quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Robôs ao serviço militar: Voz da Rússia

19.12.2012, 15:46, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
robô
EPA

O Exército russo vai ter robôs ao seu serviço. O ministro da Defesa, Serguei Choigu, ordenou instituir um centro de projeção destes engenhos automáticos.

O Ministério das Situações de Emergência já possui experiência nesta área. Os especialistas militares e socorristas decidiram criar um grupo de trabalho para poderem submeter a provas os projetos técnicos a cargo de duas entidades públicas.
Claro que o titular da pasta militar russa não terá necessidade de se inteirar do trabalho de equipamentos e robôs que já foram postos ao serviço do Ministério que ele outrora chefiou. Trata-se de robôs de extinção de incêndios, engenhos de desminagem e veículos todo-o-terreno diversos – motos-de-neve e de locomoção em terrenos pantanosos. Na opinião do ministro, tal experiência tem que ser tomada em conta. Assim, Serguei Choigu mandou criar um centro de projeções de meios automatizados capazes de cumprir determinadas missões militares, revelou à emissora Voz da Rússia a assessora de imprensa, Daria Zatulina.
Nesta entidade, dedicada, sobretudo, aos trabalhos de engenharia, serão igualmente organizados cursos de instrução para o pessoal e serão desenvolvidas atividades de investigação científicas Além disso, deverá contar com um polígono para a realização de testes. Os veículos todo-o-terreno e de desminagem serão entregues por empresas produtoras e pelo Ministério das Situações de Emergência e depois postos ao serviço. Em paralelo, o ministro encarregou criar um centro de veículos não tripulados.
Estes últimos podem lançar meios de salvamento para as janelas e varandas de prédios. Ao abrigo do Ministério da Defesa terão de executar missões militares diferentes, salientou a propósito Igor Korotchenko, redator-chefe da revista Defesa Nacional.
Qualquer Exército moderno deve ter a possibilidade de receber informações de reconhecimento necessárias, inclusive, do campo de batalha e no período de preparação das operações militares para prevenir ataques do adversário. Isto pode ser feito por drones. Antes, estes eram importados. O facto de estarem sendo criados agora os centros de projeção nacionais significa um largo passo no sentido certo.
Os militares russos encaram com bons olhos o eventual emprego de robôs de desativação de campo de minas. Tais aparelhos, criados juntamente com os especialistas da Croácia, funcionam à distância de 2 km do operador, podendo ainda descobrir e neutralizar minas antitanque e anti-pessoal. Como se sabe, estes robôs já foram usados no Kosovo, na Croácia e Nicarágua. O Ministério da Defesa emprestará estes robôs ao Ministério das Situações de Emergência para utilizá-los na Chechénia.
Quanto aos meios robotizados de combate aos incêndios, os especialistas militares tiveram de usá-los durante os incidentes ocorridos em paióis situados nas cercanias de Orenburgo, na região de Khabarovsk e na república de Bachkíria. Apesar de o Ministério da Defesa ter tomado as providências para evitar tais casos no futuro, seria ótimo se tivesse ao seu dispor robôs efetivamente preparados para combater o fogo em situações de emergência

Sem comentários: