sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Em memória de Oscar Niemeyer: Voz da Rússia

6.12.2012, 20:19, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
oscar niemeyer
EPA

No Rio de Janeiro faleceu um clássico da arquitetura mundial, o brasileiro Oscar Niemeyer. Faltavam apenas dez dias para cumprir 105 anos.

Oscar Niemeyer contribuiu em quase todas as áreas da arquitetura moderna. Ele implementava a ideia da construção de edifícios em concreto armado com grande aspecto plástico. Ministério das Relações Exteriores da Argélia, a sede da ONU em Nova York, a Catedral de Brasília ... Oscar Niemeyer não significa apenas as centenas de construções em muitas cidades do mundo. É também uma lenda real: o mais famoso experimento urbano do século XX - a nova capital do Brasil - a cidade futurista de Brasília, erguida em 1960,segundo o plano geral de Niemeyer. Desde então ficou claro que surgira um novo gênio arquitetônico, que não ficou intimidado com trabalho gigantesco: em poucos anos, no deserto, foi construída uma das cidades mais impressionantes do mundo. Aliás, ela está incluída na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
O arquiteto falava assim: "Quando construíamos Brasília, parecia-nos que criávamos um mundo novo - diferente, livre, feliz, jovem. "Mais tarde, porém, amargamente comentava: "Nós construímos um santuário para burocratas. Os trabalhadores de lá não têm onde viver. Não, um arquiteto deve ser de esquerda."
As convicções de esquerda, comunistas, de Niemeyer desempenharam um papel significativo no reconhecimento das suas realizações na União Soviética. Seus livros foram publicados em russo e às inúmeras premiações de Niemeyer foi acrescentado o prémio Internacional Lenin Pela paz entre as nações, e a Ordem Russa da Amizade que foi lhe entregue em 2007. O renomado arquiteto Andrei Chernikhov em entrevista à Voz da Rússia assim falou sobre a morte do mestre:
"Ele, de fato, era uma época inteira. Ele mostrou com a sua própria vida que a arquitetura como arte não tem idade. Nós todos desenhamos a "Brasília" dele- estes dois paralelepípedos finos, cones,tigelas invertidas. Assim que apareceram os projetos de Niemeyer com belíssimas viseiras curvas, todos os arquitetos soviéticos curvaram as viseiras em seus edifícios."
"Arquitetura não pode mudar nada, mas a vida muda totalmente a arquitetura ." Assim pensava o grande arquiteto Oscar Niemeyer. Ele sempre gostava de olhar para as nuvens, esperando a revelação nas suas formas em transformação constante ." Apesar de sua idade, Niemeyer continuava a trabalhar até os últimos dias. Na sua mesa ficou o projeto do novo edifício de um restaurante famoso em Rio de Janeiro.

Sem comentários: