domingo, 9 de dezembro de 2012

Terra de Petroleo e Dinheiro!

 

by Wanyah Xavier on Tuesday, 23 November 2010 at 21:44 ·
Estava a ler um artigo publicado pela Seleccoes Reader's Digest pt. edicao de Outubro de 2010, sobre a Noruega que tem na capa "Visita ao Pais mais Rico da Europa".

Ja tinha ouvido a hisotoria por um Noruegues que me disse que ha tempos eles passavam fome na Noruega e que eram pobres. A principio nao acreditei que eles pudessem ser pobres ate passar fome e achei isso um exagero. Pelo que nao dei muita atencao ao comentario, pois achei ser uma manifestacao de solidariedade para a Africana que sabe realmente o que e passar fome.
Mas, o que mais me impressionou no artigo publicado na pagina 30, foi o salto enorme que a Noruega deu em mais ou menos tres decadas, a idade da independencia de Mocambique. Eles que eram tidos como um dos paises mais pobres da Europa ocupam actualmente o primeiro lugar no ranking dos paises com melhor qualidade de vida! Como?!

Apos a descoberta do petroleo o Estado Noruegues chamou para si a gestao do legado do povo da Noruega ate as futuras geracoes: "Os Noruegueses mostraram-se determinados a manter 'a fortuna da familia'. Que nao era para ser pilhada ou desperdicada." Aprenderam com os erros dos outros e fizeram as coisas a sua medida. Isto lembra o sistema de gestao da terra que existe em Mocambique e que eu ate hoje defendo como a politica mais visionaria alguma vez criada no nosso pais. Ha quem diga que eles fizeram tudo mal:O Estado tem um peso gigante na economia, o que a torna menos competitiva e inovadora; a mao de obra e cara e os sindicatos tem muito poder.
Mas claro que estes nao sao os motores do crescimentos do pais: O investimento publico feito pelo Estado Noruegues e que foi a solucao para a riqueza daquele pais.
Eles negociaram com as companhias petroliferas no sentido de partilhar os lucros e nao os riscos;
E mantiveram sempre 50% de cada descoberta.
Agora o mais importante:
Eles decidiram que "os lucros do petroleo nao entrariam para o orcamento geral do Estado mas seriam aplicados num fundo soberano, que seria por sua vez aplicado em accoes e obrigacoes, cujos lucros adicionais poderiam ser gastos pelo fundo". Por outras palavras, o fundo injecta o resultado do que o pais investe para o OGE, permitindo deste modo que o pais nao va pedir dinheiro aos mercados.
Como diz Arve Johsen, o pioneiro da STATOIL empresa publica petrolifera Norueguesa: " E uma combinacao de boa sorte e boa gestao".

Os noruegueses vivem actualmente bem, mas e importante notar que nem sempre foi assim. Apenas 3% da terra era aravel, e diante das dificuldades de producao, se algo sobrava; guardavam para os tempos dificeis que eram certos. Existe entre eles uma autentica cultura de igualdade fundada na Lei de Jante (Janteloven): " Nao penses que es alguem especial"! E como diz Johnsen " Se o dinheiro chega facilmene em qualquer altura, ha que ser cuidadoso a forma como e gasto. e ha que tentar partilha-lo com as geracoes vindouras."

Isto leva-me a olhar para o meu pais, este belo Mocambique... e peguntar, sera que um dia poderemos sorrir e nos orgulhar de termos feito bem?! Olharemos para os nossos filhos e netos sem pestanejar e baixar a cara quando eles nos questionarem, o que fizemos com a nossa riqueza..a riqueza que de facto lhes pertence e a nos foi emprestada!!
Eu pessoalmente nao sei qual e o plano do actual governo em relacao ao petroleo agora descoberto. Sei apenas que a atencao ao nosso pais triplicou por parte das outras potencias que tem estado constantemente a financiar o nosso pais em milhares e trilhares de dolares. Eu quando oico isso fico arrepiada porque sei que os nossos filhos e netos irao pagar esse financiamento com o dinheiro das sua riquezas, que nao estou certa no quanto irao usufruir! Estaremos nos a controlar a divida publica?! Quando chegar esse momento...espero que eles nao entreguem as calcas por nada ter sobrado, nem para construir um jardim de infancia. Eu espero sinceramente que possamos nos orgulhar! ESPERO....!

Sem comentários: