quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dilma Rousseff: "Queremos construir um Brasil de classe média": Voz da Rússia

5.12.2012, 16:02, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
dilma rousseff brasil visita à Rússia
EPA

Nas vésperas da sua viagem a Moscou, Dilma Rousseff concedeu uma entrevista exclusiva ao primeiro vice-diretor da Agência de Informação ITAR-TASS Mikhail Gusman. Eis aqui a informação sobre alguns dos temas abordados durante a conversa de Dilma Rouseff com o jornalista russo.

Ela assinalou esperar muito da visita à Rússia, país com o qual o Brasil tem “relações de parceria”. “O governo brasileiro pretende melhorar o nível de vida da população – as autoridades russas estão a resolver com sucesso tarefas semelhantes “ – opina a Presidente que citou, em particular, algumas das medidas a serem tomadas pelo seu governo:
"Eu tenho afirmado que o Brasil que nós todos queremos construir é um país de classe média. Para isso, nós colocamos como uma das nossas prioridades, desde o início do governo, a retirada de dezasseis milhões de brasileiros da pobreza.
O que estamos hoje anunciando é um passo decisivo para a sociedade de classe média que desejamos. Aquela sociedade em que todos tenham as mesmas oportunidades, não importando a origem nem o lugar do seu nascimento, não importando seu género, a cor de sua pele, sua religião ou seu sobrenome. É essa sociedade que queremos.
Esse caminho para a sociedade de classe média deve passar por muitos momentos. O mais difícil é que todos tendem a ser necessários e simultâneos. Deve passar pelo crescimento do Brasil, deve passar pela criação de empregos, pela educação de qualidade tanto alfabetização na idade certa como o ensino em tempo integral, deve passar pela produção de ciência nos nossos institutos e universidades, pela criação de tecnologias e pela inovação, por uma indústria forte, por uma agricultura cada vez mais líder internacional de produtividade, enfim, deve passar por vários outros momentos esse caminho."
A fim de acabar com a miséria no país, o governo brasileiro presta uma atenção especial à educação de jovens das famílias pobres. Segundo Dilma Rousseff, trata-se do único caminho certo.
"Não há política melhor que a educação para assegurar mais oportunidade para as nossas crianças e jovens. Por isso, os três fatores que eu aqui levantei e que eu quero repetir: creches, alfabetização na idade certa e escola em tempo integral são cruciais para que nós consigamos estabilizar, e mais do que estabilizar, dar sustentação às novas conquistas."
Para resolver com sucesso esta tarefa, o governo do Brasil encaminha milhares de jovens para estudar no estrangeiro, incluindo a Rússia. Conforme Dilma Rousseff declarou nesta entrevista à Agência de Informação ITAR-TASS, o Brasil procura ampliar consideravelmente o intercâmbio de estudantes entre os nossos países. “Queremos que cada vez mais jovens brasileiros tirem cursos em universidades russas e que mais estudantes da Rússia venham ao Brasil – disse a chefe do Estado brasileiro, tanto mais que há propostas de aumentar a nossa interação na área científica e tecnológica, em particular, técnico-militar e espacial.” Durante a sua visita a Moscou, a Presidente será acompanhada por um grande grupo grande de especialistas em áreas referidas.
Dilma Rousseff destacou ainda o interesse do seu país na experiência russa, relacionada com a preparação de atletas de nível mundial. “Pretendemos vencer a Copa do Mundo de 2014 mas, no que diz respeito às Olimpíadas de 2016 no Rio, os nossos planos de medalhas são mais modestos – reconheceu a líder do Brasil.

Sem comentários: