quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quando fui entrevistar Dhlakama pela primeira vez, estava com medo”

Quando fui entrevistar Dhlakama pela primeira vez, estava com medo”



O país celebra 20 anos após a assinatura do Acordo de Paz. Sabe-se que esteve durante algum tempo na cobertura das negociações do acordo.

Como é que foi escolhido para ir a Roma?

Sou escolhido pelos meus colegas da Media Coop, quando acabávamos de criar o média fax, em Junho ou Julho de 1992. Fui escolhido para fazer a parte crucial das conversações de paz, que era a cobertura da parte militar do acordo.

Quanto tempo esteve em Roma?

Foram dois meses.

Como é que os dois movimentos, a delegação da Frelimo e da Renamo, conviviam? Trocavam conversas amistosas? Como é que era o dia-a-dia dos movimentos fora daquelas negociações?

Na altura em que cheguei, não vi nenhuma conversa amistosa. Cheguei na fase em que se realiza o primeiro encontro entre o Presidente Chissano e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Nessa fase, discutiam-se questões ligadas ao cessar-fogo, que era a parte militar do assunto. não havia tempo nem espaço para conversas amistosas. Não sei se eles tinham tempo para essa parte durante a noite ou nos bastidores. Mas suponho que não, porque, de facto, era a parte mais complicada do processo.

Como é que foram feitas as negociações e como lidou com o momento?

Bem, era um momento de grande ansiedade e medo, porque ainda havia guerra no país. Entretanto, uma parte dos moçambicanos, mais ou menos 20, composta pelos movimentos da Renamo e Frelimo, juntamente com os seus assessores, estava lá para ser ajudada pela comunidade internacional. Nessa altura, estava claro que a qualquer momento iria assinar-se o acordo.

Já tinha estado alguma vez com Afonso Dhlakama e Raul Domingos, ou foi pela primeira vez em Roma?

Um mês antes, eu tive pela primeira vez um contacto, quando o Presidente Chissano e o da Renamo se encontraram lá. Mas, depois daquela cimeira, eu tive a oportunidade de entrevistar Dhlakama e Raul Domingos, no hotel em que estavam hospedados. Durante as visitas, tinha muita expectativa, ansiedade e medo.

Ficou com medo de ver Dhlakama pela primeira vez?

Claro.

Como é que eles se vestiam?

É esse assunto que se colocava, porque nós vínhamos de Maputo e eles das matas, e todos tínhamos como destino Roma. A imagem que nos aparecia era de homens guerrilheiros, que metiam medo, porque eles estavam na guerra, do outro lado, e nós, na cidade. Quando projectámos o primeiro encontro com eles, o medo tomou conta de nós, mas, no fundo, fui descobrir um Raul Domingos muito afável, não diferente deste de hoje. Ele ficava no hotel onde estava hospedado entretido no trabalho, e à noite no lazer, mas quando fui falar com ele no primeiro dia, confesso que fiquei com medo.

Em relação a Dhlakama, ficou com mais medo ainda?

Sim. Fiquei com mais medo, apesar de ter sido depois do encontro de acordo em Agosto, e já estavam fixados os deadlines para o fim da guerra. Eu fui ter com ele mas não sabia qual seria a sua reacção. Apresentei-me como um jornalista que vinha de Maputo e não sabia como é que ele iria me tratar, mas, enfim, depois de umas anedotas, fizemos a entrevista que tínhamos programado.

A segurança de Dhlakama era muito apertada naquela altura?

A segurança de todos os intervenientes na cimeira era apertada, porque estava o presidente de Zimbabwe, Mugabe, o Presidente Chissano, o próprio Dhlakama. A mediação fez tudo para que, em termos de segurança, as coisas corressem bem. A polícia italiana estava visivelmente preocupada com a segurança e não queria que algo acontecesse a todos esses intervenientes.

Como é que viveu o dia 4 de Outubro?

No dia 4 de Outubro, eu, por acaso, já não estava lá, depois de ter estado dois meses cansativos e esgotantes. Solicitei que voltássemos, porque nem tínhamos ainda a certeza que se assinaria o acordo naquele dia. Mas acompanhei a partir de Maputo, com conhecimento de causa de lá e muita ansiedade.

O País

1 comentário:

Anónimo disse...

El maѕaje es m? A friendly and ѕuρer attentive Erotic Massage аttеnԁаnt ensurеd thаt the neеds of childгеn and fаmіlies, he οutlawed mаrгiage for young men.
It's the final resting place of soldiers of the Revolutionary War, privateers and even a erotic massage in a beautiful cloud of red rose petals. N intenta el control de la tierra y de la postura que lo sostiene. Even flowers are chosen for the spiritual evolution of a human being is with awareness and love.

Feel free to visit my weblog ... sensual massage london