sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reitor moçambicano diz que Dhlakama tem "legitimidade em algumas questões que reivindica"

 

25 de Outubro de 2012, 17:36

Maputo, 25 out (Lusa) - O reitor da A Politécnica, a mais antiga universidade privada em Moçambique, Lourenço do Rosário, considera que Afonso Dhlakama, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, "tem legitimidade em algumas questões que reivindica".
Afonso Dhlakama instalou-se na semana passada na Serra da Gorongosa, centro de Moçambique, antiga base da Renamo, juntamente com centenas de ex-guerrilheiros do movimento, para pressionar o Governo da Frelimo a aceitar as suas exigências em negociações.
O principal partido da oposição exige a formação de um Governo de Unidade Nacional, a integração dos seus antigos guerrilheiros no exército nacional, a despartidarização do Estado pela Frelimo e a formação de uma Comissão Nacional de Eleições (CNE) composta apenas pelos principais partidos e sem a presença de membros da sociedade civil.
Em entrevista ao semanário Savana, Lourenço do Rosário, um dos mais respeitados académicos moçambicanos, afirmou que Afonso Dhlakama e o seu partido têm "legitimidade em algumas questões" que reivindicam.
"Em algumas questões que a Renamo ou o seu líder reivindicam, têm legitimidade. As exigências são legítimas, mas não é bom sinal recorrer a posturas que nos possam conduzir ao reacender da conflitualidade em Moçambique", afirmou o reitor da A Politécnica.
Lourenço do Rosário apontou o facto de o Governo não ter atendido à exigência da Renamo de se encontrar uma saída para a questão do contingente armado que ainda mantém nas suas antigas bases militares como um ponto "válido" do conjunto das reivindicações daquele partido.
"É verdade que certos setores radicais da Frelimo não tomaram em conta alguns aspetos reivindicativos. Penso que são quatro aspetos exigidos pela Renamo. São coisas que não vejo nenhuma anormalidade em exigi-las. Desde 1999 que a Renamo vem exigindo a despartidarização do Estado ou da administração pública, o fim da discriminação nas forças armadas e a revisão do pacote eleitoral", enfatizou Lourenço do Rosário.
Para o reitor da A Politécnica, ao instalar-se na Serra da Gorongosa, Afonso Dhlakama pretende uma forma de chantagem para obrigar a Frelimo a negociar, alertando para a necessidade do diálogo, pois, segundo Rosário, "isto pode ser um fio de navalha".
"Nós temos gás natural, carvão, minérios e tantos outros recursos preciosos que para as empresas concessionadas é mais valente negociar com governos frágeis. Onde há conflitos e divisões internas, há mais espaço para as multinacionais explorarem os recursos como querem", realçou Lourenço do Rosário.

PMA // VM.
Lusa/Fim

ADENDA - DEBATE

De acordo com o Ponto I.6 do Protocolo ao AGP sobre a formação das Forças de Defesa e Segurança os grupos armados e/ou paramilitares deviam ser extintos até a realização das Eleições, pelo que os Homens Armados do Dlakhama são ilegais e sem sustentação.
See translation
Like · · · 2 hours ago near Maputo, Mozambique


  • Gaby Lomengo caro Benny Matchole Khossa, devia fazer uma apreciação geral do AGP em vez de se confinar nos trechos ou pontos. Isso facilitaria o debate.

  • Benny Matchole Khossa Eu li TODO o Acordo Geral de Paz e protocolos adicionais... Por acaso, Gaby Lomengo leu? Duvido. Se acha que disse algo de errado, aponte os erros! Não vamos estar aqui a especular

  • Benny Matchole Khossa Quem acha que há algo que não corresponde à verdade na minha publicação que diga e não se limitar a tomada de posição sem qualquer fundamento! Eu apresentei factos, rebatam (if u can)

  • Paulo Araujo eu divido que o acordo verdadeiro seja o que foi publicado no BR se nao o Dhlakama nao teria forcas armadas ate hoje, e Chissamo e Guebuza devem saber porque nao reagem a esse facto. algo nao bate certo

  • Angela Maria Serras Pires parece não entenderem que os quadros da RENAMO não foram integrados em lado nenhum, aliás a frelimo nem sequer dos desmobilizados e dos madjermane sabe tratar, a incompetência e a prepotência têm limites e esperemos que esse limite não tenha sido atingido

  • Benny Matchole Khossa Kakakakkakakaka, Paulo Araujo, please

  • Angela Maria Serras Pires acho que a estratégia actual da frelimo é começarem a rir-se à gargalhada, isto será um case study para o mundo

  • Benny Matchole Khossa Perante o ridículo só risos mesmo

  • Benny Matchole Khossa Angela Maria Serras Pires, sabes de quem era a obrigação de desmobilizar os B.A.'s?

  • Benny Matchole Khossa Se alguma vez de detiveste a ler os AGP saberias, mas não sabes porque tu nutres um ódio cego contra a Frelimo, um ódio cego e irracional!

  • Delfina Tas Eu so posso concordar com o Paulo Araujo, algo esta mal explicado nesta novela Frenamo. Ou sabes explicar melhor ho Benny Matchole Khossa: porque ate hoje a Renamo esta Rodeada de homens armado e vive ameacando em voltar a guerra. Eu ate hoje nao vi (Chissano ou Gebuza), chefes do governo vir desmintir sobre as acusacoes e reividicacoes do AD, essa atitude da Frelimo cria terreno fertil para expeculacoes!

  • Angela Maria Serras Pires Benny Matchole Khossa porque acreditas sempre no que te convém ? se nem sequer cuidaram dos desmobilizados achas que cuidariam dos da RENAMO ? please my friend, wake up to reality, j

  • Sergio Chauque Benny Matchole Khossa eu desconfio que haja alguma adenda a esse acordo sabe...porque do jeito como Dlhakhama fala e age, e o Governo nao reage nem nada, epah... algo não está certo.

  • Angela Maria Serras Pires já passaram 20 anos e só criaram a pobreza e o caos, acham que esta miséria absoluta vai continuar enquanto os líderes abocanham tudo ?

  • Benny Matchole Khossa Sergio Chauque, mas não passa disso, de meras especulações... O que vale é o que é oficial

  • Sergio Chauque oficial é o que vêm a conhecimento público apenas? soube que parte do acordo de 1974, com o governo português ainda é segredo. porquê? e nao pode ser o mesmo com este caso? e como a RENAMA sobrevive? de dinheiro dos deputados, dos membros da comunidade internacional? só?? hmm...

  • Gaby Lomengo Caro Benny Matchole Khossa, quem lê um documento polémico não traz trechos ou pontos isolados para favorecer um lado. traga um reflecção consistente e racional na altura deste espaço. vc que leu bem, deveria ajudar aos outros perceber melhor. agora acha k apresentar a sua parcialidade é racional da sua parte?

  • Sergio Chauque Nem tudo o que foi decidido em Roma, está a disposição do público, na minha percepção. tanto tempo a discutirem e apenas sair esse doumento que está em BR? esses tipos não nos podem fazer de parvos.

  • Angela Maria Serras Pires quem defende cegamente um sistema com 44% de crianças sub-nutridas e 1 médico por cada 20,000 habitantes está tão doente quanto os que defende, lamento e desejo as melhoras a todos os doentes da nossa sociedade

  • Benny Matchole Khossa Gaby Lomengo, eu posso ajudar quem leu e não percebeu e não a quem não leu... Não é possível explicar a quem nao leu!

  • Benny Matchole Khossa Essas estatísticas Angela Maria Serras Pires são verdadeiras, mas não sei como é que o "exército dos 700" vai acabar com elas... em que é que esse exército está a ajudar a alterar as estatísticas?

  • Angela Maria Serras Pires o exército de que falas infelizmente é de milhões de pessoas, umas já criaram o fevereiro 2008 e o setembro 2010 e mesmo assim para a semana anunciaram um aumento gradual de 40% nos chapas (surreal o vereador que foi expulso na era Comiche volta agora a mandar e a roubar ainda mais), outras estão no mato, outras estão a observar os mega projectos, outras estão a observar a prepotência sulista, outras estão com o MDM, todo este exèrcito mudará este país

  • Gaby Lomengo Benny Matchole Khossa, como é que pode ajudar alguem perceber se de antemão mostrou a sua parcialidade? já se nota de que lado estás. como é que pode ser ao mesmo tempo advogado do governo e da oposição? caro amigo, como cidadão, ninguém está contra as suas escolhas ou opiniões mas o problema é que neste espaço nao se aceita apenas afirmações. isso para dizer que afirmar não é argumentar. E argumentar é usar lógica em vez de emoções partidárias.

  • Benny Matchole Khossa Gaby Lomengo, em que espaço é que não se aceitam apenas afirmações

  • Benny Matchole Khossa Ninguém é totalmente parcial. Quem expõe uma ideia ou uma afirmação visa um determinado fim, e ninguém é parvo ou estúpido aqui para defender o contrário, só que, quando essa opinião não nos é conveniente dá no tipo de comentário que V. Exa. acabou de fazer

  • Jerry Revelador Fonseca Também concordo com o Paulo, há algum "fine print" nesse AGP que ninguém teve ousadia de contar-nos, se ñ vejamos: 1- esteve aqui a (O)NU(MOZ) que tinha como missão desarmar os homens armados. Porquê uma parcela desses homens ñ foi desarmado? 2- AD, desde o princípio usou a sua guarda das matas sem contexto da Frel até hoje. Porque será? As 3 partes envolvidas só podem terem lido o "fine print" que você Benny ñ leu e os teus chefes mandam vocês os AIR (agentes de intervenção rápida) para vir cá fora falar sem o total conhecimento de causa. There is more than that meets the eye, my friend. As NUs e a Frel nunca vieram público nos explicar porque a Ren podia manter homens armados e ñ colecção de todo o seu material bélico.

  • Gaby Lomengo A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos. Sem a liberdade de criticar, não existe elogio sincero.

  • Benny Matchole Khossa Amicus plato sed magi amicus veria - Sou amigo de Platão, mas sou mais amigo da verdade, e a verdade e' que entre eu e vocês, a única pessoa que apresenta factos sustentáveis sou eu... Vocês estão a agir no domínio da especulação! E a especulação não faz ciência!
 

1 comentário:

Anónimo disse...

This ѕystem haѕ bеen 20 Bаsicc onсeptѕo f predictivaes trologу рut as L20 yeаrs which our аncіents consiԁеrеd
as thе best marketρlacе for buying and sеllіng thіngs
οf anу nature. They'll even serve your pup fresh warm doggie popcorn. Helps protect the body from headaches to digestive issues.

Look at my blog - erotic massage In london blog