quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carta dos Reclusos do Estabelecimento Prisional do Montijo

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO MONTIJO


(pedimos as nossas desculpas a quem a escreveu, mas achamos por bem edita-la um pouco, previlegiando a sua compreensão por parte de quem a lê, que inclusivé, pensamos ser o mais importante para quem escreveu este texto)

* * * * *



"Os reclusos do Estabelecimento Prisional Regional do Montijo iniciarao uma MANIFESTAÇAO na sexta feira pelos seguintes motivos e direitos :

Os reclusos estao a sofrer de violencia da parte dos guardas do Estabelecimento Prisional Regional do Montijo com conhecimento da parte da sb. Directora e dos serviços de educaçao.

Os reclusos tao a passar fome. Dão restos dos dias anteriores misturado com comida feita no dia. As celas nao têm condicoes nenhumas nem higiene para ter o numero de reclusos que la dormem.

São ameaçados e agredidos pelos guardas se comentarem o que se passa no EP. Não são atendidos pelas educadoras à mais de meses. Não têm uma directora que saiba dirigir o EP. Não têm um chefe dos guardas que coordene a cadeia mas sim uma sb.Directora e sb.Chefes que permite violência nos reclusos.

Somos humanos apenas a pagar pelos nossos erros.

Somos pais de filhos. Apenas lutamos pelos nossos direitos mas nem isso deixam nos fazer porque se souberem neste momento que estou a fazer uma denuncia destas, vão-me levar para baixo e agredir violentamente.

Temos apenas 2 visitas ao fim de semana para podermos estar com os nossos filhos, mulheres, pais, irmaos, avos, amigos, e nem nos deixam levar uns bolinhos para os nossos filhos nem sumos nem aguas. A maquina da sala de visita esta sempre avariada. O tecto da sala de visita esta prestes a cair, que assim a vida de muitas familias reclusos principalmente crianças corre serios riscos de cair algo sobre a cabeça de alguma pessoa.

Cortam nos alimentos trazidos pelos familiares em nome de 200 reclusos a cumprir penas de prisao pelos seus erros a maioria ja em direitos de precárias condicional que não os dão, e outros com penas grandes que ja esperam pelas transferências para estabelecimentos com melhores condicoes de trabalho, estudos msm melhores condicoes para lutar pelas suas liberdades nao sao transferidas por maldade que esta sobre esta cadeia ja alguns anos eles esquecem que tem filhos e mulheres em casa que por azar podem passar por tudo isto que nos passamos.

Mas aqui querem-nos agredir, humilhar, ver-nos sofrer, passar fome, cumprir as nossas penas sem oportunidades de sair mais cedo.

Peço a todos voz que sao pais, irmaos, amigos, conhecidos que nos ajudem a denunciar esse EP (Estabelecimento Prisional).

Esta denuncia feita pelos 200 reclusos que sofrem todos os dias de violencia, de fome, de falta de condicoes, de falta de uma directora competente, de um chefe, de educadoras, e de uma cozinheiros etc..

APELAMOS PELO VOSSO APOIO porque sofremos aqui calados e com medo de represálias da parte da chefia.

Há aqui reclusos com doenças de pele e muitas outras doenças contagiantes e perigosos que sao obrigados a partilhar a msm maquina de barbear e cortar o cabelo algo que deve ser individual por motivos de higiene.

Nao temos condicoes de instalação de electricidade e falta de agua na maioria das celas há direitos para todos nos EP, mas aqui nao temos uma ocupaçao/distraçao.

É lamentável desumano o que a direçao deste EP faz com estes reclusos sao tratados que nem bichos ate ratazanas em algumas celas, cosinhas e casa de banhos.

Bem pedimos que façam esta msg chegar aos jornais aonde haja alguem que faça os nossos direitos virem ao de cima agradecemos o apoio de todos voz.

Ass. Reclusos do Estabelecimento Prisional do Montijo.

Fonte: http://www.facebook.com/RiseupPortugal/posts/468020463221405

Como poderão calcular, se leram o texto, não é fácil verificar a veracidade desta informação. Partimos da ideia que será maior o dano não sendo divulgado.

Sem comentários: