sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governo britânico libera documentos secretos da Guerra das Malvinas

Segundo os documentos, os argentinos usavam uma base aérea no Recife para receber armas do ditador líbio Muamar Kadafi. A Guerra nas Malvinas durou dez semanas e matou 649 argentinos e 255 britânicos.

 
O governo britânico divulgou documentos confidenciais que foram mantidos em segredo durante 30 anos. Os papéis citam o Brasil nos bastidores da Guerra das Malvinas, as ilhas disputadas por Inglaterra e Argentina.

Os arquivos liberados mostram que a Grã Bretanha contou com apoio secreto dos Estados Unidos. A ex-primeira-ministra britânica, Margareth Thatcher, trocava cartas com o ex-presidente americano, Ronald Reagan. Em uma delas, disse que Reagan era a "única pessoa" capaz de entendê-la diante da guerra.
Thatcher havia sido informada sobre a iminência de um ataque argentino às ilhas Malvinas, mas ficou surpresa com a invasão. Curioso é que o Brasil aparece nas anotações do serviço de inteligência britânico. Segundo os documentos, os argentinos usavam uma base aérea no Recife para receber armas do ditador líbio Muamar Kadafi. A Guerra nas Malvinas durou dez semanas e matou 649 argentinos e 255 britânicos.
Reagan ligou para Thatcher pedindo que ela entregasse o controle do arquipélago nas mãos de uma comissão de paz, liderada por Brasil e Estados Unidos. Reagan apoiou Thatcher na guerra, com a condição de que ninguém soubesse, para não ter problemas com a América do Sul. Mas, ao fim das contas, ele pediu à “Dama de Ferro”, Thatcher, que não humilhasse completamente os argentinos. Ela não cedeu, a guerra acabou no dia 14 de junho de 82, com a rendição dos argentinos.
tópicos:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ««««««««««««««FESTAS FELIZES E PRÓSPERO 2013»»»»»»»»»»»»»»»

2 comentários:

beatriz disse...

Estou escrevendo meu Tcc sobre as Malvinas e gostaria de saber se há a possibilidade de ter acesso a esses documentos que foram liberados.

beatriz disse...

Estou escrevendo meu Tcc sobre as Malvinas e gostaria de saber se há a possibilidade de ter acesso a esses documentos que foram liberados.