quarta-feira, 18 de março de 2015

Um projecto para mudar a geografia política nacional

Início Política Política Um projecto para mudar a geografia política nacional

QUARTA, 18 MARÇO 2015 09:14 REDACÇÃO


Autarquias provinciais


Para além de um simples projecto, a iniciativa da Renamo pretende materializar a bipolarização política do país, que ficará dividido pelos dois maiores partidos nacionais.


Dois eleitorados dois partidos


A aprovação do projecto da Renamo vai trazer para o país, uma nova configuração política, traduzindo aquilo que tem sido a tendência do eleitorado nacional desde as primeiras eleições gerais em 1994. Apesar da entrada do MDM como novo actor a ter em conta na política nacional, o facto porém, continua a mostrar uma divisão do eleitorado entre a Frelimo e a Renamo.


As províncias actualmente reivindicadas pela “perdiz” são exactamente as que, tendencionalmente lhe foram fiéis, sendo por isso, que, por isso que, propositadamente, deixou de fora aquelas que sempre se mostraram esmagadoramente viradas para o partido no poder. Deste modo, teremos o centro e parte do norte para a Renamo e o sul, mais Cabo Delgado para a Frelimo.


Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»


Início Política Política Projecto defende autonomia imediata para seis províncias

Projecto defende autonomia imediata para seis províncias


QUARTA, 18 MARÇO 2015 10:27 REDACÇÃO


Autarquias provinciais


O País teve acesso ao projecto da Renamo e a seguir traz as linhas gerais de uma iniciativa que pode mudar a política nacional.


A Renamo pretende a criação imediata de autarquias de nível provincial nas províncias de Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala, usando como base, os resultados das eleições de 2014, que deram maioria ao partido ou seu candidato, nas seis regiões do país.


De acordo com o Projecto de Lei Sobre o “Quadro Institucional das Autarquias Provinciais”, submetido nesta segunda-feira na Assembleia da República, no seu artigo 65, que versa sobre a criação da nova estrutura administrativa, nas seis províncias deverão ser criados “Conselhos Provinciais”, compostos pelos membros das assembleias provinciais eleitos nas eleições de 15 de Outubro de 2014, validados e proclamados pelo Conselho Constitucional.


No projecto que tivemos acesso, Afonso Dhlakama reclama a si o poder de nomear os presidentes dos seis conselhos, na qualidade de candidato mais votado no escrutínio do ano passado.


Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»




Foi depositado ontem
Projecto das “Regiões Autónomas” já está no parlamento (‪#‎canalmoz‬)

Oficialmente chama-se “Projecto de Criação das Autarquias Provinciais ”. Está no rol de matérias para a I Sessão Ordinária da Assembleia da República, que se inicia no próximo dia 31 de Março.


Maputo (Canalmoz) – A bancada parlamentar da Renamo submeteu à Assembleia da República o tão aguardado projecto das “Autarquias Provinciais”. É o meio-termo encontrado pela Renamo para se ultrapassar a crise pós-eleitoral depois da fraude eleitoral orquestrada pelos órgãos eleitorais e que transformou Nyusi e a Frelimo em vencedores. Lembre-se que até hoje não existem os editais que comprovam que Nyusi e a Frelimo venceram as eleições. Aos vogais da Comissão Nacional de Eleições não lhes foram dado editais para aferirem se os resultados dos computadores eram verdadeiros. O Conselho Constitucional usou o CD de áudio da leitura dos resultados, para validar as eleições.
Assim, na sequência do entendimento saído do encontro entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, a Renamo submeteu, na segunda-feira, o referido projecto, que visa colocar a Renamo a governar nas províncias onde ganhou. O porta-voz da Comissão Permanente da Assembleia da República, Mateus Katupha, confirmou que o documento foi entregue. São escassas as informações sobre o conteúdo do projecto. O pouco que se sabe é que o mesmo, caso seja aprovado, vai conferir autonomia às províncias onde a Renamo ganhou as eleições, designadamente, Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Niassa e Nampula. O presidente da Renamo disse que espera que prevaleça um acordo de cavalheiros, ou seja, quer que seja dado ao projecto o mesmo tratamento que foi dado à Lei Eleitoral. E avisou que, se isso não acontecer, “Nyusi vai ter problemas”. O projecto é parte do rol de 25 matérias aprovadas ontem pela Comissão Permanente da Assembleia da República.

Primeira sessão começa a 31 de Março

Tal como informámos ontem, a primeira sessão da Assembleia da República começa a 31 de Março, depois da sessão do Comité Central do partido Frelimo, que vai decorrer de 26 a 29 de Março.
Também fazem parte do rol de matérias o Programa Quinquenal do Governo, o Orçamento do Estado, o Plano Económico e Social e o projecto de “Apartidarização das Instituições do Estado”, apresentado pela bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique. 
Os dias que antecedem a sessão inaugural serão reservados a questões inerentes à organização e à formação dos deputados, sobretudo os que entram pela primeira vez em contacto com a Assembleia da República, a fim de lhes dar conhecimento sobre o funcionamento deste órgão do poder de Estado. Os deputados que se encontram nas províncias deverão chegar a partir do dia 22. Os membros das comissões de trabalho são esperados o mais brevemente possível, para a analisarem as matérias e oportunamente emitirem os respectivos pareceres. (André Mulungo)




Like · · Share · 1106629


110 people like this.



Norberto Fernando E imperioso resolverem mesmo este meio termo porq estamos a ver muita movimentações tanto a tropa da frelimo pra o norte em oposição a tropa da renamo movim pra o sul. o nosso futuro e incerto e com uma tempestade a vista se ainda prevalecer a arrogância por parte de frelimo. qui o altíssimo nos acuda

Maldonado Pedro Januario frelimo nao tem tropa nao confunda frelimo e governo.

Marisa Tavira Ibrahimo Maldonad, e tem forças armadas? entao pq comprarao barcos de guerra e avioes de guerra? se nao tem tropa, pq comprarao?


Calisto Joaquim Mabutana eu ja cansei de sofrer que chumbem essa merda para haver guerra eu ter a oportunidade de lutar para ser rico pk um viterano da frelimo diz que e rico porque lutou

Manuel Cardoso Com razão. Foi o que alguém disse e outros fizeram o mesmo.
Like · 1 · 13 hrs



Paulo Manuel Simango Viva Meu kotaaa Afonso

Carlos Artur Chume Chume " Os grandes homens discutem ideias, os medios discutem os eventos/acontecimentos e os mediocres discutem pessoas" palvras de um sabio. De que lado estao? Eu prefiro discutir o merito da proposta da renamo e ela tem sempre tem tido iniciativas. O manifesto e todo l discurso politico do ex-presidente da Rep. se baseou nas ideias que a renamo apresentava em muitos foruns, inclusive na AR. Guebuza, ora deputado e chefe da bancada, captou e usou como bandeira para sua governacao. Os renamistas sao mocambicanos como outros e as suas ideias merecem consideracao.

Benjamim Jose Viva a Autarquia Provincial de Nampula.. Gosto..

Damiao Cumbane Heheheeee! Por exemplo, Autarquia Provincial da Zambézia, de Tete.... com cada invenções.

Matias Magoado Frelimo,chumba essa merda por favor...


Hassan Abdul Noor Se chumbam havera guerraSee Translation

Hassan Abdul Noor E voce e seus avos vam passar mal

Amos Madjiruane e você vai viver mal. Seu lambebota, afinal o quê tem haver regiões autônomo com a frelimo?

Cláudio Vilanculos Vilanculos Melhor não chumbarem pra o bem d povo e dos seus avós.

Tomas Fernando Meleco Porque matias?

Cláudio Vilanculos Vilanculos Matias Magoado, sinto muita pena d ti

Benjamim Jose O Matias sta sob efeitos do regime.. Nao sabe o k sta falando...

Brighton Joseph Wilton Moyana se aprovar nos viveremos em paz,,e se chumbar tenx uma bala no seu rabo e os k chumbaram vao estar a comunicar via satelite apartir do esterior..entao prk lamber bota deste jeito por algo k n te da vantagem mano..pensa melhor

Maldonado Pedro Januario frelimo nao vai Aprovar

Bernardino Macome Antonio Proponho aos distintos deputados a nao permitir a divisao do pais.

Bernardino Macome Antonio Quantos aos lunaticos que ameacam dizendo caso que nao se aprove a tal proposta, havera guerra... Se o preco for esse prefiro que assim seja, nao podemos continuara admitir chantagens da renamo. AS armas que sempre usam nas, nao tem olhos, a guerra nao escolhe vitimas voces que querem a guerra tambem sofrerao.

Sergio Alegre Eheheheh. ....no Norte esta a riqueza.....eheheh!
Vai ser bonito vai.....eheheheh

Juma Kun Aguero quem disse que regioes autonomas ė divisao do pais,tao com medo de concorencia,vai ser bom assim vao respeitar o povo,

Matias Magoado Claudio e os demais que estao a favor de regioes autónomas,acham na verdade que a FRELIMO vai aprovar essa burrice?

Octávio Zimbico Vamos aguardar para ver se aprova ou não. Não podemos agora profetizar que não vai aprovar. Quanto aos que desejam que o projeto seja reprovado e haja guerra dizem isso porque não conhecem a guerra.

Jose Joao Lucas Matias,KONGWAMAKO.

Matias Magoado José Joao Lucas,pode me insultar em chingondo mas a verdade é:nao regioes autónomas.

Barros Troya Spb Chingondo é uk? Esses Machanganas tem abuso.

Amos Madjiruane Deve haver autônomo pra frelimo respeitar o povo e a renamo... E você miúdo deixa de ser lambebota

Matias Magoado Miudo é você e a Renamo que passa todo tempo a reclamar,como um bebé que nao lhe deram chucha.

Gildo Maleiane Eu amo guerra. K seja reprovado essa proposta p morrermos feito caes. Pois, ja se sabe, ond politicos nao se entendem, morrem inocentes. legoooo guerra!! Discurso-ironico.

Amos Madjiruane kkkkkkkkk kkkkkkkkk talvez já estas quase pra morrer, ou talvez tens sida?
Like · 1 · 6 hrs

Gildo Maleiane Kkkkkkkk... Bebi phombe




Vasco Acha Os consensos serao alcançados

Zulficar Mahomed Alguém vendo o seu "prato" a ser "puxado" fica calado??

Saimon Ynhasena Ynhasena se afrelimo chumbar sera o bem para eles

Mateus Francisco Navaia KKKKkk! Consequências da mã albitragem! É o grande culpado desta "palhaçada" , não conseguiram gerir um processo com a máxima transparência possível e o povo poderá pagar muito caro.

Cofe Emanuel Vilanculos AUTARQUIA PROVÍNCIL DE SOFALA, kkkkkkkkkkk


GS Ndlovu wadakara?

Tomas Fernando Meleco Nao vejo a piada.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Sr. Cofe achaste uma piada nisso? senhorcriança

Brighton Joseph Wilton Moyana um gajo so pobre por isso n me afeita tanto...podem aprovar..irei sempre jantar com bakayawe..

Maldonado Pedro Januario eu nunca vi em nunhum pais autarquias provinciais.

Bernardino Macome Antonio Se as eleicoes do dia 15 de Outubro, foram autarquicas assim seja. Mas se foram gerais aconselho o parlamento a reprovar a tal pretencao ou no minimo que se convoquem as eleicoes Autarquicas... Nao se pode aproveitar os resultados das eleicoes gerais

Juma Kun Aguero vai na RSA tem regioes autonomas

Cofe Emanuel Vilanculos Maldonado Pedro Januario, isso não foi inventado pela renamo mas sim pela Constituição da Republica de Moçambique

Bernardino Macome Antonio Juma, ha porque houve eleicoes para se escolhr governos locais.

Bernardino Macome Antonio Cofe, me mostre o artigo que fala de regioes autonomas na constituicao. sera esta de mocambique que consultou ou da lua?

Cofe Emanuel Vilanculos n°4 do artigo 273 da Constituição

Bernardino Macome Antonio Fala de autarquias superiores, que para tal ha necessidade de se ter uma lei especifica, convocar se novas eleicoes. O que nao se aceita e aproveitar o resultado das eleicoes gerais.

Cofe Emanuel Vilanculos quem disse isso?? quem dirigio as autarquias de 1994 a 1999????

Bernardino Macome Antonio Cofe, esta equivocado as 1as eleicoes autarquicas foram em 1998, depois 2003, 2008 e 2013. Nada de autarquias provincias ou para tal tem que haver eleicoes para o efeito.



Amos Madjiruane Parabéns ao Dlhakama. Viva dlhakama viva renamo.. Continua assim papa Dlhakama, e seja um sábio pra sempre

Amos Madjiruane Benvindo regiões autónomas... Pra Moz desenvolver tem quê haver autônomo... Viva Dlhakama

Carlos Cardoso Esperemos k haja boa vontade dos deputados , pra k nao submetam o pa'is em problema por falta de senso.

Sanjo Muchanga Tudo deve ser analizado com a consciencia, sapiencia, analze social e intelectual sem partidarismo e nem burucratismo, para o bem do estado do povo e da nossa patria

Eugenio Justo Vitorino Estava eu a apreciar os comentarios, a cocnclusao a k xeguei e da urgente necessidade da criminalizacao do mau uso das redes sociais, nao encontro espacos p aki xamar de filho da pu.......uns aos outros.Outro sim, o recrudescimento das intolerancias politicas resultam do facto de uns n aceitarem e ou mesmo respeitarem a convivencia com as diferencas dos outros

Armando Tomas Fernando Fernando Voces que disse vai chumbar o que perfere Guerra ou provincias atonimas?

William Mario William Espero que o projecto se efective

Francisco Maingue Jose A ideia das autarquias provinciais é brilhante e vai certamente trazr uma grande mudança na vida do cidadao, veja so, estamos á décadas a viver neste modelo de governaçao mais ainda continuamos a viver no acentuado e demasiado estado de pobreza, o nivel da pobreza esta a baixo da linha. Vamos experimentar o outro modelo pelomenos este actual está fracassado e apenas favorece a minoria insignificante.

Caetano Morais Andaram a vender riquezas do centro e norte do país sem consultar os nativos, agora estam tramados. Alguns deles andam por aí na comunicação social a vociferar que não vão aprovar, mesmo sem assento parlamentar, talvez seja recado do outro centro de poder. Foram as aldeias mas ninguém os recebeu. O Império desmoronar-se-á tão depressa quanto se esperava.

Armando Tomas Fernando Fernando Ze Manuel ido nao se precupe com Antonia charle aquela de deputada filha de puta qua di come at a Guerra vamos quemar tudo que e dela .conhecemo em casa dela na beira

Maldonado Pedro Januario se ela é filha da puta tua mae é uke?

Lizele Isaque Isaque vamos chumbar esse progecto.nao keremos divisioninismo entre mocambicano

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Sim vamos chumbar esse nao é programa irma apenas brincadera com o povo tentar governar com uma empresa de lei, isto é ridiculoso.

Chuhaib Bin Rasheed Al-Shabazz Afinalde contas, o que é a democrácia? Partilha de pensamentos e ideais. Quando apenas um, tem o desejo ambicioso de tomar o poder, passa a ser ditadura. Moçambique pertence aos estrangeiros, já foi vendido a muito tempo. Não chateie-se com o seu irmão da renamo, porque nenhum de vocês, manda na vossa própria terra. É vergonhoso isso, não?
Like · 1 · 23 hrs · Edited

Eunice Aida Martins Neste momento o Nyusi e seu governo devem resolver esta situaçao pensando na segurança e estabilidade d todo povo mocambicano, e o que o povo quer é paz, se for necessario o governo q abra mao d algumas provincias. Com a divisao do país alguns vai sair perdendo e alguns ganhando, mas com a guerra todos nós iremos sair perdendo



Helder Mabota Prefiro não comentar nada

Nilza Sitole Já comentou

Roger Bongani Nkosi Nos os do nort e centro unemos contra esses makwapas (mashanganes) filhos (as) das maes que vivem sob o nosso suor

Alves Luis Khossa Para ser fa deste jornal e preciso primeiro ser demente, porque sempre tem que ser a FRELIMO a aceitar. Nem sonharem, autarquias no tempo das autarquias, ponto final, andou a ficar no Mato boicotando a participacao nas autarquias agora quer o que. Nao podemos continuar refens de Dlakama

Domingos Sande Zacarias Espero que Deus ajude a mente dos homens, para que eles mesmo entendam: Jesus nos ensinou a repartir o pão uns aos outros.

Hassan Osman O termo encontrado "Autarquias Provinciais" visa facilitar o consenso!

Joaquim Francisco Chunguane O Cistac vos enganou muito; Autarquias províncias, nem na França existe essa palhaçada.

Leonardo Munguambe Alexandre E tropa da renamo, pk a oposicao sao contados mais de 30 partidos k todos nem fazem um grao de sal
nos vamos actuar no sul em especial ,gaza e maputo .
Para bems a renamo por .A.P.A.
e para bems a frelimo se aprovar.

Ivo Calisto José ehhhhh é isso aii vamos acabar com a FRLM

Simon Mashaba Autonoma nao vai chumbar frelimo ja aceitou nao a duvida viva Autonoma viva Renamo viva dhlakama se duvida

Simon Mashaba Forca ai

Magacebe Majacunene Primeiro tivemos cidades autarquicas.Depois vilas autárquicas. A lei dá a possibilidade de transformar os Postos administrativos em territórios autárquicos.

Matias Magoado A Renamo devia submeter o anteprojecto antes da realizacao das ultimas eleicoes,assim vai ser difícil,só talvez em 2019

Nahota Abacar Conversem dicidem mas nos nao queremos guerra.

Mahlathine Mkhambane Descubra quem é o bandido: Quando há guerra para que lado correm as populações? Para o lado do Governo ou para o lado da RENAMO?

Mahlathine Mkhambane Me desculpem, mas este Afonso se não fosse por causa das armas e dos homens que mantém nas matas, não seria diferente do Domingos.

Brighton Joseph Wilton Moyana eu perfiro este governo do que guerra....VIVA PAZ

Edy Manuel Autarquia provincial da Zambezia em grande escala. Isso ta xerar mal!

Bernardino Macome Antonio VOCABULÁRIO DE UM CERTO PAI DA DEMOCRACIA: "Vou incendiar isto", "vou arrebentar isto", "mandei queimar aquilo", "vou invadir a capital", "vou me vingar", "vou dividir o país", "vou expulsar os Administradores", "vou governar à força", "vão ajoelhar", ...See More

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana TUDO ACABA NA VERGONHA MANO, UMA PARTE SEI LA K DEMOCRACIA NAO AMEAÇA NINGUEM, VEJA K O MADALA SO TRAÇOU CAMINHO DE LIMPO A ESPINHOS K PROVOCA OS OUTRO E HJ EM DIA SERA DIFICIL ACREDITAR, POR ABRE CAMUNHOZ DE 2 BERÇOS.

Alfredo Chico Pequenino Sebastiao vx é mal informado é burro

Kwamba Tinga Mahlathine Mkhambane, amei. Para onde correm mesmo os que dia e noite cantam honsanas e aleluias ao bandido-mor.

Joao Titose Viva renamo pk eu extou cansando com frelimo.

Agostinho Sampaio Mussa a frelimo ja xta chegar no ponto fraco

Juma Ismael Irmaos
Devemos ter a dimensao de uma guerra. Para aqueles que advogam o retorno as matas e a divisao do pais. Isso foi em Angola, Pais irmao...
Vejam o que acontecia o bombardeio das tropas do governo (MPLA) e a uma ciodade predominantemente da Unita (Savimbi).
Que Allah nos conceda seguranca.


Reportagem sobre a guerra no Huambo (ex-Nova Lisboa), Angola. Fátima Torres, RTP. Visite outros...
YOUTUBE.COM

Iranha Said Logo depois da suposta aprovacao do acordo de cavalheiros, meus Kambas do Distrito que viu eu a nascer vai reclamr autonomia paralela do overno central. Coisa de louco caso nao seja aprovado porque ai vamos comecar a sentir novamente o souar de strondo das armas pesadas. Se for verdade que a Renamo esta a movimentar tropas para regiao sul do pais, vamos assistir uma verdadeira batalha campal.

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana A maldicao chegou a nos e o pais inteiro vindo das pessoas k morreram na guerra d 16 anos sem motivo. Ele dhlkma deve fazer um referendo dessas mortes se nao fica para ele.

Salomao Cuco Nao ha condicoes para esse projecto avancar faltam estudos para determinar se essas provincias sao autosuficientes ao ponto de se avancar para automomia que a frelimo chumbe nao fomos votar automomia no dia 15 de outubro mas sim elecoes gerais ,assembleias gerais e assembleias ptovinciais o povo nao vai ceder a chantagem de dhl e renamo

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Cuidado alguem ja tem pista d madala ele ker ser igual a savimbi, morrer cm 15 tiros sem deixar rasto na historia.

Chico Francisco Massica Hey, Pantsir S-1 ( SA 22 Greyhound ) já está activado no Sul de Moçambique.

Chico Francisco Massica Viva Renamo...
Viva Afonso Dhlakama...
Viva Regional Autonomy of Sofala Province, of Manica, of Tete, of Zambezia and of Nampula.

Ze Manel Ido Exemplo dakela Deputada k falou na Beira k ela é deputada e ñ vai aprovar o Projecto,mas ela sabe quais sao as consequências da ñ aprovaçao?Se ecolidir se um conflito onde é que ela xtará ,pra defendr.Filha d p*** uma velha cmo akela ñ escovou dntes pnsa oke ke xte país e dela e do Primeiro Secretario da Frelimo d Sofala?Não sabe d ki lado sta o povo,espere pra ver.

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Tambem tu cometes erros aceitar a guerra e esquecer o futuro dos teus pupilos nao é bom, dhlkma é mau, tem um mau espirito, ele sabe quao dos estragox k causou ao pais e ao contrario disto a a frelimo optou por defender o povo. Durante a guerra de 16anos tu tavas aonde? Nao penses k cm dhkma nao pagaras imposto, ele fz tdo por tdo para furar o teu bolso.


Fernando Alberto Mupera Mais força dhlakama

Firmino Ali Ntandola com cuidado o assunto merece um cuidado.

Edmó Isaias Força madla

Michequi Wide Zinho Vivaaaaaaaa

Jose Macane É complicado. Cadê os políticos.


Rogerio Justino A frelimo nao aceita nada sem sangue de alguem. A guerra civil trouxe AG de Paz, o conflito de 2013 trouxe pacote Eleitoral desta vez sera para Autonomas .

Salomao Cuco Nao se preocupe meu irmao isso prova que a renamo e sanguinaria

Bernardino Macome Antonio Rogerio, seu ranamista vce tambem vai sofrer com aessa guerra

Aquino Silvestre Chumbar essa fantochada...

Sem comentários: