quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS NA ÁFRICA NEGRA, pelo Prof. Silva Cunha (1956)

 

Movimentosassociativos_capa As organizações existentes que interessam a este estudo são de três tipos:
a) Associações místico-religiosas;
b) Associações com fins mutualistas ou cooperativistas;
c) Associações com fins políticos.As associações místico-religiosas e as associações com fins mutualistas, ou cooperativistas, existiam já nas sociedades negras primitivas. Em resultado do contacto com o Europeu, as associa­ções místico-religiosas antigas, primeiro transformaram-se, no seu conteúdo, mantendo as formas primitivas; depois, por toda a parte, cederam o passo a associações novas, que se originaram, quase sempre, no ensino das religiões protestantes.
Estas novas associações costumam agrupar-se sob a designação comum de movimentos messiânicos ou proféticos (a).
As associações mutualistas e cooperativistas primitivas reves­tiam carácter de associações profissionais (confrarias ou corpo­rações), de que são exemplo as associações de caçadores, de pes­cadores e de ferreiros. Recentemente, porém, começaram a surgir outras de tipo diferente, de base étnica, que tentam agrupar, com fins de previdência e assistência imediatos todos os elementos da mesma tribo.
Estes dois tipos de associações, além dos fins religiosos e de auxílio mútuo, geralmente prosseguiam também fins políticos.
As sociedades místico-religiosas de forma e conteúdo primi­tivos desempenhavam uma função política, enquanto eram um meio de defesa da pureza dos costumes tribais e, portanto, um meio de lutar contra as causas de desagregação da tribo. As asso­ciações místico-religiosas de forma primitiva e conteúdo novo apresentam-se como uma reacção contra a situação colonial.
O mesmo carácter têm também as associações profético-messiânicas que se baseiam na interpretação da Bíblia por um profeta que, como novo Messias, vem anunciar uma era de prosperidade para os Negros, em que estes receberão a compensação dos sofri­mentos resultantes do domínio dos Brancos. Estas associações aparecem, pois, como um rudimento de movimento nacionalista, de reacção contra o Branco e com carácter reivindicativo.
As associações com fins exclusivamente políticos são um pro­duto da civilização europeia. Surgiram principalmente depois da última guerra e a sua manifestação mais perfeita é constituída pelos partidos políticos de negros que se formaram em alguns territórios africanos.
Leia a obra completa em: Download Manegrosafrica

Sem comentários: