sábado, 27 de outubro de 2012

Renamo denuncia preparação de "ataque do Governo da Frelimo" à sua base na Gorongosa

 

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, acusou hoje o governo de Maputo de "concentrar meios militares, com mercenários, para atacar" a sua base na Gorongosa onde, desde há uma semana, permanece o seu líder, Afonso Dhlakama.
"Estão a concentrar blindados no Inchope", o cruzamento que divide o trânsito entre o centro e o sul de Moçambique, e a cerca de 200 quilómetros da vila da Gorongosa, em Sofala, disse à Lusa o general na reserva da Renamo Ossufo Momade.
Segundo aquele responsável pela defesa da Renamo, os blindados pertencem à Força de Intervenção Rápida (FIR), um corpo de elite da polícia moçambicana, que "conta com o apoio de mercenários do Zimbabué, transportados em camiões, e da África do Sul, estes chegados em três helicópteros à cidade da Beira".
"Querem atacar a base até ao fim do mês", acrescentou Momade.

A agência Lusa está a tentar uma reação oficial a estas acusações.
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, encontra-se desde a semana passada na sua antiga base da Gorongosa, onde reativou um corpo de segurança com um número significativo de homens e exige que o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, ali se desloque para negociarem a constituição de um Governo de Unidade Nacional.
Também há uma semana, o porta-voz da polícia na província de Sofala, Mateus Mavide, disse à Lusa que tinha sido enviado um contingente da FIR, da Beira para o distrito da Gorongosa.
"Destina-se a acalmar o ambiente e a não deixar criar ânimos entre a população", disse Mavide.
LAS/AYC //JMR.
Lusa – 26.10.2012
 
ADENDA
 
Por Francisco Moises.
 
"Mazoea ana tabu," diz um ditado da lingua swahili para dizer que é muito dificil mudar de costumes. A maneira como a Frelimo tem se comportado foi sempree dishonesta de forma que a Frelimo nunca pode ser honesta com ninguem e muito menos com pessoas que lhe constituiram obstaculos no passado e agora.
A Frelimo é como uma fera e na minha lingua diz-se que "chikala ndi chikala nkhabe sanduka (uma fera é sempre uma fera que nunca pode mudar)." Pode se confiar numa fera? Porque é que Dhlakama depois de ter dirigido a luta de vida e morte com a fera decidiu confia-la? E isto quando os seus generais lhe diziam que seria uma perca de tempo negociar com a Frelimo que jamais podia se confiar que se comportaria melhor?
Ha muitas razoes que expliquem isto: pressao dos chamads amigos da Renamo, ambiçao desmedida do proprio Dhlakama para ter o poder visto pensava que iria ganhar com a Frelimo e nao contava com as manhas desta, a sua incapacidade de compreender que a Frelimo so queria uma folga para evitar a sua derrocada total e o seu lançamento para o fundo das aguas do mar, a crença mal-fundada de que a Frelimo podia ser honesta e tambem os subornos dos grandes homens de negocios tais como o Tiny Rowlands da Lonrho que antes do acordo de Roma transportou Dhlakama no seu aviao pessoal da Africa até a Europa.
Tiny Rowlands queria a paz em Moçambique a todo o custo que era para os seus negocios na Africa austral, principalmente em Moçambique e no Malawi. Nao estava interessada na paz para os mocambicanos e no bem estar destes.
Sera que Dhlakama decidiu regressar a Gorongosa por sua propria iniciativa? Duvido-o bastante. Os seus generais devem estar por de tras desta decisao. E se houver um outro conflito armado, os generais nao quererao mais ouvir falar de negociaçoes. Quererao terminar com uma vitoria total sobre a Frelimo. Quererao uma vitoria total embora nao serao capazes de estabelecerem um regime democratico. Teriamos muita sorte se pudessem nos garantir a liberade e a democracia de que sonhamos.
Podemos acreditar que Dhlakama nao tenha na verdade a intençao de começar uma guerra. Mas na medida em que o bisavuvu Guebas nao tomar a sério a situaçao, podera na verdade ser estes homens que estao armados a espera que Guebuza reaja que poderao provocar incidentes que conduzirao a uma guerra.
O primeiro incidente ja se produziu pelo facto de que a zona de Gorongosa onde Dhlakama e os seus homens estao ja nao faz parte do territorio sob a soberania do regime da Frelimo. Ja é uma zona no-go para os frelimistas que podem receber tiros se tentarem ir para la sem a permissao da Renamo. Mesmo sem começar a guerra, aqueles homens quererao incluir zonas circunvizinhas onde quererao actuar livremente ou aumentar o seu controlo.
É que muitos nao sabem que durante a guerra civil, a Frelimoe os seus aliados controlovam muito pouco territorio em Moçambique fora das cidades e vilas e havia muitas vilas que estiveram nas zonas da Renamo. Nao me admiraria que na mente de muitos ex-combatentes da Renamo, ainda permaneça a ideia do territorio que controlavam ao qual ainda pensam que tem o direito de reclama-lo ou que é seu territorio.
Duas naçoes numa. Basop! Tal é a situaçao que encaramos. Nao sei se o miopico Guebuza vê isto!
Nao ha duvida que no passado, Guebuza brincou muito com outras pessoas que nao estavam armadas. Mas esta situaçao de Gorongosa agora nao é uma brincadeira se na sua cabeça pensa que é uma brincadeira. As coisas cheiram mal.
E por causa do seu proprio orgulho, a Renamo nao querera recuar da posiçao tomada em Gorongosa.

2 comentários:

Anónimo disse...

erotic maѕѕage Terre offers eхotiс Balinesе еrotic maѕѕage
treatment. Here аt La Erotic Massage wе have νery rough, craсked soles.

Βut keep in mind Theгe aгe ceгtain Erotic Massages that
help yоu to build a MECHA-scrеen, it's available even wider. When they say" Diamonds are every girl's Best Friend", they ain't lying about it. The purpose of this unique chair design, from the height of luxury, peace and restfulness that I felt I couldn't 'waste' on 'just me'. This is also an editor and curator of Daniel Berrigan's works.

Feel free to visit my web site ... tantric massage

Anónimo disse...

Located dοwn the eгotic massаge's treatment hallway a erotic massage attendant will escort you to the experiences. A native young lady talked about her family heritage and explained the parking accommodations. Quicas e emocionais Ajuda a criar um sistema imunol? These are aspects of the tantric breath, dynamically stimulating and balancing our mind and body.

Feel free to surf to my homepage :: tantric massage in London