sábado, 20 de outubro de 2012

Na TV, Haddad mostra debate; Serra aposta em experiência

 

19 de outubro de 2012 21h45 atualizado às 21h50
Fernando Haddad e José Serra duelam no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo. Foto: Adriano Lima/TerraFernando Haddad e José Serra duelam no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo
Foto: Adriano Lima/Terra
Após o debate acirrado desta quinta-feira, os candidatos do segundo turno na disputa pela prefeitura de São Paulo tiveram postura mais amena em seus programas eleitorais desta sexta-feira. Líder na pesquisa Datafolha de intenção de voto, Fernando Haddad (PT) optou por mostrar trechos do debate da Band em que atacou o adversáruo. Por outro lado, o ex-prefeito José Serra (PSDB) apostou na experiência, mostrando as ações feitas durante os mandatos no Paço Municipal e no governo do Estado.
Consulte os candidatos a prefeito em todo o País
Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais
Em resposta às críticas de Haddad de que o tucano "trabalha apenas para os ricos", Serra lembrou que fez o maior programa de urbanização de favelas do País. Em seguida, criticou "a bagunça na habitação deixada pelo PT com o governo Marta Suplicy". "O PT inaugurava obra inacabada, urbanizava favela cobrando aluguel".
O PSDB também acusou o adversário de ser "ruim de serviço". Segundo os tucanos, a presidente Dilma Rousseff deu dinheiro para o então ministro da Educação construir 6 mil creches, mas Haddad teria feito menos de 300. "É importante ter rumo, ter planejamento, ter experiência para fazer e ter disciplina. Não desistir nunca e não se abater com as dificuldades. Tudo isso, modéstia à parte, eu sei que tenho", disse Serra.
Reunindo trechos do debate, em que Haddad criticou a situação da saúde na capital e a gestão do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) - aliado do PSDB -, os petistas apostaram na estratégia de que "o mundo da propaganda de Serra nada tem a ver com a realidade de vida dos paulistanos". "É um mundo de ilusão", acrescentou o ex-ministro.
Com vantagem que chegou até 17 pontos percentuais segundo o Datafolha, Haddad também rebateu as "inverdades que a propaganda de Serra" tem levado ao ar. "O Banco Mundial reconheceu o Brasil como o país que mais avançou no aumento de escolaridade, superando a China na década passada", disse Haddad, em trecho recuperado do debate.
O programa petista voltou a tratar da proposta de trégua feita pela coordenação de campanha de Haddad à equipe tucana. No horário eleitoral, o PT reforçou "o apelo por uma campanha baseada apenas em propostas, e não em ataques".

Sem comentários: