quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Debate entre vices foi mais equilibrado que confronto entre Obama e Romney

 

Bom desempenho republicano e democrata embolou corrida pela Casa Branca
Fábio Cervone, colunista do R7
Paul Ryan, republicano (esq.) e Joe Biden, democrata (dir.)SAUL LOEB / AFP
Nenhuma acusação passou em branco no debate de quinta (11), entre os vices Paul Ryan (republicano à esq.) e Joe Biden (democrata à dir.)

 
O debate entre os candidatos à vice-presidência dos EUA prometia um confronto entre gerações, Joe Biden, aos 69 anos, do lado democrata e Paul Ryan, aos 41 anos, defendendo os republicanos. Mas o que se viu foi muito além do simples conflito de idades. O programa televisionado ao vivo foi marcado pelo conflito direto de ideias democratas e republicanas, mas nenhum dos dois despontou como grande vencedor.

Com posturas mais enfáticas, Ryan e Biden polarizaram dois pensamentos diante de diversos temas sobre política doméstica e externa. Por este motivo, o encontro da última quinta-feira (11) foi mais esclarecedor ao eleitor que na ocasião anterior quando Obama e Romney estiveram frente a frente.
Reveja os primcipais momentos do debate

História: nos EUA, vices superaram o cargo

Biden e Ryan: políticos de diferentes gerações

O primeiro tema escolhido para o debate foi a política externa, mais especificamente a crise diplomática na Líbia e o programa nuclear iraniano. Diante disto, o republicano partiu para o ataque criticando a fraca postura de Obama nas tensões internacionais. Para Ryan, os democratas erraram em muitos pontos ao administrar as duas crises e esta postura enfraqueceu a liderança e respeito dos EUA no cenário internacional. Biden defendeu a postura do atual presidente, dizendo que o país “não precisa das novas guerras” e reiterou que o governo democrata jamais “permitirá que os iranianos desenvolvam a bomba nuclear”.

Quando o assunto passou para as questões domésticas, Ryan repetiu o bom desempenho de Romney, e apresentou números marcantes sobre desemprego e pobreza. Neste momento, Biden se mostrou um pouco reticente interferindo algumas vezes na fala do adversário. O vice democrata estava mais confortável com as estatísticas do Estado que Obama no debate presidencial de 3 de outubro. Apesar de ter demorado um pouco para enfrentar Ryan, ao longo da transmissão, Biden ganhou confiança e equilibrou as acusações republicanas confrontando diretamente o rival.

Inevitavelmente, Ryan trouxe para o seio do confronto os programas de saúde pública universal do governo Obama. Para o republicano, o gigantesco gasto do projeto não justifica os benefícios e no final das contas o “Obamacare” é na verdade um roubo aos cofres públicos e aos contribuintes americanos. Neste momento, Biden não hesitou e se dirigiu diretamente à audiência perguntando se eles de fato achavam o plano tão inútil.

O debate de vices foi mais acirrado e no primeiro instante não teve um vencedor. Mas se ao democratas temiam que Biden seria engolido pelo jovem Ryan, esta noite eles poderão dormir tranquilo. Com isso, a disputa pela Casa Branca continua embolada e deverá ser decidida voto a voto.

Sem comentários: