terça-feira, 2 de outubro de 2012

Vieira Mário e Moyana “profetizam” queda de Aires Ali e Cuereneia

Vieira Mário e Moyana “profetizam” queda de Aires Ali e Cuereneia

Possível impacto das decisões do congresso.
Entretanto, outros analistas não vêem nenhuma relação de causa-efeito entre posições políticas e o alinhamento para o actual Governo. Conforme dizem, nada deixa claro que Armando Guebuza poderá remodelar o Executivo para acolher Carvalho Muária e Alberto Vaquina como ministros no actual elenco.
O que vai acontecer com o primeiro-ministro, Aires Ali, e com o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, depois de perderam posições na nobre Comissão Política da Frelimo? Esta é a pergunta de fundo em análise no programa “Pontos de Vista” da STV deste domingo.
Os jornalistas Tomás Vieira Mário e Salomão Moyana, comentadores residentes do referido programa, acreditam numa possível remodelação do Governo na sequência da exclusão de Ali e Cuereneia do novo “Bureau Político” da Frelimo.
Os comentadores põem fé nos governadores de Sofala e Tete, nomeadamente, Carvalho Muária e Alberto Vaquina, respectivamente, que poderão subir para preencher as posições dos anteriores.
As razões avançadas são duas: por um lado, está a alegada falta de confiança que os 180 membros do Comité Central revelaram ao não votar em Aireas Ali e Aiuba Cuereneia. Este aspecto - acreditam os comentadores – tira legitimidade e poder ao actual primeiro-ministro para, por exemplo, continuar a orientar o Executivo, nas apresentações do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado na Assembleia da República.
Os comentadores entendem que será muito oneroso que Alberto Vaquina e Carvalho Muária, actualmente governadores, quinzenalmente, se desloquem de Tete e Sofala a Maputo para participar nas reuniões da Comissão Política.
Com esta tese, os comentadores entendem, em fim, que o presidente da República, Armando Guebuza, terá de remodelar o Governo, nomeando Vaquina e Muária para ministros e, passando, automaticamente, a viver para Maputo.
Que destino para Aires Ali
De acordo com os dois comentadores do “Ponto de Vistas”, o primeiro-ministro, Aires Ali, poderá ter outro destino e não o cargo que actualmente ocupa, já que alegadamente terá perdido um espaço de relevo no partido e, por isso, perdeu também condições para coordenar o Governo. Assim, entendem que Guebuza poderá nomeá-lo para outras funções. O mesmo destino poderá ser para Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento.
Quanto aos candidatos ao cargo de primeiro-ministro, os analistas do programa da STV falam de Oldemiro Baloi, actualmente ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e Filipe Nyusi, ministro da defesa. Este último leva ainda a vantagem de não ser da mesma região do Presidente, o que poderá ser visto como importante para a unidade nacional. Aliás, mesmo para o cargo do primeiro-ministro, o factor regional foi a grande premissa por detrás das nomeações de Luísa Diogo e Aires Ali.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

Anónimo disse...

Tarа Skt, Great Time, her throne being carгіed
by sevегal οther blogs that revіew Εrotiс Massage's for men, pink for women, it was costing me 9. If you work at home, one can argue and establish that the subject and object, the liberation of all sentient beings is such a broad industry. P H A The private treatment rooms for naturist massages and facials using the highest quality product will be a good idea?

Feel free to surf to my webpage; head Over here for more details about tantric massage