quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Os interesses empresariais dos “sobreviventes“ da Comissão Política

 

Ouvir com webReader
Um total de oito membros nas listas de “continuidade” manteve-se na Comissão Política do partido Frelimo, o mais apetecível centro de todas as decisões daquela formação política no poder desde a Independência Nacional.
Trata-se de quatro homens e quatro mulheres, respectivamente, os generais na reserva, Alberto Chipande e Raimundo Pachinuapa; e Eneas Comiche, Joaquim Mulémbwè, Margarida Talapa, Verónica Macamo, Conceita Sortane e Alcinda Abreu. Neste trabalho fazemos o mapeamento dos interesses empresarias destas figuras. Nos homens, verificamos que Eduardo Mulémbwè e Eneas Comiche não se encontram matriculados em sociedades comerciais. Nas mulheres a música é outra.
Alberto Chipande
O general Chipande, tido pela história oficial como o homem que deu o “primeiro tiro” na insurreição contra o colonialismo português, tem uma gigantesca teia de interesses empresariais em vários ramos de actividade económica. Chipande está ligado a «Newpalm Internacional, Limitada», que por sua vez está ligada a«Madeiras Rovuma, Limitada » cujo objecto social é, dentre outros, o “comércio geral, compreendendo a importação, exportação, comissões e consignações...”.
Associado a«Newpalm Internacional, Limitada» e a um “camarada” seu, Mateus Kathupa, constitui a «CADELMAR-Mármores de Cabo Delagado, Limitada», empresa que curiosamente, tal como a «Madeiras Rovuma», tem também como objecto social,“comércio geral, compreendendo a importação, exportação, comissões...”.
O general está ligado ainda a Raimundo Maico Diomba (actual governador de Gaza) e a Isabel Maria Verde, a «ROMOCA – Rovuma Madeiras de Cabo Delgado, Limitada».Chipande está também ligado a «Moçambique Holdings, Limitada» e formam a«Agro-Indústria de Cabo Delgado, Limitada». O objecto social desta empresa é, dentre outros, o “desenvolvimento da indústria de exploração do capim, comercialização e desenvolvimento da cultura do caju”.
Chipande está ainda ligado ao «Grupo Mecula, Limitada», empresa que tem como objecto social “Transporte de mercadorias; Turismo; Distribuição de combustíveis...”. O general Chipande e primeiro ministro da Defesa no primeiro Governo de Moçambique, está associado a Valige Tauabo com quem constituiu a «CIST, LDA -Consultoria, Imobiliária, Investimento, Serviços e Turismo».
Raimundo Pachinuapa
O veterano da Luta de Libertação Nacional, Raimundo Domingos Pachinuapa, que “sobreviveu”na CP no Congresso de Pemba, tem também uma multiplicidade de interesses em vários sectores de actividade económica. Pachinuapa está ligado a «Macaloe, Limitada », uma empresa cujo objecto social é a “promoção e realização de comércio geral a nível nacional e internacional, prestação de serviços diversos, representação, importação de artigos de desporto, exportação de mariscos, madeiras preciosas serradas...”.
Pachinuapa está ligado também a «Moztronic, Limitada», com interesses na área imobiliária. Está ainda ligado à «Sociedade de Desenvolvimento do Zitundo, Limitada», com interesses nas áreas de imobiliária, turismo, consultoria e assessoria na área de engenharia civil e ambiental.
Pachinuapa também tem interesses no sector energético através da empresa «Energias do Índico, Limitada», cujo propósito é a “produção, montagem e instalação de energias renováveis”, estendendo-se o objecto ao sector dos transportes, exploração de recursos minerais entre outros. Os seus interesses estendem-se ainda através da «EME Investimentos, S.A» cujo objecto social vai da exploração mineira; concepção e fiscalização de sistemas de abastecimento de água, desaguando no turismo.
O ainda membro da CP da Frelimo está ligado a «Mwiriti, Limitida» com um extenso objecto social que vai da prestação de serviços nas áreas de construção, venda de produtos alimentares, material de escritório, importação e exportação, comercialização, distribuição a grosso e a retalho, agenciamento, podendo ainda, por deliberação da assembleia-geral, exercer directa ou indirectamente quaisquer outras actividades conexas, complementares ou subsidiárias do seu objecto principal, desde que não contrariadas pela lei. Pachinuapa está ligado também a «Madeiras Nangade, Limitada», que está associada a «Newpalm Internacional» – ligada também ao general Chipande – no negócio da Madeira.
Está ainda ligado a «PROLAR – Fábrica Moçambicana de Escovas e Vassouras, Limitada». Por fim, o nome de Pachinuapa aparece ligado a «Montepuez Ruby Mining, Limitada»que é sócia da também ‘sua’ empresa «Mwiriti, Limitada»e a «Gemfields Mauritius LTD», e o objecto social desta é a “prospecção e exploração de pedras preciosas e outros minerais; comercialização de pedras preciosas; comercialização de produtos mineiros encontrados ou extraídos, importação e exportação de produtos, incluindo os equipamentos e outros materiais necessários para o exercício das actividades”.
Mulheres
Alcinda Abreu
Alcinda António de Abreu, actual ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, possui interesses empresariais em várias áreas. Vai desde o comércio a grosso e a retalho, à representação de marcas de empresas.
Alcinda Abreu está ligada a «Superior Entertainment, Limitada», sociedade que tem por objecto a promoção e produção de todo o tipo de entretenimento com músicos nacionais e internacionais; produção e organização de todo o conjunto do ramo musical para festas, casamentos, propaganda de empresas nacionais e estrangeiras; e participação e representação de firmas nacionais e estrangeiras. A actual ministra para a Coordenação da Acção Ambiental tem como sócio o seu filho Chivambo Mamadhussen.
Alcinda Abreu é ainda sócia da «OCAD – Comércio e Serviços, Limitada », tendo como parceiros Olívia Margarida Darsam, Carmen Margarida Simões Dhorsam e Denise Chicalia.
A “OCAD” tem por objecto social a prestação de serviços de consultoria, incluindo, dentre outros, a gestão de parques e aluguer de viaturas, estação de serviços para viaturas, gestão e intermediação imobiliária, aprovisionamento, distribuição e comercialização de bens e serviços, exportação e importação, comércio geral e representação de marcas e empresas estrangeiras.
Abreu tem interesses na «Ubuntu, Limitada», empresa que aposta nas áreas de consultoria e serviços. Nesta, Alcinda Abreu tem como sócios Zeferino Martins (actual ministro da Educação), António Matonse (antigo adido de imprensa de Joaquim Chissano e actual embaixador de Moçambique em Angola), Nuno Sidónio Uinge e novamente o seu filho Chivambo Samir Mamadussen.
Margarida Talapa
A chefe da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República na presente legislatura e que também conseguiu a manutenção na Comissão Política tem, à semelhança dos seus pares, interesses empresariais. Talapa está ligada a «GSE Construtores, Limitada», uma empresa vocacionada para a actividade de construção civil, vias de comunicações, consultorias, assessorias e imobiliárias. Aqui Talapa é sócia de vários membros da família Gulamo, muito conhecida em Nampula na área empresarial, em tempos detentora da companhia aérea já falida, a “Air Corridor”.
Talapo tem também interesses na “Gulamo Steel Mill, S.A.R.L», onde é sócia de Abdul Razak Noormahomed, vice-ministro dos Recursos Minerais, e de vários membros da família acima mencionada.
Verónica Macamo
A presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, está ligada apenas a «SEARNA-Sociedade de Exploração e Aproveitamento de Recursos Naturais, Limitada». Nesta sociedade, cujo objecto social é a promoção e realização de investimentos nos sectores agro-pecuário e industrial, florestal, imobiliário, dos transportes, do caju, do turismo, de exploração mineira, de pesca e de prestação de serviços, ela tem como sócios o esposo e o filho, respectivamente Salomão António Ndlovo e Salomão António Ndlovo Júnior.
Conceita Sortane
Conceita Sortane, que manteve o seu posto na CP, está ligada a «JC & Filhos, Limitada»empresa que tem como objecto social a “Construção Civil, agricultura, indústria, prestação de serviços, limpeza, imobiliária, investimentos, electrificação, ensino, hotelaria, turismo, pesca, mineração, reflorestamento, madeiras, água e ambiente”. Sortane está também ligada a «Afriplanning Moçambique, Limitada » onde é sócia do estreante Pantie (Ver o artigo intitulado “os interesses empresariais dos novos membros da Comissão Política”)no mais alto órgão decisório do partido dos “Camaradas”.
Sortane está ainda ligada a «Camele, limitada», uma empresa com interesses na área dos transportes (de passageiros e de cargas) aéreos, terrestres, mineira, hoteleira e na de turismo e a representação de marcas e patentes de companhias internacionais. Aqui, Talapa é sócia novamente de Pantie e outros, com destaque para o jovem jurista António Grispos.
@VERDADE– 04.10.2012

Sem comentários: