quarta-feira, 30 de março de 2016

Polícia de Moçambique recusa obedecer a Procuradoria Geral da República e insiste em deportar a activista (VIDEO)





Mesmo a PGR está a ser impedida de fazer o seu trabalho!!!

Tomás Timbane , Alice Mabota, Gildo Espada, Hermenegildo Chambal,Danilo da Silva, Sheila Nhampule, Nelson Cupane, Féch Zac,
0:00
FAXAVOR!
Esta cena de expulsar todo o estrangeiro que fala ou faz algo que não nos agrada já está a virar moda aqui em Moçambique. Uma moda feia, diga-se! Cheira à cobardia. As diferenças não se resolvem eliminando os diferentes.
Aquela senhora activista, Eva, que estava sendo expulsa do país não desrespeitou nenhuma soberania. Que eu saiba, a Constituição da República de Moçambique não impõe altura, tamanho ou vinco do uniforme escolar. Pelo que, não concordar com isso não é nenhuma afronta à "vida" do país. Não constitui crime. O país não irá parar por causa disso.
Por isso, aquela escandaleira que aconteceu ontem no aeroporto de Maputo não se deve repetir. Onde já se viu Polícia e Procuradoria (da mesma cidade e do mesmo país) discutindo por causa da expulsão ou não de uma activista estrangeira que se manifestou por causa de uma medida? Haja paciência! Ademais, ministro que se preocupa com senhoras que preferem mini-saias é no mínimo preguiçoso e desprovido de tomates.
Este país tem muitas coisas para resolver. Tem muitas coisas e muitos "coisos" por expulsar. Coisas e "coisos" muito mais sérios que mulheres que preferem sainhas. Eu mesmo achei a medida das saias escolares oportuna, mas nem por isso tenho raiva dos que pensam diferente.
Faxavor!

Mostrar mais reações
Comentar
12 comentários
Comments
José de Matos Postagem 5 estrelas!
GostoResponder21 h
Momade Barros Tudo bem Juma Aiuba, mas experimenta lá sair daqui da pérola e não cumprir regulamentos num outro país principalmente o Ocidente, aliás primeiro terias que conseguir entrar lá e depois criar agitação. Eu acho que a medida não é por ela não concordar com saias compridas, mas sim a atitude de agitadora estrangeira como se não tivéssemos agitadores nacionais e bem treinados....Acho eu
GostoResponder21 h
Juma Aiuba Meu irmão, você tem ideia de quantas pessoas participam em manifestações fora dos seus países de origem. Há moçambicanos se manifestando no Brasil. É que o direito à greve ou manifestação é um direito que assiste a todos. Assim como as leis são para todos, independentemente da sua origem.
GostoResponder152 min
André Mahanzule Não estão a liderar manifestações, por por os brasileiros aceitam isso o problema é deles, aqui não queremos estrangeiros a promoverem arruaça.
GostoResponder235 min
Juma Aiuba Amigo, assim estamos a levar o rumo de Angola que encarcera os seus proprios filhos por serem activistas. Tudo começa assim. Um Estado Soberano vive de leis. Se aquilo é crime que seja julgada e condenada. Até porque julgando e condenando nós saímos a ganhar.
André Mahanzule Desculpa Juma Aiuba a unica coisa errada ali ha de ser o nao cumprimento do procedimento legal apenas, a ponto de tanto a policia como a procuradoria terem protagonizado um acto ridiculo a todos os niveis de medicao de forcas, embora a policia tivesse mais razao q a Dignissima Procuradora. Foram pessoas como aquela senhora q provocaram a guerra q se vive no sudão hoje de modo q ela vá se embora com o seu feminismo barato. Quero apostar contigo q aqui so os brancos vao te apoir neste teu posto q pela carga literaria rossa um pouco a uma crise de identidade. Nao insulte as instituicoes do teu Pais porque esses outros nunca te vão acolher na terra deles. A Eva vá a terra dela resolver o problemas dos refugiados Europeus. Ela va-se embora.
Juma Aiuba André Mahanzule, um dia vão te expurgar por teres descordado com uma factura da Fipag. Eu mesmo, como disse, não gostei da atitude daquelas senhoras que até na altura fiz um post sobre isso, mas dai expulsar do país é exagero. É extremismo. Ademais, um ministro não tem autonomia nem legitimidade para expulsar alguem.
André Mahanzule Mas q eu me lembre a então Ministra do Trabalho retirou o visto de trabalho ao então treinado da liga desportiva o Litos, e po-lo a correr em 24 horas e não me recordo de ter havido sururu. Se me espurgam por reclamar uma factura de água aqui no meu país é outra coisa mas eu não vi moçambicanos a fazerem levantamento na África do Sul contra a xenofobia, foram os próprios sul africanos q lideraram o processo. Agora meu caro essa senhora é atrevida, por isso ela não tem marido, não vai ter filhas para educar então dá nisso. Já reparaste pra o quão decente é a saia dela!? Mas as nossas filhas tem q ir nuas para a escola. Pode?
Matsule Capitão Theo Bateste na tecla certa Juma
Grácio Dos Inguanes Aiuba, Aiuba...já imaginou se os cenários se envertessem? Se fosse uma moçambicana a se manifestar no feudo deles? Quando somos nós lá o tratamento é desproporcional!!! Aliás nenhum de nós ousaria tal empreitada!!
Certa vez aquí no país adjacente(RSA), fui violentamente escorraçado de um lugar pelos Stewarts, tudo porque usei o portão errado para assistir um jogo de futebol, que até era amigável. Mas...fazer o quê? Cá estamos nós campeões de "coitadismos"( lá fora) e da humildade e hospedagem(aquí dentro)!!
GostoResponder138 min
Juma Aiuba Grácio Dos Inguanes, te expulsaram da Africa do Sul por teres entrado no portão errado!?! É isso!?! 
Mermão, quando expulsarem todos os estrangeiros vão começar a expulsar os próprios moçambicanos por reclamar propina, factura de agua, ou mesmo posts no facebook. Vais ver! Não vai por ai, mano. Se ela cometeu algum crime que seja julgada sedundo a lei, mas expulsar é exagero.
Catman Mandlazi so qermos IURD na nossa patria.
André Mahanzule Aiuba centre-te em assuntos nossos moçambicanos meu caro deixe aquela maluca por conta das autoridades. Nos temos muitos assuntos importantes a tratar, assuntos internos.
GostoResponder128 min
Juma Aiuba Hehehe... É isso mermão. Por isso, esse tal de ministro devia deixar aquela senhora com a Justiça.
André Mahanzule A IURD so é esturquidora mas apazigua as almas caroCatman Mandlazi, quando ela entende fazer doacoes é algo impressionante.
GostoResponder124 min
Catman Mandlazi concerteza meu amigo A.Mah,queremos a IURD e nao os desestabilizadores... nao eh? .
André Mahanzule Bem Catman o problema não é querermos mais a uns q os outros, no caso trata-se de estarmos perante um mal menor no q a IURD diz respeito em comparação com a Eva, só isso. A IURD Devia ao menos pagar impostos.
GostoResponder215 min
Noe Nhancale Ainda estou a degerir toda a situação, mas senhores com soberania não se brinca anda muita gente com agendas obscuras neste país, daí essa instabilidade. Urge colocar ordem na casa!
Anselmo Conde Da Rabia Conde, Chimene Bisandema, Alberta L. C Mangue e 277 outras pessoas gostam disto.
Mamana Wa Vatsongwana Não acredito no que estou a testemunhar, obrigada Iveth Marlene, pelas actualização e pelo suporte!
Ludgero Dos Santos Triste situação
Flahs Gold Lorde Coisas de Mocambique
Mamana Wa Vatsongwana Boa Monjane,Edgar Barroso
Mamana Wa Vatsongwana Maria Paula Meneses
Mamana Wa Vatsongwana Chude Mondlane
Edgar Barroso Quanta prepotência! Vou partilhar essa sem vergonhice.
Yannick Teles vergonha Leonardo
Ariel Sonto José de Matos
Zenaida Machado Parece teatro de Gungu
Mamana Wa Vatsongwana Pedrowski Teca....
Mario Fernando Jamaldine Fumo A polícia se esqueceu de que lado esta, e se colocou de lado de fora e pior, marcou golo na própria baliza, peço desculpas pela figura de estilo.
Jeronimo Matavel Triste
Bell Sarea Triste
Mauro Steinway Partilhem este video nacionalmente e internacionalmente. Eu ja estou a fazer isso.
Hanifo Ismail Wiliam Alface Vicente Manjate Pedro Miguel Abreu Helder Correia Cremildo Joao poder Judicial vs poder político a lei do mais forte ainda patente no Pais
Leonardo Olimpio Gabriel L. Alves
Xavier Machiana Qual e o contexto do video? Alguem ai explica? Por favor...
Iveth Marlene Veja meu post anterior... Activista de dtos humanos das mulheres, detida e expulsa do país ilegalmente.
Xavier Machiana Iveth Marlene geez, a serio? Vou ja ver...
Mirsa Ivette Xi, nao posso acreditar nisto .
Dércio Tsandzana Mas, o que é isto? Sinceramente...o mundo vai saber disso.
Mauro Steinway Anarquia total. Fim de um estado de direito. Onde a vontade de uma elite exploradora vence e dita regras.
Dércio Tsandzana Não podemos tolerar tamanha vergonhice.
Mauro Steinway Imagina o que vao fazer com o cidadao nacinal que nao pode ser deportado.
Horácio André Cuna Mandam cortar lenha...
Edil Duarte Brown Agnaldo Massunda
Luis Cuamba Poxah..., procurem se informar melhor para darem informação credível, audível e sensata aos moçambicanos. Será que o país está doente assim de modo a deportarem alguém que esteja a fazer o bem? Não acredito que seja por isso. Este jornal me deixa com muitas dúvidas nas informações k tem veiculado porque só traz factos polémicos que não me parecem espelhar a verdade de como são num momento em que o país e' palco de exibições de hipocrisias politicas. Até parece que veio fomentar o descontentamento nas pessoas o k lhes leva a optarem por vias não correctos para lograrem certos objectivos. Publiquem factos que possam causar impacto positivo na vida dos moçambicanos. Me parece que o proprietário deste jornal e' um político. Mas, isso não interessa queremos temas de debates sustentáveis e não mentiras e propagandas políticas. Critiquem me mal se quiserem.
GostoResponder929 min
Lírio Matsinhe O jornal informa, cada um tira suas ilações, eu vou tirar as minhas, se estiver dentro lei, a deportação, então não vamos ter alguem que incita a desobediencia das e nas nossas instituições! Na terra dela julgo que se não é assim é bem pior!
GostoResponder114 min
Luis Cuamba Yah... VG Mathavel, esse é outro assunto que merece atenção. Esses chegam aqui com ideias de criar movimentos humanitários, será que na terra deles não há crises? Vem aqui justificar fundos e fundos e que não causam nenhum impacto.

Assim vêem-nos como se fossemos uma oportunidade para negócios pessoais. Que as suas acções mudem algo na vida social dos moçambicanos, aí sim...terão mais credibilidade.
Marcio Muller Tu es um ignorante .
Jorge Ferreira Até parece que as saias compridas ou menos curtas,v√ao evitar o assédio de alguns professores a troco de boas notas e/ou aprovações.É preciso é pagar bem aos professores e dar-lhes formação pedagógica e moral na sociedade...enfim...hipocrisias políticas.Populismos...
GostoResponder9 min
Jorge Tome Armando Essa reportagem torceu o conteúdo.pelo que percebi ela estava a manifestar contra a proibição de saias curtas nas escolas.acho ela pertencer ao grupo que incentiva o uso de saias curtas.sendo assim o estado tem razão pois temos nossos valores morais.
VG Mathavel Ela que va protestar contra o berluscone. chega de europeu pensado que resolve tudo na Africa, mas como disse o Luis Cuamba, sera verdadeira essa noticia?
GostoResponder120 minEditado
Carla Maria J. Matos Más bandidos k roubam kmo eses nigerianos e congoleses e burundeses e muitos outros k roubam o país e xtao aki a mais n deportam porke? Porke o governo ganha com eles né? Já essa. Coitada k xtava fazer o bem xta ser deportada, está merda de país xta pior.
GostoResponder146 min
Emidio Combe estava a reivindicar fim de violência contra rapariga ou contra uso de mini saias nas escolas? A informações não muito claras aqui.
GostoResponder348 min
Fausto Muxanga Falta de Democracia neste pais,eu nao vejo nenhuma culpa dessa sra asisti essa manifestaçao,O governo deveria tomar medidas nas sras k andao nu na cidade d Maputo e sub urbanos dpois nas escolas ,a sra falhou ao participar nas manifestaçoes mas nada de ser mandando embora em Moçambique, nos somos pobres neste pais imaginemos se os espanhois fazr o mesmo pra Moçambicanos.
GostoResponder29 min
Jose Ana Mondlane Estavam a reivindicar a lei que proíbe o uso de mini saias nas escolas.
GostoResponder156 min
Aristides Pires Falta de ocupação ou plano de prioridades da nossa polícia, com tantos problemas por se resolver neste país.
GostoResponder123 min
Franck Rugamba Munyangaju As Pessoas tem parar de criticar os actos da policia... quantos Negros sao deportado diariamente, sao desprezado na Europa....
Nelo Nhancale Sim pois vem com agendas estranhas nao queremos esse tipo de gente no nosso pais. Regresse quando tiver a cabeça limpa. Personna non Grata.
GostoResponder18 minEditado
Filipe Pereira Coisas de vergonha só. Só passam o tempo a envergonhar o país com tretas.Com tantos problemas que se tem pela frente e muito mais críticos perdem tempo com porcarias


This website is for sale! tretas.com is your first and best source for all of the information you’re looking for. From general topics to more of what you would expect to find here, tretas.com has it all. We hope you find what you are searching for!
TRETAS.COM
Nuno De Sousa E as mulheres moçambicanas que protestaram?

Vão ser deportadas para onde?
GostoResponder236 min
Michel Lee Se és moçambicano do contra és preso, africano ficas a vontade e se és não africano és deportado.

Esse é o país do pandza.
GostoResponder131 min
Carlos Cardoso Mas este nosso Pa'is tambem com tantos problema que temos ja estao aranjar outros problema ? Quer dizer um extrageiro nao pode apoiar uma causa 'e deportado ! Por favor parem de criar inimizades , porque acho eu que a mo,cambicanos noutros Pa'ises que as veses junta se a causa dos outros alem fronteiras ,.
GostoResponder4 min
De Carmo por isso foi considerada persona non grata? Acho que só esse motivo não é suficiente para essa medida.
Moises Scossene Esse motivo nao é soficiente pra tomar essa medida, muito menos pra levar um gropo d 8 a 10 policiais pra esse lugar
Joel Chicoge Direito de roupas pornograficas? 

Já vai tarde. Hasta la vista
GostoResponder1 min
Querito Comar Nesses países não vale pena criticar que manda são bufos dos políticos
Adilson Pereira Este pais esta cada vez pior
GostoResponder5 min
Tinga Ricardo Nhatus violência nada mas sim tava a reivindicar não uso d sainha nas escola
GostoResponder145 min
Alexandre Macitela Angola deu o primeiro passo e Mocambique deu o segundo ou temos a mesma identidade..! Regimes regimes..?
GostoResponder1 min
Amarildo Samuel Ñ se deve meter em coisas alheias.
GostoResponder139 min
Neves Nhavene Exacto !
Amarildo Samuel Neves Nhavene somos um pais soberano e com leis instituidas. Cumpra-se
Atália R Bila Bila Porke n deportam o Nigeriano k violou 8 raparigas poxa Moz tem dono
GostoResponder1 min
Nesto Arão Pais do pandza ,,pais do pandza mocambique e....
Luiz Pereira Gente burra.
Sergio Bachir Assane Bem feito que vá incentivar indecência no país dela
Teixeira Teté da Silva Era necessário?
Joao Cabrita A polícia continua a "cavalgar o povo", como dizia Samora Machel.


A PRM deve nomear alguém competente para o Departamento de Relações Públicas e caso não exista um departamento do género que se crie um de raiz.

As pessoas acomodam-se às situações e violar direitos, quando uma questão de hábito, não desperta a atenção dos chefes para coisas tão simples como a imagem negativa que se forma entre os que têm olhos para ver e cabeça para pensar, quer interna, quer externamente. Um chefe competente à testa de um Departamento de Relações Públicas podia alterar a situação em questão de semanas, e como primeira medida devia transferir Inácio Dina para uma secção que não desse nas vistas. Dina não provou.

Talvez privatizando a polícia seja a solução - pelo menos o privado sabe que se não cumprir com o Caderno de Encargos perde uma fonte de rendimento, sem direito a pensão de reforma vitalícia, ao contrário do Sr. Jota Kapa que continua a ganhá-lo.

Os deputados da AR devem considerar esta hipótese.
Lynda Parlatano Prepotência. .. os donos da razão. .. eles tem armas... leis não são para serem cumpridas por eles... vergonhaaaaaaaa
Nadia Tandane Fahy Anita Esau
Hanifo Ismail Como é que um policia empura e pega como se da sua esposa se tratasse uma Magistrada!!! isso esta mesmo muito mal...
Osman Mozfashion Pra mim isso não é nada e não vou estar aqui a favor de ninguém. O que eu simplesmente peço é Paz em Moz e que a guerra política termine. O resto com tempo agente acerta.
Anita Esau Grave muito grave. Que país é este? Chamam democracia a este tipo de actos?
Itai Sango Unbelievable. 
Salomao Almirante Quer dizer nao ha Lei 
Que domina a ordem kakaka
Tuy Cipriano No meu ponto de vista acho isto normal uma vez que todos devem trabalhar para o bem do povo
Espadachim Max Encontro-me ainda híper indignado com o triste desfecho do caso dos 15 activistas Angolanos, e agora mais um gravíssimo atropelo à justiça no nosso "quintal", isto é um autêntico ultraje aos órgãos da justiça.
Cabeças deverião rolar, ariiihhh!!!

4 · 10 h

Sifa Ibraimo Triste.


Eurico Adriano Duque Biosse Até aí, a polícia quer refresco?
Há coisas que as vezes precisamos analizar... é o mesmo que ir ao cinema com o comando do seu televisor... vai funcionar? 
Há coisas que as vezes precisamos de analizar.

2 · 10 h

Adriano Antonio Dimande Isso aplica se a procuradora também, os estrangeiros que põe em risco a segurança do país devem ser convidados a deixar o país, advogar sainhas na escola isso é demais

1 · 7 h

Eurico Adriano Duque Biosse Ninguem se opoem a isso meu caro.
O problema está no cumprimento da lei. Onde está ou estava o dito "convite"(documento) formal para que a senhora deixasse o pais?


Aldino Lucas Vergonha nacional kkķklkkkk


Fernandes De Melo Wachave Nu vídeo não dá para perceber a origem ou o motivo do conflito. acredito que o polícia não está apenas a agir por puro prazer, peço especificações do vídeo em questão

7 · 9 h · Editado

Azarias Lumbela incrivel quer dizer mesmo a PGR nao tem poder nesse Pais


Paula Spaliviero Isso é uma prova que existe os que conheçem a lei e outros que so cumprem a lei sem conhecimento dela.
Muito triste.
Qual foi o desfecho,a senhora foi explusa ou ainda se mantém no nosso triste e lamentável território?

1 · 8 h

Adriano Antonio Dimande Essa senhora deve ser expulsa minha irmã, nós não precisamos de incitamento de ninguém, ela devia ir lutar pelos direitos das suas concidadãs que mesmo no país dela ainda estão piores, porque essa gente sempre acha que conhece o melhor para nós?


Paula Spaliviero



Tuxa De Albuquerque Freire Adriano sinceramente a sua maneira de pensar assusta-me!!

2 · 3 h

Narcísio Mula A procuradora tambem foi fazer espectáculo gratuito. hehehehe

3 · 8 h

Jorge Matola Também acho!


Jorge Matola Calma aí! Imaginemos que a tal senhora foi detectada trazer consigo drogas. Pelo vídeo me parece aeroporto aí vai a senhora PGR e diz senhora pega suas coisas e vamos! Sorry o polícia não é louco a ponto de dizer " porque não veio com o senhor ministro! Há algo de errado nesta história. Trabalham assim mesmo? Sem papel né nada? Basta evocar ser PGR? Soltam se mafiosos traficantes? E depois se queixam da inoperancia da nossa polícia ! O vídeo não esclarece em que circunstâncias foi detida a famosa senhora...

18 · 7 h · Editado

Adriano Antonio Dimande Pelo menos um aqui ainda tem juízo, essa é uma estrangeira que vem incitar manifestação pela decisão na qual as alunas não deviam usar sainhas na escola, presa e convidada a sair do país, sem papel e sem uma procuradorzinha e prontos os polícias deixam ir embora? Onde estão os procedimentos legais?

2 · 7 h

Djua Kizomba O vídeo não esclarece muito. A senhora só diz que é procuradora mas não tem nenhum papel que prove isso ou pelo menos o vídeo não mostra. Senão qualquer pode assumir ser procurador e mandar soltar.
Acho que também faltou um pouco de humildade. Com humildade resolvemos as diferenças.

1 · 3 h · Editado

Hamilton Chiluvane Nelio Matola


Mamana Wa Vatsongwana Até a hora do vídeo, não havia papel nem nada e a activista já estava com a polícia desde as 12 horas. ..durante aproximadamente 12 horas, eles não possuíam , nenhum papel. ...Mesmo :Eram apenas ordens superiores!

1 · 7 h

Fulgêncio F. Artur ate que gostei da firmeza do policia ai...

4 · 7 h

Nicandra Rita Mingana Paula de Clarisse


Adriano Antonio Dimande Também não é assim não, os estrangeiros devem nos deixar em paz, até quando eles vão achar que conhecem o melhor para nós? Será que fosse uma moçambicana a procuradora agiria dessa forma? Lógico que não! Aí tem grana preta mas que não vale aquele espetaculo vergonhoso

2 · 7 h

Jorge Matola A PGR dá ordens!!! Manda!Cumpra-se! 


Tuxa De Albuquerque Freire Sim os estrangeiros só servem como doadores isso sim! A situação actual reflecte bem o quão conhecemos o melhor para nós!

1 · 3 h · Editado

Olga Serafim A realidade moçambicana é essa...


Iva Mugalela Eu só quero perceber uma coisa: "o capim (o polícia - porque parece um conflito dos grandes) afinal deve obediência a quem? Visto que ele alega que o ministro diz para a senhora não sair...qual é a hierarquia? Ele deve obediência ao ministro ou a procuradora?

Neste país cada um manda como quer e os mais fracos teem que se manter do lado dos mais fortes...triste né...

4 · 6 h

Telma Saramala Uma pergunta pertinente, os mais entendidos na matéria por favor esclareçam.


Rito Marquele A polícia não depende da PGR apenas há uma relação de coordenação, cada um faz o seu papel. Pior neste cenário que só se usam palavras e não se exibem despachos o Polícia não precisa obedecer palavras da procuradora às cegas.

3 · 5 h

Iva Mugalela Rito Marquele fiquei com mais dúvidas...assim o polícia depende mais de alguém que telefonicamente o dá ordens do que da presença da Procuradora? Sei lá...esta coisa de leis não é easy, ou aqui tornam as coisas difíceis...mas em todo o caso kanimambo


Rito Marquele As pessoas não precisam de se exibir perante factos de direito, o que fala é o "papel". A decisão de expulsão de um cidadão do território nacional é do país e não da PGR e muito menos daquela procuradora. No lugar de protagonizar aquele espectáculo para tentar humilhar o polícia perante os ali assistiam, a procuradora antes de tudo chegava exibia o despacho a polícia em fórum próprio, fazia se as diligências necessárias sem alarido e no final cumpria se as formalidade. Aqueles estrangeiros não são os primeiros a serem expulsos do pais e nunca assistimos este espectáculo. 
Se há excesso de zelo por parte do polícia isso é fruto da falta de confiança entre as instituições no país e mais, as instituições se relacionam por meio de documentos formais e não verbalmente.

1 · 5 h

Iva Mugalela Obrigada Rito Marquele...eu que não entendo muito das leis fico tonta com tantas coisas que vamos assistindo.


Rito Marquele De nada Iva.


Narcísio Mula Iva Mugalela Aprocurdora não tem nada que ir ali, nem o ministro. Deviam fazer os documentos falarem

1 · 4 h

Iva Mugalela Então os dois estão errados Narcísio Mula...e eu pergunto nessa irregularidade a quem o polícia obedece?


Asha Borboleta Isso mesmo Rito Marquele mostra o papel e evita bate boca e se expor mais nada.


Djua Kizomba Rito Marquele muito bem dito. Foi um espetáculo sem necessidade. Não vimos papel. Só vimos falta de humildade da procuradora.


Jasmin Rodrigues Muito boa pergunta Iva! Acredito que muitos comentam e nao percebem os erros cometidos! A autora do post ao divulgar este video deveria aproveitar a oportunidade e esclarecer aos demais?!!?

3 · 6 h

D Sousa Maluah A procuradora neste assunto tem mais poder que o ministro que ele está à espera. Esse senhor vai ter problemas sérios. Isto não é um país das bananas, desautorizar uma autoridade judicial desta maneira. Devia ser preso

2 · 6 h

Narcísio Mula Ela tinha algum documento? É so chegar ali dizer que sou procuradora e prontos?


Jorge Matola Parece que sim! Devem ter uma marca na testa

1 · 4 h

D Sousa Maluah Narcísio Mula o senhor acha mesmo que a procuradora não se identificou? A pessoa que filmou só o fez quando os ânimos se exaltaram, a história não começa aí, a senhora estava detida desde as 13 horas. Não venham agora justificar ilegalidades com esse tipo de argumento. Nenhum profissional que se preze, logo um procurador se faria a rua sem uma identificarão. O senhor está preocupado com a indefinição da procuradora, mas não se preocupa com o mandato judicial de expulsão que nem existiu. E são vcs que amanhã vão se queixar que as instituições Neste país não funciona. Talvez você não saiba a função de um procurador. E acho melhor se informar, um dia pode precisar dos préstimos desses defensores da legalidade, eu já precisei, e vi o problema resolvido quando eles os procuradores intervieram. Tenho dito

1 · 4 h

Asha Borboleta Pois é Narcísio Mula fomos explicados que precisa se fazer acompanhado de documentos para a lei se fazer cumprir. Não quero defender nem ao polícia nem a procuradora mas há que se fazer as coisas formalmente para que se faça cumprir a lei.


Siba On Sera que a procuradora faz esse escandalo tambem para os mocambicanos que estao presos a dias, meses e quem sabe anos sem documento nenhum...?


Pedro Miguel Curioso em saber qual foi o desfecho, porque situações destas são recorrentes e só os procuradores garantem-nos a legalidade. Agora se nem a PGR é respeitada, opah, estamos muito mal como Estado que se pretende de Direito.

2 · 4 h · Editado

Manuelcambala Cambala Como o velho ditado diz , acorda arrebenta no lado mas fraco algo me diz que esse polícia ainda vai se ferrar , mesmo que tenha tido uma atitude dum verdadeiro homem da lei ! Mas digo esse homem tem o meu respeito e admiração ... No desfecho serão todos camaradas menos o Polícia ( homem da Renamo )!


Virgílio Leo Massango Essa coragem é assustadora

3 · 6 h

Henriques Mondlane Kkkkkkkk o chefe do posto depois do telefonema."a decisao mantem-se estamos a cumprir ordens ela nao sai""

1 · 5 h · Editado

Mário Suale O pior é que o policia não sabe ao certo de que lado deve estar

1 · 6 h

Miguel Julio Madeira SERA QUE A POLICIA TEM LADO? Ou deve seguir aquilo que a lei diz, absurdo ele quer ordem do ministro para que? Onde ja se viu? So mesmo nos!

3 · 6 h

Telma Saramala Marcio Mathe


Marcio Mathe Nao entendo nada de leis mais me parece que o Polícia na sua ignorância ou não esta cumprir uma ordem superior....os entendidos que pronunciem...

1 · 5 h

MaNuel Bila PRM cumpre ordens dadas por telefone e deixa de lado a lei. Bandidos armados e legalizados!

7 · 5 h

Virgílio Leo Massango Prova viva aí está, so para ter ideia de que buraco de País estamos

1 · 5 h

MaNuel Bila Com estatuto e regulamento aprovado.


Fauzia Muchanga Sinceramente


Fauzia Muchanga Roberto Sitoe


Leandro Meneses Cassolo Ministro agora tem poderes para deter alguém incluindo magistrados? Moçambique mais parece a terra dos cowboys onde quem tem arma é que faz a sua lei. Dra. Iveth gostaria de saber se a procuradora vai fazer algo contra os crimes que foram cometidos no vídeo pelo Ministro e pela Polícia ou vai deixar assim mesmo porque (ministro e polícia) já mostraram que podem.

5 · 5 h

MaNuel Bila Ministro é lei em Moz




IncDalton S. Bulaunde Sinceramente. Assim vai o país da Marabenta. Vergonha


Sezaro Armando Macamo Precisa se mais esclarecimento pois ainda não se percebe bem que esta a acontecer alem da retenção da Sra em causa e o papel da procuradora ai.


Justin Costumes Nobre Augusto


Justin Costumes Mussage Chirunguze


Justin Costumes Sezaro Armando Macamo le os comentarios acima veras td


Rossana Zunguze Marcandondo


Abdul Issufo Atenção com comentários e conclusões baseados em factos parciais. 
É importante apurar se a razão do agente da PRM ter retido a Sra em causa. 
Há normas que devem ser respeitadas. 
Cada caso é um caso. 
A PGR deve respeitar a PRM assim como a PRM deve respeitar a PGR.

14 · 5 h

Leandro Meneses Cassolo Qual a função da PRM? Qual função da PGR? desde quando ministro da ordem para deter alguém.
Antes de escrever seria melhor pesquisar um pouco.

3 · 4 h

Erasmo Tuzine Parabéns Abdul... é exactamente isso é preciso perceber o motivo que levou a senhora a ficar detida, até porque esse vídeo não nos esclarece o motivo. .. p depois lançarmos comentários


Abdul Issufo Ninguém está acima da Lei .....


Sezaro Armando Macamo Essa historia precisa de uma legenda para ser perceptível...o que está por detrás....

1 · 5 h

Igor Dakul "...melhor ficar caldo e não comentar nada, e todo mundo pensar que você é um idiota, em vez de comentar asneiras e comprovar que realmente é um idiota..."

Muitos por aqui não passam de idiotas sem conhecimento da causa, simplesmente aparecem e soltam palavras descabidas, mal acompanharam o decorrer do caso, e mesmo para quem não acompanhou de perto toda a história, é muito fácil fazer uma análise crítica em torno disso.

Ouviram no vídeo a Dr@ Ivete, quando disse: "...MESMO O LULA FOI PRESO..."
Então saibam agora que: se forem a seguir os trâmites legais, o indivíduo que está a ordenar a deportação da Sr@ em causa, juntamente com o chefe do posto, podem muito bem parar nos bancos dos <RÉUS>
A constituição está muito clara: "...ninguém está acima da lei..."
E a lei não está muito clara no País, porque não faz sentido algum uma ordem de uma PROCURADORA, ser desrespeitada dessa maneira, as tantas ele agiu daquela forma por si tratar de uma mulher, queria ver se fosse um Dr. Augusto Paulino, Dr. Madeira, etc.

Não irá me surpreender acordar e ouvir que houve um golpe de estado com recurso a um papel e uma caneta, seria o primeiro da história, mas o meu país é pioneiro é muita coisa, até na caça de pessoas com falta de peguimento negro nosso País surge no centro das atenções. Emoji grin

23 · 5 h

D Sousa Maluah Khanimambo Igor, disseste tudo

1 · 5 h

Suzana Cuna Esta aí falou tudo


Telsia Gamaliel Lipanga Mais a lei deve ser aprovada,acho eu. O ser humano nao é lei. Acredito que um simplis papel informando ou ordenando a soltura da senhora ali ao lado seria mais que suficiente pra resolver o problema. 
Agora aquele eskandalo todo só vai mostrar que o estado mocambicano nao esta preparado pra ser um estado de Direito.


Telsia Gamaliel Lipanga NB: nao sei nada de lei né direito. Ta no fb tenho que comentar... Aqui somos todos facefriends.kkkk


Igor Dakul Por isso mesmo Telsia eu disse: vale mais não comentar e todo mundo ficar achando que você é uma idiota, no lugar de escrever asneiras e comprovar que realmente é um idiota.

Achas que a sua nota, de não saber sobre leis ou sobre direito, e porque está no fb deves comentar, achas suficiente essa desculpa?

Esse é assunto para macacos velhos, se quer brincar ou comentar porque o assunto está no fb deves porque deves comentar, vai em páginas de moda, culinária, sobre moças infiéis, moças traidas, moças felizes, aí sim: podes deixar cada comentário descabido que não irá aparecer ninguém a lhe dar aulas de moral.


Virgílio Leo Massango Quero acreditar que se não tivesse nenhuma irregularidade essa team não gravaria esse vídeo muito menos ficar muito tempo no aeroporto

2 · 5 h

Abdul Issufo A PRM e a PGR são autoridades ao serviço do Cidadão. No fim das contas quem deve se beneficiar é o Cidadão.

1 · 5 h

OSegundo Chavele Nao percebo muito de leis mas ha vi necessidade desse espetaculo todo? Vendo que o policia era "arrogante" nao era mais facil puxa-lo pra o lado e lhe fazer entender que ele estava errado?
Sera que ficar a gritar e afirmar ser procuradora resolve algo?
Ha um problema de atitude ai de ambos lados.

5 · 4 h · Editado

MaNuel Bila Ja agora que Ministro é esse? O que ele fez ate querer estar acima da lei?


Carvalho Malauene Bom dia, por coincidência cidência, no mesmo dia desta ocorrência, o Ministro do Interior visitava o Aeroporto Internacional de Maputo. 
Há aqui necessidade de uma explicação do que originou está situação. Só a partir daí podemos tecer comentários e quem sabe conclusões.

1 · 1 h

Telmo Correia Sarilho


Bié Inácio Valdemiro Copiado da Dra Iveth. 
Liberdade restituída. Eva, voltou para casa e terá um sono tranquilo, graças à intervenção da PGR(os defensores da legalidade), Tomas Timbane, Comissão de Direitos Humanos da OAM, Prof. Laurindo Saraiva, Consulado da Espanha e a sociedade civil.
Amanhã as diligências continuam e provavelmente com outros contornos.
Conforme disse, o nigeriano que violou as 8 crianças em breve estará a desfilar nas ruas. Uma jovem que defendeu os dtos de 11milhoes de mulheres moçambicanas sofre perseguições e está prestes a ser deportada...Quid juris????

9 · 5 h

Belito Abel Menete Mauro Manuel Mucambe


Panganai Dubuia Salvador Antoninho Nkamate, estás a ver isso? 


Chomar Amisse Parece que nos dias de hoje a polícia não respeita à magistratura,o cenário que se viveu nesse vídeo é de arrepiar é muito,uma tamanha humilhação contra a magistrada,o que pressupõe a retirada do seu poder,resumindo parece que a polícia está acima da lei,é necessário que se faça uma capacitação intrega

6 · 5 h


1 · 5 h

Danilo da Silva Alguns comentários são de chorar...e refletem muito bem o nível de conhecimento que os cidadãos têm em relação ao Estado de Direito. É deplorável ler comentários apoiando o abuso de poder e a violação dos principios mais básicos de um estado de Direito. Comentarios esses motivados por sentimentos racistas e xenófobos, 
Quem não respeita da liberdade do outro, não merece liberdade nem para si.
Quando chegamos a este ponto, de desavergonhadamente desrespeitar a magistratura, conforme o colega ai em cima disse, para um golpe de estado não falta muito.
Moçambicanos, vão chorar..

8 · 5 h · Editado

Narcísio Mula Não creio que a função de uma procuradora seja ir ali discutir com a policia. Ela devia ter produzido algum documento que libertasse a senhora

2 · 4 h

Ducha Vicente Manuel Manhique

1 · 5 h

Helsio Azevedo Se ela com toda a autoridade, poder e domínio das leis é feita isso, imaginem o sofrimento de quem chega todos os dias as fronteiras moçambicanas e se depara com essas estruturas (in) competentes? Espero que a procuradora esteja mais atenta e visite mais vezes esse lugar, principalmente quando chegam os voos internacionais.

4 · 4 h · Editado

Hassane Mussá Delcisio Mondlane


Eusebio Lucas Bom dia ilustre Ivety. Que crime a detida cometeu para o Ministro do Interior ordenar a privação da liberdade dela? Pergunto-lhe assim porque vejo no vídeo que esta' se proibir a liberdade dela porque o Ministro assim decidiu?


Rachide Adremane Assunto.


Osman Mozfashion Eu não apoio a ninguém, todos são farinha do mesmo saco. Também não sei de onde essa história começou. 
O que eu mais preciso é Paz em Moz que a guerra política pare porque isso sim é o verdadeiro é grande problema que o nosso país enfrente nos dias dehoje, é muito triste oque eu tenho vivo, já andei em vários países e quando eu me identifico como Moçambicano me perguntam "NO SEU PAÍS A GUERRA AINDA CONTINUA" eu sei quanto isso dói ouvir. Vamos lutar pra acabar com a guerra que já matou milhões de Moçambicanos. Viva a Paz 

1 · 4 h

Edson Fabrício Ivan Loureiro Inacio Machoco


Mahanjane Arsenio N


Tomas Humbe Hum!!


Dany Remane Celmira Martins



1 · 4 h

Sheyla Marylis yhu




Joao Simao Serio?


Rito Marquele As pessoas não precisam de se exibir perante factos de direito, o que fala é o "papel". A decisão de expulsão de um cidadão do território nacional é do país e não da PGR e muito menos daquela procuradora. No lugar de protagonizar aquele espectáculo para tentar humilhar o polícia perante os ali assistiam, a procuradora antes de tudo chegava exibia o despacho a polícia em fórum próprio, fazia se as diligências necessárias sem alarido e no final cumpria se as formalidade. Aqueles estrangeiros não são os primeiros a serem expulsos do pais e nunca assistimos este espectáculo. 
Se há excesso de zelo por parte do polícia isso é fruto da falta de confiança entre as instituições no país e mais, as instituições se relacionam por meio de documentos formais e não verbalmente.

8 · 4 h

Iveth Marlene Conhece as regras? Procedimentos? Conhece o direito? Então deveria conhecer a interação que deveria existir entre os 2 órgãos. Mais não digo.


Rito Marquele Garanto que as conheço de acordo com o princípio da necessidade de conhecer.

1 · 4 h

Telsia Gamaliel Lipanga Devia os dizer Iveth Marlene assim seria facil pra mi que nao as conheço.

2 · 2 h

Márcia Nhantumbo Qual é a percentagem de moçambicanos que não conhece as leis??? Que sequer vai a escola... Nem todos somos sabidos na matéria... Expliquem-nos por favor essas Regras; Procedimentos; Direitos;

Somos leigos... Com todo respeito




Iva Nhaca Vi várias vezes o vídeo. Creio que aqui está patente muita arrogância dos 2 lados. Independentemente das razões de cada um. Os 2 mostraram k não estão alinhados para resolverem as questões dos cidadãos. E triste. A procuradora poderia ser menos arrogante. Se tem autorização, que mostrasse o dito papel que a dá direito a soltar a srnhora, não impor sem algo que a protege. Pk antes do profissionalismo do polícia vem o gênero. Gênero esse que não lhe permitiu analisar os factos. Usou a expressão "quem manda aqui sou eu" e ele tem razão... 

Independentemente de termos ou não poderes sobre os outros, temos que ser humildes

15 · 4 h · Editado

Emílio Xavier Nhanala Concordo plenamente consigo Iva Nhaca


Mamina Algy Aly Natu .


Mamina Algy Aly Natu Danilo Helder Mingo


Marcia Aly Nangy Desculpa Sra Iveth parece me que foi a senhora que gravou o vídeo, pode por favor nos dizer qual foi o crime cometido? Porque assim todos nós acabamos com especulações e saberemos de facto se isto é abuso de poder ou .... Obrigada

4 · 4 h

Lashelay Sengo A polícia deve ser imparcial


Lashelay Sengo Isso é que chama abuso de poder

1 · 4 h

Paulino Canraw Sinto nojo e mais não digo.


Justino Zacarias Come Afinal quem deve a obediencia aquem,




Nelson Simiao k situação




Pierangelo Lourenco Vitorino José Chimica


Kay Gee Allize Camp Epa ta mal


Osvaldo Mainde Estamos perante a uma situação muito complicado, tentei ver o vídeo por dez vezes... A pergunta que manda que?


Paula Spaliviero Eu aqui vejo 2 pontos " os que conhecem a lei e outros que so cumprem a lei sem conhecimento dela."

1 · 3 h



Nelson Raul Jose Cipriano, Amós Samo, vejam o flagrante de ilegalidade.

1 · 3 h

Jose Cipriano Não tenho megas suficientes


Jorge Antonio Calane Kito Exibicionismos barato, ha arrogância por parte da procuradora ate dos agentes, mais ate prefiro sair em defesa do Agente pos o vidio deixa claro q a maior arrogância veio por parte daqueles que dizem que defendem a legalidade como se alguma vez o Emantum tivesse sido legal, como se o julgamento Nuno castelo branco tivesse sido legal etc etc .não sou advogado mais sei que quando se trata desse tipo d coisas ha que apresentar um papel que justifique as babuzeiras dessa procuradora, ai tamos perante uma forca de defesa e segurança (policia) eles cumprem ordens dos seus superiores hierarcos, portanto basta paramos para pensar como é que aquela senhora foi parar naquele sitio , porque? Com quê? E onde estava essa PGR ? Se vocês advogados magistrados são os primeiros a tirarem autoridade a policia imaginem eu cidadão que tou a ver isso? Ainda vou respeitar? Pelo que eu saiba ali tem gabinete onde podiam ter entrado e trocar empressões , sem necessidade disto tudo, alias se a procuradora não se entendiam com o cão porquê não procurou falar com o dono do cão? Ou fizeram essa vidiozinho para ganharem pontos? Haaaa a mim não me enganam se querem ganhar pontos predam todos atuns, ou a policia também esta a impedir?

13 · 3 h · Editado

Telsia Gamaliel Lipanga Bem falado.


Rui Macamo Macamo Estaríamos aqui a misturar assuntos. Com ou ser arrogância, haver ou não alguma ilegalidade para entrada ou saída da senhora no nosso país. A procuradora tem sim autonomia para mandar. Tanto que o trabalho feito pelos agentes termina nela. Ela está ali em pessoa, há que haver respeito nas decisões tomadas pelo seu superior hierárquico. Esta escrito. Até mesmo o ministro não está acima da procuradora. Eu penso que aqui é uma questão de hierarquia que deve ser respeitada .... agora, as outras questões, de outras coisas que referiu, até concordo contigo. Tem muita coisa que está bem clara e precisa ser clarificada. ...


Jorge Antonio Calane Kito NAO se pode misturar assuntos pessoas com assuntos constituicionais, pos todos nos sabemos dos abusos d poder que são perpectuados por esses magistrados. O que garante aos agentes que ela estava ali por causa daquele assunto? Se aquele é o ser dela então que passe a intervir em tudo na primeira pessoa que Moz agradece. Pos ha muita coisa que ela vê e ouve mais diz: escreva vou acinar , porquê? Não obriga aos subordinados ? E quando é policia tem q ser deferente?
Márcio Alberto C. Parruque Ainda vou descobrir o que andam a dar na ACIPOL!!
Dimas Liatova Cachota Bom dia amigo Alberto, não é possível pelo visionamento do vídeo sabermos de facto o que aconteceu. Por outra, agradecia que visitasses a ACIPOL para tomares contacto com as matérias que são ministradas na academia. Mesmo não sabendo de facto o que aconteceu, nenhum daqueles polícias foi formado na ACIPOL.
Hamilton Chiluvane
David David Atropelamento da lei
Esmeralda Albertina Cossa Mana Ivete nos ponha a par do assunto eu não percebo nada. Porque a senhora Branca ficou detida? Oque ela fez até precisar da intervenção da procuradora? Afinal quem é essa senhora Branca? E porque a procuradora a defende?
Arsénio Matlombe Iveth Marlene, faça o favor de nos esclarecer. 
Não deu para perceber.
Esmeralda Albertina Cossa Jessi
Lalita Decroix Eu so digo distras
Octavio Djadjo Ambrosio Agora sim gostei de uma coisa aí
Cesar Cossa Este é o resultado de colocar comandantes por camaradagem e por confiança em vez de colocar pessoas com capacidade, qualificações e competências para exercerem certos cargos
Júlio Mabuie Tas enganado. 
Ponha te no lugar do comandante. 
Como ias agir?
Ivan Otsirave Preciso entender os factos
Dony Novele Vamos ver
Amely Michaque Extremamente revoltante a violação grosseira da lei... Moçambique ja não é um Estado de Direito??!! 
Dimas Liatova Cachota O problema está nas pessoas. Vi o vídeo e nenhum dos polícias passou na melhor academia da África austral.
Dony Novele Sabem aí à dos componentes a polícia e a PGR. Onde a polícia prende e a PGR. Imvestiga e amostra o seu facto. . Aí o que vejo é braço de ferro para os dois ou seja à gato ai .
Joe Camilo Uq fez essa Branca?
Dony Novele É seguinte os directos humanos pode nus responder a tamanha vergonha. Podemos correr num abuso do puder enquanto à Um mão imtendido pós a mana Ivet não iria por o vídeo sem componentes e vejo que estando a gravar da a razão a PGR. . Esclarecimento bom seria bom
Claude Hpnotiq Ice Para quem ñ percebeu o que aconteceuhttps://www.facebook.com/iveth.marlene/posts/10209270467302611
13 h · 
mpávidos e serenos a nossa realidade.
Uma cidadã que luta pelos direitos das mulheres foi detida hoje desde as 12h até as 19h30min sem direito a alimentação, água e sem direito a Advogados. Agora está a ser deportada sem despacho, informação e sem poder levar nem uma camisola.
Todas as formalidades foram violadas e não houve direito a defesa.
Disseram-me essa constituição só serve nos tribunais e não para mim polícia da PRM.
Tenho medo do meu país!!!!
Clara Tovele Mugabe E as malas e sacolas que a sra trazia de quem eram???
Claude Hpnotiq Ice Acredito que eram da activista.
Douglas Magnata Negligencia e falta de comptncias...
Amós Samo Onde está o Estado de Direito Democrático? Até o garante da legalidade não é respeitado..
Claude Hpnotiq Ice Narcia Walle
Tauzene Guilherme Para fazer critica é preciso entender a causa do problema. Nao sei o k aconteceu a ponto dos agentes e a procurada terem agido dakela maneira, mas segundo a minha imaginaçao trata-se duma magistrada arogante, que trata as coisas duma forma mecanica, sem obedecer nenhum protocolo nem formalidades legais, sem nenhum oficio que justifica a sua acção. Isso pra mim é uma lastima. Por fvr senhores deixem a policia fazer o seu trabalho. Esse video é um autentico espetaculo vergonhoso para a nossa magistrstura.
Neidy Ydien Pires Para quem ñ percebeu o que aconteceuhttps://www.facebook.com/iveth.marlene/posts/10209270467302611
13 h · 
mpávidos e serenos a nossa realidade.
Uma cidadã que luta pelos direitos das mulheres foi detida hoje desde as 12h até as 19h30min sem direito a alimentação, água e sem direito a Advogados. Agora está a ser deportada sem despacho, informação e sem poder levar nem uma camisola.
Todas as formalidades foram violadas e não houve direito a defesa.
Disseram-me essa constituição só serve nos tribunais e não para mim polícia da PRM.
Tenho medo do meu país!!!!
Ketlen Edmercio da Costa Gostei de ver isso
Ketlen Edmercio da Costa Thauzene Guilherme as pessoas gostam de falar antes de refletir o caso e kem afilmou isso foi uma figura .. Entao ao envez de olhar as coisas partem pra admiracao com afigura.
Hedges Mercedes TCheco Pois Pois Pois. So foi postado um video de um grupo de pessoas revoltadas com a policia sem nenhuma explicacao. Qual e a intencao desse video afinal?? Valorizar a quem e desvalorizar a quem?? Thought 🤔
Lunne Pais A polícia só pode privar alguém da liberdade através de um mandado emitido pelo juiz. A polícia neste caso fez um mau trabalho.
MaNuel Bila Papa processo?
Tauzene Guilherme Se o caso for de flagrante delito, não é preciso mandato, pois tanto a policia como qualquer pessoa pode prender o infractor. A lei é bem clara para esses casos. Informe-se melhor senhora.
Issufo Brinco Hahahaha engracado.... Se ela k é PGR passa por isso imagina nos que nao ocupamos nenhuma pasta no Governo de Nyusi... Simples cidadao com um renda mensal pacata... Era chamboco na hora e ia preso. Depois disso espero k a PGR preste mais atencao com o que se passa neste pais.
Neidy Ydien Pires Rigoberto Joarce amor, vê isto!
Vanda Lucas Georges Ngabo help me understand what's going on
Nabote Mondlane Moçambique esta cheio de chefes palhaços, isto tinha que ser uma localidade e nao um país.
Iva Nhaca Venha ver isto Juleco Guiticua
Juleco Guiticua ela não tem razão e portou se muito mal
Uacha Pondja Agora é assim? Não foi sempre assim!!! No meu entender existe muita falta de informação neste video. Será que a PGR se identificou correctamente? De como o vídeo está é difícil tal conclusão!!!
Makalakala Numbertentembe Kkkkkk
Telsia Gamaliel Lipanga Eu tambem quero ser PGR pra poder meter qualquer traficante em no meu país, porque pude ver neste video que basta ter qualquer cargo importante viro um ser intocavel, faço a minha propria lei. Aqui ninguem sabes os reais motivos que levaram os agentes da policia a impedirem a saida da senhora ao lado. Talvez por falta de algum docmento ou pior ainda talvez tenha cometido um granse delito, mais por ser conhecida da PGR ela nao deve nenhuma explicaçao as auridades.
É isso??
E o papel da policia onde fica? E sera que ela trouxe um documento assidado autorizando a despensa da senhora em causa?? 
Ixih muita coisa rola nesse video. O abuso de poder é o mais visivel.
Bruno David Jamisse Dizes isso porque não te informaste o suficiente e já estás a dar opinião. Essa estrangeira está a ser deportada por ter feito uma manifestação pelo direito que a Mulher Moçambicana tem de não ser oprimida nem responsabilizada por acções como assédio,abuso,violência etc. Isto é, vitimizar os que abusam as meninas/mulheres nas escolas justificando que é por causa de alguns centimetros da saia.
Antes de apontar o dedo pra quem te defende,primeiro tenta entender.Por isso Moz está como está,gostamos de ser pisados,usados e só nos contentamos com lamentações.
Foi deportada por exercer a liberdade de expressão,"grande exemplo de democracia".
Mas também como tem pessoas que defendem este tipo de coisa, vamos continuar na mesma (a afundar)
Venancio Marcelino Januario Rodrigues Qual é o teu parecer perante esse comportamento de ambas partes! Timbous Comoane Junior
Alfredo Parcídio Coisas de vergonha. Que ministro é esse que ordenou isso?
Eugenio Mulungo infelizmente a procuradora foi reduzida a nada isso sim é disciplina ela que apresentasse a nota que lhe dá dto a interdição do deportamento da Sra., tanto é que o Ministério do interior/justiça devia ter pautado pelo lado formal. essa aos olhos de alguns é defensora dos dtos da mulher ao promover o uso de min saias nas escolas haja dó. lutemos sim pela edificação de uma sociedade com o minimo de moral.
Quito Tembe Bom caro Eugenio procura si informar um pouco mais sobre o assunto (como eu o fiz) antes de emitir opiniões fortes tal o faz...
Eugenio Mulungo caro quito tembe, concordo com a sua opinião. mais uma vez pretendo fazer perceber que os bons modos e custumes aliados ao cumprimento da burocracia no verdadeiro sentido em momento algum devem estar desassociado pelo status. reitero houve excessos em ambas as partes, cotudo o policia estava no seu local de trabalho a cumprir logicamente ordens do seu superior hierarquico.
Mario Monteiro Pouca vergonha da Policia/migracao... a ignorancia fez o ladrao, sera que nao ha gente a altura para lidar com esse tipo de cenas, nossa imagem (Pais) ta s F...d..ndo.
Cecília Gaspar Kkkk
Janice Mogne Caetano Dongue Leia este país
Alcino Chemane Afinal é assim que as instituições que zelam pela legalidade no meu país interagem? Arrogância e exibição de musculatura a mistura...que pena de nós moçambicanos!
Junior June Mauro Biosse
Mauro Biosse Pandza
Junior June Mauro Biosse fuck shit up always
Mauro Biosse Hahahah
James Muchanga Tenha um poco de vergonha senhora nao e asim como se trabalha asim perdes o auto estima
Carmeliza Rosario Talvez este link possa ajudar a dar o contexto ao vídeo. Tenho em crer que a intenção do vídeo foi expor uma potencial injustiça e a fragilidade do sistema judiciário face ao poder executivo (quiçá capturado por algum excesso de autoritarismo). Cada um de nós é livre de opinar. Mas o melhor é opinar quando temos os factos todos.
PAMBAZUKA.ORG
Luizio Sambo Mais aquela senhora é procurado de verdade
Paulo Simao mesmo se for tem qe respeitar os outros essa atitude e boa da policia e boa
Luizio Sambo Eu acho k ta amarar não é nada
Palmira Flora Chichava Arquimedes DDima veja isto
Djuma Albiq Tafari Xta de Parabens🎊🎊🎊 A Policia, ser Procurador nao è Ser Arrogant
Faizal Sumara é bom que essa senhora volte para o seu país. Que vá agitar as meninas para andarem de saia curta lá lá em casa dela. aqui queremos educar a nossa maneira.
Grimer Cupertino Soares Epa acho K nosso sistema de preparar os policinhas é muito errado so ensinam a pegar armas e a roubar os inocentes nunca são dados aulas de cidadania Malta como lhe dar com esse tipo de casos não sabem o K está escrito na própria lei K eles dizem cumprir isto é eles só são policiais Pk sabem pegar na arma tem farda e conhecimento da lei o é bom nepias
Faizal Sumara veja só que pouca vergonha!!!
Faizal Sumara É isto que essa estrangeira defende
Mamana Wa Vatsongwana Ninguém defende isso! Nem a estrangeira e nem as Moçambicanas. Isso é discurso de quem tem falta de argumentos. ..A questão central não é essa, é sim todo o sistema de educação! Recomendo que se inteire da real situação e depois emita parecer com base em factos e não imaginações. ...
Mário Rafael Sra. PGR, penso que a sua atitude podia ter sido melhor que esta... Os Oficiais da PRM estavam a cumprir o seu papel/ trabalho, sabendo que tanto o dito Sr. Ministro como a Sra. PGR, não ilustraram as vossas ordens formais, desta forma, deviam os dois entenderem-se do mesmo modo informal para em seguida abordar os Oficiais que estariam no posto a fazer o seu trabalho... E não ambos usarem o abuso de puder, que a posterior, caso não fossem as imagens do vídeo, talvez tornaria-se no dito pelo não dito... Tomem Nota e repensem no vosso uso de puder decisório!!! Atenciosamente
Palmira Flora Chichava Parabéns lindas e sábias palavras, acho que a PGR agiu de forma errada 1 vez que é a polícia a atuar no aeroporto e não a PGR. Se recebo ordens de guarnecer galinhas no meu sector é isso que devo fazer i não ao contrário.... Polícia recebe ordens.
Tsoco Matlangana eh assim que a procuradora do nosso pais deve agir mesmo..!!?
Elton Jasse PODEMOS ASIM DZER K ESTA SRA TA PRATICAR O AMIGISMO E O NEPOTISMO EM RELAXAO AOS ARGUIDOS,ONDE PARALIZA I PARALIZARA PROCESSOS CRIMINAIS DE AMIGOS E PARENTS,XKECEU K ELA DEVE AGIR COM A IMPARCIALIAD,SER DA PGR N SIGNIFCA XTAR ACIMA D TODS ORGAONS K REGEM...DV SER PUNIDA ESTA ACCAO,NO CASO D ABSORVER CRIMINOSOS XPULSAO SEM CONTMPLACOES,
Mussá First Ela não tem razão no meu entender, também o problema não está visível, quer dizer se eu for PGR posso meter qualquer gente isso não está certo .. Ordens são ordens , se o chefe do posto ordenou que mantenha a ordem!
Júlio Mabuie Não sei realmente uqui se passa .
Mas se deu para perceber que da vossa parte também houve um pouco de exagero. 
So porque são advogados, procurados etc acham que podem ordenar ?
Querem por ordem por cima de ordem?
Enchem a boca para dizer
" Sou Procuradora e estou a te ordenar ".
Neide Raju Mocumbas EI
Thaulane Thaulane Hum ... muito triste com os cometarios por aqui. Afinal podemos prender alguem por ordem superior? E a Lei onde fica?
Adercia Nguila sorry alguem pod m explicar o k ta acontecer. é pork n aceita abrir os comentarios . alguem pod m dizer??
Grimer Cupertino Soares Hahaha muitos que estao a comentar acho k nao sabem qual é o papel da PGR acho K deviam pegar mas as coisas por lado jurídico e deixar de dar razão a quem não tem ! AProcuradora agiu de acordo com as suas competências que o estado moçambicano lhe proferiu isso é ela agiu de acordo com a lei ! É o polícia agiu Pk o ministro mandou ele tem é medo de perder o seu pão como sempre o fazem esses polícias corrupção visível com tdos os moçambicanos
Muzila Wagner Nhatsave kkkk. toda e qualquer detençao tem que respeitar a lei.um procurador e o garante da legalidade, e o advogado do estado. e obrigaçao dele agir de forma oficiosa ate quando situaçoes de violaçao da liberdade dos cidadaos e posta em causa. ele tem sim primazia em relaçao a policia. podem sim criticar a atitude, mas nao a accao. O que o policia devia fazer em face disso era reportar uma ma conduta da procuradora, no caso de ter havido e nao desobedece-la.
Há menos de uma ano eu dizia e reitero que o grande problema de Moçambique era a Constituição de Moçambique. Não emnmateria do seu conteúdo, mas pela forma como nós (insiders e outsiders) a compreendemos. Quando comandante da Polícia afirma categoricamente que para alguns casos a constituição nãos serve fica completamente inoperante qualquer fundamento baseado na CRM... Como não hão de pontapear os "outros" a mesma? Não se trata de uma questão partidária é mesmo de estrutura estatal... F***s
Reginaldo Orlando Junior Cumbane Não há adjectivo... Lamentável...Estado de Direito?
Fernando Costa Eu vi a PGR ser empurrada e mandada para casa?
Sandu Clifton Sim. Vergonhoso
Estou escandalizada.
Elvino Dias Não entendi. O que está a acontecer?
Hélder Thavede Não percebi quase nada, apenas que foi uma situação que precisou da intervenção do ministro do interior pelo celular, segundo as explicações do membro da policia ( ...a decisão mantém, ordem do Ministro)...
Aliciante Albuquerque O que é que está a acontecer ? Consigo ver a PGR a ser empurada e a dar ordens e que foi mandada pa casa... Ficou retida com uma senhora... Expliquem nos o que é que está acontecer
Floripes Matavel Coisa de vergonha! Até quando?
Profeta Amor Se fosse um homem a ser deportado, estariam la estas figuras todas? Gostaria de saber qual a razao da tal deportaçao?! Se for a senhora que organisa manifestaçoes contra as medidas tomadas pelas escola contra as saias curtas entao que seja deportada, pois os direitos das mulheres moçambicanas não é de andar nua nas instituições públicas muito menos nas escolas. Se não é este caso entao que nos expliquem a razao para vermos de que lado está a razão
Amancio Sergio Senderriane Isso é demais. PRM desacatando uma Procuradora!!!! Ahaaaaa legalidade já era...
Friday Laina Atipico!
Alcidio Sitoe Este cenário não nos deve espantar. A Procuradoria tem a sua quota de responsabilidade neste assunto. Sempre tivemos uma Procuradoria tímida no confronto com a Polícia. Habituou a Polícia a dirigir estas situações e hoje vê-se prejudicada. 
Uma vergonha!
Um chefe de Posto a dar ordens e a reter uma Procuradora.
O Guardião da Legalidade deve despertar...
Espero (sentado) uma reacção agressiva contra estes agentes.
O argumento de receber ordens de nada vale. É vazio, porquanto ninguém deve obediência a ordens ilegais!
Chambe Chambe Se um pai ou mae n sabe dar limites ao seu filho ele acaba extravasando, comeca á comandar a casa pq mima demais. 
Vamos agir dentro d lei, ja basta tanta vergonha
Lichale Jaime Francisco hahahhaha, deixando essas ilegalidades todas que em Moz, sao legais, resta-me dizer que rendo com a nossa bofia, sim senhora, se a procuradora tivesse poder teria se feito valer, mais neste País a Policia tem mais poder, por isso toma, apanha, apanha, kkkkk melhor puxar um banquinho e ficar assistindo este episodio
Helder Mangujo A procuradora nao apresentou nenhum mandato, logo, nao vale so por ser ela! Mais, porque razoes foram detidos?!
Jaime Manuel Sunda Este cenário triste o qual lamento é mais um exemplo dos milhares que assistimos e vivemos neste Moçambique. Quando um agente de Polícia não acata ordem de uma Magistrada o que significa? Aliás, não causa estranheza que assim se comportem, pois, até o antigo Comandante Geral cessante disse de viva voz que não acataria algumas ordens do Tribunal aquando da prisão e soltura de alguns arguidos que na esteira deles eram criminosos e já haviam (a polícia) sentenciado? Espero uma reação à altura aos agentes prevaricadores com divulgação nos órgãos de comunicação com vista a servir de prevenção geral aos demais. Por outro lado, é altura da Procuradoria sincronizar se na ideia de separação de poderes que servirá de mais uma garantia para sua actuacao não influenciada pelo executivo.
Fredson Evandro Nada mais me espanta neste país. Assassinam Acadêmicos. Magistrados. Etc.
Digam-me que isto não era expectável?
De uma ditadura se espera tudo.
Macamo Moz Eu gostava de saber o porquê que o Chefe da Policia impediu a senhora. Qual a razão? alguem me sabe dizer? depois disso acho que o facto de ser Procuradora não está acima da lei, tem de cumprir as leis como qualquer cidadão. Agora as razões que fizeram com que a Policia impedisse é que temos de saber, para melhor poder opinar
Nando Matsi Grande intervenção Macamo Moz, despida de quarquer paixão que alguns comentadores manifestam. Ser magistrado não é sinónimo de ser detentor da razão, tanto quanto ser polícia não é ser sempre culpado. Para o exercício de qualquer Poder há procedimentos próprios e limites de actuação. Precisamos de muitos elementos do que realmente aconteceu, para uma melhor e desapaixonada análise.
Dionísio Madonela O vídeo mostra uma parte do problema, o que nos pode levar a tirar conclusões precipitadas. Por favor expliquem-nos detalhadamente o que se passou.
Yussuf Adam Onde esta estado de direito_ O policia nao respeita a procuradora. Nao ha tribunais nestye pais_ Isto e mesmo muito mau sinal... Lembra me um poema de Bertold Brecht quando levaram os judeus nao te manifestaste, quando levaram os comunistas nao te importaste e agora e a tua vez... Se deixarmos passar isto vamos acabando por ver os nossos direitos que a constituicao garante cerceados.....
Igor Buscaglia Me es dificil ver a Moçámbique como esta, y mas aun a ver amigos que lucharon y creyeron en un Moçambique libre y fraternal....Yussuf las ideas y los sueños no se pierden solo caminan más lento, pero de aqui a poco volaran de nuevo.
Elisio Macamo e eu discuti consigo este ponto na altura. o problema não é a constituição. é a nossa atitude em relação à constituição. o exemplo do agente policial mostra isso. os que conseguiram impedir a legalidade fizeram-no com recurso à constituição!
Brazao Catopola E este continua sendo meu ponto. como discutir baseado na constituição se nós mesmo a depender das circunstâncias damos ou não validade. por isso reitero é preciso discutir primeiro a Constituição e sua aplicação se não mesmo utilidade e a seguir discutir fundamentando se nela...
José Luis Monteiro A questão não está no conteúdo intrínseco da Constituição mas antes o modo e o valor que os agentes do estado e sociedade civil lhe dão. Esta pode ser alterada 1000 vezes, ser a melhor do Mundo mas, enquanto os mesmos agentes não lhe derem o devido valor, ela será usada consoante os interesses particulares e não da causa pública.
Helio Macanga Mas na hora de discutir autarquias provinciais, ai sim nao podemos ferir a Constituicao...
Comentario do Professor Elisio Macamo ao post do Ilustre Bastonario da OAM, Tomás Timbane sobre a intervencao dos Advogados Laos Saraivae Iveth Marlene no caso da deportacao ilegal de uma cidada espanhola. Partilho este comentario porque para o Constitucionalista Ericino de Salema a actuacao da policia neste caso e' "uma prova inequívoca de Moçambique só é um Estado de Direito Democrático em termos formais. Materialmente, somos um Estado de Polícia!!!":
"Estão de parabéns os que intercederam neste caso. curiosamente, isto mostra que somos um estado de direito. o apelo à lei é que encorajou os que intercederam e reforçou a sua indignação moral. infelizmente, temos a tendência de tirar conclusões menos constructivas e úteis. o agente policial não se portou necessariamente como inimigo do estado de direito. portou-se como muitos de nós em vários sectores de actividades nos portamos no país. com arrogância, prepotência e falta de senso comum. algumas das pessoas que lançam impropérios ao nosso estado de direito noutras ocasiões defendem o linchamento público de quem é suspeito de crime, aplaudem a explusão sumária de outros estrangeiros (porque são "racistas"), fazem recurso aos valores tradicionais para recusarem o direito de representação de minorias (por exemplo, sexuais), consideram legítimo que um partido político se arme e cometa actos de violência contra o estado, etc., etc. esse agente policial é apenas bode expiatório de toda uma cultura cívica fora dos eixos."
Danilo da Silva mas não é isso!
Passam a vida a reclamar quando lhes pisam os calos, mas são os primeiros a aplaudir barbaridades.
Elvino Dias Afinal o Dr. Ericino de Salema é um constitucionalista? Bem haja.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que aqueles que defendem acções não arbitrarias o fazem por insegurança ?, racismo e ou pura ignorância ?