gaza e sei muito bem como é difícil governar aquela província. Ela vai dançar. A música sem o som, por isso devia estar preocupada em mostrar o seu punho de governadora e não deixar se levar com a inutilidade racional. Mas esta fazendo o contrário, aliás esta fazendo aquilo que os seus inimigos queriam que ela fizesse. Auto defesa em momento impróprio e por um canal improprio.
  • Nelson Matsinhe Mais um muro bem dado na boca de estômago da Governadora. Esperemos que de erro em erro se cultive e aprenda. Por mim poderá ainda ser a melhor Governadora no fim do mandato...
  • Lucas Muaga Grande observaçäo... parabéns Egidio
  • Lopes Figueiredo Silica "E o meu conselho é que não volte tão já os jornais. Esmere-se em ser notícia pelos resultados"
  • Júlio Mutisse Eu li a entrevista! Ela vai a contramão do que já ouvi e li dos novos dirigentes. Esqueçamos o feminismo que parece motivar alguns comentários aqui. O timing foi mau...
  • Ezequiel Jose Chambe Chambe A contundência verifica se aqui.
  • Mazembe Correia " Na verdade, tratou-se de dizer “olhem, eu sou formada, tenho educação bastante e experiência para liderar os processos de desenvolvimento de Gaza”. Tudo aquilo que pensam sobre mim, não corresponde a verdade. Eis aqui a minha vida, meu percurso e minha experiência. Avaliem-me na base disto. E não na base do que vocês viram ou ouviram”
    1 h · 1
  • Shelio Chaia Todo individuo tem direito a defesa, essa foi a forma ou as palavras que ela encontrou para a sua auto defesa, dai que devemos xperar o trabalho que ela diz ser capaz de apresentar...
  • Zacarias Jemisse Matuassa Por respeito a todos os meus comentarios, o meu comentario e nao comentar
  • Egidio Matsinhe Os madodas de Gaza nao vao aceitar este lado feminista a lhes governar.
  • Júlio Mutisse Meu irmão, se os madodas (como nós dois) reconhecerem um caminho, um way, uma orientação, não hesitarao em apoiar. Doutra forma não aceitarão mesmo
  • Claudio Tonetti Texto com todos os preceitos acadêmicos. Nada pessoal. Realmente eles (governadora&jornalista&jornal) estão completamentes off side. Ciprix, meu amigo, não misture temas e não queira pedir absurdos ( provas) Melhor irmos tomar umas na contorno. BH.
  • Mateus Capitene Caros compatriotas, com toda minha humildade, gostaria de perceber melhor este assunto, fazendo a seguinte questão: O problema está com a Governadora ou com os Gazenses?
  • Rosmina Momade E acaba manchando o próprio jornal domingo
  • Shelio Chaia A vida privada dela nao tem nada haver con vida politica a qual se encontra submersa a minha opiniao eh, cada um faz loucuras que lhe vier a cabeca qndo xta num lugar intimo. No quarto ela eh tudo menos governadora mas no governo ela ja nao eh tudo mas sim senhora governadora, sou machangana nativo e residi la ate os meus vente e poucos anos e apoio a ela como governadora pela primeira vez aquela provincia a ter uma governadora, so espero defacto que mostre trabalho, o que faz no quarto seja na cozinha ou na escada ate mesmo na casa de banho eh assunto dela como mulher e esposa...

  • Sem comentários: