quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reino Unido: Polícia diz que 300 acusam ex-apresentador da BBC de abuso sexual

 

A Scotland Yard anunciou hoje que identificou 300 vítimas potenciais do ex-apresentador infantil da BBC Jimmy Savile, acusado de abuso sexual durante quatro décadas.

A estimativa foi aumentada pelos agentes, que na semana passada tinha anunciado que eram 200 as supostas vítimas do apresentador. A polícia diz que possui 400 linhas de investigação sobre o caso.
Segundo o comandante Peter Spindler, os agentes conversaram com 130 pessoas, 114 das quais tiveram o depoimento gravado. Todos disseram que sofreram abusos do animador e alguns acusam outros apresentadores e a produção da BBC de participação nos crimes.
Apesar da maioria das alegações ser contra Savile, que morreu no ano passado, Spindler disse que algumas das supostas vítimas citaram pessoas que ainda estão vivas. O oficial afirmou que ainda não foram marcados ou determinadas prisões para suspeitos.
A polícia e a emissora investigam suspeitas de que o excêntrico Savile tenha abusado sexualmente de menores de idade ao longo de quatro décadas. Alguns incidentes terão acontecido nas próprias instalações da BBC.
Advogados que representam algumas das vítimas - a mais nova tinha 8 anos na época do suposto abuso-- disseram que os seus clientes apontaram para a existência de uma rede organizada de pedofilia dentro do canal que incluía a participação de celebridades nas décadas de 1970 e 1980.
Os profissionais, no entanto, não nomearam os astros ou demais envolvidos que supostamente faziam parte dessa rede.
Uma das pessoas que denunciou Savile foi a sua sobrinha-neta, Caroline Robinson, que diz ter sido abusada quando tinha 12 anos.
Em entrevista à rádio BBC 5, Robinson, hoje com 49 anos, disse que o apresentador perguntou se ela queria ver um dos seus grupos musicais favoritos na época.
Após a pergunta, ela diz que o ex-apresentador pediu que ela se sentasse na sua perna, o que o teria deixado excitado. Em seguida, Robinson afirma que ele colocou as mãos nas suas calcinhas.
Robindon disse que saiu a correr após a tentativa de abuso, mas que nunca disse aos seus pais o que aconteceu.

Sem comentários: