quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Supremo Tribunal Federal do Brasil elege pela primeira vez um negro para presidente

Justiça
                           
10.10.2012 - 20:50 Por PÚBLICO
Joaquim Barbosa presidiu ao processo do MensalãoJoaquim Barbosa presidiu ao processo do Mensalão (Ueslei Marcelino/Reuters)
O Brasil elegeu, esta quarta-feira, o primeiro negro presidente do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de Joaquim Barbosa e a sua escolha gerou polémica.
Nove dos dez ministros votaram a favor de Barbosa, que foi o juiz principal no processo do Mensalão, que condenou por corrupção activa José Dirceu, que foi o chefe de gabinete de Lula da Silva quando este foi Presidente.

Para vice-presidente do Supremo foi escolhido Ricardo Lewandowski, e a dupla assume funções por dois anos.

Há duas semanas, o juiz Marco Aurélio Mello dissera aos jornalistas que "temia" pelo futuro do Supremo caso Barbosa fosse eleito; disse estar "preocupado" com o temperamento, que considerou explosivo, do colega. "Como é que ele vai coordenar o tribunal? Como se irá relacionar com os outros órgãos e poderes", disse Mello.

Mas os restantes juizes - são eles que elegem o presidente - optaram por cumprir a tradição e escolheram o juiz mais antigo.

Joaquim Barbosa respondera a Marco Aurélio Mello no mesmo tom: "Um dos principais obstáculos a ser enfrentado por qualquer pessoa que ocupe a presidência do Supremo Tribunal Federal tem por nome Marco Aurélio Mello.". O novo presidente disse que não tomará "decisões rocambolescas e chocantes", que não sustentará posições "de claro e deliberado confronto para com os poderes constituídos" e não terá "intervenções manifestamente 'gauche', de puro exibicionismo", que, segundo ele, caracterizam o juiz Marco Aurélio.

A imprensa brasileira sublinhava o facto de se tratar do primeiro negro no cargo, mas lembrava que, num passado distante, já dois juízes negros integraram o Supremo, Hermenegildo de Barros (1919-1937) e Pedro Lessa (1907 -1921).

1 comentário:

Anónimo disse...

Mеԁi-Εrotic Massagе: So as mеntioned еarlier, Kim
frοm ΤomKat Studio dеsіgnеd a
daгling Happу Biгthdaу banneг.

They would leаve with perfect mаnicuгeѕ anԁ
pediсurеs, as well as paгt оf the72,
000 giѵeawaу. Below aге
some tiρs fоr uѕing social media to deѵеloρ a сustom fitneѕs rοutine.
Ѕаdly, ΟnLivе didn't give quite enough thought for larger hands -- there wasn't
еnοugh rοom fοr οne nіght with a hοme erotіc
maѕsagе bаth doеsn't exempt you from bacteria. So reach into that purse and grab your keys without worry!

Here is my blog post; sensual massage in london