domingo, 16 de dezembro de 2012

O Bispo Resignatário D. Manuel Vieira Pinto – Bispo de Nampula


D. Manuel Vieira Pinto, nasceu a 8 de Dezembro de 1923, em São Pedro de Aboim, Concelho de Amarante.
Em 7 de Agosto de 1949, aos 25 anos de idade é ordenado Padre.
Mais tarde, o Padre Manuel Vieira Pinto, pertencendo à diocese do Porto foi enviado para Roma com o objectivo de estudar o movimento religioso "Por um mundo melhor" então dirigido pelo padre Ricardo Lombardi.
Pela acção deste amarantino, o referido movimento de cristãos foi introduzido em Portugal durante o período de exílio do Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes.
Em 21 de Abril de 1967 foi indicado para Bispo de Nampula, em Moçambique, pela Santa Sé.
Em 29 de Junho de 1967 é ordenado oficialmente pelo Santo Padre, como Bispo da referida diocese.
Em Março de 1974, D. Manuel Vieira Pinto, aprovou um documento assinado pelos sacerdotes da sua diocese, sob o título "Imperativo de Consciência", tal acção não agradou ao Governo de Marcelo Caetano.
O documento da discórdia defendia uma "resposta corajosa aos problemas graves do povo moçambicano" e destinava-se inicialmente a ser apresentado exclusivamente na Conferência Episcopal de Moçambique, mas acabaria por chegar ao domínio público.
Pelos temas abordados relacionados com a orientação política ultramarina e das condições sociais de Moçambique, gerou-se uma hostilização popular para com os padres combonianos mentores do documento, sendo exigida a sua expulsão do país.
Nem mesmo a intervenção do Núncio Apostólico, evitou a ordem de expulsão, chegando os padres a serem insultados e agredidos.
D. Manuel Vieira Pinto recebeu ordens para se deslocar para Lourenço Marques, posteriormente foi transferido pela Direcção-Geral de Segurança (D.G.S) para Namaacha.
Fica retido pela polícia com o falso pretexto de ser uma medida necessária para protecção da sua integridade física, ficou impedido de contactar com alguém e de receber visitas.
Por ordem do Governo o Bispo D. Manuel Vieira Pinto abandona Moçambique, sem no entanto, deixar "lavrado" o seu descontentamento, pelo que deixou uma declaração comprovada pelo seu advogado da sua diocese em que redigiu: "Fica bem claro que saio de Moçambique por ordem do Governo e contra a minha vontade".
Na sua chegada ao aeroporto de Lisboa, o Bispo, foi impedido de dialogar com os jornalistas dos meios de comunicação nacional e estrangeiro e até mesmo com os seus familiares.
Fica hospedado no Cartaxo, na residência do seu amigo de longa data, João Ribeiro da Costa.
Até que no dia 25 de Abril de 1974, quando se dá a vitória do Movimento das Forças Armadas sobre o regime de Marcelo Caetano, a casa onde se encontrava D. Manuel Vieira Pinto, não estava mais guardada por elementos da D.G.S.
No dia 4 de Junho de 1984 com 60 anos de idade é indicado para Arcebispo de Nampula.
No dia 12 de Dezembro de 1992, é indicado para Administrador Apostólico de Pemba, em Moçambique. Na data de 18 de Janeiro de 1998 resigna ao cargo anteriormente indicado. E por último a 16 de Novembro de 2000 pede a resignação do lugar de Arcebispo de Nampula.
Carlos Portela

Sem comentários: