terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O debate sobre controlo de armas nos EUA: «idiota», «perigoso» e «estúpido»


É um exemplo da forma muito quente como nos EUA se debate nesta altura entre quem defende um controlo mais apertado na posse de armas e quem se baseia na constituição para manter a situação.
Tudo começou na semana passada quando, depois do massacre numa escola em Newtown, em que um atirador matou 26 pessoas, entre as quais 20 crianças, Piers Morgan falava com convidados pró-armas no programa que apresenta na cadeia norte-americana CNN.
Piers Morgan acusou Larry Pratt, o director executivo da associação Gun Owners for America, de mentir e tentou provar que o número de homicídios nos Estados Unidos é brutalmente superior ao de outros países com políticas apertadas de controlo de armas.
Na troca, cada vez mais acesa de argumentos, Morgan chamou «idiota», «perigoso» e «estúpido» a Larry Pratt.
Por causa dessas críticas, foi lançada a 21 de dezembro uma petição online colocada no site da Casa Branca a pedir que Piers Morgan seja deportado.
Os subscritores dizem que Morgan se está a esforçar para subverter os direitos da constituição dos Estados Unidos e acusam o apresentador britânico de utilizar a posição que ocupa num canal de televisão nacional para lançar ataques contra os direitos dos cidadãos norte-americanos. A petição já conta com mais de 59 mil assinaturas.
Na conta que detém no twitter, Piers Morgan escreveu ontem que se está «nas tintas para a petição», lamentando a morte de dois bombeiros na véspera de Natal, assassinados num ataque com armas quando combatiam um incêndio no Estado de Nova Iorque. Numa mensagem mais recente, e num espírito mais festivo, já esta terça-feira Morgan escreveu: «Feliz Natal! Mesmo para aqueles que me querem deportar».
Partilhar
Notícias Relacionadas
«Eu gosto é de matar pessoas»
Nova Iorque: Identificado autor da morte de dois bombeiros
Três mortos num estranho incêndio em Nova Iorque (vídeo)
EUA: Artistas pedem ação para travar violência armada (com vídeo)
Lobby das armas nos EUA propõe seguranças armados em escolas
Obama quer «propostas concretas» para acabar com tiroteios em massa
Escritor Richard Zimler não acredita numa mudança na lei das armas
Lei/Armas: Obama prepara-se para anunciar Biden como líder da reformulação
Lobby pró-armas de fogo quer dar contributos significativos para evitar massacres
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ««««««««««««««FESTAS FELIZES»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários: