domingo, 15 de março de 2015

A Hiena política é assim mesmo


A HIENA
Quatro séculos atrás existiu um rei insaciável e ganancioso, que governou o sua terra por 10 anos, mas criou uma pobreza que durou por mais de 100 anos. Os olhos desse rei, quando subtilmente olhava para as pessoas, faziam lembrar os de uma Hiena esfaimada sobre a sua presa. O mais pequeno descuido político, logo caía-se nas suas garras e sem dó nem piedade, sacava até o último cêntimo do povo, para satisfazer os seus sôfregos apetites políticos e empresariais.
A reversão de uma barragem histórica naquele país, em que o rei recebeu uma comissão de 50 milhões de dólares foi o seu primeiro grande negócio de rapina. Além de ter ganho muito dinheiro, o rei colocou o filho de uma das suas irmãs à frente da barragem, sem concurso público.
Por sua vez, o sobrinho, também sem concurso público, contratou uma empresa para construir um palácio de sonhos numa montanha ao pé da barragem, para satisfazer os caprichos infantis do tio. O contrato com a empresa também preconizava que em cada 5 casas que construísse, uma fosse para o sobrinho do rei, numa praia paradisíaca a sul do reino.
O rei não parou por aí. A sua gula empresarial foi crescendo e dominando vários sectores, desde a agricultura, minas, energia e pesca em que se destacou mais um negócio obscuro, com a criação de uma empresa fantasma de captura de atum, através de um endividamento que custou milhões de dólares ao país.
Astuto e hábil para negócios sombrios, já no final do seu mandato, sempre usando o seu estatuto, o rei mandou construir uma ponte para concorrer de forma desleal com o Estado, numa falsa parceria público-privada com a então empresa estatal que zelava pelas estradas do reino. O abuso do poder foi mais longe, quando mandou abolir a taxa 'road trip' de 30 dólares que se pagava na fronteira e obrigou os camionistas a paga-la na portagem da sua ponte.
Rico e sem escrúpulos, o rei era capaz de eliminar politicamente, mas continuar a repetir até ao vómito que o fazia por a¬mor ao seu maravilhoso povo.
A Hiena política é assim mesmo: mente que ama o país só para o controlar, dominar, infantilizar, roubar e até o assassinar, como aconteceu há quatro séculos, precisamente a 3 de Março de 2015, com um Doutor e profundo conhecedor das leis daquele reino, que foi morto a tiros. Precisamente, por¬que era uma Hiena, o rei não era capaz de amar a ninguém, nem de se condoer de ninguém. A propósito, pode uma Hiena insaciável, alguma vez ter entranhas de humanidade?
Nunca, como desde que foi forçado a deixar o reinado e ficou a dirigir o país a partir do edifício da antiga Pereira do Lago, o rei tinha andado tão eufórico. O que fez dele uma hiena política ainda mais perigosa para o povo e para o reino. Sobretudo, porque o reino onde ele exercia a sua crueldade política era uma aldeia onde as populações, cobardes e medrosos por nascença, nunca tiveram a oportunidade de crescer na sua dimensão política, condenadas que tinham sido sucessivamente, primeiro, a ter que viver durante séculos sob a ditadura colonial; depois, sob a tirania de uma máfia disfarçada em partido democrático.
Mas, mesmo assim, o pobre povo, encorajava-se dizendo que tinha o poder, mas o muito que sabiam era reclamar nas barracas, nas mantas, nas redes sociais e ficar por aí. Quanto ao rei, nunca mais o vi, mas diz-se que teve um final triste. Depois de governar na sombra, por mais cinco anos, não resistiu aos problemas de dentes que o apoquentavam desde a juventude e sucumbiu, solitário.
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.
Like ·  · 
  • 31 people like this.
  • Chanceler Penicela Galhardo ToshDoutoManjateTitosXavier, Nao percam esta historia ficticia. Ha Homens com talento, kkkkkk
    2 hrs · Like · 3
  • Unay Cambuma Excelente satira.
    2 hrs · Like · 1
  • Chanceler Penicela Galhardo Qualquer semelhanca com a realidade e pura coincidencia, kkkkkk
    2 hrs · Like · 1
  • Meck Jose Grande guebas kkkkkk
    2 hrs · Like
  • Cristiano Manejo Historia k reflete a realidade vivida pelo Rei nascido na Katembe
    2 hrs · Edited · Like
  • Antonio Da Costa Kkkk, ta-se rachar + isto doi na pele e ate toca no osso.
    2 hrs · Like
  • Djacomo Vilanova normalmente as hienas cacam em bandos como sao medrosos.mas "esta" e altamente corrajoso.alem de ser hiena acho coveniente"Guehiena"
    2 hrs · Like
  • Mamade Abdurremane Mamade Bassopa. Jossia wakafa ngo muromo wake.
    2 hrs · Like
  • Tomas Humbe A hiena e coelho,,,,,,,,,a hiena fingia que tava doente e muitos animais iam visitar entrava mais nao saiam;gueba sempre dizia o povo malavilhoso nus primeiros ate o povo acreditava mais ao andar do tempo opovo descobriu k nao passava de um simples matrekissi. Esse senhor contribuiu bastante em nus desgracar.
    2 hrs · Like
  • Florêncio Dos Anjos António A história não terminou, minha opinião, pois devia trazer o final infeliz do percurso do rei e a sua opulenta família.
    2 hrs · Like · 1
  • Doutorzinho Titos Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
    1 hr · Like · 2
  • Jose Augusto Simango Huuummm mano agora ja nao ker falar nome so usa indirecta mx ew logo n inicio perceb k se tratava d RICO LADRAO
    1 hr · Like
  • Abel Zico Lindo texto....Conheco um "rei" Hiena assim...Gananciosooooooooooooooooooooo...so que o seu fim esta a caminho de ser cuel tambem. Tanto o povo como os seus amigos internacionais que o ajudavam nas robalheiras estao a virar-lhe as costas e ele sentira sim o sabor da solidao e morrera, ou de angustia ou apedrejado pelo povo ou baleado pelo heroi do povo, tal como ele nao pestaneja para belear e matar a quem ousa em dizer verdades...
  • Telis Oman Linda história! Gostei do título, A hiena um bicho, sujo, insaciavel cheio de ganancia e aproveitador... sanguessugas,satrapas, essa história se assemelha com o reinado dos frelsulistas encabecado por um tal d ......pato.
    39 mins · Like · 1
  • Ernesto Zembro Quem poe o guizo ao gato os Freli deviam falar isso nessa reuniao marcada para Matola isso e muito serio!!

Sem comentários: